É com muito orgulho que reforço que a consciência ecológica está aumentando e chegando ao mundo das festas, onde isso era tabu. Com tantas opções de artigos industrializados coloridos e temáticos disponíveis no mercado, que era praticamente impossível pensar em fazer qualquer festa sem cair nessa tentação. A boa notícia é que isso está mudando. Hoje vou falar sobre como fazer um chá de casamento ecológico sem perder nada em charme e diversão – pelo contrário.

Os conceitos podem ser aplicados em praticamente qualquer outra ‘festa verde’, mas como os chás de casamento são minha especialidade, venho dar as dicas de quem tem visto essas transformações de pertinho.

Convite

  • Graças ao avanço da tecnologia, hoje é super comum a disseminação de convites de aniversários e outros eventos informais via e-mail, whatsapp e redes sociais e, como o chá de casamento, em geral, se trata de uma comemoração íntima, é totalmente permitido que se faça o convite desta maneira.
  • Crie uma arte personalizada ou solicite uma empresa especializada que o faça e envie-a para os convidados. Além de ser mais prático, já que você não precisará encontrar os convidados para as entregas, você elimina os resíduos e ainda economiza com a impressão.
  • Dica: Prefira comemorações durante o dia para aproveitar a luz do sol como fonte de iluminação e calor e conter os gastos com eletricidade.

Decoração

  • Para decorar seu chá de casamento de forma ecológica, sem prejudicar o meio ambiente e ainda manter o clima festivo, pense em tudo o que você já tem e pode reaproveitar na decoração – neste post falo um pouco mais sobre isso. Porta retratos, arranjos com garrafas, latas ou potes de conserva, podem ser seus grandes aliados para decorar com charme e deixar seu toque pessoal, sem necessidade investir em papelaria ou personalizados, que vão acabar indo para o lixo.
  • Para os arranjos, opte por vasinhos onde as flores estejam plantadas, assim a decoração pode virar um mimo para os mais próximos e continuar enfeitando e perfumando ambientes. Você encontra vasinhos até mesmo em supermercados a preços super acessíveis.

Cardápio

As comemorações ‘verdes’ devem produzir o mínimo de lixo possível e algumas dicas básicas podem ajudar:

  • Lanchinhos saudáveis demonstram preocupação com a qualidade de vida. Se possível prefira petiscos naturais, orgânicos e, de preferência com ingredientes de um produtor perto de você, o que diminui poluição gerada por transporte e claro, sem agrotóxicos.

Chá de casamento ecológico
Imagem: Carrefour

  • Espetinhos de frutas e legumes cortados em tirinhas acompanhados de um molho prometem fazer a festa. Para maior ‘sustância’ mini sanduichinhos e salgados assados (parte 2) também são uma boa opção. Fuja das frituras! Para servir, utilize recipientes de uso próprio, peça emprestado, ou até alugue, ao invés de usar descartáveis.

Chá de casamento ecológico Imagem: Skinny Taste

Chá de casamento ecológicoImagem: The view from great island

  • Em alguns chás de casamento, os noivos contribuem com os ‘comes’ e os convidados levam o que for beber, mas no caso de um chá ecológico, ao invés de pedir que cada um leve bebida, peça uma contribuição em espécie ($$) para comprá-las. Assim você reduz a quantidade de resíduos gerados. Os sucos podem ser servidos em jarras ou suqueiras ao invés de serem comprados em embalagens individuais, e a cervejinha pode ser comprada em cascos (garrafas) retornáveis, em substituição das latas. Desta maneira você também garante que as bebidas estejam na temperatura perfeita na chegada dos amigos, sem ter o problema de cerveja quente recém comprada em supermercado.
  • Para os doces, prefira versões em copinhos de shot ou até mesmo copo lagoinha para evitar o desperdício de forminhas após o consumo.

Presentes

Os presentinhos também têm tudo a ver com o conceito de sustentabilidade e consumo consciente.

Ainda hoje se utiliza o método antigo de escolher com o que o convidado deve presentear e especificar esse item no convite. Fora outras considerações que tenho a respeito dessa prática, muitas vezes o gosto do convidado não está alinhado com o dos noivos, o que faz com que o produto recebido acabe virando ‘entulho’ na casa nova do casal. Para isso, a sugestão é que se faça uma lista com variações de valores para todos os bolsos na loja de sua preferência ou, melhor ainda, se você for de Belo Horizonte e Região pode contar com o serviço da Loja Eu Faço a festa no local, o que facilita a vida dos convidados que compram ali mesmo e garante que os noivos recebam apenas aquilo o que querem e precisam!

Chá de casamento ecológicoImagem: Chá Jessica e Delanno – Loja Eu Faço a Festa

Para mais informações sobre a lojinha em chás de casamento clique sobre o link ou entre em contato 🙂

Adotadas essas dicas certamente sua comemoração será mais consciente e o meio ambiente agradece! Ah, lembre-se de informar aos amigos que seu evento será eco-friendly e informe-os sobre as mudanças adotadas para seguir o conceito. Quem sabe a ideia não se espalha por aí? Pequenas ações mudam o mundo!

Imagem de capa: Chá Brunna e Pedro – Loja Eu Faço a Festa