A expectativa para que o grande dia seja perfeito pode influenciar no bem-estar dos noivos e nos preparativos

O pedido de casamento deixa o casal à flor da pele, mas esse é só o marco inicial das emoções que serão sentidas até o grande dia. Depois de oficializar a data do casamento, a ansiedade começa a aparecer com mais força e os noivos vão precisar se unir para aguardar o momento certo de extravasar as emoções.

Planejar o casamento dos sonhos envolve diversos detalhes, como pensar nos convidados, na decoração, no buffet, nos trajes e muito mais. Tudo isso definitivamente pode deixar o casal tenso e apreensivo antes do dia mais feliz de suas vidas.

Entre os sintomas desse período, estão o medo de algo sair errado, dor de cabeça, perda de apetite, insônia, irritabilidade e taquicardia. É frequente o casal enfrentar desentendimentos, tornando a experiência ainda mais complicada.

A chamada tensão pré-nupcial pode surgir tanto nas noivas quanto nos noivos, embora seja mais comum nas mulheres. Até mesmo pessoas organizadas, tranquilas e seguras podem ser afetadas por essa ansiedade. Quanto mais perto da data, mais ansiosos os noivos ficam. Essa reação é natural e um sinal positivo de que vocês estão aguardando – e muito! – para dizer o “sim” perante os familiares e amigos. No entanto, vocês não podem deixar essa sensação interferir nos últimos preparativos!

Para desfrutar de cada dia que antecede o casamento, é essencial buscar alternativas para relaxar e manter o foco no grande dia. Momentos prazerosos a sós, em dupla ou com as melhores companhias de suas vidas são indispensáveis antes da comemoração para:

Ter uma boa noite de sono

Uma noite mal dormida tem o potencial de tornar as pessoas mal-humoradas, de atrapalhar o funcionamento do organismo e de alterar a ação cerebral. Tudo isso impacta diretamente na rotina atribulada que envolve o casamento.

Quando você dorme um sono reparador de ao menos oito horas por noite, a mente também descansa, permitindo que o estresse causado pelas obrigações do dia vá embora. Ao acordar, você se sentirá mais disposto e preparado para continuar com as tarefas para o grande dia.

Para ajudar a desviar os pensamentos sobre o casamento, o casal pode experimentar uma atividade relaxante, como tomar um chá ou ler um livro.

Divertir-se em todas as comemorações

Antes do grande dia, o casal terá oportunidades de descontração durante a festa de noivado, o chá de cozinha, o chá bar, o chá de lingerie, a despedida de solteiro e outros eventos tradicionalmente realizados.

Os noivos podem e devem aproveitá-los ao máximo ao redor das pessoas queridas, evitando pensar na lista de tarefas que precisam ser cumpridas a tempo.  Entretanto, será inevitável falar sobre os preparativos, portanto, esteja confortável com essa conversa e encerre o assunto rapidamente.

Praticar exercícios

Colocar o corpo em movimento alivia a tensão devido a ação da endorfina, que proporciona sensação de bem-estar e deixa a mente livre das preocupações. Os exercícios também contribuem para manter a saúde e a forma física, garantindo que os noivos estejam muito bem no dia do casamento.

Atividades como caminhada, pilates, ioga, musculação e lutas são as mais praticadas pelos futuros casados. Dias antes da celebração, a recomendação é não aumentar o ritmo nem a intensidade dos exercícios para evitar lesões que poderiam interferir na reta final.

Delegar responsabilidades

Durante os preparativos, os noivos não estão sozinhos. Eles estão cercados de uma rede pronta para apoiar e executar formada por familiares, amigos e fornecedores, sem contar o próprio parceiro. Eles ficarão felizes em fazer parte da realização de um sonho, portanto, repasse as tarefas.

O acúmulo de responsabilidades é muito comum de acontecer, afinal, é do dia mais importante da vida do casal que estamos falando! Entretanto, não delegar as tarefas fará uma das partes se sentir ainda mais pressionada e ansiosa, e ela não desfrutará das boas experiências de planejar o casamento.

Receber uma massagem

O período que antecede o matrimônio é um dos mais estressantes da vida. Por essa razão, o casal precisa apostar em técnicas para relaxar.

Sessões de massagens são boas opções, pois, além de relaxantes, elas podem ser feitas no spa ou em casa, em casal, para que o momento fique ainda mais romântico. Buscar técnicas de meditação, autoconhecimento e respiração também são formas de aliviar o estresse, pois ajuda o casal a se reequilibrar e se preparar para o próximo passo.

Aproveite essas dicas, pois desde um simples mini wedding em São Paulo até um grande casamento tradicional ou um destination wedding podem deixar os noivos com as emoções afloradas!

Fonte: Hyatt