Check List, POR ONDE COMEÇAR?

Bagunça Organizada | Meu caderninho de organização

5-4MINS LENDO
por bighouseweb

Oi, meninas! 😀

Hoje venho falar de uma coisa que está  ajudando muito na minha bagunça: o caderninho de organização.

“Mas Camille, pra que um caderno de organização?”

Tudo começou quando eu ainda estava na faculdade. Com tantos trabalhos, apresentações e matérias pra estudar, eu já fazia na minha agenda uma rotina detalha do que tinha que fazer em cada dia; assim, não tinha como procrastinar e nem como esquecer algo.

Fui abandonando a ideia da rotina detalha aos poucos, até que passei por um momento de minha vida em que percebi que precisava me organizar – e urgente!

Pesquisei, li alguns livros, até que achei a dica da Fran Guarnieri (uma fofa!) do blog Morando SozinhaEla conseguiu materializar as ideias de organização do blog Vida Organizada.

Vem que eu conto mais!

bagunca-organizada-chaves-

Nossa vida está cada vez mais corrida, mais bagunçada; são muitos afazeres e poucas horas pra resolver. Com isso, delegamos muitas tarefas à nossa mente. E o que acontece? Esquecemos onde colocamos as chaves! Com esse esquecimento temos a sensação de que nossa cabeça não está funcionando bem. Mas, gente, temos que ajudá-la!

A organização não deve ser algo difícil, tem que ser natural. Exemplo básico disso: quantas e quantas vezes tentamos organizar o guarda roupa, a estante de livro, o desktop? Nos primeiros meses é a coisa mais linda que você já viu, dá até orgulho de si mesma! Mas com o passar dos dias, aquilo começa a bagunçar. Daí… Você vai e arruma do mesmo jeito que arrumou antes, e depois a bagunça volta. Parece um ciclo sem fim!

Duas coisas de errado estão acontecendo:

  • Primeiro: não temos que nos prender a um método. Temos que testar qual método será o melhor para a nossa vida.
  • Segundo: não temos que ter a organização como mudança de vida, e sim algo que agregue. Logo, a melhora não vem como uma transformação rápida, mas como algo progressivo.

bagunca-organizada-caderninho-

Caderno_Org XXIV

Caderno_Org XVII_tamanho

Caderno_Org XXI_tamanho

Caderno_Org XX_tamanho

Caderno_Org XXV_tamanho

Como utilizá-lo

Eu usei um caderno pequeno de 200 folhas – assim fica fácil de carregar na bolsa. Mas nada impede de usar um caderno grande, o ideal é que tenha muitas folhas.

Minhas abas são:

  • Caixa de entrada: coloco tudo o que tenho que fazer no dia. Depois, vou à aba “rotina” e coloco quando devo realiza-la.
  • Rotina: descrevo detalhadamente o que devo fazer em cada dia. Até hora de tomar banho entra!
  • Finanças: nessa aba coloco todos os gastos que tenho. Primeiro faço o balancete mensal de entrada e saída do dinheiro e o quanto devo economizar. Depois, diariamente, coloco os gastos com passagem, lanche, alguma coisa que comprei. Descrever os nossos gastos ajuda muito a eliminar os gastos supérfluos. Por isso, é bom escrever até aquela balinha depois do almoço.

    Obs. Gente, eu não estou deixando a planilha de lado não, viu? Ela é muito importante! Eu segui a ideia da Raquel e fiz uma pro casamento, mas como não dá pra levar o computador pra todos os lados, imprimi uma folha com a planinha e a levo pra todos os cantos #ficaadica

  • Casamento ♥: coloco todas as coisas que tenho que resolver ou fazer relacionado ao casamento – mandar e-mails pedindo orçamentos, reuniões com fornecedores, lista de compras para o DIY
  • Supermercado: separo em duas listas – lista mensal e lista semanal. Na mensal coloco as compras essências e pesadas, na semanal entram frutas, verduras, pão, frios etc.
  • Blog: aqui coloco os posts que devo escrever, prazos de entrega, e-mails que devem ser respondidos…
  • Projetos: essa aba é muito importante! Aqui, coloco os meus projetos de longo e curto prazo, como economizar dinheiro, mestrado, trabalhar a paciência… hahaha
  • Wishlist: aqui separo em duas colunas: “O que desejo” e “O que preciso” (já que às vezes confundimos o que queremos com a necessidade)

É claro que essas abas dizem respeito à minha rotina, mas Caixa de Entrada, Rotina, Finanças, Projeto e Wishlist são as que acho que não deveriam faltar no seu caderninho também. Já as outras podem ser conforme a rotina de cada um. Podem entrar também abas como Saúde, Faculdade, Trabalho, Apartamento/Casa…

O caderninho tem me ajudado bastante na organização diária de tarefas, no controle de gastos, no supermercado e nos meus projetos. E oh: o meu esquecimento tem diminuído bastante!

