Noivos, Por onde eu começo?

Medos e preocupações que você não deveria ter (Parte 1)

10-8MINS LENDO
por Casando Sem Grana

Geralmente desde que somos pedidas em casamento, um turbilhão de coisas loucas começa a tomar conta da nossa cabeça e um frio imenso do estômago. Para quem tem convidados ou parentes problemáticos então…

Mulher já é ansiosa por natureza. Travestida de noiva a coisa piora no level 100. Pedir pra gente ficar calma e relaxar é pedir pra tomar um muque na fuça! Só noiva sabe o tamanho da pressão que se leva nas costas com cada detalhe desse dia único. Mas também tem um monte de coisas que a gente encasqueta de se preocupar e, que hoje, vamos te mostrar como se livrar delas.

Se você só de imaginar como vai ser o seu grande dia já treme na base, este post é pra você!

Na preparação do casamento

É aqui que nascem e são alimentadas (como monstrinhos) nossas preocupações absurdas. Seja preocupação antecipada ou preocupação “nadaver”, vamos detectá-las e saná-las JHÁ!

1. Será que a data do casamento e o local são os melhores para receber TODOS os convidados? Aliás, será que TODO MUNDO ou GRANDE parte vai?
Não e fique muuuito tranquila quanto a isso. Reza a lenda que devemos contar com uma média de 20% de faltantes em todo casamento mas, ultimamente, tenho ouvido muitos relatos de festas com até 50% de faltas. As circunstâncias pra isso são as mais variáveis possíveis: seja perto ou longe, seja feriado ou dia normal, seja uma festa repleta de amigos de infância ou uma comemoração simples e rápida: Pessoas faltam e muitas vezes até as que confirmaram presença por R.S.V.P, vão faltar.

2. Socorro: Minha mãe/sogra quer convidar Deus e o mundo pro nosso casamento (e somos nós que estamos pagando!!!). O que que eu faço?
Primeira coisa: Respire fundo e acalme-se. Depois, marque um bate papo em um lugar neutro (vale shopping, pracinha, lanchonete) com ela. O lugar neutro serve para que a pessoa não perca a cabeça e comece a dar vexame. Rola tipo um auto controle, sabe? hahaha.
Daí explique cal.ma.men.te todo o parâmetro da situação financeira e social da coisa (sim pois, nem sempre dinheiro é o impeditivo. Tem gente que a gente não quer convidar MESMO e ponto!). Peça para que ela deixe você falar tudo e depois ouça tudo o que ela quiser falar e não perca a cabeça. Por fim, conversem sobre um meio termo ou uma ajuda que possa partir da outra parte (no caso da grana). Não havendo acordos, tentem remarcar outra conversa ou deixar a situação “no gelo”. Dificilmente ameaças do tipo: “Eu vou chamar fulano, beltrano e ciclana sim e vocês não poderão me impedir” se concretizam realmente. Em último caso (e falo no tocante a ameaças de escândalo ou agressão), deixe seu serviço de assessoria em alerta para acionar a polícia.

3. Meus parentes são escandalosos, briguentos, beberrões, não se falam entre eles, etc etc etc…
Todo mundo tem um cruz para carregar na vida MAS é possível ter uma festa com um mínimo de tranquilidade. Em casos especiais como estes, eu seriamente recomendo que você procure a ajuda profissional de uma assessoria. Sei que tem noivas que não querem contratar e delegam o trabalho de uma assessora para uma amiga mas, em casos assim, repito, a imparcialidade de um profissional seria o ideal!

4. Será que a daminha ou o pagem não vão empacar na hora de entrar com as alianças?
Uma coisa é fato: Quanto mais novinha é a criança, maiores são as chances de algo bizarro e engraçado (ou até “trágico” ao seus olhos) acontecer. Tem noiva que acha o fim do mundo quando a criança não entra linda, quietinha e sorridente no cortejo mas cara…é uma CRIANÇA! Não tem essa de “perfeição” com elas. Portanto, ficam as dicas: Se forem super novinhas, peça para a mãe ou outro adulto entrar junto. E caso a criança não responda a altura das suas expectativas, não fique se culpando ou nervosa com isso. Sério: relaxe e divirta-se com a espontaneidade delas 🙂

Copy of 4-def

5. E se alguém for de branco ou de calça jeans no meu casamento?
Em ambos os casos, meu amor, você não vai ter TEMPO de se morder por causa disso. Passa tudo tão rápido, são tantas fotos pra tirar, gente pra cumprimentar, protocolos para seguir que essas, de todas as preocupações que você possa ter, serão nulas. E também é batata: Quase todo casamento tem alguém de calça jeans, hahahaha. Não encane com essa bobagem…

6. Eu quero que as madrinhas vistam-se da forma que eu quero e ponto final mas algumas não concordam. E agora?
Sim eu sei: o casamento é seu, o sonho é seu, é você que tá pagando, é só uma vez na vida e blábláblá MAS a escravidão acabou no Brasil em 1888 e as pessoas não são mais OBRIGADAS a nada. Cuidado para não estragar uma amizade com um desejo bobo. Se as madrinhas não estão topando, tente outro acordo: Mude as cores, ou a padronagem dos vestidos, ou ainda peça para que todas usem longo ou curto. Em último caso, ofereça um corsage.

7. Meu problema é outro: Quero convidar a(o) fulana(o) para ser madrinha(padrinho) mas não quero chamar o(a) namorado(a) dela(e) para fazer o par. E agora?
Isso é uma grande treta mas ofereço uma solução simples: Convide um numero x de amigas e o mesmo número de amigos. Daí, no altar, ficam mulheres para um lado e homens para o outro, evitando assim a necessidade de formar parzinhos e convidar alguém desagradável.

Casamento | Sammia e Thiago

8. E se chover?
Escolha um lugar onde aja a possibilidade de um plano B (se o A for ao ar livre). Quem leva a estrutura de fora pra dentro rapidamente é a equipe de decoração ou a de assessoria. Don’t worry!

9. E se a pista de dança não bombar com as escolhas musicais que eu fizer?
Vou te falar uma coisa: Mesmo sendo você uma grandessíssima roqueira ou apreciadora de qualquer ritmo musical muito peculiar, aposte na DIVERSÃO no dia do seu casamento. Peça ao DJ para tocar uma Macarena, Spice Girls ou quaisquer outras músicas que não “ofendam” o estilo do casal e do casamento e que ao mesmo tempo sejam divertidas e populares, para agradar os convidados. Nem que depois volte a tocar só o que vocês gostam mas dêem uma mesclada para garantir a animação.

