Oi, pessoal. Tudo bem?

Vamos falar sobre aquele momento de empurra-empurra em casa? Quem lava a louça, lava o banheiro e as janelas, tirar pó dos móveis, passa a roupa. Sim, as terríveis tarefas domésticas! Há quem goste, quem não suporta, quem enrola ou sai correndo. Sim, não é nada divertido, vamos concordar, mas se todos colaborarem pode ser mais um momento de sintonia, de conversar e até de namorar, claro sem esquecer os afazeres.

Para começar, uma conversa sincera sobre as funções que cada um pode exercer dentro de casa é bem interessante. Tem gente que detesta algo sem motivo nenhum, ninguém nasceu sabendo, isso é fato, mas deixar de colaborar só por ter nojo ou não saber, definitivamente não dá.

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Homens colaboram sim! Ridículo a mulher cuidar da limpeza e organização do lar, enquanto o homem fica jogado no sofá assistindo qualquer tolice futebolística, no bar, no estádio ou apenas em uma quadra qualquer se divertido e você vestida de “Amélia” em casa. Nada disso! Homem trabalha dentro e fora de casa, que isso fique claro! Não aceite mimar ainda mais a criança, se você não está a fim de manter isso para sempre.

A organização das tarefas pode ser simples, como por semana, por mês ou apenas pela combinação diária. Durante todo o mês de janeiro um cuida da roupa e o outro da comida, ou seja, a parte da roupa compreende a colocar as roupas na máquina, estender, tirar do varal, passar e guardar. Enquanto o outro, cuida da comida, somente a preparação. É claro que a comida não é uma simples lasanha de caixinha. Refeições de verdade, com carnes, verduras e saladas. O que não quer dizer que o outro não pode simplesmente passar no mercado para comprar algo necessário para a receita do dia. Cooperação sempre!

É claro que vai ter aqueles dias, principalmente sexta-feira ou sábado, que uma pizza ou um jantarzinho fora de casa cai superbem, mas isso não atrapalha em nada a rotina das tarefas, ok? Um descanso para o(a) cheff de cozinha da vez é mais que merecido, afinal, dá um trabalhão bolar o rango todo dia.

Bom, para ficar um pouco mais fácil para vocês que estão começando ou logo começarão essa vida a dois, preparei um pequeno cronograma do que fazer todo dia, toda semana, todo mês e quando tiver tempo sobrando. Coisas bem óbvias eu deixei de lado, mas não se esqueçam delas, por favor!!!!


TODO DIA

Lavar e guardar a louça, organizar a pia da cozinha;

Limpar o fogão;

Limpar a pia do banheiro e vaso sanitário.


TODA SEMANA

Lavar as roupas (do casal, de banho e de cama);

Varrer toda a casa;

Passar pano no chão com desinfetante ou algo de sua preferência;

Trocar roupa de cama, mesa e banho;

Tirar pó dos móveis;

Passar a roupa da semana;

Trocar o lixo de toda a casa;

Lavar o banheiro completamente.


QUINZENALMENTE

Limpar refrigerador;

Limpar micro-ondas;

Limpar computador.


 

TODO MÊS

Limpar o freezer;

Limpar janelas;

Passar pano úmido nas portas;

Limpar estofados com aspirador

Lavar tapetes, colchas e saia de colchão;

Higienizar telefones, teclado do computador, interruptores, interfones;

Lavar as janelas.


SEMPRE QUE SOBRAR TEMPO

Lavar almofadas e travesseiros;

Limpar o teto de cada ambiente;

Virar os colchões.


Gente, cada um sabe melhor do que qualquer outra pessoa como se organizar. Dividir tarefas pode parecer chato, mas também não é justo outra pessoa ficar responsável por todas elas, concordam? Então, para simplificar, façam um plano ou pequeno esboço dele, preguem na parede, na geladeira ou qualquer canto e sigam em frente.

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Não esqueçam: a divisão de tarefas deve ser a mais honesta e justa possível. Nada de explorar quem fica em casa ou quem pega três conduções para chegar ao trabalho todo santo dia e chega moído em casa, compreensão, sempre! Tem dias que nosso corpo pede um descanso, uma hora a mais de sono, então, tolerância.

Evitem críticas, briguinhas à toa ou qualquer atitude que possa levar às discussões. Sim, limpar a casa não é fácil, vocês já estão vendo, né?

Se o orçamento de vocês estiver um pouco menos apertado, talvez haja a possibilidade de pagar uma pessoa no final do mês para dar aquele brilho na casa. Sim, uma diarista custa em média de R$ 70 a 95 (SP).  Uma vez no mês, de repente dá para enquadrar quando vocês não conseguirem seguir o cronograma à risca. É um dinheirinho, mas vale a pena, assim você descansa um pouco e tem tempo para curtir o maridão no final de semana, sem se preocupar com a casa.

E se você gostou dessas dicas, vai gostar das outras que temos postado no Morando sem Grana!

Acesse: www.morandosemgrana.com.br

Gente, por hoje é isso.
Um beijo enorme em vocês!

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