Buffet de Casamento

Buffet à Americana | Como montar a alimentação do seu casamento

3-2MINS LENDO
por Júlia Soares

A ideia pode parecer um pouco estranha, mas funciona muito bem em casamentos onde vamos organizar a parte de comes e bebes, sem a ajuda de um buffet profissional. É o tipo de serviço que nós chamamos de buffet à Americana, e que consiste em os próprios convidados se servirem, tendo uma mesa principal com as comidas e bebidas, sem que tenhamos a presença dos garçons para servir. Esse post é a parte 1 de uma série de 3 outros sobre como montar a alimentação do seu casamento. Fique ligada(o) essa semana no CSG 🙂

Esse serviço faz com que os convidados fiquem mais a vontade em todos os sentidos, inclusive na porção no prato e na liberdade de escolha sobre o que quero comer. Diferente do serviço é empratado, onde a refeição chega montada na mesa.

Quais os pontos positivos do serviço à Americana?

  • Economia com a contratação de garçons;
  • Praticidade no serviço;
  • Autonomia dos convidados;
  • Diminuição do desperdício de comida;

Obviamente, mesmo que não haja a contratação de garçons, é necessário que tenhamos uma equipe de pessoas para repor a comida, mas o número é menor. Calculamos 1 pessoa para repor a comida a cada 30 convidados. Nenhum funcionário fica sobrecarregado com esse cálculo.

Como fazer a montagem das mesas?

O ideal é que se monte ilhas de comida dispostas em pontos estratégicos do espaço da festa. Por exemplo: se o salão possui 3 áreas diferentes: pista de dança, área interna e área externa, monte 3 ilhas com o mesmo tipo de comida em todas. Isso facilita muito e faz com o seu convidado, por exemplo, não precise atravessar o salão todo para pegar aquele rondelle de presunto e queijo que está servido só na área externa do salão.

buffet-casamento-sitio-6

 E como fazer no caso das Bebidas?

As bebidas também podem ser servidas nesse estilo. Hoje usamos, por exemplo, as suqueiras, que além de decorar, são práticas e funcionais. Para as bebidas com álcool ou os refrigerantes, podemos colocá-las em baldes com gelo para não haver perda de temperatura. Nesse modelo de serviço, a reposição acontece da mesma maneira que a comida.

04

Vocês que estão organizando casamentos econômicos já conheciam essa ideia, tinham pensado em algo do tipo Conte-nos aqui um pouco da sua experiência!

Outros posts da série

Um super beijo no coração.

  • Meu casamento as bebidas serão por conta dos convidados, então terá uma pessoa vendendo fixas e outra na copa entregando as bebidas. E teremos um buffet com acesso pelos dois lados, para duas filas. 🙂

    • Ândeli Santiago

      5 anos ago

      Também penso em fazer algo do tipo com as bebidas alcoólicas, já que eu e o meu noivo não bebemos, mas não podemos deixar de pensar nos que bebem…

    • Bianca Dantas

      5 anos ago

      Mari, como você vai fazer? Seus convidados vão levar as bebidas ou você vai vender lá na festa?

    • Gabriela Gasparin Cardoso

      5 anos ago

      Nossa, que diferente, essa modalidade eu nunca vi!

  • Nossa, achei a ideia muito boa.

    Acho que vou fazer isto no meu casamento.

  • Super legal Gabi!!!

    Beijocas flor!!!!

  • Leciani

    5 anos ago

    Gaby vc ta linda! ideia otima.

  • Ândeli Santiago

    5 anos ago

    Achei o máximo! Já tinha pensado sobre isso só não sabia como fazer.

  • Alguém tem recomendação de locais que alugam os utensílios (pratos, talheres, rechauds) para servir almoço ou jantar?
    Pretendo fazer isso no meu casamento, contratando buffet apenas para o coquetel e planejando o próprio jantar…

  • Fico na dúvida da bebida só. Mas tmb ter uma pessoa pra repor nao é muito (pra festas pequenas, claro) 🙂

    Adorei!

  • KARINA

    5 anos ago

    Meninas por favor, preciso de dicas de cardápio, como sou uma noivinha sem graninha, vou contratar cozinheira e não bife!!! bjos

    • Carol Amaral

      5 anos ago

      Se valer como dica, o churrasco com churrasqueiro é uma otima ideia, pois consultei alguns cozinheiros e me cobraram em media de 2500 reais… só para fazer a comida. No meu casamento será churrasco preparado pelo meu papai e amigos, será um jantar para familiares e amigos. bj

  • Karina, eu vou fazer churrasco no meu… Vou contratar só um churrasqueiro e uma cozinheira para finalizar as comidas, porque muita coisa eu vou fazer em casa… Beijos!!

