Destaque na Home

Organizando um casamento à distância: a história do Gio e da Ana

Por @giomanfroi

Na coluna deste mês, decidi contar um pouco sobre o meu casamento, que será agora em março. Eu e a Ana, minha noiva, decidimos nos casar em agosto de 2018, quando saímos de viagem (e ainda não voltamos). O casamento foi todo planejado à distância, e foi uma aventura!

Saímos do Rio Grande do Sul em direção ao Peru, depois descemos toda a costa chilena, percorrendo o pacífico até Ushuaia: a cidade mais austral do mundo. Após uma temporada no extremo sul do continente, voltamos a subir pela Argentina e pelo Chile até chegar em San Pedro de Atacama, onde estamos no momento.

Todo esse percurso está sendo feito em uma van – que também é a nossa casa – apelidada carinhosamente de Andina, pois nos conhecemos em uma viagem para os Andes. Viajar é a nossa vida e o nosso trabalho, então não teríamos como escapar de um casamento organizado à distância.

Depois de 6 meses de estrada e (quase) tudo planejado para o casório, posso dizer que foi uma experiência incrível e de sucesso! Então aí vai nosso diário de bordo:

O lugar e a cerimônia ideal

A primeira decisão tomada foi o lugar onde nos casaríamos. A cidade escolhida foi Lajeado/RS, onde toda a família da Ana mora. Com uma vida tão nômade como a nossa, sentimos que o casamento era o momento de voltar às raízes e estar o mais próximo possível da família.

O próximo passo foi decidir como seria a cerimônia: o que era importante para nós? O que não poderia faltar? O que não fazia sentido?

Não temos muita frescura para nada e não somos fãs de grandes eventos, nosso maior desejo era apenas reunir as pessoas que amamos e festejar com elas. Decidimos então por um casamento ao ar livre, que será celebrado pelo meu primo, um de nossos padrinhos.

A próxima dica é essencial para quem está organizando um casamento à distância:

Alguém de confiança para ajudar

Sabíamos que não conseguiríamos fazer tudo sozinhos e precisávamos de alguém para nos ajudar nessa missão. Estávamos quebrando a cabeça tentando pensar em alguém que conseguisse realmente nos entender e colocar a nossa personalidade no casamento, pois nossa ideia era fugir do tradicional. Foi então que a Beta nos escolheu!

Nosso anjo da guarda foi a Elisabete Gasparotto, da empresa Casei com Elas. Além de ser irmã de uma amigona nossa (que será madrinha), a Beta sonhou com nosso casamento antes mesmo de contarmos às famílias que pretendíamos nos casar. E o sonho dela era perfeito, a nossa cara!

Desde então, é a Beta quem se reúne com os fornecedores, experimenta os cardápios e negocia com o pessoal que se interessa em fazer parcerias. Nós ficamos recebendo tudo por WhatsApp e tomando as decisões com a ajuda dela.

Desapegar dos detalhes

A tantos quilômetros de distância, era impossível controlarmos todos os detalhes do nosso casamento. Para não dar margem para frustrações, decidimos nos apegar somente à essência. Conversamos muito entre nós e com a Beta, para que ficasse muito claro quem somos e quais as nossas prioridades. Assim, conseguimos desapegar e confiar nela para gerenciar os detalhes, tendo sempre a nossa personalidade em mente.

Aprovamos flores, doces, cardápio e decoração por fotos e vídeos no WhatsApp. A Ana comprou o vestido de noiva pela internet, no site O Amor é Simples. Vamos chegar no Brasil somente 15 dias antes do casamento, e temos certeza de que estará tudo perfeito! Afinal, a única coisa que realmente importa é conseguirmos celebrar ao lado das pessoas que amamos.

Está buscando vestido de noiva simples e econômico? Compre o seu n’O Amor é Simples com 5% de desconto! Baixe seu cupom agora.  

Se você sonha em fazer seu casamento em uma cidade, mas mora longe dela, meu conselho é: não desista! Organizar um casamento à distância é difícil, mas reunir quem você ama para compartilhar esse momento em um lugar que seja simbólico para o casal vale a pena.
Quem nos ajudou foi uma cerimonialista, mas no seu caso pode ser a sua mãe, sua cunhada, ou aquele amigo que acabou de casar. Bora?