Espero que essa dica possa ser útil pra vida de vocês também 🙂

Ah! Olha só o antes e o depois da minha mesa quando resolvi organizar o caderninho:

Caderno_Org XII_tamanho

Caderno_Org XIV_tamanhoHAHAHAHA

Depois me contam se vocês fizeram e me enviem o caderno de vocês (meu e-mail é camille.casandosemgrana@gamil.com)

Até a próxima,

assinatura_camille-watanabe

  • Muito legal sua dica Camile… minha vida é muito corrida e sempre estou esquecendo alguma coisa. Meu namorido, e futuro marido, diz que devo abominar esta palavra “esqueci” do meu dicionário, pois estou condicionando meu cérebro.
    Já tenho um caderninho que estou utilizando para a organização do casamento. Mas gostei muito desta idéia de incluir toda a rotina. Vou experimentar!!
    Bjs.

  • Andreia

    5 anos ago

    Olá,

    AMeiiiiiiiiiiiiiiiii, vai me ajudar muito…mas queria a planilha que disse…Rumo a organizaçãoOoOo!

    thanks!

  • Eloisa

    5 anos ago

    Adorei a dica!!!
    No começo do ano eu comprei uma agenda para minha anotação diária, porque ultimamente ando muito esquecida, fico brava comigo mesmo, pois são coisa importante que eu preciso lembrar ex: tenho costume de guarda algo ( cartão ou documento) em um lugar, quando o preciso cadê não sei onde coloquei ai fico procurando em todos os lugares que tenho costume de guarda as coisas.
    Agora com agenda eu consigo me organizar…
    Eu achava que era só eu que era ruim de memória ( famoso esqueci) rsrs

  • marina

    5 anos ago

    Amei a ideia , vou tentar fazer a minha hoje ainda . Estarei casando ano que vem e já estou louca.

  • Oi Camille amei muito a sua idéia de ter um caderninho com toda a certeza irei providenciar um para min,porque é muitas coisas em minha vida e como eu nao sou fã de ter uma agenda assim fica muito mais fácil em ter uma agenda organizada. É a primeira vez que entro no seu blog e logo de cara e me apaixonei, com toda a certeza irei virar leitora assídua. E queria pedir um favor eu penso muito em casar com meu namorado, mas nao sei com quanto tempo de namoro posso começar a falar sobre assunto, ele já dá tipo uma idéia que quer um futuro comigo mas nao quero assustá-lo com a idéia de casamento, como saber ao certo se é a hora em tocar nesse assunto?
    Desde já agradeço sua resposta. Beijos e sucesso com o blog

  • Dayane

    5 anos ago

    Eu tenho um! o/ Sempre anotei tudo, até a agenda do celular é lotada de lembretes kkkkkk (é, a memória está curta). Criei um caderninho só para os compromissos do casamento.

  • Natália Dias

    5 anos ago

    Nossa eu li esse post na hora certa Camille…
    Eu ando, de fato, muito esquecida e com muitas coisas à fazer. Estava pensando em como me organizar quando li seu post abençoado.
    Farei essas abas que também vejo como essenciais e te envio 😉
    Super obrigada
    Beijão

  • Stephanie

    4 anos ago

    Nossa, adorei a ideia do caderninho e estou indo AGORA confeccionar o meu kkkk. São tantas coisas durante o dia que acabo ficando muito esquecida. Mas, já encontrei a solução! Ótimas dicas <3

  • Paper Planner

    3 anos ago

    Conheça o MyPlaner Personalizado, um planejador de vida super completo e todo personalizado com a sua cara. Encomende já o seu!! Para mais informações acesse: http://myplannerpersonalizado.blogspot.com.br

  • Deixe uma Resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Você Pode Gostar Também