10. E se for todo mundo que eu CONVIDEI ou mais pessoas aparecerem e faltar comida?!
Se todas as pessoas que você convidou aparecerem, beleza. Se aparecerem MAIS pessoas, os buffets garantem de 10 a 20% a mais de comida para o número que você contratou (informe-se sobre e peça essa taxa em contrato). Obviamente eles te cobraram depois e por isso é tão importante haver uma contagem na porta de entrada da festa para uma conferência futura com a equipe do espaço e da comida. Novamente: Peça alguém de confiança para fazer ou fique tranquila pois a equipe de assessoria fará.

11. E se o fornecedor não aparecer ou não entregar o trabalho?!!!
Cara, serião, é MUITO difícil que algo assim aconteça. Raro mesmo. Em todo caso, antes de contratar verifique com muita calma a reputação da empresa nas redes sociais e canais de reclamação oficiais (Procon e Reclame Aqui). Tudo certinho? Peça o número do CNPJ e verifique o status no site da Receita Federal. Tudo maravilha outra vez? Vai fechar? Analise o contrato: Ele precisa conter os dados da empresa e de seus responsáveis assim como seus endereços e outros dados para encontrá-los assim como cláusulas que resguardem e ressarçam você.
Tem tudo isso e ele tem boa reputação com histórico de trabalhos bem feitos? Então sossegue e confie no profissional.

12. E se eu não encontrar o vestido dos meus sonhos e não tiver dinheiro para fazer o que eu quero?
Esse medo vai sumir assim que você provar os primeiros modelos. Mesmo que logo de cara você não encontre “o” vestido ideal, vai se apaixonar um pouquinho por cada detalhe de cada peça que experimentar. Vestidos de noiva emocionam de uma forma tão bonita e tão grande que até outras preocupações somem no momento das provas…

***

Meu objetivo não é lhe dizer: “Hey, vai dar TUUUUUDO certo, nada dará errado, tudo será perfeito e então relaxe completamente” e sim que vocês tem preocupações pequeninas que transformam em problemões gigantes e em épocas erradas. Também carregam ansiedades que são transformadas em fardos, estragando assim a vida, saúde e relacionamento com familiares e amigos. Escrevi um post sobre isso quando eu passei por todos esses stresses e ninguém me deu estes conselhos.

Mas muito além de um blog de “dicas” esse é um espaço para que vocês sintam-se entre amigas e possam desabafar a vontade sobre os medos e anseios dessa época da organização.

E então, quais são os seus?

 

Beijos!

Postagem Anterior
  • Sammi,

    Nossa você lê pensamentos não?rs

    Vou me casar lá no recanto Verde e minha maior preocupação é exatamente duas lá é mais ou menos 1 hrs de onde eu moro e a maioria dos meus convidados, fico pensando se todos irão mesmo….e OUtra minha mãe quer chamar até os cachorros da rua…MAs nisso eu dou um jeito…ah Se Dou!rs

    Brigada SAm pela Ajuda

  • Pâmela

    5 anos ago

    Já tive um pouco de cada medo descrevido rsrs.. aos poucos vou superando.
    O que mais me tira o sono são os palpites dos pais na lista do casamento.. meus sogros não palpitaram em nada (LINDOS *-*) em compensação meu pai, madrasta e minha mãe.. querem convidar Deus e o mundo.
    Pior que esses dias minha mãe falando que queria convidar uma amiga e respondi que não dava, e ela respondeu “Se eu ver algum amigo do seu pai lá você vai ver só!!” em tom de ameaça mesmooo o.O
    Gente que isso?? Parece que a festa é deles.. e detalhe.. eu e meu noivo é que estamos arcando com TODAS as despesas. É lamentável essa situação.

    Outra preocupação é a daminha e o Pajem empacarem hahaaha, ambos tem 3 aninhos, mas estou mais tranquila nessa parte.. Já falei pro noivo, se empacarem ele desce do altar e vai lá buscar pela mãozinha deles, pois o pajem é filho dele 🙂

    Mas vamos que vamos meninas.. esses e outros medinhos sempre teremos.. o negócio é relaxar e deixar rolar que tudo dará certo no final! \o/

  • Denise

    5 anos ago

    Ai, meus medos são:

    1) Não fiz RSVP e tô com medo de aparecer mais gente do que tô esperando (chamamos 157 e pagamos por 120);
    2) Tenho medo da pista não bombar;
    3) Tô com medo de muita gente faltar;
    4) Tô com medo de aparecer alguma louca à la Cicarelli;
    5) Tô com medo que um convidado barraqueiro que não convidamos apareça;
    6) Tô com medo de dizer pra assessora que quem não tiver o nome na lista não entra e ter que barra pessoas na porta.

    • Fabiana Oliveira

      5 anos ago

      Oi Denise,
      Como assessora e cerimonialista te dou um conselho: para sua assessora você pode e deve falar tudo, até seus medos.
      Para te auxiliar nesses medos listados ai, vamos lá se são 157 convidados e levando em consideração uma falta pequena (que chamamos de quebra) de 20% você teria realmente presente 125 convidados presentes( 157-20%=31,4=157-31= 125,6 pessoas). Nesse caso, você teria que arcar com 5 pessoas a mais do valor pago. O conselho é já ficar financeiramente preparada para esse extra que pode pintar, e principalmente deixar o buffet avisado caso ocorra o que você deseja fazer. Conversando tudo se acerta.
      Quanto a pista de dança, deixe seu Dj a par e com liberdade para sentir a pista e mudar a direção das coisas…Outra coisa que sempre falamos com as noivas é que vocês devem ir para a pista com as amigas, com as madrinhas, com os familiares que gostam de dançar…Ninguém se recusa a dançar quando os noivos convidam…NINGUÈM…a pista bomba a noite inteira.
      Se muita gente faltar, o item 1 não será um problema certo?…Quem realmente gosta de vocês te garanto que estará presente…e vocês não podem se magoar ou ficar triste por isso.
      As loucas, os bebados, e os incovenientes sempre aparecem…quando são familiares, normalmente o tio mais bravo, ou a tia mais brava toma a frente da situação e dá um sossega na pessoa, quando é amigos ou conhecidos, o cerimonial fica atento e pede com educação para a pessoa se conter, caso contrario os seguranças devem ser acionados. Não fique muito preocupada com isso…não vale a pena, perder sua alegria por conta disso…
      Abraços…

      • Camila Morilhas

        5 anos ago

        Morro de medo dos bebados!!! Num casamento de uma gradessissima amiga minha, saiu briga no banheiro, e mandei meu namorado correndo lá pra separar…. tenho pavor disso acontecer no meu!!!! Mas fazer o que, o negócio e nao pensar nisso pra nao sofrer com antecedencia!!!

