O mercado de casamentos hoje é imenso e tem inúmeros fornecedores. São várias empresas de doces, bolos, decoração, convites e também fotógrafos, especializados nesse único evento. Porém, com tantas opções, como saber qual o melhor serviço por um valor justo? Nesse post, com ajuda da Rosana Oshiro, da Live Laugh Love Fotografia, separamos tudo o que você precisa saber antes de contratar um fotógrafo para o seu casamento que atenda suas expectativas em todos os aspectos:

 

1º- Conheça todo o portfólio do profissional e o estilo fotográfico

Quando falamos em portfólio, falamos em você reconhecer duas coisas básicas: o estilo do fotógrafo (tradicional, fotojornalista ou documental com direção) e os três últimos registros que ele fez de casamentos.
O estilo do fotógrafo tem que condizer com os últimos registros que ele fez. Se o profissional te diz que é fotojornalista o registro tem que ser todo espontâneo. Se o profissional te diz que é tradicional o registro deve conter fotos posadas perfeitas em cor, luz e detalhes. Se o profissional te diz que faz fotografia documental, seu registro terá fotos espontâneas e outras perceptivelmente direcionadas por ele (com paisagem de fundo com cor e luz perfeitas).
Cada profissional tem um olhar especifico, e o que toda noiva precisa ter em mente em primeiro lugar é qual o estilo de fotos que ela deseja para depois olhar os outros detalhes.

Fotografia: Rosana Oshiro

Fotografia: Rosana Oshiro

2º- Quanto você pode investir na fotografia do seu casamento?

A partir do momento que você decidiu o estilo fotográfico que você deseja você vai procurar profissionais que tenham aquele estilo e conversar com eles para saber o que eles podem te oferecer pelo valor que você pode investir. Não tenha vergonha, seja direta com o profissional e sincero com o que você tem disponível.
Tenha em mente que normalmente o fotógrafo é o profissional que vai trabalhar antes do seu casamento, durante o seu casamento e depois do seu casamento para lhe atender completamente, então seu serviço não é só ir no dia com uma câmera fotográfica profissional e apertar um botão. Ele precisa se preparar psicologicamente, emocionalmente e fisicamente para seu evento.

Fotografia: Rosana Oshiro

Fotografia: Rosana Oshiro

Infelizmente, há profissionais e empresas que não se preocupam com tudo isso. Existem hoje, no mercado de fotografia de casamento, muitos que prometem muitas coisas e não cumprem o mínimo que seria uma fotografia de qualidade. O que sobrará de seu grande dia pode ser uma recordação muito bonita e emocionante ou talvez não sobre nada, por isso vale a pena pensar no quanto você pode investir e negociar honestamente se você gostou do trabalho artístico que o fotógrafo faz.
O valor de um fotógrafo profissional não se mede pela quantidade de fotos que entrega, nem pelo equipamento que ele usa, não se mede pelo modelo do álbum ou pelo tempo que ele fica no seu casamento, mas na qualidade da artística da fotografia que ele faz, por isso é preciso conhecer o profissional que vai no dia do seu casamento e sentir se como pessoa ele atenderá suas expectativas.
Não é o equipamento fotográfico e nem a técnica que diferencia os profissionais de fotografia/filme de casamento, mas o olhar. Rosana Oshiro

Fotografia: Rosana Oshiro

3º- Contratando o fotógrafo

Você escolheu o estilo, sabe o quanto pode investir na fotografia, agora só falta saber quais os itens básicos para contratar o fotografo, vamos lá?
– quantidade de profissionais que irão no seu casamento
– quantidade de fotos/vídeos digitais que serão entregues
– período total de prestação de serviços (antes, durante e depois do casamento)
– tipo de mídia que será entregue (lembre-se que DVD/CD são mídias de baixa qualidade)
– material impresso que será entregue (tamanho, qualidade, quantidade de páginas, tipo de capa, laminação, etc)
– brindes (quando são oferecidos a gente gosta né?)

Basicamente é isso!

Para a Rô Oshiro, todo profissional deveria fazer sua fotografia com amor e emoção. Trabalhar para que os noivos curtissem sua festa e para que sintam a emoção do registro depois. Cada casal é único e merece fotos e vídeos de qualidade mas muito mais do que isso, eles merecem um trabalho único e incrível. Ela comenta:
Eu amo registrar o amor do casal, me sinto realizada com o que faço e busco sempre conhecer e me sintonizar com cada um. Vejo fotógrafos e cinegrafistas fazendo o trabalho nos casamentos como se fosse mais um. Mesma pose, mesmas cenas nos filmes. Fica tudo muito igual. Não há criatividade, nem esforço para fazer o melhor, somente a vontade de ganhar dinheiro. Nossa equipe trabalha fazendo o seu melhor. Nos envolvendo com as pessoas, criando e se dedicando de verdade para criar um resultado especial para cada um.

Fotografia: Rosana Oshiro

Fotografia: Rosana Oshiro

Fotografia: Rosana Oshiro

Fotografia: Rosana Oshiro

 

Se você quer conhecer um pouco mais do trabalho da Rô Oshiro acesse: www.livelaughlovefotoefilme.com
Ela promete atender a todas as noivas que se identifiquem com seu olhar e tenham gostado de seu trabalho com uma proposta personalizada dentro das condições de cada uma e ainda oferece um ensaio de brinde para quem disser que amou seu trabalho e que veio do site casando sem grana.
O que você está esperando para escrever para ela? 😉