Oi, moçada!

Promessa é dívida. Olha que tutorial mais tchutchuco!

Você vai precisar de:

  •  Papelão
  • Tesoura
  • Cola Quente
  • Cola Branca
  • Pincel para artesanato
  • Jornal ou papel sulfite
  • Tecido a seu gosto.

Primeiro Passo: Escolha as letras que servirão de base para as suas letras. A fonte você escolhe, mas o tamanho tem que ser grande (eu usei tamanho 500, uma folha por letra). Opte por fontes com base reta, pois a sua letra precisará ficar em pé.

DSC03266

Segundo passo: Transfira o molde para o papelão e recorte. Recorte também no papelão tiras de aproximadamente 4 cm de largura, que serão as laterais das letras. Enquanto recorta, ponha a cola quente para esquentar, o ideal é que a cola esteja bem quente, bem derretida, para evitar que forme grumos.

DSC03269

Terceiro passo: Cole o papelão nas laterais. Você pode colar um pedacinho e molde o papelão antes de colar, ou pode ir colando e moldando, faça como achar melhor. Você fechará a lateral da letra.

DSC03271

DSC03272

OBS: a minha letra ficará em ambiente interno, logo não coloquei nenhum peso por  não terá vento para derrubar. Se você for utilizar em área aberta, recomendo neste momento encher a letra com gesso e esperar secar de um dia pro outro. Vai ficar beeeem pesadinho e não vai voar de jeito nenhum!

Se ficar torto, remende, não tenha medo! O importante é que as laterais fiquem retinhas, para a letra ficar bem bonita!

Olha como estava…

DSC03276

E como ficou depois do remendo:

DSC03278

Quarto passo: Cole a outra parte, para fechar a letra. Espere secar uns minutinhos. Observe se a cola quente vazou pro lado de fora da letra em algum ponte e corte com a tesoura.

DSC03279

Quinto passo: teste se a letra fica em pé. Se não ficar, faça um calço! A minha letra M ficou certinha, mas o T não parava em pé, tive que remendar…

DSC03275

Sexto passo: Corte tiras de papel e vá enrolando na letra, colando com cola branca e esticando bem com o pincel. Não tenha pena da cola! Ela vai ajudar a endurecer o papel e dar mais resistência à sua letra. Espere secar!

DSC03280

Sétimo passo: Corte no tecido uma tira com 6 cm de largura, com o comprimento de toda a lateral da letra. Cole o tecido usando a cola branca e o pincel por toda a lateral da letra. Pode ter emendas, desde que sejam na parte de baixo da letra para não ficar aparente. Se a sua letra tiver reentrancias, como o meu M, use a tesoura para te ajudar a colar bem direitinho.

DSC03284

DSC03286

DICA: Se for usar estampado, opte por estampas pequenas, tipo bolinhas, florzinhas, que se fundem melhor e disfarçam os acabamentos. Tecidos listrados mostrarão mais os defeitinhos que os outros disfarçam!

Quando acabar a volta, alise as bordinhas que sobraram para a frente para dar acabamento. Espere secar, enquanto você faz a outra letra, a primeira seca! 😀

DSC03287

Oitavo passo: Recorte com o mesmo molde inicial 2 letras de tecido e faça o acabamento da frente. Abuse da cola, pois a cola vai endurecer o tecido e evitar que desfie.

DSC03288

Nono passo: Cola nela! Passe cola por toda a letra. Evite deixar “bolinhos” de cola, ela tem que estar bem espalhada. Quando secar, a colar vai ficar transparente e vai proteger a sua peça.

DSC03289

Depois de seco (2h) corte as aparinhas que ficarem desalinhadas.

DSC03292

E PRONTO! Letrinhas lindas para decorar sua mesa de noivado, casamento, batizado, aniversário, no meu caso, fiz para a minha casa. Estão lá, lindonas, no meu “home-office” hahaha, SOU POBRE MAS SOU CHIQUE ;D

DSC03293

Super fácil de fazer e com um lindo efeito!

Teste acabamentos diferentes! Você pode usar glitter, pode pintar, pode colar botões, flores…INVENTE!

Beijos,

assinatura_marjore_nova