  • Estou pensando nisso para meu casamento. Mas a dúvida é nas bebidas… Coolers de cerveja ou baldinhos na mesa o povo não leva pra casa? Não há desperdício pelo livre acesso.???

  • André

    5 anos ago

    A idéia é ótima e pretendo fazer assim no meu casamento. Estamos pensando em churrasco sem buffet para 300 pessoas… E as bebidas sendo disposta em baldes com gelo nas mesas ou Coolers em alguns pontos do salão (será num sítio). Só dá medo porque mesmo entre amigos, o povo vê fartura e quer levar para casa… Aí acaba dando dor de cabeça!!!!

    • Oi André! Cada um conhece o público que tem… se você acha que no seu caso vocês correm esse risco, talvez seja o caso de disponibilizar as bebidas em 2 ou 3 pontos (depende do tamanho do local) e contratar pelo menos 1 pessoa que fique exclusivamente cuidando das bebidas… ela ficaria repondo as bebidas e ajudando os convidados a pegar do cooler, circulando por esses 2 ou 3 pontos. Acho que com isso, vai inibir os seus convidados de se excederem ou até mesmo de levar para casa… (acho isso bem improvável mas como eu disse… vc conhece os amigos que tem hehehehe).

      beijos!

  • Bianca Dantas

    5 anos ago

    Também vou fazer assim, contratarei garçons apenas para repor as comidas e servir o bolo. Mas o salão onde vou fazer a recepção não é divido em várias áreas, essa divisão também vai ficar por minha conta. Essa é uma dúvida minha, como colocar num mesmo salão as mesas, cadeiras, distribuir as comidas, o bolo e ainda fazer a pista de dança… Daqui pra lá arrumo um jeito! Beijos

  • A maioria dos casamentos e aniversários que eu fui era assim e funcionou bem, podia se servir dos dois lados e chamavam por mesas pra não dar bagunça, o meu vai ser buffet tmb, pois a maioria das pessoas reclamam que não comeram direito quando são servidas, a bebida vai ter garçons pra repor pra evitar desperdício, vamos colocar um balde de gelo em cada mesa pra manter as bebidas geladas e não ficar tão feio.

  • Bianca Dantas

    5 anos ago

    Gabi, as bebidas do meu casamento ficarão por conta dos nossos convidados, assim como acontece nas festas que damos na nossa casa. Mas uma tia do meu noivo me sugeriu que contratasse um bar consignado pra vender na hora da festa, pra evitar que os convidados vão arrumados e ao mesmo tempo carregando bebida.

    Você poderia fazer um post dando dicas sobre isso? Como contratar um bar consignado e as vantagens e desvantagens… Help me!

    • Gabriela Gasparin Cardoso

      5 anos ago

      Legal, vou anotar aqui … bar consignado! Anotado! Bjus

  • Gláucia

    5 anos ago

    Amei a dica da suqueira, não tinha pensando nisso! Valeuuuuuuu!!!!

  • Quase todos os casamentos são assim. Não é muuuita novidade. O serviço de empratado é mais raro.

    • Olá, você tem razão, mas com relação aos pratos e comidas. Mesmo assim, sempre vejo as festas com garçons para servir as bebidas. Não vê novidade nisso também?

    • Gabriela Gasparin Cardoso

      5 anos ago

      Realmente, não há novidades, mas aceitamos sugestões melhores!

  • Larissa

    5 anos ago

    Oi Gabi!
    Também vou adotar essa opção pra minha recepção.
    Acho super confortável, econômico e prático.
    Tenho uma sugestão de outro post (ou se tiver algum nesse sentido, me passem por favor).
    Um post sobre cardápios básicos, pra esse tipo de serviço.
    Me ajudaria no meu dilem: Vou me casar em fevereiro, a noite, numa época quente e estou em dúvida sobre o cardápio.
    Preciso pensar em algo que não seja tão pesado e também que não tenha cara de muito simples.
    Como sou mineira do interior, pensei em montar uma mesa rústica com pão de queijo, torresmo, broinha, etc.
    Mas sinceramente, não consegui pensar em um cardápio que combine com isso.
    Me ajuda?! Rsrsrsrs

  • Sahra Caroline

    5 anos ago

    Assim que foi o meu, a gente colocou a bandeja com todos os salgados, bolos e afins.. a cerveja cada um ia buscar, pagamos uma pessoa apenas para repor e servir o refri e suco…

    • Gabriela Gasparin Cardoso

      5 anos ago

      Olha só que legal! Parabéns por essa ideia inteligente!

