Casamento na Praia

Casamento na praia | Dicas para quem vai dizer o sim com o pé na areia

6-4MINS LENDO
por bighouseweb

Oi meninas, tudo bom?

Depois de me apresentar (sou de Santos, lembram?), chegou a hora de dar algumas dicas sobre casamento na praia. Afinal, quem melhor que uma verdadeira caiçara para falar do assunto? rsrs

O meu casamento infelizmente não vai ser pé na areia, mas estou manjando muito do assunto porque em novembro de 2013 minha melhor amiga se casou numa praia em Guarujá, e ela compartilhou comigo todas as etapas dos preparativos para o Grande Dia (obvio que eu coloquei as fotos!).

Vamos lá? Espero que vocês aproveitem as dicas e se inspirem!

casamento-na-praia-dicas

  • Verifique a disponibilidade da praia – Não são todas as cidades que permitem casamento na praia, sabiam? Aqui em Santos, onde moro, não é permitido esse tipo de evento, mas sei que em Praia Grande e no Guarujá as prefeituras permitem. Então, antes de começar a sonhar, é sempre bom verificar na prefeitura se é permitido casar em alguma praia da cidade. E, também, se atente para o tamanho da faixa de areia – algumas praias são muito pequena e, se forem muitos os convidados, pode ficar apertado.

casamento_na_praia_02

  • Defina se a cerimônia e a festa serão no mesmo lugar – A maioria dos casamentos pé na areia exige um outro lugar para ser realizada a festa, afinal são pouquíssimas as praias que permitem que a festa seja realizada na areia. O mais recomendado é fazer a festa em um restaurante de frente pra praia.

casamento_na_praia_01

  • Escolha onde as pessoas vão sentar – Já que a praia não tem bancos nem cadeiras, como as igrejas, você vai precisar alugar esse tipo de material – o que provavelmente vai pesar bastante no seu orçamento. Então, prepare-se para economizar em outro ponto, já que esse é imprescindível. Durante a cerimônia, não é extremamente necessário que todos os convidados fiquem sentados, que tal, então, separar os bancos para as pessoas mais idosas e deixar que o restante dos convidados se espalhem pela areia?

casamento_na_praia_03

  • Prepare-se para os banhistas – Os casamentos na praia costumam começar no meio da tarde e, a não ser que você esteja em uma praia particular, os banhistas estarão aproveitando a praia e o sol. Saiba que muitas pessoas de biquíni e sunga estarão assistindo à cerimônia e, provavelmente, os fotógrafos terão que pedir licença para eles não saírem nas fotos.

casamento_na_praia_08

  • Falando em fotos… – Gente, casar com luz natural é uma das melhores coisas para os fotógrafos! E os casamentos na praia rendem fotos incríveis. Escolha um profissional de qualidade e bastante criativo, para que ele saiba aproveitar bem a paisagem, o sol e o vento. Casar na praia é garantia de fotos lindas!

casamento_na_praia_07

  • Preparem-se para o pior – Imagina se chover? Os casamentos na praia normalmente ocorrem na primavera, mais especificamente em setembro e novembro, meses com menor probabilidade de chuva. Mas nunca se sabe, né? Então contate uma empresa de tendas e verifique se eles fecham contrato de última hora. Já deixe avisado a data do seu casamento e fique de olho na previsão do tempo! 

casamento_na_praia_05

  • Avise os convidados que o casamento será na praia – Imagina você indo para um casamento com salto de 15 cm e, quando chega lá, descobre que é tipo pé na areia? Pois então, por isso é superimportante avisar a todos que é um casamento na praia e que é permitido um estilo de roupa mais despojado.

casamento_na_praia_06

  • Escolha uma papelaria em linha com o local – Já que o casamento vai ser na praia, escolha layouts de convites mais simples. Praia não combina com convites com renda, seda, papel sofisticado e letras douradas. Busque inserir um elemento da natureza. Por exemplo, você pode usar juta, um pedaço de tecido ou um pouco da flor mosquitinho, fica lindo! E no design do convite e de toda a papelaria fica bem diferente ter árvores, flores, pássaros e elementos que remetam à natureza.

casamento_na_praia_04

Bom, não sei quantas de vocês estão planejando um casamento na praia, mas saibam que tudo precisa ser feito com bastante dedicação e antecedência, afinal muitos restaurantes não aceitam fechar um dia para um evento específico, ainda mais se for perto do verão. É necessário pesquisar bastante. E caso você more longe da praia, é bom ter alguém de confiança e com tempo disponível pra correr atrás das coisas pra você.

