Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Hoje trago para vocês minha contribuição ao assunto Lua de Mel X Economia!

A lua-de-mel também figura entre as cotações que fazem com que a gente se sinta com bolsos minúúúúsculo, pequenos e talvez sem saída diante de valores que não cabem em nossas realidades e possibilidades financeiras.

Mas, costumo dizer que, assim como Deus prepara aquele ou aquela que te faz ir a luta para chegar ao altar, também prepara fornecedores adequados para que as duas metades se juntem dentre de seus limites!

Para encontrá-los é necessário ser paciente, e digo mais, ser teimoso!

Teime, mas teime bastante! Peça vários orçamentos. Amplie suas chances de encontrar seu fornecedor perfeito, para qualquer que seja o serviço que precise!

Dito isso, partimos para minha saga!

Orçamento

Só pudemos iniciar as cotações de pacotes de lua de mel em julho, por um motivo básico de disponibilidade orçamentária.

Como decidimos por fazer cerimônia e recepção, nossa lua de mel ficou em segundo plano. Precisávamos contratar praticamente todos os fornecedores para saber quanto poderíamos investir no pós-casamento.

Destino

Noiva tinha um desejo (não gosta de frio, queria casar no verão e ter uma lua de mel mais, digamos… tropical) e Noivo desejava algo mais sossego-cultura (passear por Minas Gerais e conhecer lugares históricos). Dois extremos!

“Ausência” de grande antecedência

Resultado: com menos de seis meses de antecedência a procura foi mais árdua!

Nos casaremos em 14/12/2013, início de alta temporada de verão.

Nos deparamos com baixa disponibilidade de hospedagem, preços mais elevados, prazos mais curtos para liquidar pagamentos, etc.

Caminhos percorridos nas cotações

Logo de cara vimos que conhecer o Nordeste teria de ficar para oportunidades futuras…

Começamos a encurtar distâncias, tentando fugir dos destinos mais comuns. Pesquisamos por Espirito Santo, Paraná… Nada! Ainda não correspondia a nossa realidade. Buscávamos principalmente por pousadas.

Rio de Janeiro! Poucas passagens disponíveis, num preço já mais elevado, e estadias idem. Também não rolava…

Vimos que a saída era algum destino para irmos com nosso próprio carro.

Daí veio a ideia de juntar o desejo do noivo ao desejo da noiva!

Pensamos: “Monte Verde deve ser mais barato no verão!”. Se a hipótese se confirmasse, poderíamos investir em alguns dias em Monte Verde, e de lá partir para mais alguns dias no litoral paulista.

Engano nosso! As diárias eram praticamente as mesmas do inverno, e também semelhantes as diárias do litoral para o mesmo período. Não daria para contar com dois destinos, tendo ambos o mesmo custo…

Semanas antes uma prima minha havia visitado a cidade e aconselhou que valeria mais a pena, no nosso caso, deixar esse passeio para uma segunda oportunidade, um feriado prolongado por exemplo (de repente, até mesmo aproveitando ofertas de compras coletivas), pois ficaríamos hospedado durante a semana, e basicamente, as “atrações” seriam os restaurantes (disse que muitas atrações funcionam apenas no final de semana).

Conversamos, e pelo bem de nosso bolso, riscamos a visita a Minas Gerais em dezembro, e armazenamos o desejo para o futuro, fazendo companhia para a visita ao Nordeste, alguma viagem internacional, etc

noivos-lua-de-mel

 

Fonte: Flickr Nanda Teixeira

 

Restou, então, o litoral paulista!

A região de Santos é a mais próxima a Campinas, mas as cotações de diárias recebidas não eram totalmente atrativas.

Bora pesquisar pelo litoral norte

Seguindo dicas ‘dazamigas’, passamos a pesquisar por pousadas e hotéis “beira-mar”, “pé-na-areia”, que preferencialmente oferecesse serviço de praia. Esses diferenciais oferecem segurança e comodidade, pois não é necessário ficar transitando com dinheiro, andando longas distâncias, carregando algumas coisas, etc.

luademel6

Comecei a pesquisa meio que pessimista: “deve ser tããão caro”

Alguns pedidos de orçamento não foram retornados até hoje… Lamentável!

