A confirmação de presença dos convidados costuma ser uma das grandes dores de cabeça dos noivos antes do grande dia. Porém, felizmente, hoje existem recursos que podem ajudar a controlar o número de confirmações e transformar o RSVP em algo mais descontraído e super fofo.

A sigla R.S.V.P, tão famosa nos convites de casamento e outros eventos, como formaturas, jantares, etc, vem do francês: “répondez s’il vous plaît”. Em bom português, “responda, por favor”. Ou seja, trata-se praticamente de um “pedido encarecido” dos noivos para que o convidado diga se irá ou não à cerimônia.

Por que o RSVP é fundamental?

Infelizmente, muita gente compreende a importância da confirmação de presença apenas quando está organizando a sua própria festa. É por isso que a maioria das pessoas acaba sempre esquecendo de confirmar presença “voluntariamente”. E isso é bem complicado para quem está preparando o casório, pois somente com o retorno dos convidados pode-se fazer um planejamento adequado.

Organizar uma festa para 50 pessoas é diferente de preparar um evento para 100. E não estamos falando apenas de comida e bebida, mas também de decoração (o que inclui número de mesas, cadeiras e arranjos, por exemplos) e de outras questões bem práticas, mas não menos importantes: louças, garçons, etc. Todos os itens de um casamento são planejados conforme o número de pessoas que estará presente.

Por essa razão, nem pense em descuidar da confirmação de presença: o sucesso da festa e o valor que você irá gastar no casamento dependem dele! Por isso, o RSVP precisa ser eficiente e, embora sempre se considere uma margem de segurança em relação ao número de convidados, o mais realista possível.

confirmação de presença rsvp casamento willu
Foto: Pinterest

Como facilitar a confirmação de presença

O problema é que – principalmente durante o ~trabalhoso~ planejamento de um casamento – ninguém tem tempo para fazer um trabalho de formiguinha e ir atrás de cada convidado. Além disso, pagar pelo serviço costuma sair caro demais. Sendo assim, facilitar a confirmação de presença tanto para os convidados quanto para vocês que estão organizando tudo só traria vantagens, não é mesmo?

Bom, por sorte e com a ajuda da tecnologia, hoje existem recursos bem interessantes para fazer isso. Você já pensou, por exemplo, em um serviço de ligações automáticas para os convidados com uma gravação dos noivos pedindo para eles confirmarem presença discando 0 ou 1? Então, isso já existe!

RSVP Ativo com gravação dos noivos

O RSVP ativo é um dos recursos oferecidos pelo Willu, uma plataforma para noivos criarem um site de casamento personalizado. A ferramenta é um dos grandes diferenciais do projeto, já que os serviços de confirmação costumam ser caros e “tradicionais”.

A alternativa oferecida pelo site funciona da seguinte forma: os noivos fazem o download do aplicativo do Willu nos seus smartphones, cadastram os convidados na agenda (ou escolhem entre os contatos já existentes) e gravam uma breve mensagem de áudio no próprio app. As pessoas cadastradas irão receber ligações automáticas com o recado fofo dos noivos e deverão confirmar presença seguindo as instruções que serão dadas durante a chamada, digitando 0 ou 1.

Legal, né? Pois é, além de ser bonitinho, é um formato bem inusitado e personalizado de confirmação de presença. E mais: é certamente um modo mais eficaz de fazer o RSVP, pois contar com a confirmação “voluntária” dos convidados é sempre bastante arriscado. É claro que não é por mal, mas se as pessoas tiverem que parar as suas rotinas para fazer isso, parte delas inevitavelmente vai esquecer. Portanto, se elas receberem uma ligação, terão simplesmente que ouvir a mensagem, confirmar rapidinho e pronto!

O serviço de RSVP Ativo faz parte do pacote Premium do Willu. Ele inclui todos os recursos da plataforma disponíveis por um ano (em seguida vamos falar mais sobre eles) e mais 150 chamadas de confirmação de presença com essa ferramenta exclusiva.

confirmação de presença casamento willu 2

Saiba mais sobre o Willu

Com todo mundo conectado 24 horas por dia e com todos os recursos que a tecnologia oferece hoje, era evidente que um evento tão marcante como o casamento também iria parar na internet, não é mesmo? Atualmente, além de enviar convites digitais, por exemplo, os noivos podem aproveitar vários outros recursos em plataformas criadas especialmente para isso.

O Willu disponibiliza pacotes com duração de um ano para você organizar e compartilhar cada etapa do casamento. A plataforma é bem intuitiva e fácil de navegar. Os convidados podem acessar o site tanto do computador quanto do smartphone, já que ele tem também versão mobile. Como um recurso à parte, ele oferece a possibilidade de os noivos terem até um domínio personalizado (“lauraebruno.com”, por exemplo).

Colocar o site no ar é bem simples e você vai levar menos de cinco minutos. Basta acessar o site ou baixar o aplicativo (tem para Android e iPhone) e responder algumas perguntinhas sobre o casamento (nome dos noivos, data, endereço da festa, número de convidadas…). Depois disso, o site está criado e já é possível usufruir de todas as suas funcionalidades.

confirmação de presença casamento willu 1

Checklist para planejar o casamento

Não é nada fácil organizar um casamento, então, centralizar tudo em só “lugar” facilita muito a vida dos noivos. No Willu, é possível criar e personalizar um checklist com todas as tarefas relacionadas ao casamento que deverão ser feitas ao longo do ano todo até o grande dia.

Lista de presentes virtuais

De acordo com as características dos noivos, a plataforma cria presentes fictícios que serão revertidos em dinheiro. Posteriormente, a quantia é depositada na conta dos noivos. Normalmente, os sites cobram valores altíssimos por esse serviço, mas o Willu tem uma taxa de apenas 3,99%.

Rede social

O casamento é um momento de muita alegria no qual se busca celebrar o amor com todas as pessoas importantes da sua vida, né? Então, que tal compartilhar tudo com os amigos e a família através de uma rede social exclusiva só de vocês? Nela é possível postar fotos e vídeos, interagir com os convidados, criar eventos, etc.

Ainda tem mais!

O serviço de ligações automáticas do Willu também pode ser utilizado para fazer um Save the Date diferentão com gravação dos noivos. Já imaginou lembrar os amigos da data do seu casamento com um telefonema bonitinho? Pois é!

Ah, e para quem preferir, a plataforma também oferece uma ferramenta de RSVP tradicional, com o link para a confirmação de presença.

O Willu tem duas opções de planos anuais: o Único e o Premiu. O primeiro inclui todas as funcionalidades, exceto o RSVP automático por telefone, e custa R$49,90 – são apenas R$ 4,15 por mês, tá valendo muito, né?

O Premium inclui todos os recursos básicos, mais 150 chamadas de confirmação de presença com a ferramenta exclusiva do RSVP ativo – ah, e existe também a possibilidade de pagar uma taxinha extra para ter um número maior de ligações. Ou seja, além de poder organizar tudo através da plataforma, ter um site dos noivos, uma rede social e uma lista de presentes virtuais, fechar a lista de convidados vai ser muito mais fácil!