Por fim, um casamento na praia, normalmente, sai mais caro que um casamento comum, mas se é o sonho, se joga! Com muita pesquisa você consegue achar preços bem em conta 🙂

E no próximo post vou falar do buffet que contratei aqui em Santos! É uma opção super gostosa e barata. Um verdadeiro achado e que já foi mais que comprovado que é de extrema qualidade 😉 Aguardem, pois é bem provável que tenha algo do tipo aí na sua cidade.

Estou ansiosa pra escrever pra vocês de novo!

Beijos e até a próxima,

assinatura_juliana-braganca

 

Obs. Quem tirou essas fotos lindas foram os fotógrafos Carol Guasti, Karine Francis e Rafael Roncarati

  • Camila

    4 anos ago

    É verdade Jú, tem que se pensar em muitas coisas além disso, para quem quer casar só na praia, sem festa em quiosque/restaurante/pousada, tipo, gerador de energia, tendas, opções de cardápios e etc..
    Eu A-M-A-R-I-A me casar na praia ano que vem, mas como os restaurantes estão um “ABEÇURDO” de caro, vou acabar levando a praia para uma chácara 😉

    #tipopraia ! haha

    Besos ! ;*

  • Ótimas dicas! Essa parte dos banhistas é mesmo imprevisivel né? Muita habilidade para o fotógrafo nesse momento pra não pegar ninguém de bermuda, sunga, chinelo no fundo da foto. Haja photoshop! rs

    http://www.casadinhos.com.br/blog

  • Pamella

    4 anos ago

    Eu me casei na praia aqui em Angra dos Reis (onde eu moro) no dia 05 de abril desse ano. Foi td lindo, graças a Deus nao choveu. Realmente muitas pessoas ficaram assistindo a cerimonia e antes do meu casamento nao tinha tido nenhum outro na praia, depois do meu já teve mais dois, sinal que o meu serviu de inspiração rsrs…

    • Pamella, não conheço Angra dos Reis ainda, mas tenho certeza que seu casamento foi lindo! E sim, está virando tendência se casar na praia.
      Beijos

    • Duda Heula Oliveira

      3 anos ago

      Oi Pamela estou ajudando uma amiga e estamos pensando na praia secreta ai em Angra. Você se casou em que praia? E precisou de alguma autorização ou documentação especial??

  • Nunca tinha pensado nesses aspectos da autorização e do povo de sunga assistindo! haha
    Deve ser engraçado!

    http://icantkeepcalmnow.blogspot.com.br

    • Vanessa, todo casamento têm seus imprevistos, imagina um monte de gente com sunga te vendo de noiva? Um pouco estranho, ne? Mas é um fato! rsrs
      Beijos

  • Minhas dicas: casar ainda com a luz do dia é muito bom sim… é sempre bom aproveitar a luz linda do Sol. Mas, isso também pode ser ruim pro convidado se for com Sol forte e pros fotógrafos e cinegrafistas também pode gerar sombras muito fortes e partes muito claras, e talvez seja necessário usar uma luz de suporte pra amenizar as sombras.
    Por isso, dê preferência para o fim da tarde quando tem uma luz mais bonita e o céu também pode ficar mais bonito, talvez mais por volta das 16h30 por exemplo. E dá tempo de fazer um ensaio com o casal depois da cerimônia, ainda com uma luzinha no horizonte.

    Outro detalhe é que também pode ser muito ruim se estiver ventando muito. Isso acaba virando um tormento pra todos. Alguns casos, a água e areia que ficam em suspenção atrapalham um pouco a qualidade das imagens.
    Se chover…. aí ferrou.

