Este tutorial estava na minha pasta de inspirações desde a época que casei (2012). Assim como a maioria dos tutoriais de internet, a gente bate o olho, apaixona, jura que é moleza e que vai fazer para o casamento ou para o chá. Acontece que se você não se organizar, mesmo fáceis, você se atropela e não executa metade. Então bora se organizar porque eu tenho certeza que você vai amar fazer sua luminária de lata para decoração de qualquer festa!
Vambora?
O Vídeo
Siga nosso canal do Youtube! Toda quinta (ou sextas, se a gente se embananar por aqui) tem tutos novos. Você assiste primeiro que todo mundo!
Materiais básicos
- Latas – molho de tomate ou conservas. Entocha macarrão na família e vai pedindo pro povo guardar (mas avisa o motivo se não te internam achando que agora você acumula lixo, doido!)
- Martelo e prego – Use um prego não muito grosso e que seja cumprido. Cuidado com as marteladas, hein? Qualquer coisa peça ajuda para o papai ou pra mamãe.
- Uma toalha velha – Para manter a lata firme no lugar e ajudar a absorver o impacto das marteladas.
- Água – Tá tendo aí?
Materiais para enfeita-la
- Tinta Spray – Como essa lata não era dessas que a gente retira o rótulo, precisei pintar por fora. Para dar uma alegria, pintei por dentro de uma cor alegre, no caso, o cor de rosa.
- Primer – Assim como expliquei no tutorial passado, sem ele a tinta spray descasca mais fácil. Esse é automotivo mas super serve. Basta pedir na loja de tintas ou na casa de artesanato um primer para ser usado antes de spray.
- Verniz – Também em spray. O Thiago até falou pra mim a diferença que dá aplicar verniz depois da pintura pronta. Fica com uma cara ótima de artesanato super bem feito. Profissa mesmo. Vale a pena usar!
- Máscara e luva – Esqueci de mostrar a máscara no vídeo mas é muito importante usar. Sério mesmo.
- Papel – Me ajudou usar um papel milimetrado (com quadradinhos) para não deixar meu traço torto. Eu desenhava atrás e na frente marcava os pontos para furar. Mas se você não tiver um não esquente que dá certo do mesmo jeito.
- Velas
A REALIDADE nua e crua sobre esse tutorial
- Eu achava que ia ser muito difícil fazer os furos na lata mas se você seguir direitinho a dica da água congelada por, no mínimo, 48h antes, vai ser moleza furar. Bata devagar para fazer furos delicados.
- Existe até uma ferramenta chamada micro retífica que faz esses furos com a lata vazia e deixa com um acabamento profissional perfeito. Se você desejar comercializar outras peças como essa, usar a micro retífica permiti trabalhar mais rápido e mais fácil. Mas ela não é lá tão barata. Se você estiver criando latinhas apenas para o casamento/chá/noivado, vá de martelo, prego e paciência mesmo.
- Não invente de fazer desenhos super elaborados por que não rola. Faça corações, estrelas, flores simples e por aí vai. Você pode fazer números e usar para designar o lugar dos convidados nas mesas.
- Lave bem suas latas e use algum tipo de removedor para deixar 100% livre de resíduos alimentares. Pode ser até aquele removedor de cola que usamos no tutorial anterior, lembra?
- Faça as pinturas sempre em locais BEM arejados. Os sprays pedem um mínimo de 20 a 30 cm de distância da peça e um intervalo mínimo de 15 minutos entre cada demão. O verniz não é fino como a tinta então preste bastante atenção para que, no momento da pintura, fique bem preenchida com uma camada uniforme. Não podem ficar “pontinhos” mas sim uma camada de aspecto liso.
- Respeite os intervalos mínimos de descanso e, para que a peça esteja 100% pronta para usar, são 12 horas.
- Você pode pendurar essas luminárias se quiser. Para que as velas fiquem firmes no lugar, coloque um pouco de areia no fundo da lata e “afunde” um pouco a vela nela.
Onde encontrar os materiais?
Latas no supermercado, martelo e prego você descola em uma caixa de ferramentas mais perto de você, toalha todo mundo tem, vela você compra de pacote em lojas de decoração/perfumaria, e as tintas pela loja virtual da Casa da Arte. Mas em qualquer casa de tintas também. Confira a lista completa:
Máscar e luva vieram da compra anterior, aqui em Mauá, papel veio de um caderno e as velas eu já tinha a muito tempo em casa 🙂
Vamos de fotos?
Gostaram?
Esse foi um dos tutorias, na minha opinião, mais fáceis e mais bonitinhos que eu já fiz. O efeito durante a noite fica muuuuuito romântico. Para quem quer um ambiente acolhedor, aposte nas luminárias de lata! 😉
Beijos e até semana que vem com mais um tutorial!