Esses tempos eu compartilhei uma notícia muito boa no meu Facebook e algumas leitoras do blog me pediram para contar minha história aqui. Então aproveito o gancho para comentar sobre a importância do check-up médico antes do casamento.

Papo sério sobre saúde feminina

Desde que eu posso me lembrar, sonho em ser mãe. De sonhar literalmente, inclusive, rsrs. Sou daquelas que já tem nome escolhido, decoração do quarto, da festinha de um ano… Já sei até que tatuagem vou fazer quando o rebento chegar!

E foi com muita dor que recebi, aos 18 anos, o diagnóstico de Síndrome do Ovário Policístico.  No meu caso, foram os ciclos irregulares e a acne na região inferior do rosto que deram a “dica” pra minha médica, que confirmou com um exame de ultrassom. Naquela época, eu tinha apenas um ano de namoro com o Marcos, filhos não estavam nem perto dos nossos planos, mas essa notícia me deixou extremamente abalada.

Síndrome do Ovário Poliscistico

Síndrome do Ovário Poliscistico (sintomas)

Visitei mais dois ginecologistas que foram categóricos: eu só engravidaria com tratamento hormonal. E nessa hora parece que todo mundo engravida, milhões de bebês aparecem na sua frente… Eu inclusive comecei a trabalhar como assessora de imprensa de uma ONG da Primeira Infância! Mas engoli o choro, comecei o tratamento com anticoncepcional contínuo e coloquei nas mãos de Deus.

Fiquei quatro anos no tratamento, que pra ser sincera foi uma benção! Não menstruava, não tinha TPM, nem mudanças de humor, nem inchaço… Adeus, absorventes! Adeus, desejo desesperado por chocolate! ADEUS, CÓLICAS <3 Gostei tanto de ser uma mulher livre desses incômodos que recebi o sinal verde para continuar tomando o remédio de 28 dias ininterruptamente. (É uma cartela diferente com uma dosagem de hormônio diferente. Se você gostou da ideia, consulte seu médico).

Aí, como estava a seis meses do meu casamento ~pausa para uma mini-síncope nervosa~ eu e o Marcos resolvemos ir atrás de saber quais eram as nossas opções reais, para traçar um plano financeiro adequado para custear um possível tratamento hormonal ou até mesmo uma fertilização in vitro. Nós somos aquele casal que fica falando de filhos o tempo todo e que quer começar a encomendar bebês o mais rápido possível! Inclusive ele fala tanto de crianças no perfil dele que todo dia alguém vem me perguntar se eu estou grávida, rsrs

Para a nossa surpresa, meus exames indicaram que a Síndrome foi completamente curada! Não tem nem sinal dos cistos, que antes preenchiam meus ovários. Fiquei tão feliz na sala de ultrassom que parecia que até já tinha um bebê ali, haha

Agora, o próximo passo é casar, mudar para a mesma cidade (eu estou em Corumbá e ele em Campo Grande, a 420km de distância. Alguém vai ter que fazer as malas!) e iniciar o nosso time de futebol!

Por que eu considero super importante esse check-up médico antes de subir ao altar: a saúde custa caro no Brasil e ninguém quer depender do SUS para sobreviver a uma doença. Antes de começar uma vida a dois, é imprescindível saber se tudo está funcionando direitinho, se vocês não terão nenhuma surpresa pelo caminho, e também para planejar o aumento da família, como nós. Por mais que filhos sejam a melhor coisa do mundo, eles representam gastos desde o exame para descobrir a gravidez até a última mensalidade da faculdade.

Além disso, todo mundo tem certas expectativas em relação ao futuro. Se você morre de vontade de ter filhos, o ideal é que se una com alguém que tenha o mesmo sonho ou, pelo menos, que conversem sobre o assunto antes que isso se torne uma nuvem negra sobre o casamento de vocês.

Não sou vendedora de plano de saúde, mas fazer um pra mim foi uma das melhores decisões que já tomei na vida. É um valor que cabe no meu bolso, e cobre todas as despesas com urgência e emergência, se caso eu sofrer um acidente ou tiver um mal repentino. Também cobre partos (primeira coisa que eu perguntei, rsrs) e todo o pré-natal. Se você deseja engravidar, é bom fazer contratar um com antecedência, porque esse meu, por exemplo, tem uma carência de 300 dias para partos.

Ah, e os noivos/maridos precisam ir ao médico regularmente também! Homem é teimoso (pelo menos o meu é MUITO cabeça-dura), então tem que pegar pela mãozinha e levar até a sala de consulta. O futuro do casamento de vocês também depende da saúde dele!

Beijos e até a próxima <3

assinatura_heloisa-garcia

 

Imagem de capa: Shutterstock