    Por isso aconselho a ver casas que ficam à beira mar com seus jardins (quintais na verdade) virados pra praia e, é só descer uma escadinha que já estão na areia. Aí, terá a opção pra escolher no dia. Se tiver ruim o tempo ou duvidoso, faça a cerimõnia no jardim com uma tenda branca ou tranparente pra proteger os convidados e vocês. Se não… se estiver ótimo o tempo, monta tudo na areia e faz lá mesmo. De qualquer forma, terá uma cerimõnia olhando pro mar, num lugar legal, com fotos legais…

    • Sim Gerson! Uma casa com pé na areia é o ideial, pena que é tão caro!
      Obrigada por contribuir mostrando o lado dos fotógrafos e cinegrafistas!
      Beijos

  • Carol Tieko

    4 anos ago

    Bom sabeeerr!!! Moro na PG e estava analisando a possibilidade de casar na praia…me ajudou mto!!! Obrigada!! =)

    • Carol, fico feliz em ter te ajudado!
      Se informa melhor na prefeitura aí de PG sobre casamento na praia e depois do grande dia manda as fotos para nós!
      Beijos

  • Adriana

    4 anos ago

    Adorei essas informações!!!
    Quando der, eu renovarei os votos na praia!!! Vai ser lindo!!

    Beijoss

  • Cristina Soares

    4 anos ago

    Que lindas fotos e dicas maravilhosas!!! Eu quero me casar numa chácara! Gostaria de saber se já foi postado aqui, dicas para se fazer casamento em chácaras?
    Desde já, obrigadinha!

  • Nossa, com certeza casamento na praia rende fotos maravilhosas!! É uma ótima opção..

  • Amanda

    4 anos ago

    Eu e meu noivo primeiro pensamos em casar na praia, moramos em Maceió aí né… praias belíssimas, modestia parte, não nos faltaria. Começamos a pesquisar e fazer contas e vimos que esse sonho não caberia no bolso, ficaria muito acima do orçamento que temos, pois ainda estamos reformando e mobiliando a casa.
    Transferimos então para uma chácara, permanecemos em um local aberto, mas os valores estão sendo bem melhores rsrsrs.
    Continuo afirmando que casar na praia é lindo, quem sabe renovamos os votos lá!!!

  • Thays Almeida

    4 anos ago

    Para acrescentar um pouquinho, aqui em Santos até pode fazer casamento na praia, desde que tenha a autorização e pague alguns mil’s, assim como para qualquer outro evento.
    Claro que não vale a pena, pelo valor, mas tem restaurantes (não aqui) que tem ” o pé na areia” e vale a pena! =)

  • Gente, meu maior sonho era casar na praia, mas ficou contra-mão pra família. Mesmo assim não abri mão de casar a céu aberto e de dia. Acho o clima maravilhoso! No meu blog eu coloquei há algumas semanas umas dicas também, só que com mais fotos, ideias de lembrancinhas, buquês, e etc. Tem uma coisa que eu acho legal também até pra quem vai casar no litoral, masmo que não diretamente na praia, que é o estilo NAVY, conhecem? Azul, branco e vermelho, marinheirinho. Gente, dá pra fazer tanta coisa linda! E se você acrescentar um tom dourado fica super refinado. Tem umas fotos lá no blog:

    http://www.canecadeleite.com/2014/04/motivos-para-fazer-seu-casamento-na.html

    Acho que o Casando sem Grana podia fazer uma matéria sobre navy no casamento. É super diferente! Eu ia adorar =D

  • Flavia Morais

    4 anos ago

    Caramba, moro na Praia Grande, e não sabia que tinha está disponibilidade de casar na praia, meu sonho!!! meu namorido é surfista, seria uma combinação perfeita , pena que minhas condições estão muito curtas no momentos, mas boa sorte para quem já está planejando a muito tempo rs

  • Denise

    4 anos ago

    Gente, só meu casamento ao ar livre não deu certo??!! Sempre vejo depoimentos dizendo que estava acabando o mundo, mas que milagrosamente no dia do casamento fez um sol lindo… O meu não foi assim!
    casei no sábado, em novembro do ano passado, e fez a maior ventania, friaca e chuva! Tivemos que fazer a cerimônia em um lugar interno, mas com vista panoramica pra Serra. Ficou lindo! Só as fotos pós festa é que ficaram mais ou menos, pq estava ventando muito e escureceu cedo por causa da chuva (que deu uma tregua nessa hora).
    Meu sonho era casar com a luz do por do sol, mas não deu… escureceu cedo e as últimas fotos da cerimônia ficaram “noite”. Paciência, né?