      • Denise

        5 anos ago

        Fabiana, você foi um anjo agora! Muito obrigada pela sua resposta! beijão!

    • Letícia

      5 anos ago

      Esse número seis eu não faria Denise, acho que gera mais dor de cabeça barrar alguém na porta do que deixar entrar .

      Pensa, acontece de eventualmente ir alguém a mais que podia estar na casa do seu convidado no dia do seu casamento, sei lá, uma amiga que veio passar as férias, a namorada do filho e etc.

      Daí vc manda barrar a pessoa e a família toda vai embora, fora o vexame na porta da festa.

      Sendo que sempre falta alguém mesmo, acaba ficando elas por elas.

      Eu não faria, acho que não vale a dor de cabeça que vc vai ter depois.

    • Denise

      5 anos ago

      Gente, meu casamento já foi, então vou atualizar a minha lista de medos, rsrs:

      1) Na última semana paguei 10 pessoas a mais pro buffet, fechando em 130. Foram 164 convidados e 131 presentes! Nem precisei pagar esse 1 a mais
      2) A pista bombou sim!
      3) Teve gente que eu nem imaginei que daria o cano e deu …. e teve gente que eu tinha certeza que não ia e foi!
      4) De fato teve uma louca à Cicarelli!! A pessoa foi de vestido branco!!! Mas posso falar uma coisa: eu nem reparei nisso, só fiquei sabendo no dia seguinte da festa.
      5) Não apareceu nenhum penetra!
      6) Acabei pedindo para ela não barrar ninguém. Mas ninguem levou convidados a mais.

  • Patrícia

    5 anos ago

    Ah agora leio essa matéria bem tranquila, afinal meu casamento foi no dia 20/09 rsrsrsr…mas com certeza muitos itens do post foram meus dilemas durante muitos meses rsrsrsrs mas no final deu certo, não q tenha dado tuuudo certo mas sinceramente não esquentei minha cabeça com isso…um exemplo engraçado do q aconteceu no dia, chamei minhas sobrinhas, uma de 8 anos e outra de 2 anos pra serem a florista e dama respectivamente e contrariando o q todos esperavam, foi a de 8 anos q deu trabalho pra entrar kkkkk, ao invés de ir na frente jogando as pétalas ela ficava toda hora olhando pra trás e perguntando “pode jogar agora?” ae quando falavam q sim ela se abaixava e jogava um punhado de pétalas no chão kkkkkkkkkk, e como eu fiquei??? nem ae pra isso, por que não era isso q iria acabar com meu dia …nunca nada é perfeito, mas o mais importante é que pessoas especiais estavam lá e o meu amor estava me esperando no altar …o negócio é desencanar, aproveitar o momento pq com certeza uma coisa q vc idealiza por anos passa muuuitooo rápido. Bjs

  • Rafaela

    5 anos ago

    Amei o post!

    É muito bom ler todas essas dicas. É um amparo para os corações nupciais aflitos.

    Beijo!

  • Queria só dar uma dicazinha, rs.
    No meu casamento ficamos com este receio de qtas pessoas viriam ou não, então separamos, com mta honestidade e sinceridade, a lista entre:

    – Quem CERTEZA que vem;
    – Quem TALVEZ venha;
    – E quem NÃO VEM, que estávamos chamando só por educação.

    Então somamos quem viria COM CERTEZA e cerca de 65% e 70% dos que TALVEZ viriam. O buffet ainda mandou os 20% a mais disso.

    Resultado: sobrou pouca comida, foi quase a conta.
    Então sugiro separar com realismo a lista desta forma. Pense no histórico de cada um, se a pessoa costuma dar bolo, se vai aos casamentos que é convidada, etc. Com certeza fará diferença!!

  • E qto aos pajens/daminhas…

    Nossa, se eles empacarem, ao invés de ficar preocupada, faça o contrário: desça vc ou o noivo do altar e vá buscá-lo!! Ande de mãos dadas, sorrindo para todos!!! A igreja vai soltar um owwwnn coletivo, rsrs.

    Não fique com vergonha. Como disse a Sam, a espontaneidade das crianças é que é o mais lindo!!!

  • Débora

    5 anos ago

    Perfeito seu post, Sam! São muitos detalhes mesmo, uns preocupam mais, outros menos, mas eles sempre existem!

    No momento a minha maior preocupação é com a lista de convidados, e principalmente com relação aos convidados do trabalho.

    1) Será que convido todos (em torno de 30 pessoas + acompanhantes) ou só quem é mais chegado?

    2) Se chamar todos, será que todos vão? (Meu casamento será em Teresópolis e eu moro e trabalho no Rio – 100 km de distancia)

    3) Se eu não convidar todos, quem não for convidado não vai ficar me olhando de cara feia, fazendo fofoca que eu só convidei a “patota”?

    Sei que a gente tem que relevar muita coisa, o ponto das daminhas, por exemplo, me preocupa muito pouco… em compensação esse ponto me preocupa mais!

    Acho que a lista de convidados só deve ficar 100% pronta 1 semana antes do casamento, de tão difícil que é fazer!!! E olha que ainda tenho 11 meses pela frente…

    Beijos!

    • Camila Morilhas

      5 anos ago

      Nossa, tomo junto nessa, me caso há onze meses e a lista está me atormentando. Eu e meu noivo trabalhamos juntos, e há muito tempo na mesma empresa (ele há 8 e eu há 5) então conhecemos TODO mundo, e ja trabalhamos com boa parte dos funcionarios. Isso está nos atormentando pq a empresa é grande, no nosso setor trabalham umas 150 pessoas (impossivel convidar todos), realmente não sei o que fazer!!!! socorram-me!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Algumas sugestões baseadas na minha OPINIÃO, rs

      1 + 3:
      – Se o orçamento estiver apertado, convide apenas os mais chegados e explique, com delicadeza, que vai ser algo simples, apenas para os mais íntimos e que a grana tá curta. Diga ainda que vc irá adorar recebê-los em sua nova casa qdo voltar da lua de mel. As pessoas normalmente compreendem isso. Se msm assim alguém ficar de cara com vc, paciência, sua parte vc fez.

