Casamento real e econômico | Mariana e Antonio - Casando Sem Grana
HISTÓRIAS REAIS MINAS GERAIS REFERÊNCIAS

Casamento real e econômico | Mariana e Antonio

Oi, meninas!

Já imaginaram planejar um casamento inteirinho em menos de 6 meses? Pois a Mari, de Minas Gerais (uai!), conseguiu realizar o dela e sem ter que pagar mais caro por isso!

E como mineirinho é um povo bão dimais da conta, ela dividiu aqui com a gente tudo o que ela fez, desde a Lista de Casamento, até a festa.

Olha só:

“Olá!
Eu sou a Mariana, leitora assídua do CSG desde meus primeiros pensamentos em casamento. Meu “grande dia” aconteceu em 18/01/2014, em Viçosa, interior de Minas Gerais. Foi uma cerimônia simples, para cerca de 200 pessoas. O orçamento era curto, mas com várias dicas de gerenciamento, fornecedores e montagens DIY, tudo saiu lindo!!!

Começamos pelo inverso: fiz um pré-orçamento de tudo, jogamos na planilha e convenci meu noivo que dava pra fazer o casamento sem grana! Conversamos, então, com os pais e resolvemos oficializar o noivado e a data do casamento – detalhe que resolvemos nos casar no final de agosto com a data para janeiro. Fiquei um pouco preocupada, pois todos os tutoriais de noivas sobre planejamento começavam com 12 meses e eu tinha metade disso!!!

Mas, como eu já lia muito na internet sobre os casamentos reais e dicas, ficou um pouco mais fácil ter em mente o que eu gostava e queria para nossa festa, afinal de contas, eu estava organizando tudo sozinha e com uma dissertação de mestrado pra concluir!

Vou comentar um pouco sobre os detalhes…

Save the date: como o tempo era curto, tínhamos que avisar nossos convidados. Compramos um quadro negro pequeno e fomos à universidade, um local muito querido por nós, já que nos conhecemos lá.

Local: fazer a cerimônia religiosa e a festa em um mesmo ambiente é uma economia e tanto! Assim, optamos por um restaurante rústico, com espaço grande com um ambiente da cerimônia ecumênica, pras mesas e cadeiras do jantar e, também, pra pista de dança. Tenho um tio que é celebrante e se ofereceu para nos casar.

Decoração: optei por fazer eu mesma. Como centro de mesa, fizemos garrafinhas de cerveja enfeitadas com juta e renda. Para o espaço da cerimônia, fiz um varal de tecido para cobrir o fundo. Para a mesa de bolo e doces, comprei pompons de papel de seda para deixar suspensos e enfeitei caixas de MDF para colocar os doces. Além disso, comprei vasinhos e enfeitei com fio de juta. Fiz o mesmo processo com garrafas de suco integral de uva e cachepôs de MDF. Utilizei, também, garrafas enfeitadas suspensas no teto.

Flores: como são mais caras nas floriculturas, busquei fornecedores na cidade e região. Utilizei gérberas, gipsófilas, astromélias e lisianthu. Inclusive, meu buquê foi feito com lisianthus e montado por 3 tias minhas no dia do casamento!

Fotografia: era um dos pontos mais importantes da minha lista! Eu tenho uma enorme paixão por fotografia e queria algo muito bonito e de qualidade para nossa festa. Já acompanhava pela internet o trabalho do Reyner, um fotógrafo da cidade, e consegui fechar com ele.

Salão: optei por não fazer dia da noiva, para ficar mais em conta. Mas encontrei um salão para ir à tarde e me arrumar de uma vez. Já conhecia o trabalho da Lívia (maquiadora) e o salão também era lindo, o que daria lindas fotos de making of. Ela faz um trabalho incrível e eu me senti uma verdadeira diva!

Papelaria: fizemos nossos convites na capital (BH), onde encontramos um trabalho diferenciado e acessível. Além disso, toda a papelaria da festa foi desenvolvida por um primo, impressa e recortada por nós. Fizemos árvore de digitais, cartão de agradecimento para os bem-casados, cartão nas garrafinhas de “leve-me com você”, lágrimas de alegria, cardápio, plaquinha de “reservado” e de doces. Ao invés do kit festa, fiz plaquinhas, boquinhas e bigodes para photobook.

