Oi, pessoas queridas. Tudo bom com vocês?
Por cá tudo maravilhoso, graças a Deus!

Deixa eu contar uma historinha… Estava eu programando os posts do mês e olhando a nossa lista de pedidos, quando me deparei com um “bolo fake“.

Em um primeiro momento, pensei:

“Mas gente, isso é muito difícil! Decorar bolo fake é como decorar bolo real, precisa entender de decorações com coberturas diversas, pasta americana, modelagem… São várias coisas complexas. Como vamos fazer um tutorial de bolo fake que fique digno de um casamento, bonito, que seja fácil de fazer pra quem não tem experiência com confeitaria e, ainda por cima, econômico? É muito complicado!”.

Depois, pensando mais um pouco, argumentei comigo mesma:

“Ah, é, bonitona? Você fica toda semana postando receitas e falando para os leitores serem criativos, usarem a imaginação, pensarem em ideias… E vai ficar com essa de ‘é muito difícil’? Na-na-ni-na-não, senhora! Vamos lá, ponha a cachola para funcionar, exercite mais uma vez a sua criatividade! Deve existir pelo menos UM modelo de bolo fake que atenda a todos estes requisitos. Pesquise, estude, pense!”.

E não é que, depois de matutar um bocadinho, consegui pensar em algumas ideias pra nós? 🙂

Vamos lá aprender a fazer um bolo fake fácil, lindo e econômico!

bolo-fake-dicas-importante

  1. O bolo fake pode ser de diversos tipos: com glacê, pasta americana, tecido, biscuit; pode ter apliques, ser pintado de diversas formas e muitas outras ideias e materiais de confeitaria ou de artesanato. Hoje, vamos falar sobre um bolo fake feito com glacê e decorações simples, ok?
  2. Os bolos de casamento, via de regra, são feitos por profissionais experientes, em confeitarias e ateliês. Claro que eles são lindos – quem os faz tem anos de experiência e tempo para focar em cada projeto. Então, se você não quer que uma das peças principais do seu grande dia acabe em um desastre total, é melhor se ater a um projeto mais simples e realista. Mas não se preocupe, pois também ficará lindo!
  3. Separe um (bom) tempo. Por mais que os projetos sejam simples, para quem não tem nenhuma experiência com decoração em confeitaria será um gostoso desafio. Certifique-se de ter tempo para fazer o seu projeto e todas as etapas com calma, e um tempinho e materiais extras para imprevistos. Torcemos para que nada dê errado, mas nada mais frustrante do que estar no meio do processo e faltar algo, ou ter que refazer uma parte e faltar material. Reserve pelo menos oito horas para executar o projeto que apresentaremos aqui – é provável que leve menos tempo, mas é melhor prevenir do que remediar. E nada de fazer no dia do casamento, hein? Já pensou se algo dá errado?!
  4. Teste antes. Como os materiais são baratos, nada te impede de tentar uma vez antes do seu bolo final. Assim, você aprende um pouco e pode se programar para se algo der errado.
  5. Para estes projetos que vamos apresentar, você não precisará de muitos equipamentos especializados. Mas, dependendo da sua criatividade, você poderá acrescentar outros cortadores, flores, cores…
  6. Embora o processo de cobrir e decorar seja semelhante, para fazer um bolo de andar REAL precisamos de MUITO mais cuidados e detalhes. Desde o tipo de massa para o bolo até como cortar, nivelar, prensar, empilhar um por cima do outro, que tipos de recheios e coberturas são mais apropriados, dependendo do tamanho, espessura das camadas, sabor desejado, clima e muuuuuuitos outros detalhes. Então, não necessariamente vai funcionar se você tentar usar essas dicas para cobrir e decorar um bolo real, ok?

 

Dito isso, mãos na massa! Ops, no isopor 😀

1. Escolha o formato e tamanho. Nas lojas de confeitaria e artesanato temos vários formatos e tamanhos de bases de isopor para o seu bolo. Você encontra fácil na sua cidade ou pela internet.

www.biliskao.com.br

2. Separe um espaço: gente, confeitar sempre faz meleca! rsrsrs. Ponha embaixo uma camada de papel alumínio para te ajudar a limpar depois.

3. Prepare o glacê. Como já citei por aqui, eu costumo usar glacê pronto. É prático, rápido e fácil: basta acrescentar água (siga as medidas da embalagem) e bater.

www.mariachocolate.com.br

4. Cubra cada camada com glacê. Não precisa se preocupar que ele fique bem lisinho, pois fazer isso, mesmo com a espátula correta, não é tão fácil quanto parece. Faça irregularidades propositais: com elas, seu bolo vai ficar com um ar rústico e delicado, mas bem bonito. Para quem quiser se aventurar em um nível mais avançado, veja a dica no final do post.

www.cookuk.co.uk

icing1.blogspot.com

Dica 1 – Trabalhe o mais rápido que conseguir e faça um pouco de glacê por vez, pois ele endurece rapidinho. Para que demore um pouco mais para endurecer, molhe um papel toalha ou pano de prato e cubra bem a tigela onde está o glacê pronto, pois conservando a umidade consegue-se retardar o endurecimento.

Dica 2 – Não que seja o nosso caso, mas #ficadica: nunca ponha nada confeitado com glacê na geladeira, pois ele amolece e vira uma meleca só.

Dica 3 – O glacê pode ser colorido e, pra isso, o corante em gel é o mais indicado. Aqui estou trazendo ideias mais com o branco, mas você pode usar as cores que quiser, dependendo da sua decoração.

5. Cole uma camada em cima da outra usando um pouco de glacê.

Dica – Se você quiser que o bolo fique com uma cara de unicidade, sem interrupções na confeitagem, cole as camadas antes de começar a confeitar.

Após terminar esta etapa, dependendo de como cobriu com glacê, você deverá ter um bolo mais ou menos assim:

www.weddingideas.pics

bolo-fake-e-agora

Agora, meus queridos, temos inúmeras opções para decorar seu bolo! Algumas ideias:

Flores naturais

Você vai ver que basta algumas flores naturais para deixar seu bolo lindo! Você também pode acrescentar algumas frutas que combinem com a decoração no dia.

the2ucollection.blogspot.com

www.weddinous.com

www.beforethebigday.co.uk

Fitas de tecido na base com flores naturais

Envolva a base de cada camada com fita de tecido, cole e ponha uma flor natural para cobrir o local da emenda.

laynecorban.wordpress.com

Gosta de brilho?

Se sim, você pode comprar tinta em spray – dourado, prateado ou perolado – e pintar antes de aplicar as decorações finais ao seu gosto!

blog.divaentertains.com

Bolinhas de pasta americana

Ou corações, borboletas etc. Você pode comprar pasta americana pronta, colorir e cortar com um cortador, fazendo combinações nas cores que desejar.

sweetvioletbride.com

Decorações com bico

Para quem se sentir à vontade em se aventurar um pouco mais, basta selecionar algum bico de confeitar que você goste, colorir nas cores que desejar e mandar bala!

trendymods.com

Dica master final: seja qual for o formato que escolher, você pode fazer somente a camada de cima, pequenina, como bolo real, para que possa fazer a fotinh0 cortando o bolo. O processo de confeitar vai ser o mesmo 😉

E aí, meus queridos, gostaram? Vamos nos aventurar e fazer nosso lindo bolo fake?

 

Um grande beijo a todos!

assinatura_camila-nepomuceno