      2:
      Meu casamento foi em Ibiuna, e moramos em SP, há cerca de 80km. Ficamos bem preocupados se iriam comparecer ou não. E descobri uma coisa: quem se importa com vcs, quem é parceiro, vai até a China, se for para ir ao seu casamento. Todos que esperávamos que fossem, foram e ng reclamou da distância. Não esqueça de por o mapa com os celulares de quem pode dar indicações caso alguém se perca (por exm não adianta dar o da assessora se ela não sabe qual estrada pegar, por ex)

    • Denise

      5 anos ago

      No meu caso, não convidei namoradinhas (os) de adolescentes por motivos óbvios.
      Daí veio a avó de um desses adolescentes perguntar se ele poderia levar a namoradinha, pois um outro primo do noivo falou que não irá à festa e, assim, a namoradinha iria no lugar desse primo. GENTE, ACHO ESSE TRECO DE PASSAR O CONVITE O FIIIIM!

      Bom, educadamente meu noivo explicou (pois é parente dele) que nós temos mais convidados que lugares na festa, justamente contando que algumas pessoas não irão. Com isso, não existe “lugar sobrando” e, portanto, ele não poderá levar a namoradinha.

      Tenho 100% de certeza que esse adolescente não irá porque a namoradinha não vai, mas olha minhas rugas de preocupação com isoo!!!

      Então Débora, sempre vai ter gente falando… o jeito é ignorar.

    • No meu caso,eu vou convidar os que fazem parte da minha equipe de trabalho e só, mais ninguém.

    • Camila Morilhas

      5 anos ago

      É terei que peneirar mta gnt!!! somente aqueles que almoçam comigo, senão não rola!!!!

      • Débora

        5 anos ago

        Obrigada pelas várias opiniões!!! É sempre muito bom compartilhar!!! =)

        E eu (e todas nós) temos que botar isso na cabeça mesmo, o que vale é o que A GENTE quer, e o que o nosso bolso nos permite fazer!
        De que adianta se apertar toda pra chamar o pacote inteiro do trabalho só pra agradar todo mundo? Muita gente que praticamente não fala com vc no dia a dia e vc nem faz questão… mas como está no “bolo”, acabo sentido a obrigação errada de convidar…

        O difícil é colocar essa teoria em prática! Mas eu vou conseguir!!! Hehehehe

    • Fabiana Oliveira

      5 anos ago

      Vou enfiar meu dedo na história ok? rsrsrs…
      Sou assessora e cerimonialista, e te falo com toda segurança (lista de convidados é o maior dos problemas que 100 entre 101 noivos enfrentam)…Mas não é para se descabelar, é para sentar, pensar juntos (vc, seu noivo e pais) e resolver.
      A nossa Tia Sam escreveu a um tempinho atras um post aqui no blog que explica muito bem essa questão de convidados, dê uma olhadinha nele e quem sabe sua segurança aumente em quem e como convidar.
      Nossas noivinhas, sempre explico que se a grana é inversamente proporcional ao número de convidados que queremos levar, PRIORIZE.
      Faça a lista e coloque observações tipo: família, amigo que abre a geladeira, amigo que gosto e assim por diante…crie seus critérios e tenho certeza que conseguirão achar um caminho…
      Agora Lindona, não fique preocupando-se se alguém não vai gostar disso ou daquilo…Vc vai ganhar problema e dor de cabeça que não precisa. Ocupe-se com o que é gostoso! Curta esses momentos e seu dia…Porque nesse ponto, por mais que se esforce não há como agradar a todos!! Boa sorte!

  • Letícia Pedro

    5 anos ago

    Amei essas dicas, pois vou me casar em Janeiro e o que eu mais me preocupo são a vestimenta dos convidados (roupas desleixadas e piriguetes) rsrs. Se faltar comida, até porque não contratei buffet, vai ser nós mesmos que vamos ralar pra fazer e se chover claro, por que as fotinhas pretendo fazer ao ar livre nas árvores..

    Mas enfim, não podemos prever ou evitar que certas coisas acontecem, o jeito é se preparar pro que der e vier..

    Beijos

    • Qto às roupas dos convidados, vamos ser práticas e objetivas? Se a pessoa for mal vestida ou com um traje que não condiza com a ocasião, quem vai pagar o mico é ela! Infelizmente não podemos controlar este tipo de coisa. O que está ao nosso alcance é, se achar necessário, indicar no convite o traje e cruzar os dedos.
      Pense que vc já tem preocupações demais, então foque naquilo que pode fazer a diferença caso dê errado. Por ex: se faltar comida vai ser bem mais problemático do que seu primo ir de jeans!!
      E levemos em conta que nem todo mundo tem condições de se arrumar prá festa… Vestido, cabelo, maquiagem, manicure, sapatos, bolsa, jóias, além do presente! Isso td sai caro, e não podemos exigir isso de todo mundo…

    • Thays Almeida

      5 anos ago

      Também tenho esse receio… traje piriguete, não quero no meu casamento…
      As amigas que sei que gostam desse tipo de roupa, falei de um jeito descontraído que não quero ninguém com vestidinhos curtos.
      Elas levaram numa boa e como é em Janeiro vão de longuete que é beeem melhor do que a micro roupa.
      Nada contra, mas acho que casamento merece um cuidado a mais em todos os quesitos.
      Antigamente os convidados se preparavam meses antes para ir em um casamento, tinha uma magia e tal, mas agora as pessoas não se importam mais.

    • Fabiana Oliveira

      5 anos ago

      Meninas, quando me casei (7anos atras) meu pânico era esse…e sabe o que fiz?
      Escolhi casar em JULHO, frio intenso em BH….
      Todo mundo mega elegante no meu casamento, até porque fez simplismente 13º graus no dia…
      kkkkk….Mas hoje, como cerimonialista falo com vocês uma coisinha…isso é o que menos percebemos na hora…Vc noiva estará linda, tenho certeza, e é VC e seu amor que serão notados, os convidados, o máximo que acontece é vc pedir ao fotografo pra quando a roupa for “piriguete” foque no rosto de vcs…pra não ficar lembrando desses detalhes sempre…É uma saída elegante, e que só você e seu fotografo e sua cerimonialista precisam saber…Abraços

  • Sammm!!!

    Adorei o post, hoje faltam 2 meses para o meu casamento e estou super ansiosa, adorei seu post e realmente temos muitas coisas que realmente importam de verdade e que merecem a nossa atenção!!!

    Muito Obrigada por essas dicas maravilhosas Sam!!!

    Beijocas!

    http://casaroucomprarbike.blogspot.com.br/

  • Casei-me em junho e acho que meu depoimento pode ajudar.

    Como casei em Sorocaba e muitas pessoas vieram de Campinas, no site do casamento, coloquei mapas entre as cidades, do hotel para a Igreja, da Igreja para a festa e vários amigos chegaram atrasados na igreja e na festa.
    Eu perdi tempo, me preocupei e pouquíssimas pessoas olharam os mapas que fiz, deixaram para ver, na hora, como iriam e confiaram mais no GSP…
    Fiquei meio frustrada, pois quase ninguém se importou, então, já considerem isso.

