Quando se organiza uma festa, há muitos detalhes com os quais se preocupar – principalmente se você está fazendo tudo por conta para não gastar muito. Convites, lista de presentes, comida, decoração, vestido, escolha dos padrinhos… é um elenco que não acaba mais. Também estão entre esses itens as lembrancinhas de casamento.

Já pensou no que você vai dar aos convidados para agradecer a presença deles nesse momento tão especial? E se fosse algo que vocês mesmo fizessem? A ideia de os noivos adicionarem um toque pessoal ao casamento, incluindo na festa algo que eles mesmo criaram ou fizeram é cada vez mais “tendência”.

No entanto, não se trata apenas de uma questão de “estar na moda”. Na verdade, fazer algo DIY para a data, além de ser uma forma de gastar menos, também é um modo de receber os seus convidados de forma original e com mais afeto e amor, não é mesmo?

Com certeza, eles iriam ficar muito felizes em levar para casa algo feito com carinho por vocês. Por mais simples que seja, essas lembrancinhas de casamento têm um valor afetivo muito grande. E esse valor obviamente não pode ser mensurado.

Mas, o ponto é: o que fazer? Bom, para ajudar você a decidir qual vai ser o “mimo” que irá preparar para os convidados no dia da festa, trouxemos algumas ideias de lembrancinhas de casamento DIY. Dá uma olhada!

1. Sais de banho

 

sais de banho lembrancinhas de casamento DIY 2
Foto: Pinterest

Quem não precisa dar uma relaxada de vez em quando? Sais de banho proporcionam uma sensação de bem-estar e relaxamento e podem ser uma ótima opção de lembrancinhas de casamento. Eles são fáceis de fazer e se você colocar em um vidrinho ou um saquinho decorado, o regalo pode ficar bem bonito! Você irá precisar de sal, sal de epsom e uma mistura de óleos essenciais ou ervas da sua preferência.

2. Pote de temperos

Hoje em dia, muita gente gosta de se arriscar na cozinha. Os temperos são sempre bem-vindos, duram bastante e dão aquele gostinho especial aos pratos. Que tal criar uma mescla de temperos e colocar em potinhos bonitinhos para dar de presente aos convidados? Eles vão lembrar de vocês quando estiverem cozinhando!

pote de temperos lembrancinhas de casamento DIY 2
Fotos: Pinterest

pote de temperos lembrancinhas de casamento DIY

3. Geleia caseira

Tem coisa mais gostosa do que uma geleia de frutas caseira para comer com pão ou com biscoitos? Elas costumam ser praticamente unanimidade, então não tem erro! Você pode escolher a fruta da estação e fazer uma receita bem simples: cozinhá-la com açúcar e algumas colheres de suco de limão. Depois, coloque em potinhos decorados.

geleia caseira lembrancinhas de casamento DIY
Fotos: Pinterest

geleia caseira lembrancinhas de casamento DIY 2

4. Trufas

Não precisamos nem dizer por que as trufas são lembrancinhas de casamento que agradam muito, né? Ah, e, além de deliciosas, elas são fáceis de fazer em uma grande quantidade. Pesquisando um pouco, você pode encontrar receitas simples que levam poucos ingredientes (pode até ser apenas de chocolate e leite condensado!). Ah, e também dá para ser criativo e adicionar o seu toque especial.

trufa lembrancinhas de casamento DIY 2
Fotos: Pinterest

trufa lembrancinhas de casamento DIY

trufa lembrancinhas de casamento DIY 3

5. Porta-copos

Um item decorativo também pode ser uma alternativa interessante para presentear as pessoas que você ama. Que tal fazer isso reutilizando materiais que você tem em casa ou que pode conseguir facilmente? É possível fazer porta-copos com palitos de picolé ou CDs velhos, por exemplo. Mas, mesmo se tiver que comprar algumas coisas, você não irá gastar muito: com cola quente, EVA e barbantes dá para fazer porta-copos bem legais.

porta-copos lembrancinhas de casamento DIY 3
Fotos: Pinterest

porta-copos lembrancinhas de casamento DIY 2

porta-copos lembrancinhas de casamento DIY

6. Vaso com planta suculenta

As suculentas são pequenas plantas super resistentes e fáceis de cuidar, ou seja, qualquer um pode ter em casa. Além disso, elas também funcionam como objetos de decoração interessantes para diferentes cômodos. Para fazer as lembrancinhas de casamento, você pode comprar a granel uma grande quantidade e replantá-las em vasinhos bonitos e decorados.

suculenta lembrancinhas de casamento DIY 3
Fotos: Pinterest

suculenta lembrancinhas de casamento DIY 2

7. Sementes de flores, temperos e chás

Nessa mesma vibe, em vez de dar a plantinha, você pode incentivar o seu convidado a plantar algo! Uma boa ideia é reservar um cantinho da festa para deixar uma caixa com vários pacotinhos de sementes de diferentes plantas (flores, temperos, chás, etc). Coloque tags que expliquem o que é cada um e como plantá-las nos envelopes. Os convidados podem escolher as sementes que mais gostarem!

sementes lembrancinhas de casamento DIY 2
Fotos: Pinterest

sementes lembrancinhas de casamento DIY

8. Sachê de chá personalizado

Tomar chá é um costume tão antigo quanto prazeroso. Os seus convidados irão gostar de receber um sachê de chá personalizado, com sabores escolhidos a dedo e um saquinho feito por você! Compre algumas especiarias, como gengibre e canela, por exemplo, e utilize filtros de café ou tecido para fazer os sachês. Você pode enfeitá-los com fitinhas ou selinhos.

sachês de chá lembrancinhas de casamento DIY
Fotos: Pinterest

sachês de chá lembrancinhas de casamento DIY 2

9. Vela perfumada

Parafina, pavios, molde e óleos essenciais são os únicos itens que você precisará para fazer velas artesanais como lembrancinhas de casamento. Se quiser ser mais ousado, dá para caprichar na decoração, com corantes e folhas.

vela artesanal lembrancinhas de casamento DIY 2
Fotos: Pinterest

vela artesanal lembrancinhas de casamento DIY

10. Sabonete artesanal

Seguindo no mesmo clima dos sais de banho, um sabonete artesanal é um presente bem útil e diferente! Com água, óleo de coco, óleos essenciais e ervas, você pode fazer sabonetes perfumados e bonitos. Embrulhe em um tecido estampado, arremate com uma fita e pronto: você terá lembrancinhas de casamento bem legais e criativas!

sabonete artesanal lembrancinhas de casamento DIY
Fotos: Pinterest

sabonete artesanal lembrancinhas de casamento DIY 2

E aí, escolheu o que fazer? Então, mãos à obra!