  • Larissa

    5 anos ago

    Eita gente! “Que’s” menina boa de serviço!
    Eu que agradeço Liliane…
    Aguardo as postagens! 🙂

  • Minha família está acostumada a fazer assim nos natais e festas, fazemos uma fila, e educadamente cada um se serve. Mas fui num casamento no estado do meu noivo e ficamos sem comida porque as pessoas simplesmente voaram na mesa. Não tinha fila, as comidas caiam no chão e nas mesas, foi um festival de esfomeados.
    Então decidi que vou contratar garçons por fora (sei o quanto esse povo paga para os garçons porque eu e meu noivo fazíamos eventos) e vou pagar um pouco a mais. Não é muito caro não…

    • Gabriela Gasparin Cardoso

      5 anos ago

      Credo que horror … E casamento ou distribuição de comida? Deus me livre!

  • Amanda Alves

    5 anos ago

    Nossa eo que vou fazer no meu fechei apenas o pessoal pra fazer as comidas e repor comidas e bebidas saiu bem barato vou ter uma variedade maior de pratos (ja que vamos comprar as coisas), porem serão pratos que sei que todos comem. Saiu muito mais barato e bem mais aconchegante..

  • Kívia Bueno

    5 anos ago

    Adoro essa ideia! Além de desgranda penso em fazer algo bem simples e caseiro. Como pretendo fazer tudo em um sítio no fim de tarde, queria colocar apenas peticos e sobremesas da roça, coisinhas bem mineirinhas! Contratar aquelas cozinheiras bem de interior, que deixam a comida com aquele sabor caseiro. Já para as bebidas, estamos pensando em um chope artesanal que tem em minha cidade, e que o preço é bem semelhante ao do engrado, e assim os convidados ficam livres pra fazer a festa!
    Mas, mesmo com esse “self-service” todo, ainda considero o uso de garços, porém em menos quantidade, para servir as bebidas não alcoólicas e deixar tudo sempre limpinho nas mesas.

  • Daniele

    5 anos ago

    Acho a idéia bem legal, mas depois o que fazer com um monte de suqueiras? Dar de presente né hahah

    • Amanda

      5 anos ago

      Daniele, é só alugar as suqueiras invés de comprá-las. Na maioria das vezes sairá mais em conta.

      • Gabriela Gasparin Cardoso

        5 anos ago

        Alugar é mesmo o canal! É muito mais barato! 🙂

  • Silvia Regina

    5 anos ago

    Como faço para servir o bolo?

    • Gabriela Gasparin Cardoso

      5 anos ago

      Silvia, as pessoas que estão repondo nesse momento podem servir o bolo! pense nisso! Bjus

  • Silvia Regina

    5 anos ago

    mas servir nas mesas dos convidados mesmo?

  • Vanessa

    5 anos ago

    Estou em uma duvida enorme, pois ja sou casada no civil ha 2 anos e 6 meses e tenho um filho de 2 anos, meu esposo e eu decidimos casar na igreja o ano que vem (2014), mas nao sei se realizo uma festa nesse padrao, nao faco festa (nossas familias sao grandes), realizo casamento por adesao ou viajamos? Preciso de uma luz, ja que orcamento e bem reduzido. Obrigada!!!

  • Ana Luiza

    5 anos ago

    Olá! Como vou casar no outono, pensei em um sel-service de caldos, que ficaria barato e dispensaria garçons. Além dos paes há algum outro acompanhamento que possa ser servido sem pesar no orçamento? obrigada!

  • Letícia

    5 anos ago

    Olá, alguém tem contatos para contratar o buffet moda americana e se as suqueiras dá para alugar, se não der onde compro?

  • Priscila

    4 anos ago

    Nossa que bacana a ideia. Só fiquei na dúvida se é possível colocar cerveja na suqueira. É possível?

  • Deixe uma Resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Você Pode Gostar Também