Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Hoje, vim conversar com vocês um pouquinho sobre como realizar uma cerimônia ecumênica. Muitos noivos são de religiões diferentes e não abrem mão da sua crença durante o casamento. Como lidar com isso? Dá para realizar uma cerimônia assim? Já já, vocês vão ver…

Como mencionei no post do nosso casamento, o Elton é budista e eu sou espírita. Então, tivemos um dilema desde o começo dos preparativos do casório: como realizar a cerimônia? Fiquei com esse “problema” na cabeça durante muito tempo porque nem eu e nem ele queríamos abrir mão das nossas religiões e realizar uma cerimônia baseada em uma delas. O Espiritismo não tem um ritual próprio a ser seguido, mas o Budismo tem. O Elton resolveu abrir mão dos rituais próprios da religião para que a cerimônia ficasse mais simples e para que pudesse ser adequada à minha.

Por isso, decidimos que a cerimônia teria dois celebrantes representando cada religião. Aí, veio o dilema: como organizar a fala de cada um para que não fique aquela coisa: “fala você agora; agora é você…”… rsrs… Escolhemos duas pessoas das religiões que achamos que fariam o seu papel com muita responsabilidade: o dirigente do Centro que eu frequento, o Edson, e o Kleber, que é dirigente responsável da regional metropolitana de São Paulo.

Escolhemos o Edson para conduzir a cerimônia (entrada de pais, padrinhos, noivos, alianças, etc.) e dar a sua mensagem durante a bênção das alianças e o Kleber para revezar a bênção budista com ele. Outra coisa que foi muito importante foi determinar que os celebrantes não falassem muito sobre a religião durante a cerimônia, mas sim falarem sobre sentimentos e bases de um casamento sólido como o amor, o respeito e a união. Fizemos isso para não haver um choque muito grande de ideias, mas sim enfocar a importância do casamento na vida das pessoas.

Os dois celebrantes cumpriram o seu papel com muito respeito e os convidados disseram que a cerimônia foi muito bonita, pois houve muito sentimento, fazendo com que a cerimônia emocionasse todo mundo e que fosse verdadeira. Tudo que tiver sentimento fica muito mais bonito!

Dicas para que a sua cerimônia ecumênica possa dar certo:

  • Para que a cerimônia ecumênica dê certo, é necessário que os noivos conversem muito e estejam dispostos a abrir mão de alguma parte de sua religião, principalmente dogmas muito fortes.
  • Interajam com os celebrantes e vejam qual é a melhor forma de demonstrar o amor de vocês durante a cerimônia. Verifiquem com eles a possibilidade de unirem as duas religiões.
  • Não fiquem com esse negócio: “minha religião é melhor do que a sua” porque isso não lhes trará frutos nem na cerimônia e nem durante a vida de casados de vocês. Respeito já!
  • Esse tipo de cerimônia só dá certo quando as religiões têm algo em comum, como o Espiritismo e o Budismo. Existem algumas grandes diferenças, mas muitas coisas são bem parecidas.
  • Escolham um lugar neutro para realizar a cerimônia como uma chácara e um salão de festas para não priorizar uma religião em detrimento da outra.
  • Conversem com os celebrantes e vejam se tem como eles adaptarem a cerimônia das duas religiões em uma só. Dividam as tarefas: quem vai ficar responsável por determinada parte da cerimônia para que não haja bagunça, quem vai dar a bênção primeiro, etc.
  • Prezem o amor e o respeito em primeiro lugar!
  • Enfoquem a simplicidade do casamento, pois a cerimônia ecumênica é mais simples do que as outras.
  • Sejam felizes!

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado!

Um grande beijo!

assinatura_fernanda_besagio_nova