Oi, meninas e meninos.
Tudo bem com vocês?

A querida leitora Dantiele Queiroz pediu para fazermos um post sobre locais e dicas de decoração para mini weddings. Pois então, aqui está!

O meu casamento (ai que saudades…) foi no dia 12 de julho e foi um mini wedding, então eu vou dar aqui algumas dicas e contar um pouco da minha experiência, espero que ajude e inspire vocês!

 

mini-wedding-locais

Bom, vamos começar falando dos locais:

1. Salão de festas de prédio

10572137_781938595201524_3299492985209105855_oImagem: Carol Guasti Photography

O meu casamento foi no salão de festas do prédio do meu pai e eu achei fantástico. Por ser um ambiente menor, todos os convidados ficam próximos uns dos outros e no final todos festejam juntos. Além disso, é perfeito para nós, noivas sem grana, porque quando é necessário pagar o valor do aluguel do salão, ele é bem baixo. Alguns prédios mais antigos pedem por um investimento maior na decoração, pois o salão tem uma cara mais desgastada, mas nada que um pouco de criatividade não resolva.

2. Casa alugada ou de parentes

Sabe aquele tio que tem uma casa grande e linda com um ótimo quintal para uma festa? Então, não seria maravilhoso se ele cedesse o espaço para o seu mini wedding? Se ele for uma pessoa mais difícil, apele para o lado sentimental, afinal é o seu sonho de menina sendo realizado e precisa ser especial. Ou se esse tio não existir, procure por casas que aluguem por dia, fica bem em conta também. Quando o casamento é feito em alguma casa, a decoração é mais intimista, e fica linda quando se tem muito verde no local. E o bom disso tudo é que, como você é a “dona” do espaço por um determinado tempo, fica mais fácil para decorar o local na véspera.

3. Praia

E se a casa que você alugou para o seu mini wedding for de frente para a praia? Não seria lindo uma cerimônia com o pé na areia para os mais chegados, seguida de uma festa à beira mar? Aqui no litoral tem várias opções! Elas não são suuuuper baratas, mas ainda assim conseguem ficar mais em conta que fazer em um local de eventos e festas. Eu sou suspeita porque AMO casamento na praia, e uma cerimônia apenas para os mais próximos tendo o mar e a natureza como fundo fica realmente perfeito!

4. Igreja

Se você frequenta uma Igreja e está planejando um mini wedding econômico, acho muito interessante considerar fazer uma festa no próprio salão social da Igreja. Essa ideia é boa porque, com ela, é possível economizar bastante na locação tanto do local quanto de mesas, cadeiras e utensílios de cozinha, já que a maioria das Igrejas possui esses objetos. Além disso, fica mais fácil para os convidados se locomoverem. E, também, toda Igreja tem aquela senhora que cozinha muito bem e é um amor. Por que não ver com ela se é possível que faça a comida para o seu casamento? Já fui em um casamento em que a festa foi também na Igreja e foi bem legal. Apenas é necessário lembrar da questão das bebidas alcoólicas, que provavelmente não serão aceitas na ocasião.

5. Restaurantes e bistrôs

Antes de decidir fazer o meu casamento no salão do prédio do meu pai pesquisei por vários bistrôs. Normalmente eles são bem pequenos e já têm uma decoração super romântica. Infelizmente eu não encontrei nenhum que comportasse 80 pessoas, que foi o número de convidados estipulado previamente por mim e pelo meu noivo, e os que comportavam tinham o espaço com várias paredes, daí acabei desanimando dessa opção. Mas se você pretende fazer um mini-wedding para pouquíssimos convidados é uma ideia valiosa. Fora que a comida do bistrô com certeza vai fazer grande sucesso!

 

mini-wedding-decoracao

O bom do mini-wedding é que é mais fácil de colocar a mão na massa na hora de fazer a decoração. Veja aqui o que você pode fazer:

1. Porta-guardanapo

Na minha opinião, o porta-guardanapo é o item mais fácil de se fazer para a decoração. Aqui tem várias ideias pra você se inspirar e colocar a mão na massa! Um desses daí foi o que eu fiz para o meu casamento e logo mais vou fazer um post com o passo a passo 😀 Mas de todas as coisas que eu planejei fazer, a primeira escolhida e feita para o meu casamento foi o porta-guardanapo. E se o seu caso é um mini wedding melhor ainda, porque é mais fácil e prático fazer 50 desses do que 200, não é mesmo?

2. Arranjo de mesa para as flores

Depois do porta-guardanapo eu fiz o suporte para flores. Para esse item também tem uma infinidade de ideias. O meu foi bem simples! Juntei vários potes de palmito e colei juta e renda com cola quente. Você pode escolher fazer esse item com vidro, caixas de MDF, caixas de papelão ou o que mais sua criatividade te falar, apenas deixe rolar!

3. Varal de lâmpadas

Bistro-LightingImagem: applebrides.com

Como o meu casamento foi de dia, não fiz um varal de lâmpadas, mas fiquei morrendo de vontade de ter um só pra mim! Diz aí se você também não acha lindo! Fica perfeito para os casamentos ao ar livre que começam no fim da tarde e terminam madrugada a dentro! E claro que nós aqui do CSG já fizemos um “faça você mesmo” para você economizar nesse item também, veja aqui.

4. Letras em MDF

MDF é vida meninas! Se fosse rica teria comprado inúmeras letras de MDF para fazer parte da decoração do meu casamento! rsrs É super fácil de fazer e muuuuito difícil de dar errado! Você pode pintar como eu fiz para o meu chá bar ou cobrir com tecido, como já ensinamos aqui . Eu acho que esse tipo de decoração deixa o casamento mais personalizado e com a cara dos noivos! E hoje, depois de já ter casado, a minha palavra AMOR em MDF está enfeitando lindamente a minha sala, juntamente com os vidros das flores ♥

5. Quadros fofinhos

lovestorychalkboardImagem: weddingchicks.com

Eu amo quadrinhos românticos na decoração do casamento! Pode ser uma lousa com o menu escrito, um jogo de espelhos em uma disposição legal, algo com o nome dos noivos, com uma frase bonita ou o que mais você quiser. E o bom é que dá para usar uma moldura antiga que você tenha em casa! Eu fiz um de renda com uma frase e achei lindo! A moldura que usei é de uma fotografia da minha tia e até hoje não devolvi, porque tenho dó de me desfazer do meu lindo DIY! hahaha Você pode pendurar os quadrinhos direto na parede ou em uma espécie de varal. O meu eu deixei apoiado na mesa e também ficou lindo!

6. Fotos do casal

É super legal ver fotos antigas do casal, ainda mais quando os convidados estão em algumas delas. Você pode montar um mural, fazer um varal ou colocar vários porta-retratos em um espaço do local. Essa é uma boa saída para quem quer fazer uma espécie de lounge e não sabe como decorar 😉

 

Bom, é isso gente. Espero que tenham gostado das sugestões e usem as dicas dadas aqui!

Beijinhos!

assinatura_juliana-braganca

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA