Stephen R. Covey é um escritor norte-americano criador da teoria do “O princípio do 90/10“. Esse princípio afirma que apenas 10% do que acontece em nossas vidas é fruto das circunstâncias e que todos os outros 90% somos nós que decidimos o que vai acontecer. Fiquei tão apaixonada por esse princípio e por ele ser tão fácil de ser assimilado que quis explicar como aplicar o princípio do 90/10 no seu casamento e ser mais feliz.

O que é o Princípio do 90/10?

Simples: não temos controle sobre 10% das coisas que acontecem em nossas vidas. Não podemos evitar as chuvas, o trânsito, as reações das outras pessoas, etc, mas podemos controlar nossa reação. Os outros 90% dos acontecimentos em nossos vidas são resultado das nossas reações a esses primeiros 10%.

Exemplo

Você vai se casar e precisa fazer as primeiras compras de itens para a decoração. Seu(sua) noivo(a) diz que não quer acompanha-la(o) pois não está disposto(a). Você então se irrita e discute com ele(a). Enquanto discute recebe uma mensagem da(o) sua(seu) amiga(o) dizendo que não pode acompanhá-la(o) por que não se sente muito bem. Você então sai brava(o) de casa e percebe que está atrasada(o). Você sai correndo para pegar  o transporte e chegando perto do seu destino percebe que esqueceu a lista de compras. Seu dia começou péssimo e continua igual. Quando volta pra casa percebe que o clima ficou tenso no seu relacionamento e que sua(seu) amiga(o) ficou chateado com sua falta de resposta ao seu estado de saúde.

Por que o seu dia foi ruim?

  1. Porque seu(sua) noivo(a) não quis acompanhá-la(o);
  2. Porque sua(seu) amiga(o) foi adoecer justo no dia que você queria sua companhia;
  3. Porque você precisou correr para pegar o transporte e esqueceu da lista de compras;
  4. Porque você reagiu mal à situação.

Você já deve ter percebido que a resposta certa é a 4ª. Você não pode fazer nada em relação as outras pessoas e ao transporte público, mas poderia ter controlado sua reação. E se ao invés de ter brigado com a pessoa que você ama, você dissesse: “Tudo bem, vamos conversar sobre isso depois?” e ter ao menos enviado uma mensagem de “cuide-se” para sua(seu) amiga(o), você teria tido muito mais paz para tomar um café da manhã tranquila(o), separar sua lista de compras e sair com calmamente para pegar o transporte.

Não acabe com seu dia e com sua vida. Aprenda a agir corretamente.

Não significa ter sangue de barata. Significa valorizar sua paz. Você não perde nada ao aplicar o princípio do 90/10 no seu dia a dia e na organização do seu casamento. Muito pelo contrário: você vai se surpreender em como os problemas gigantescos tornaram-se muito menores e mais fáceis de se resolver.

Não estrague seus relacionamentos em brigas. Não se desgaste. Compreenda que o valor que você dá ao seu casamento é o SEU valor. Muito provavelmente as pessoas ao seu redor, até mesmo seu(sua) companheiro(a), podem não valorizá-lo como você. E isso não significa que elas estejam erradas e sim que são diferentes de você. Que tem visões diferentes da sua sobre o assunto. Escolha conversar e encontrar um ponto de equilíbrio ou se irritar. É claro que há casos onde o outro está cagando se lixando. Mas aí é outro caso e para ele, com inteligência emocional e calma, você conseguirá descobrir uma saída.

E ah, lembre-se: o princípio do 90/10 pode e deve ser aplicado não só em seu casamento, como em sua rotina e em todos os momentos da sua vida 🙂

Fonte: Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes | Incrivel.club

Imagem de capa: Shutterstock