Check List, Planejamento, POR ONDE COMEÇAR?

Organizando o casamento | Quem tem medo do check list?

por bighouseweb

Meu povo e minha pova…

Primeiramente, muitoooo obrigadaaaa pelas mensagens de vocês! Fico muito emocionada com a força que me passam 🙂

Bom, a dica de hoje é pra quem está com medo de encarar o check list, pra você que se sente perdida em relação ao que fazer e quando fazer. Que tal um passo a passo pra que seu casamento seja como sempre quis? Vou tentar te ajudar com isso.

Mas, antes, tenho que confessar uma coisinha: o check list era um terror pra mim também! MORRIA de medo dele!

Comigo foi assim: quando decidimos nos casar, fiquei super empolgada e fuxiquei tudo do universo dos casamentos. Criei vááárias pastas de decoração, vestido, detalhes. TUDO! Um monte de aplicativos de casamento eu baixei também! Até que, um dia, fui apresentada para o tal do check list. Ele foi um choque de realidade! Folheando-o, pensamentos a mil…

“Casamento marcado! Será que darei conta de tudo? Socorrooooo!!! E agoraaaa???”

Se por um lado me via sonhadora e animada pra que a data chegasse logo, por outro estava nervosa e medrosa também. Uma contradição, não?

O negócio é que evitei-o durante meses, mas com um ano pro casório não podia mais deixá-lo de lado. E não é que, agora, ele se tornou, finalmente, meu “amigo fiel, irmão camarada”?

 

check-list-como-nao-se-perder

“Quem disse que tudo tem que ser feito num mesmo dia? Se até Deus não fez o mundo em um só, a gente não precisa se preocupar em resolver todas as coisas tão rápido”. Foi esse pensamento ansioso que me fez ficar inerte durante alguns meses, e com isso perdi um bom tempo para agilizar e começar a pagar alguns fornecedores.

Até que aprendi uma coisa com um amigo que me fez voltar a focar no meu casamento:

“Precisamos pensar no agora e resolver agora. Não devemos nos menosprezar
achando que não somos capazes de conseguir algo. Se uma pessoa conseguiu,
por que eu também não posso conseguir? E se ainda não conseguiram, isso
não é uma mensagem negativa, mas positiva: EU POSSO!”

Sabemos que muitas decisões farão parte desse momento, não é mesmo? Então, antes de tudo, é importante separar uma pasta, fichário, caderno etc., para dar início à organização.

E como todas as noivas daqui do blog já falaram: é de extrema importância guardar contratos, recibos e orçamentos!

noiva meditando

 

check-list-sindrome-de-mulher-maravilha

Tente sempre levar uma agenda, folhas em branco ou o caderno de organização para anotar algumas informações importantes em todas as reuniões com os fornecedores que farão parte do seu casamento. Ou, então, já deixe anotadas algumas perguntas-chave para fazer. Não tente ser a Mulher Maravilha, a nossa cabeça falha! Em algum momento haverá um esquecimento, e as chances de ficarmos neuróticas e estressadas serão altas.

 

check-list-nosso-casamento

Participo de grupos de noivas no Facebook e pelo Whatsapp e vejo que muitas meninas tentam forçar ou ficam magoadas porque o noivo não participa das escolhas. Se ele é daqueles que não gosta de opinar em suas decisões, não force. À medida do possível, chame-o em algumas reuniões para que ele também se sinta parte desse sonho. Muitas podem se surpreender ao ver o parceiro ajudando e participando sem ser forçado a isso. Um exemplo é o Léo, meu noivo!

O Léo… Ai, ai! Antes ele não falava NADA!!! Tudo que eu escolhia ele topava – acreditem, nem pra degustação ele queria ir! Parei de insistir e deixei as coisas fluírem, utilizando a ideia do “NOSSO CASAMENTO”. Primeiro via se o momento era adequado, e quando falava sobre alguma coisa do casamento já soltava: “Será o NOSSO dia, NOSSO Casamento”. Agora, ele já foi escolher o bolo comigo, a-do-ra ir a uma degustação, decidiu comigo a cor da decoração… Até escolheu um pajem! (Xente… Ele não sabia o que era pajem! hahaha Mas vou deixar pra contar em outro post as peripécias do Léo ♥).

 

check-list-carpe-diem

mulher-meditando-na-praia-relaxar-39050Dica do site M de Mulher: “para manter a calma, tente fazer pequenas pausas ao longo do dia”

Procure, nesse momento, levar as coisas na esportiva. Sério, porque do contrário você irá acordar e dormir estressada! E só vai esperar o lado negativo das coisas.

Então, viva um dia de cada vez e procure anotar o grau de importância de todos os afazeres que farão parte desse momento.

 

check-list-lindo-e-meigo

A seguir, deixo com vocês um passo a passo que achei uma graça. Penso que vai ajudar nesse momento tão único de nossas vidas 🙂 Vocês podem ir imprimindo aos pouco e deixar em um quadro, que tal?

Lembrando que é só para terem uma ideia básica e que outros itens podem ser acrescentados, assim como as datas são apenas estimadas, tá bom?