Outros realmente tinham valores fora de nossas possibilidades.

Até que após muuuuuita busca, localizamos uma pousada em Ubatuba, cujas fotos demonstravam ser bem aconchegante, com tudo que buscávamos: em frente ao mar, localizada em condomínio, na Praia do Sapê, oferecem serviço de praia, café da manhã incluso, pagamento do consumo junto ao restaurante da pousada somente na saída… E vai o email com nossos dados para a cotação.

Responderam relativamente rápido, e para minha surpresa, os valores de diárias não eram assustadores!

A luz no fim do túnel brilhava! A teimosia havia valido a pena!

O que pode contribuir para baratear

Nos casaremos num sábado a noite. Dormiremos tarde. Não seria muito viável colocar as malas no carro e partir cansados para a rodovia…

Nossas cotações iniciavam na segunda-feira.

Se fossemos no domingo, chegaríamos tarde, pouco aproveitaríamos, e pagaríamos uma diária de final de semana, que costuma ser mais elevada, apenas para “chegar” no local.

Quando mencionávamos o final da estadia no sábado, várias pousadas responderam que seria necessário deixar o local na sexta-feira, pois no sábado iniciarão os pacotes especiais de Natal.

Logo, menos uma diária de final de semana para a conta.

Partiremos na manhã de segunda-feira e retornaremos na tarde de sexta-feira e a soma das diárias não chegou a R$ 900,00 pagos em 3 parcelas (duas de reserva e a terceira no check in).

Teremos os custos de almoço e jantar, deslocamento (graças a Deus temos um carro bastante econômico rs) e a revisão básica que fazemos anualmente para não impor nenhum risco.

Após muitos: “Sem chance…”, encontramos o fornecedor adequado para responder: “Quais são as formas de pagamento”.

“Vão ficar em SP mesmo?!”

 

Sim! Felizes da vida!

Cada casal tem seu perfil. No nosso caso, devido as limitações financeiras, indisponibilidade de meio de locomoção próprio por um longo período e ainda compromissos de estudo e trabalho, poucas foram as oportunidades de viajarmos juntos, ainda que “logo ali”.

Ir para o litoral paulista, no nosso caso, é tão novidade quanto ir para o Nordeste!

Até mesmo por essa razão a insistência em acreditar que conseguiríamos encontrar um destino bacana.

Se viajar fosse um hábito comum em nossa rotina, talvez não nos importaríamos em deixar para uma segunda oportunidade, como não é o caso, nos contentaríamos com qualquer destino, por mais próximo que fosse. Mas tornou-se um desejo esse “ritual de passagem”!

Por ora não posso atestar a qualidade dos serviços da pousada, pois confiamos na boa reputação do estabelecimento registrada em sites por hóspedes, mas não vimos com nossos próprios olhos. Acreditamos que correrá tudo bem!

Pacote especial para lua de mel

luademel5

Muitos hotéis e pousadas oferecem os chamados pacotes especiais para lua de mel, que normalmente se resumem numa decoração especial no momento da chegada do casal, enxoval especial, brinde, chocolates, coisas do tipo.

Durante a pesquisa, notei que, em alguns casos, o valor do pacote especial de lua de mel ficava razoavelmente maior que os valores informados das diárias comuns.

Cabe ao casal, na hipótese de um pacote desses pesar no orçamento, dialogar a respeito do assunto, e analisar a possibilidade de simplesmente reservarem a pousada ou hotel, sem se importar com esses itens adicionais.

Tudo isso para…

Tudo isso para lhe encorajar a não desistir!

Não apenas de encontrar um pacote adequado a sua lua de mel, mas para encontrar todos os serviços que lhes são precisos.

Encha as caixas de email do povo, mas acredite que algum abençoado atenderá suas necessidades!

Nesse ponto você pode ser teimosa! Só não teime no mesmo rumo, pois dificilmente encontrará grandes variações e resultados diferentes.

Tenha planos A, B, C… Z!

Sucesso por aí!

E se tiver sugestões para aproveitarmos nossa estadia, serão bem-vindas!!

Beijos

assinatura_maristella