Por Bárbara Regina

Todo planejamento requer cuidado. Quando se trata de contratar os músicos para o seu casamento, não é diferente! São eles que vão trazer som e sentimento para um dos dias mais especiais da sua vida. Não dá para errar com isso, não é?
Para te ajudar na hora de escolher os melhores para a sua cerimônia ou festa, criei um passo a passo de como funciona a contratação dos artistas. Vem ver!

1. Escolha um músico, grupo ou banda que tenha a ver com o seu estilo

A pesquisa é o segredo! Selecione algumas bandas e projetos que reflitam a energia de vocês, tanto na escolha das músicas como nos formatos e na temática. Você pode encontrar várias opções pelos sites especializados em casamento ou até pelo Instagram (falando nisso, você já conhece o CantarOLÁ do Dia?)

2. Conheça o trabalho do músico

É super importante conhecer o trabalho dos músicos antes de contratá-los, assim, tanto você quanto os artistas ficarão seguros de estarem tomando a decisão certa. Você pode procurar vídeos de outros casamentos, ler as reações de outros casais ou até marcar um café para se conhecerem!

3. Entre em contato com os escolhidos

Assim que você sentir que encontrou os músicos, entre em contato com cada um deles, falando sobre o seu interesse. Muitos casais fecham o serviço com antecedência de até 2 anos para ter certeza de que não perderão a data. Sempre bom se adiantar!

4. Passe todas as informações sobre o dia

Quando pedir um orçamento, fale o máximo de informações que você tiver. Isso ajuda o músico a criar um orçamento perfeito para o que você precisa, com equipamento de som adequado, agenda dos músicos, transporte, entre outros detalhes. Por isso, não se esqueça de dizer o dia do casamento, o local da cerimônia ou festa e a quantidade de convidados.

5. Escolha o formato

Muitos projetos trabalham com mais de uma formação musical. O CantarOLÁ, por exemplo, possui um duo, um trio e um jazz trio (podendo adicionar instrumentos avulsos em cada uma das opções). Se você não souber o que escolher, converse com seus músicos! Fale suas ideias para o casamento, a energia que vocês estão buscando e veja referências. O melhor formato está te esperando. 🙂

6. Negocie o orçamento

Depois de receber os orçamentos dos músicos que você selecionou, seja honesta com o seu orçamento pessoal e meça os prós e contras de cada um. Lembre-se de negociar! O que pode ser alterado para a voz dos seus sonhos estar presente na sua entrada? Converse com os músicos, com a assessoria e confie!

7. Assine o contrato

Assim que você tomar sua decisão, avise os músicos escolhidos. Dessa forma, eles poderão reservar sua data o quanto antes e começar a produzir seu contrato. Ele é super importante, pois assegura as duas partes de que tudo ocorrerá perfeitamente!

8. Crie uma playlist de referência

Você provavelmente já sabe algumas das músicas que precisam tocar no seu dia. Junte todas (e mais algumas!) em uma só playlist para ter de referências e escute quantas vezes quiser, até na hora de escolher outros detalhes do casamento (como decoração, temática…). Seja na cerimônia ou na festa, é importante saber o que você quer e não quer que toque.

9. Confirme os detalhes com o local

Alguns pontos técnicos podem ser super importantes para que tudo ocorra bem, por exemplo: a quantidade de tomadas e suas voltagens, se o local possui ou não aparelhagem sonora, se existe cobertura para a área dos músicos, entre outros pontos. Sempre bom se informar e avisar a equipe!

Como já foi dito, não se esqueça de pesquisar com antecedência os projetos musicais, ler o contrato antes de assiná-lo, escolher as músicas que fazem seu coração pular de alegria e continuar sonhando com o dia! <3