    O buffet não forneceu o cardápio completo: contratei massas, carne, arroz, bata palha e saladas e a carne, o arroz e a batata faltaram. Quando fui me servir, reparei e falei para o meu pai, já que ele me ajudou a pagar o buffet, que era do próprio salão de festas. Ele logo foi falar com a cerimonialista, que também era do salão e ela argumentou que não estava em contrato, mas estava!
    Na semana seguinte, foi resolvido: não pagamos a cerveja, que era em consignação, e o buffet nos devolveu uma parte do dinheiro. Na festa não daria para resolver mesmo e pode gente percebeu a falta, já que estava no menu nas mesas…

    Vestido de madrinhas: não fiz nenhum exigência, mas a briga pelo vermelho foi meio tensa! Na verdade, minha cunhada quis aparecer mais do que todo mundo e causou, mas encerrei o assunto, falei para ela não ir de vermelho, pois minha prima já ia e fim de papo! Ser autoritária nesse momento é um peso, mas tive de ser.

    Roupas informais: coloquei no convite – traje social completo- e teve gente de jeans, tênis, botas etc… Realmente, não dá para se preocupar com isso, já que as pessoas, infelizmente, não têm simancol!

    No fim, as lembranças boas se sobressaem, os sorrisos e abraços são maravilhosos e as lembranças ruins ficam como dicas para as futuras noivas.

    • Ah, outra coisa!

      Brasileiro não responde, não confirma se vai ou não a casamentos!

      Fiz o RSVP no site, coloquei no convite e tive de correr atrás de alguns convidados para saber se iriam ou não. Isso me estressou rs

      Parece que não estão nem aí, mas acho que é cultural…

      De praxe, uns 10% faltam e foi o que ocorreu.

      • Nossa, no meu tbém!
        Dos 300 convidados, apenas 20 confirmaram no site e ng me ligou! E olha que pus meu fone e o do noivo no convite, rsrs

        • Também coloquei meu celular no convite, para dar mais uma alternativa aos convidados.

          A maioria confirmou pelo site, os mais chegados e jovens, mas aqueles primos do meu marido que a gente só vê no Natal, por exemplo, eu tive de perguntar se iam ou não…

    • Denise

      5 anos ago

      É de lei ter uma madrinha que quer vermelho, não?!
      Eu só tive problemas com a família do noivo (até agora) e um deles foi uma madrinha do lado dele que queria ir de vermelho.
      Daí eu disse que não podia vermelho, preto e branco e que isso era exigência da minha assessora (hahahahahaha, mentirinha!).

      Aí a doida falou que vai de coral beeem forte, mas não é vermelho.

      Quer saber??Vai lá, pombagira, e me deixa em paz! Quem vai estar deselegante é ela, não eu.

      • Letícia

        5 anos ago

        Mas aí na sua região é falta de educação ir madrinha de vermelho? Por aqui eu nunca ouvi falar, aliás é super comum.

      • Camila Morilhas

        5 anos ago

        Vermelhor reina…. eu acho mto bonito, nao ligo não, minha irmã inclusive ja escolheo o vestido vermelho…. e tb nao ficarei me preocupando se terá outra da mesma cor, senão haja preocupação na minha cabeça!!!!

    • Mileidi Sant'Anna

      5 anos ago

      Oi Cá, tudo bem?

      Trabalho com assessoria e gostei muito de ler sua experiência e gostaria de ressaltar algo sobre a combinação: Buffet+Cerimonialista em um pacote só, não estou puxando pra minha sardinha não rsrsrs, porém…
      Se o dever da cerimonialista é zelar pelos direitos dos clientes quais foram firmados em contratos e ela é CONTRATADA do buffet e não por vocês, como ela vai defender o casal?

      A Assessora, cerimonialista como prefiram chamar, tem como dever zelar pelos direitos do casal e não permitir que as partes contratadas venham a lesar(passar a perna) nos noivos.
      Lamento pela pequena raiva que você e seu pai devam ter passado na hora, e fico feliz que tenham sidos ressarcidos pois nem sempre o final é feliz.
      Essa é a dica para as próximas noivinhas contratem o serviço de assessoria em separado, é mais garantido.

      Felicidades a todas!

  • Rafaela Sinara

    5 anos ago

    Estou passando por um pouco de cada medo descrito ai … Caso em abril/2014 e as vezes parece que não vai dar tempo de nada, q sempre tem alguma coisa pra dar errado a qualquer momento … Apesar de estar com qse tudo contratado e já terminando de pagar.

  • O post veio bem a calhar. Estou a quase 1 mês do casamento e confesso que sou uma noiva medrosa. De fato dá pra se precaver de algumas coisas, mas outras, se acontecer, a gente tem que ter calma e não deixar que estrague o momento. Desde já eu peço a Deus tranquilidade pra lidar com qualquer imprevisto.
    E também to tentando abstrair algumas coisas como: se o convidado aparecer de calça jeans. rs

    Obrigada pelo post, Sam. É um conforto pros nossos coraçõezinhos ansiosos e medrosos.

    http://www.blogportodavida.com/

  • Camila Tahan

    5 anos ago

    To no drama do vestido! Lembra que eu ganhei o vestido no sorteio da palestra aqui no rio??? Então, ter ganho deu força para a gente marcar a data no ano que a gente queria. Mas nenhum vestido do atelier é a minha cara! =/
    Achei o vestido dos meus sonhos… e a fortuna que o meu sonho custará! Mas como dizem não é a gente que o escolhe o vestido… é o vestido que escolhe a gente…. Espero que nos próximos que eu experimentar sejam o que eu desejo e que caiba no meu bolso. =)

  • Andréa Andalafat

    5 anos ago

    Muito legal esse post… meu casamento foi dia 14 de Setembro e passou muito rápido uma pena…rsrs mas também não deu tudo certo, a decoradora teve inúmeras falhas e tive um total de 45 faltas sendo que convidei 250 pessoas, achei muita coisa, mas também não dei muita atenção para isso na hora apenas curti a festa.
    O pagem era meu primo de 6 anos que deu um show na entrada com seu carrinho de controle remoto, o problema foi que quando ele chegou lá na frente e o Pastor pegou o carrinho e colocou no altar ele apertou o controle remoto do carrinho e quase que o Pastor foi atropelado rsrsrsrs mas não fiquei chateada com isso muito pelo contrario, todos os convidados deram risada, porque realmente foi engraçado, deixando o casamento ainda mais descontraído como eu queria…..

    bjks meninas…..

