Por Natália Brasil

Oi leitoras lindas do Casando! Hoje vou ensinar vocês a fazer um porta aliança lindo e econômico, mas antes de começar, uma perguntinha…

Você sabe para que serve um bastidor?
Se perguntarmos pra nossas avós, com certeza elas saberão responder a essa pergunta! Bastidores são armações de madeira onde se estica o tecido para apoiar o bordado. Era bastante utilizado no passado quando o bordado à mão era um dos passatempos preferidos das mulheres. Apesar de ter caído em desuso com o tempo, hoje o bastidor está de volta à cena com um propósito diferente (além do bordado): decoração.

Isso mesmo! Esses lindos suportes estão sendo utilizados como painéis, enfeites de parede, filtro dos sonhos, entre outras ideias super criativas.
Hoje trouxe pra vocês uma ideia muito simples e fácil de fazer, mas que traz todo um charme retrô ao seu casamento: porta alianças com bastidor.
Vem comigo e faça você mesmo!

Para fazer esse porta alianças você precisará de:

  • Bastidor – em geral, esses suportes não são muito baratos. Mas você tem a opção de comprar o bastidor de madeira sem a regulagem, eles são bem mais em conta e a regulagem não faz muita diferença nesse tipo de trabalho. O de 14cm custou R$14 e o de 12cm, R$8. Pra quem é de Porto Alegre, você encontra esses bastidores na Alma Entrefios (endereço e contato no fim do post).
  • Retalhos de renda (pode ser aquela do seu vestido!)
  • Flores de plástico para enfeitar (opcional).
  • Fita de cetim ou cordinha de sisal para prender as alianças.
  • Cola quente ou de silicone.
  • Tesoura

1- O bastidor possui duas partes circulares que se encaixam perfeitamente: uma maior e outra menor. Para começar, posicione a menor parte do seu bastidor embaixo da renda escolhida.
Estique bem o tecido e coloque a parte maior sobre eles. Pressione com cuidado até encaixar as duas partes do bastidor e prender o tecido.


2- Corte as bordas de tecido que sobraram após a etapa anterior. Faça isso de forma bem rente, pro acabamento ficar bem feito.

3- Feito isso, seu porta alianças está pronto para ser decorado da forma que preferir, mas é importante que sempre tenha uma fita ou cordinha delicada para amarrar as alianças. Na primeira opção eu colei as flores e a fita de cetim com cola quente e, na segunda, simplesmente amarrei uma corda de sisal no meio do bastidor.


Seu porta alianças está pronto! Simples, charmoso e pronto para cumprir sua função!

Gostou da coluna? Me segue no Instagram para buscar mais ideias! E caso você faça seu próprio porta alianças, envie para [email protected] . Vamos adorar saber sua história e compartilhar seus DIY! <3

Fornecedores:
Alma Entrefios: Rua Luis Afonso, 376 – Cidade Baixa – Porto Alegre
Telefone: (51) 3105-2155 e (51) 98011 2611
www.almaentrefios.com.br