  • Narjara

    4 anos ago

    Aii Juliana, que alegria ver fotos da minha fotografa por aqui, a Carol Guasti é MUITO talentosa, uma fofa e vivi estudando. Para as noivinhas daqui da Baixada indico pegar um orçamento, eu tmb sou noivinha sem grana e o orçamento da Carol coube muito no meu orçamento.
    Eu tmb vou casar durante o dia aqui em Santos, mas não na praia. Muito legal o post!!

  • Paloma Moraes

    4 anos ago

    Olá Juliana,
    Também sou de Santos e caso em novembro de 2016, ainda está longe, mas não me vejo casando em outro lugar a não ser na praia! Ou não necessariamente na praia, mas como o fotógrafo opinou, em um hotel ou casa com jardim com o visual da praia! Mas como estamos falando de dinheiro, realmente tenho achado os valores super puxados, pelo litoral norte inteiro. Meu desejo era casar no guarujá para ficar próximos para os convidados, mas não tenho encontrado muita opção, aonde foi que sua amiga casou? Você poderia me falar? Estou a procura de um lugar até no máximo riviera de sao lourenço, mas meu desejo era o mais perto possível! E sobre a matéria do buffet com preço bom que você iria postar muito me interessa, avise quando você colocar! Obrigada Paloma

    • Luciene

      4 anos ago

      Oiii..sou de São vicente e também estou nos preparativos…me mande seu e-mail para covnersarmos!!!

  • Rayanne

    4 anos ago

    Sabe me informar em qual praia do Guarujá ela se casou?

  • Rayanne

    4 anos ago

    Olá, gostaria de saber em qual praia do Guarujá foi realizada o casamento.

  • Suzana

    4 anos ago

    Oi Juliana, queria saber do buffet que você comentou…eu não encontrei o post…fiquei curiosa…

  • Natália Dias

    4 anos ago

    Acho simplesmente maravilhoso casamento na praia, mas não será o meu caso rs.
    Fico só suspirando e vendo os detalhes rs
    Beijos

  • Fernanda

    4 anos ago

    o meu casamento vai ser em uma ilha… estamos organizando tudo com 1 ano de antecedência para dar tempo de tudo. Ainda bem que nossa assessora é 10, esta resolvendo toda a parte burocrática para nós…
    Claro que vai sair um pouco mais caro, então estamos economizando em outras coisas como uma decoração simples (estou me decidindo entre balões, luzes no estilo de natal mas que não piscam e velas) e um cardápio simples para um coquetel e não um jantar…

  • Karen Orrana

    4 anos ago

    Olá, amei o post. Foi exatamente o que eu estou precisando!
    Então… vou me casar ano que vem (06/09/2015). Meu sonho é me casar na praia, porém meu noivo quer se casar na igreja. Então, resolvi unir os sonhos e fazer o religioso na igreja e a recepção na praia. Lendo algumas postagens, vi que setembro é um dos melhores meses pra se realizar casamento ao ar livre. Só que aqui onde moro (Maceió/AL) não para de chover ha uma semana!!! (Inclusive minha irma se casou domingo 07/09 no campo, e choveu). Será que devo mudar a dataaa???

  • Rosana

    4 anos ago

    Ju, que surpresa deliciosa pesquisando casamentos e no final da leitura encontro teu rostinho. Parabéns e sucesso
    .

  • Raquel

    4 anos ago

    Sou de Santos e quero casar na praia…Você poderia me informar em qual praia do Guarujá foi realizado esse casamento? Muito obrigada, Raquel!

  • Mercia

    4 anos ago

    É necessário pagar alguma taxa na prefeitura para realizar casamentos na praia?

  • Adriane Estácio

    3 anos ago

    Adorei a postagem, Juliana! Eu sou de Fortaleza e pretendo me casar numa praia tradicional da cidade. Será uma cerimônia religiosa simples com recepção em um clube com vista para o mar (cerca de 50m da areia…). O espaço é lindo e arborizado e como escolhemos o fim de tarde como início, esperamos conseguir lindas fotos do cenário natural que essa cidade tem. Obrigada pelas dicas!!

  • Deixe uma Resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Você Pode Gostar Também