  • Sahra Caroline

    5 anos ago

    Meu casamento teve vários desses atrapalhos, pessoas que faltaram, a festa nao teve um sonzão… terminou cedo (era um domingo e tal) mas sinceramente, depois que coloquei meu vestido, nada que desse de errado me importava, no outro dia que percebi que quase nenhum familiar do meu marido foi, faltaram alguns amigos…

    O importante é que o seu dia foi feliz… você celebrou com seus amigos e familiares…

    • Denise

      5 anos ago

      Deve ser isso mesmo. Eu fiz chá de lingerie, chamei 30 pessoas, 5 falaram que não iam e outras não falaram nada. No total foram 18 e eu só percebi a ausência dessas ´pessoas no dia seguinte, kkkk!

  • Adorei o post, Sam! Jogo de cintura é o que todas devem ter!

    Beijinhos

  • Milena

    5 anos ago

    Meu medo é minha sogra e o irmão do meu noivo… Eles não são muito favoráveis ao nosso casamento porque dependem do meu noivo pra tudo e sabem que vão perder a mordomia depois que casarmos… O garoto (18 anos…!!!) é super ciumento e a sogra não se importa em fazer barracos… Às vezes tá bem, falando pelos cotovelos, às vezes fala mal de mim até não poder mais… O “cunhado” nem olha na minha cara… E se eles fizerem algum escândalo???? Porque, quando ela começa, não tem quem segure… É isso que mais me deixa em pânico… Queria mesmo é que eles não fossem… Mas acho meio difícil… Tenho 14 meses de pânico pela frente… kkkkkkkkkkkkkkkkk (rir pra não chorar…!!! 😀 :\ )

    • Camila Morilhas

      5 anos ago

      Nossa não queria estar em sua pele, mas olha, uma amiga minha passou pelo mesmo problema. Eles namoraram 11 anos antes de casar pelo simples fato de que toda a família do noivo dependia dele para tudo. Os irmãos nem se coçavam pra arrumar emprego, tudo nas costas dele, minha amiga teve que aos poucos colocando na cabeça do então namorado o absurdo que era essa situação, pq assim, eles pediam dinheiro até pra levar as namoradas no cinema, não era pra coisa séria sabe. Ai quando estavam às beiras de se casar, a mãe dele surtou, mas minha amiga não se meteu, e pediu para o noivo conversar com ela. Hoje, eles estão casados há 6 meses, o marido da minha amiga ainda ajuda a mãe com algumas despesas, mas apenas com coisas cabíveis, como remédios, despesas de mercado e etc… Mas no seu caso, se sua sogra fazer o barraco na sua festa, ja deixe algumas pessoas de sobreaviso, se vc tiver uma acessora já conversa com ela e explica tudo. QQ coisa polícia na sogra!

  • Angélica

    5 anos ago

    Nossa, faltam 12 dias para o meu casamento, e to beeem ansiosa já.
    Todas essas coisas que falaram me deixam muito ansiosa, mas o que me deixa MAAAAIS nervosa, é algo não relacionado à festa, mas sim a família.. porque eu sempre morei com meus pais, e fico pensando muito em como será não morar mais com eles, não ter esse convívio mais intenso sabe? Isso é muito estranho. É aquela parte tipo “cresci”, agora eu vou ser responsável por alguém e não o contrário. Não vou mais dar os parabéns logo depois de acordar para os meus pais no dia do aniversário deles, dia dos pais, das mães.. Não vou mais ter aquelas conversas de antes de dormir com a minha irmã… enfim, é muito esquisito. Sou bastante ligada à eles, pouquíssimas vezes dormi fora de casa quando criança, então vou sentir bastante falta deles..iuehuiehieheuihe 😉
    E a segunda coisa são os convidados mesmo, se vão todos, se vai faltar alguém que confirmou… vish… tenso…iuahauihauiha
    Que chegue logo!!!

    • Verdade Angélica!!
      Tenho uma irmãzinha de 8 anos e nós duas somos muitíssimas ligadas sabe?
      Fico pensando nos dias que nao vou estar do lado dela pra ajudar a fazer o dever, ou pra conforta-la quando estiver triste e etc… Perder aquele contato de todosantodia com minha mae… ahh não sei se vou aguentar!!!
      Força pra nós!

    • Bela Flor

      5 anos ago

      Oi, Angélica…
      Para mim também faltam 12 dias…. ui ui…
      Organizando coisas em casa, separando roupas em caixas… Começa cair a ficha… Ai, ai, ai… Que falta vou sentir da minha casa, da companhia dos meus pais, do meu quarto…
      Mas, um dia a gente cresce… e cria asas… E voa… E vai ser feliz…
      Felicidades para nós…

  • karine rocha

    5 anos ago

    Adooro tudo aqui, mais bem que podia ser atualizado pelo menos duas vezes ao dia aqui né ja que em alguns post estao escritos que voces recebem varias ideias que é tao dificil escolher uma p colocar aqui, entao poderia ser atualizado mais, sempre entro de manha vejo aqui ai a tarde entro p ver de novo mais nao tem mais nada novo… bju 😀 só a minha opniao,

    • Oi Karine!

      Obrigada pelo seu comentário!!!

      Graças às leitoras e às colaboradoras em 2013 conseguimos um feito enorme de ter posts DIARIAMENTE! Algo que alias devemos comemorar! Em 2012 não era assim, os posts eram esporádicos, a Sam sozinha fazia quando podia… mas daqui pra frente é só melhorar!!! Estamos tentando fazer mais posts por dia, pode ter certeza 😉

  • debora

    5 anos ago

    Olá! gente esse post era tudo que eu precisava!!!meu casamento é dia 14-12 e a cada dia que passa fico mais preocupada com a maioria dos itens citados…. meu chá de cozinha foi no ultimo sábado chamei 34 pessoas e vieram 20! pessoas certas, muito certas mais q confirmadas não vieram e isso me preocupou bastante pois optamos por fazer um casamento tradicional porem com 80 convidados pois queremos ter uma mega lua de mel , me preocupo de como tenho “poucos” convidados comparado ao numero normal de convidados num casamento a igreja fique vazia, as pessoas faltem, ou vão embora mais cedo diga-se super cedo e a pista fique vazia, estou “incluindo” pessoas confiando nessa margem de 20% mas isso esta me deixando bem preocupada também tanto na quantidade de comida como de bebida… contratei uma cerimonialista para eventuais “problemas” com pessoas fiasquentas pois acho que em toda festa tem e no meu caso tem pessoas que bebem e outras que gostam de aparecer …..tive a prova disso no meu cha q uma tia minha pediu para levar salgadinhos na frente de todos ….isso me preocupa bastante, gente e o vestido???? vou confessar não estou nem um pouco apaixonada por ele a 2 meses do casamento, por ansiedade reservei um há uns 5 meses que é este mas a parte de baixo dele é com babados e eu não gosto , gosto apenas da parte de cima, o pior é que já paguei metade do aluguel e toda vez que falo em trocar de modelo a dona da loja faz amaior pressão pois o aluguel dele é meio caro ate fora do meu orçamento… e não sei o que fazer pensei em pegar um ate o que paguei desde que eu goste mas não sei como me colocar visto que toda vez que toco no assunto ela faz de tudo pra me convencer que não devo trocar….por favor me ajudem!!!