 

check list I

check list II

check list III

check list IV

check list VSite: Em Breve Casadinhos

Espero ter ajudado!

Inté e beijão,

assinatura_camille-watanabe

  • Nossa, esse check list é uma suuuuper ajuda! Obrigada Camille!! Ainda falta um ano pro meu, mais já estou pirando!!

  • Achei ótimo o seu Léo…kkkk… Meu agora marido é um Léo também. E foi bem desse jeitinho que aconteceu. No começo ele não queria nada com nada. Quando foi chegando o dia, ficou mais nervoso do que eu e queria saber de tudo, fazer tudo, se envolver em tudo… foi engraçado.

  • Talita Cristina

    5 anos ago

    Lindo post, tenho um cheklist parecido, mas já vi algumas coisinhas diferentes e que já vou acrescentar no meu. rsrsrs
    Bjs Camille e boa sorte a todas as noivinhas 😉

  • Susiane Amaral

    5 anos ago

    Ah Camila eu tb nem olhava pra esse check list antes sabia, mas hoje com você vi que está tudo dentro dos conformes kkkk, eu sou professora e sinceramente to adiantando tudo até dezembro pq minha vida fica de cabeça pra baixo neste mes de fechamento de notas, dai só vou voltar a fazer as coisas depois do natal, faltando menos de um mes pro casório aiiiiiiii
    Beijão e obrigada

  • Nathalia

    5 anos ago

    Estou muito mais tranquila! Sinto que pior que o check list, é a imposição da industria do casamento. Sou uma noivinha meio que desorganizada, porém, sempre me tranquilizei e consegui fazer praticamente o check list todo. Porém, quando você conversa com as noivas tradicionais (não me acho uma), sempre vem um: nossa tá tão perto, você tem que correr ta tão próximo e isso acaba desanimando de certa forma. Mas aprendi a lidar com isso sempre no manta do Carpe Diem.

  • To precisando fazer..

  • Taiane Gabriele

    5 anos ago

    kkk! muito obrigada pelo Check List :))) concerteza vai ajudar :**

  • Estou fazendo tudo fora de ordem rs mas sempre recorro a um checklist para ver se falta algo! E esse tá é muito fofooo <3

    http://asmelhoresamigasdanoiva.com.br

  • Laisa Maia

    5 anos ago

    Gente não sei porque, mas quando eu estava lendo esse modelo de checklist comecei a chorar. Fiuei emocionada porque Deus está me proporcionando o melhor. Meu casamento será lindo. Obrigada Jesus!

  • Cassiane Oliveira Aleluia

    5 anos ago

    Checklist é tudo! Porém, cometi um erro fatal fiz tudo no PC e, com a correria dos últimos meses não estava fazendo backup. Moral da história: meu net deu problema e perdi quase tudo (inclusive lista de convidados :(). Consegui a maioria das coisas em ordem no caderno (não posso esperar pelo técnico faltam 101 dias) mas, se eu estivesse feito assim desde o início dos preparativos não estaria tão nervosa quanto estou!

  • Andreza Fagundes

    5 anos ago

    Estou muito mais tranquila! Afinal percebi que não estou exagerando…afinal nesse mês de 09/2014 eu e meu namorado decidimos que no ano de 2016 ( ano que vão entregar meu apartamento ) iremos nos casar….então ja estou pesquisando e vendo por onde começar e já até imprimi um chek list rsrsrsrs e depois que li a postagem fiquei mais aliviada afinal tenho tempo mas não posso pirar….estou adorando o Blog e pode ter certeza durante essa longa jornada até meu casamento irei acompanhar vocês e mandar as minhas expriencias Bjos a todas e boa sorte!

  • Daniele

    5 anos ago

    Amei o check list!!! Meninas estou pirando com a lista do que ter em casa, sinto que está faltando algo. Será que alguém conhece algum site com a lista básica. bjs

    • Simone

      4 anos ago

      Oi Daniele. Ainda não casei mas moro sozinha há alguns anos e pude ajudar muito minha cunhada que se casou no último dia 06.
      Existem inúmeras listas de chá bar ou chá de panelas na internet. Elas poderão te ajudar muito neste primeiro momento. Só não se esqueça dos ítens de lavanderia. A gente acaba se preocupando só com a cozinha e no final não compra pregador de roupas! rs
      Se precisar de ajuda, estou à disposição.
      Boa sorte!

  • Daniele

    5 anos ago

    Esqueci de falar, gostei muito da ideia de um grupo no whatsapp de noivas. bjs

  • Taynara Vitoriano

    4 anos ago

    Nossa muito show, bacana demais esse checklist…
    Vai ajudar muito

  • Joanna Nascimento

    4 anos ago

    Adorei este check list. Com certeza vai me ajudar bastante!!! Parabéns pela elaboração!

  • Sâmea Lorena

    4 anos ago

    Ameeei!!! vou me casar e não tinha a menor ideia de como começar a organizar!! Me ajudou bastanteeeee. Deus te abençõe

  • Leila Alves Ferreira

    3 anos ago

    Gostaria muito de participar de grupo de casamento no whatsapp meu numero 06699574447 vou me casar dia 28,de maio

  • Deixe uma Resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Você Pode Gostar Também