Seja um apartamento ou uma casa, a decisão deve levar em conta a verba disponível e objetivos futuros dos “pombinhos”.

Perto ou longe da família, com ou sem financiamento, em um bairro calmo ou agitado, com um ou dois quartos, e o mais importante: comprar ou alugar um imóvel em Curitiba? Essas são algumas das dúvidas que afligem os casais paranaenses prestes a subir no altar. Além de cuidar de detalhes essenciais para o casamento, como local, horário e decoração da cerimônia, a nova casa também faz parte da lista de prioridades dos noivos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo portal Chaves na Mão, entre os interessados em comprar imóveis em Curitiba, 53% preferem apartamento. A segurança e praticidade desses imóveis mais compactos, com um ou dois quartos, pode ser decisiva durante a decisão do casal. Afinal, a máxima “quem casa, quer casa” continua fazendo sentido: realizar o sonho da casa própria segue como uma das principais metas dos paranaenses.

Comprando um imóvel em Curitiba

Considerado o maior investimento (ou o primeiro!) da vida de muita gente, comprar uma casa ou apartamento é uma decisão que deve ser tomada com calma e maturidade. Entre as questões que precisam ser levadas em conta nessa hora, estão as finanças do casal, bem como o tipo de financiamento e do imóvel, como casa ou apartamento, pronto para morar ou na planta, e a localização desejada.

A compra de um imóvel requer energia para a busca do local ideal e muito dinheiro investido, por isso, deve ser realizada com cautela. Promoções ou ofertas infalíveis devem ser evitados, e o casal deve estar em sintonia para enfrentar a decisão e a busca com união e concentração. Após a tomada de decisão, é importante que os noivos avaliem todos os detalhes dos imóveis visitados, como localização, vizinhança, comércio e movimento da região.

Durante a busca do imóvel, uma boa opção para encontrar a casa dos sonhos é a internet, que conta com diferentes sites e serviços especializados em anúncios de casas e apartamentos a venda em Curitiba, como o Chaves na Mão, com filtros que permitem a definição de bairros, tipos de imóveis, valores mínimos e máximos e vagas na garagem, entre outras escolhas. Prática, a busca pode ser realizada com economia de tempo e de dinheiro e em qualquer lugar por tablets ou smartphones.

Para não cair em pegadinhas, é essencial que o casal visite o imóvel em horários e dias diferentes para avaliar fatores como a frequência do trânsito e acústica das redondezas. Feita a escolha, a documentação do novo lar deverá ser checada para que dores de cabeça como disputas judiciais e impostos atrasados sejam evitados.

Aluguel na capital paranense

Morar de aluguel no início da vida de casados e poupar para dar uma entrada maior em um imóvel no futuro também é uma decisão sensata. Segundo especialistas, muitas vezes, jovens casais agem cobrado pela família ou por impulso, sem a real necessidade de adquirir um imóvel, e pode agir por hábito sem o devido planejamento.

Caso o casal não seja capaz de dar uma boa entrada no imóvel, poderá obter uma dívida que se arrastará a longo prazo, com juros que não compensarão o investimento. Outro ponto que deve ser considerado é a mobilidade da família, que fica restringida com um imóvel próprio. Se um dos noivos desejar começar uma nova vida em outra cidade ou precisar se mudar a trabalho, a casa própria se tornará um empecilho.

Outra vantagem de alugar um apartamento ou casa é a facilidade de poder  morar em um local mobiliado ou semimobiliado, o que aumenta a economia no início da vida a dois, tanto com a aquisição de imóveis como com a mudança, já que ela só irá demandar os objetos pessoais do casal. Nesse caso, a checagem completa do imóvel e dos móveis, além da localização, também é essencial pra garantir um negócio vantajoso. É importante que ela seja feita com um agente da imobiliária para garantir a segurança de ambas as partes. Assim, o casal dará mais um passo rumo a um futuro feliz no novo lar.