    • Bela Flor

      5 anos ago

      Oi, Débora…
      Quer uma sugestão? Se vc não está se sentindo bem com o vestido, vá até a loja e seja sincera lá, diga que quer mudar o vestido ver um outro no valor que vc já pagou… Fala que vc quer outro, fala que não está se sentindo confortável no que vc escolheu e gostaria muito de ver outro modelo…
      Boa sorte!

  • debora

    5 anos ago

    Obrigada pela dica Bela Flor, é angustiante essa situação pois o vestido para a gente é algo essencial não é mesmo? não gosto de ser pressionada , fico constrangida com a situação mas essa semana vou ate a loja para ver o vestido da daminha e já resolver essa situação….

  • Eu tenho tantos monstrinhos…
    1 – Ninguém aparecer ou aparecer gente demais
    2 – Minhas amigas não conseguirem chegar pq vai ser do outro lado da cidade
    3 – A festa ser chata e desanimada
    4 – As famílias não se entrosarem
    5 – Faltar comida (sobrar eu n~eo tenho, pq levarei tudo pra lua de mel, rsrs)
    6 – Cair, tremer muito ou entrar em crise de ansiedade (que me dá um monte de coisas na barriga e etc.), empacar, chorar muito
    7 – Meus pais são separados e não se falam, então tenho medo que eles se incomodem com a presença um do outro
    8 – Meu padrasto ficar triste pq não vou entrar com ele (convidarei ele como padrinho, mas vai saber)
    9 – Uma das minhas amigas que quero chamar para ser madrinha não ata nem desata com o namorado. Como vou chamar?
    10 – Não chamar algumas amigas para madrinha e ofendê-las

    Ai meninas a lista iria até 100 acho, algumas me preocupem mais e outras menos. Algumas passam e voltam. É complicado.

  • Ana Lucia

    5 anos ago

    Ola sou a Aninha a 18 dias do meu casamento ja estou de cabelos em pe, pois os padrinhos q falou q ia dar as aliancas disse q nao vai poder mais dar, e nessa altura do campeonato nao temos mais dinheiro pra comprar, confiamos neles ne. Mas td bem com ela ou sem elas nos vamos no casar.. bjs

  • Rita de Cássia

    5 anos ago

    Gente sofri muito na semana do meu casamento,choveu todos os dias,a luz acabou no sitio na véspera do casamento,foi quando o meu sogro me lembrou o que era importante ” Eu e Meu Noivo” era só isso, e eu com aquela sensação de querer controlar tudo tinha me esquecido do mais importante o nosso “AMOR”.Depois desse lembrete fiquei mais tranquila e no sábado dia 30/03/13 não caiu uma gota de chuva, agradeci demais a Deus…Deixei tudo pra lá e só foquei em nos dois.A cerimônia foi linda e a festa estava bombando, tudo estava acontecendo como planejado…Mas lá pelas tantas eu parei um pouco para conversar com meu marido e alguns amigos dele, papo vai papo vem, passa um Sr. Bêbado (alem de tudo Penetra) perto da gente, vocês acreditam que o cidadão teve a coragem de passar a mão na minha bunda na frente do meu marido…affff
    Foi uma confusão danada, meu marido defendendo minha honra partiu pra cima do cidadão, os amigos dele tentando separar eu no meio daquela confusão, comecei a chorar com medo de acontecer alguma coisa com ele…Uma madrinha nossa me tirou do meio da confusão…E depois de uns 10 min meu marido chega perto de mim e diz “Amor eu to aqui, mandei o segurança tirar aquele FDP daqui, eu vou te proteger pra sempre” coisa linda né…Tava morrendo de vergonha das pessoas, mas quando levantei a minha cabeça, tava todo mundo sorrindo, os nossos amigos nos carregaram e nos jogaram na piscina… Percebi que não seria aquilo que iria estragar nossa festa…Meu marido e eu fomos os últimos a ir embora do sitio, aproveitamos ate o ultimo segundo…No domingo fizemos um almoço, para a família e alguns amigos, quando chegamos o comentário do incidente foi geral…Ai o lindo do meu marido fala “Cara folgada querendo experimentar de mel antes de mim” o povo riu demais…
    Então meninas aproveitem tudo que vocês tem direito e se alguma coisa errada acontecer, pode ter certeza que depois de um tempo, todo mundo vai fazer piada daquilo e você vai rir muito…

    • Letícia

      5 anos ago

      Essa é a coisa mais surreal que eu já ouvi acontecer em casamento!! Um convidado penetra passar a mão na bunda da noiva.

      Se aparecesse num filme eu ia achar muito forçado! hahahaha

      Ainda bem que deu tudo certo no final, mas esse cara bem que merecia uma surra hein amiga?

      • Rita de Cássia

        5 anos ago

        Menina ele apanhou demaisssssss,meu marido desceu a mão nele …..rsrsrsrsrsrsr
        depois fiquei sabendo que ele era o caseiro do sitio ,parece que ele tinha bebido o dia todo na cidade e quando ele voltou para casa anoite,aproveitou a oportunidade e se misturou com os convidados,soube que dono do sitio despediu ele na segunda feira,as vezes nem eu acredito que isso aconteceu…mas depois conversando com algumas amigas minhas elas falaram que ele já tinha dado em cima de outras mulheres na festa e como eu tinha tirado o meu vestido longo e estava com um mais curto ele achou que eu era uma convidada qualquer.
        Graças a Deus deu tudo certo e hoje só restou a historia que é contada toda vez que a família se reúne…

    • Camila Morilhas

      5 anos ago

      Mesmo sabendo que pra vc pode ter sido trágico na hora, foi engraçado!!! fiquei aqui imaginando a cena!!!! kkkkkkkkkkkkk mas ainda bem que no fim td se resolveu!!!

