Organizar uma festa de casamento com o orçamento apertado é sempre um desafio. Uma simples busca na internet pode ser frustrante principalmente para a noiva: são tantas opções e novidades que fica até difícil saber o que priorizar e meter os pés pelas mãos é fácil. Você sabe o que é necessidade ou desejo pra você?

Durante mais de 14 anos tenho acompanhado centenas de festas de casamento e não é difícil encontrar histórias de noivas que compraram itens do qual não necessitavam, não tiveram dinheiro para completar o pagamento dos fornecedores dias antes da festa ou até conseguiram investir uma quantia considerável no casamento. Porém devido a algumas escolhas equivocadas o evento que poderia ter sido maravilhoso deixou a desejar.

E por que isso acontece? Falta de planejamento.

E o que trato aqui não é apenas a criação de planilhas, pastas ou planners, mas sim o de ter um planejamento claro do que deve ser necessário e o que é supérfluo. Como profissional de organização de eventos para mim é claro que o necessário é tudo aquilo do qual depende o bom andamento do evento, sendo assim investir em acessórios para distribuir na pista de dança ao invés de ter um número maior de garçons servindo aos convidados não faz sentido algum, mas a maioria dos noivos por desconhecer o operacional de um evento acaba não tendo isso como prioridade.

Por isso quero deixar algumas dicas de como você pode separar o necessário do desejo e assim evitar as armadilhas na hora de planejar seu casamento.

Defina o que é necessidade e o que é desejo

Existe uma diferença entre os dois, e isso tem que ficar muito claro. Minha sugestão é que você tenha duas listas com itens para o casamento (ou pode fazer essa marcação no próprio check list): uma será daquilo que realmente é necessário para a realização do evento e a outra dos desejos ou seja itens que você gostaria de ter mas não são fundamentais sendo que essa segunda lista só será fechada em uma segunda etapa se houver verba suficiente para isso.

Ouse sonhar

Não é porque a verba para o casamento esta curta que você não pode sonhar e desejar um mimo. Para isso pegue um papel e uma caneta e enumere 10 itens que você deseja para o seu casamento sem se preocupar com valores, depois tente eliminar 5 itens desta lista, logo após tente eliminar 3 e em seguida elimine mais 1, o item que ficar é o que você deve priorizar, ou seja, esse é o sonho que você deve buscar materializar no seu grande dia.

Não descuide do orçamento

Defina juntamente com o seu noivo o valor que vocês podem investir no casamento, ao dividir os custos entre os fornecedores defina uma verba para realizar um desejo. Não se esqueça que o valor definido não deve ser ultrapassado.

Não esqueça do seu objetivo

Se você tem uma lista cheia de desejos mas não tem verba suficiente para realizados não tem problema, afinal o objetivo do casamento é a união com a pessoa que você ama e isso é o item mais importante, se você tiver isso sempre em mente todas as outras coisas passam a ser secundárias a não ter tanta importância assim.

Espero que essas informações possam contribuir para o sucesso do seu casamento.

Beijos