Nós também temos especialistas na casa a muito tempo, não é? E a de hoje é a lindona da Gabi Gasparin que vai tirar dúvidas sobre o que servir no casamento e como congelar doces.

Às vezes a gente escreve mil posts com essas dúvidas (e é o caso) mas é sempre bom relembrar algumas dessas informações, não é? Então se liga!

carla-cristina

Sim, é importantíssimo a contratação de garçons, Carla, principalmente por conta das bebidas e também para repor alguns tipos de comida nas travessas, como o arroz, a salada, a farofa e assim por diante. O cálculo de garçons nesse tipo de evento é 1 garçom para cada 25 pessoas.O cálculo de comida para churrasco é o seguinte:

Carne assada no geral: 0,250 g para mulheres e 0,350 g para homens
Arroz: 0,090 g
Farofa: 0,075 g
Salada com Legumes: 0,075 g
Salada de Folhas: 0,025 g

casamento_economico_rio_de_janeiro (20)

Obs: Nesse tipo de ocasião não é obrigatório servir entradas como salgadinhos. É totalmente dispensável.

carla-cristina-2
Carla,
Os docinhos de festa podem ficar congelados enrolados por até 3 meses e os salgados 6 meses, desde que armazenados de forma correta: em embalagens de isopor ou plástico, em saquinhos para congelamento hermeticamente fechados, e que não fiquem em contato com o ar que circula no frezzer.

casamento-indiano-hare-krishna-economico (6)
Imagem: Alan Almeida

OBS: Docinhos envolvidos em açúcar, fondant ou chocolate (bombons) NÃO podem ser congelados.

carla-muriel

Se o chá for aquele encontro bem tradicional somente com mulheres, você pode servir: pães com frios, tortas, lanches naturais, torradas, biscoitos, patês, bolos simples como de coco, laranja, chocolate. Como bebidas: sucos, refrigerantes, café, chá, leite e chocolate quente. Tudo vai variar com a proposta do seu evento, o horário que vai ser realizado, e com a época do ano.>

Leve em conta todos esses aspetos, mas tenha sempre em mente que o chá é um momento de descontração, então as comidas devem ser práticas e fáceis de ser consumidas.
francine-maluscenas

Francine,
Para casamentos vespertinos, temos 3 opções: Chá da Tarde, Café Colonial e Coquetel.

O chá da tarde vai trazer os mesmos alimentos que podemos servir em um café da manhã, só que obrigatoriamente o chá deve estar presente como o “centro” da recepção.

O café colonial ou café completo como chamamos, traz toda a gama de alimentos tradicionais de um café da tarde,  acompanhados de tortas e até carnes fatiadas para serem comidos com pão. E o coquetel que é o mais comum, onde são servidos, os salgadinhos, canapés e/ou o Finger Food que está muito em alta.

Essa imagem mostra uma sugestão da Sam para um Brunch que é um pouco de tudo isso mas com a opção de uma massa e/ou comidinhas a serem servidas em cumbucas.

Brunch
patricia-morais

Patricia,
Você não deve armazenar dessa maneira, pois o papel crepom ficará muito úmido e vai soltar tinta. O ideal é armazenar apenas os bem casados embrulhados no papel celofane, e um dia antes do casamento, retirar da geladeira e embrulhar no papel crepom, e finalizando com a fitinha de cetim ou laço. Caso a embalagem seja acartonada, ou em caixinhas que não favoreçam a umidade, eles podem ser armazenados dentro da geladeira tranquilamente 🙂

bemcasado

 

Espero ter ajudado a todas!

 

assinatura_gabi_nova

 

 

Gostaram? Semana que vem acho que tem mais, hein?

Perde não! 😉