  • Adorei o post!!! É ótimo quando alguém nos dá uma chacoalhada e coloca as coisas no lugar! =]

  • Muito bom o post, eu me acalmei muito lendo outros blogs com casamentos muito planejados que sempre tiveram algo fora do controle. estive em um casamento também nesse final de semana que me ajudou muito a desencanar, teve atraso, teve microfonia e outras coisinhas que me mostram o que eu já tinha em mente: gastar muito dinheiro não traz garantias de nada dar certo, então bora economizar, botar a mão na massa e orar bastante para ficar calma e linda no dia! rsrsrs

  • Priscila

    5 anos ago

    Medos, medinhos, muitos medos e expectativas …

    O atual é o vestido! Sou uma chata, dificil de gostar das coisas. Quando gosto da renda, não gosto da manga; se gosto da manga, não gosto da barra; Enfim, não encontro nenhum que eu diga ‘É ESSE’. Confesso que sinto medo de não encontrar o meu vestido. Mas, to colocando na cabeça que ainda tenho tempo e ainda me faltam lugares para visitar. Tenho praticamente 1 ano até o casamento, vamos ver rs

  • Sam,

    Uma coisa que não tem nada haver com o assunto, rs.
    Mais todos os dias vejo e revejo os casamentos reais, e estava olhando o seu, meu inspirador!!
    Você sabe me dizer como que faz aquele varal de lampadas?? Achei lindo. E gostaria de DIY dele.

    Obrigada
    Bjs

  • Aproveitando o embalo rs…
    Vou me casar em 2015 (ainda falta um tempinho), mas minha maior preocupação é chamar os (as) padrinhos (as), tenho algumas amigas de infância que não são tão presentes na minha vida atualmente e não quero ter a obrigação em ter que convida-las, e isso é um dilema porque tenho certeza que irão falar horrores…
    As mesma já fizeram isso em outro casamento de uma de nossas amigas em comum.
    Não sei o que fazer =(

  • Denise

    5 anos ago

    Lá vaiiiiiiii me caso daqui 9 dias!!!!! estou morrendo de medo pq meu noivo conhece muita gente,não chamamos todos mas………. os bicões mando barrar? oq faço??? beijos

    • Fabiana Oliveira

      5 anos ago

      Sem remorso algum…Se não está na lista de convidados, se não recebeu senha individual para a recepção, deixe claro na portaria que não haverá exceções…As pessoas só aparecem se sentirem liberdade para isso, e só insistem em entrar se o porteiro, segurança ou cerimonial ficar vacilante.
      Deselegante é as pessoas se oferecerem para ir ou ir sem ser convidado. Você está sendo organizada financeiramente e criteriosa na organização. Só isso! Aproveite seu dia!!

  • Estou passando pelo item 2. Eu e meu marido vamos fazer um almoço para comemorar o casamento no civil e fechamos uma lista com 100 pessoas. Meu marido quer convidar apenas umas 20 pessoas da família dele, mas minha sogra quer chamar todo mundo.
    O problema é que nos vamos pagar o buffet e ele não quer convidar pessoas que ele não gosta.
    Nem sei o que fazer porque minha sogra está chateada, mas não posso aumentar a lista porque a grana está curta!
    🙁

    • Fabiana Oliveira

      5 anos ago

      Olá Aline,
      Volta e meio, venho meter o bedelho por aqui, adoro o site, as coisas que tia Sam escreve, e como fã e cerimonialista me “meto”…
      Minha dica a você é a seguinte: estabeleçam um média de convites que ela tem a escolher, por exemplo, cinco convites na mão dela (ela define quem escolher convidar dentro desse número) caso esteja dentro do orçamento de vocês, e caso ela ache pouco, converse se ela se responsabilizaria pelo pagamento dos demais. É deselegante pedir aos convidados a arcar com os custos, mas com os pais, sogros, não! Tenho certeza que conversando todos juntos, vocês encontraram o melhor caminho. Abraços

  • Isso é muito complicado, mas eu acho que, se pessoas do trabalho não sabem nem mesmo onde ficam sua casa, não tem o seu telefone, não ligam pra você quando você falta ou fica doente, se vocês nunca saíram juntas pra comprar um sapato, uma roupa, um cinema/happy hour… Ou se a pessoa nunca te convidou pra nenhuma festinha em casa tipo aniversário de filho… Não vale a pena convidar só por educação… Convide realmente quem for AMIGO. Os conhecidos nem precisam saber quando será o seu casamento.

    Vários “amigos” aqui da empresa que eu chamaria pro meu casamento já casaram antes de mim e não me convidaram… Não serão convidados também. Simples assim!

  • Daniela

    5 anos ago

    Minha preocupação tem a ver com o item 1… no quesito: será que a igreja é longe do buffet onde será a festa?
    A distância é de 11km… fico pensando se os convidados vão ou não…. sábado à noite em SP… acho que é mais tranquilo para a maioria topar, né?! rs
    Socorroooo!

  • Minha maior preocupação tem sido com meus pais e meus futuros sogros…
    Nunca vi, tem palpite para tudo e olha que ainda estamos planejando a festa de noivado…
    Sei que nao da pra agradar todo mundo mas eles estao me deixando fora da casinha já

    Dicas???rs

  • sandra bianco

    5 anos ago

    adorei este post q estou ficando maluca arrumei um casamento pra fazer em 3 meses já foi mais de meio mês e já organizei tudo(quase) mas estou com medos e tudo mais nossa mas o site ta me ajudando mt

  • Mayra Sanchez Mira

    3 anos ago

    Marina,
    A minha irmã (primeiro casamento do meu pai) fez algo parecido! Nosso pai entrou com a minha mãe (madrasta dela) e a mãe dela com o padrasto… A única diferença é que ela não entrou sozinha, nosso pai saiu disfarçadamente do altar e entrou com ela! Tudo foi conversado antes do casamento, ficou super legal e ninguém ficou chateado!

    • Marina Beatriz

      3 anos ago

      Oiii Mayra! Obrigada por ter compartilhado a história da sua irmã.. torço muito para que no meu tudo se resolva tbm, e saber de pessoas que tbm ousaram é encorajador. ^_^

  • Kilze Malaquias

    3 anos ago

    Nossa Marina tenho mesmo problema com meus pais 🙁
    E também não faço a minima idéia de como resolver…

  • Jacqueline Domingues Guimarães

    3 anos ago

    Marina, não tem problema não. Meus pais não tem muitos problemas entre eles, mas já tem seus relacionamentos estáveis, e quero meus “bondrastos” no altar ao lado deles. Sobre entrar sozinha: Vc n falou se tem, mas se tiver um irmão ou primo ou tia que você goste muito pode ser uma alternativa. Mas não há nada de feio em entrar sozinha, pelo contrário.

  • Deixe uma Resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Você Pode Gostar Também