Doces: são itens que elevam muito o orçamento. Por isso, encomendamos só uma parte e colocamos a mão na massa em 60%. Fizemos brigadeiro de nutela, bombom diet (para os diabéticos), palha italiana banhada no chocolate, copinho de maracujá e uma surpresa de damasco que fez o maior sucesso. Nem adianta pedirem a receita, que é segredo de mãe!

Bolo: encomendados um de pasta americana e o topo do bolo foram pombinhos de crochê, feitos por uma amiga.

Vestido: olhei muitos vestidos da China para comprar, já que os valores de aluguel são bem caros. Fui a uma loja experimentar um – para que, a partir do modelo, eu pudesse encomendar um chinês – e acabei amando! Mas ele era muito estruturado por dentro e, como não sou tão magrinha, tive medo de arriscar… Chorei bastante, mas acabei alugando junto o terno do noivo, o que acabou virando um bom negócio.

Acessórios: encomendei os sapatos de uma loja virtual – a Bet Calçados, que confecciona de acordo com o gosto do cliente. No cabelo usei uma florzinha de tecido que comprei no elo7 e os brincos comprei semi joias de uma amiga revendedora.

Vários itens do nosso casamento foram comprados fora, em sites como o Ebay e o Ali Express. Pesquisando fornecedores e com um tempo de antecedência dá pra aproveitar ofertas de longe!

Além de todos os preparativos do casamento, nos preocupamos com a lista de presentes também. Era algo essencial, pois casaríamos em Viçosa, lugar que só eu morava (nem meu noivo e nem nossos pais são de lá). Nossa casa era em Teófilo Otoni, uma cidade com distância média de 450 km e, como não tínhamos carro, seria interessante um sistema que entregasse os presentes diretamente lá. Comecei, então, a pesquisar sites de varejo que tivesse o sistema de lista de casamento. De uma série de opções, acabei escolhendo o site da Ricardo Eletro, porque:

1- Logística e frete. Teófilo Otoni é uma cidade de interior e a logística não favorece tanto no que diz respeito à proximidade com capitais ou demais centros de distribuição. A Ricardo Eletro tem uma presença abrangente em todo o Brasil, mas principalmente em Minas Gerais, sua terra de origem. Assim, em outros sites os fretes eram muito altos, e como quem paga é o convidado, se for caro ele fica desestimulado;
2- Facilidade de acesso. Vi muitas noivas reclamando de dificuldade em cadastrar no site e inserir os presentes na lista. Eu não tive nenhum problema, achei bem didático e, quando tive, foi resolvido com prontidão;
3- Opção de vale-troca e liberação de produtos. Com a proximidade do Natal e Ano Novo, meu noivo passaria muito tempo longe de casa. Se as empresas entregassem os produtos no processo normal (compra – confirmação de pagamento – envio), todos iriam voltar por falta de quem recebê-los. No site da Ricardo, os noivos liberam a entrega dos produtos quando acharem melhor, podendo aguardar o período de casamento e Lua de Mel. Além disso, produtos repetidos ganhos no site, ou mesmo produtos que você já ganhou fisicamente e também no site, podem ser trocados por meio de uma solicitação de vale-troca.

E tive outras surpresas também:

1ª- Ligaram pra mim perguntando se eu precisaria de cartõezinhos para anexar ao convite com o link da Lista de Presentes da Ricardo Eletro. Eu acabei não solicitando, porque já havia começado a distribuição dos meus convites aos convidados, mas achei muito bacana!
2ª- Os produtos que foram comprados podem ser “bloqueados” ou não pelos noivos, ou seja, se um convidado comprar um produto, você pode ou não impedir que ele volte pra lista.
3ª- 5% de todo o valor arrecadado de presente e frete pode se transformar em um cupom de desconto para a próxima compra. Assim, além do presente dos convidados, a Ricardo também te dá um!

Porém, como todo site de varejo, o giro de mercadorias é grande. Assim, tem dia que tem um produto, mas ele pode acabar e ficar fora de estoque. Então, é legal sempre passear pelo site em busca de atualizar a lista com produtos novos. 😉

Espero que tenham gostado da história e das dicas!”

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (22)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (26)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (27)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (30)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (33)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (58)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (60)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (61)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (71)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (65)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (62)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (63)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (70)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (66)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (69)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (48)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (75)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (72)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (67)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (73)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (31)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (36)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (38)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (37)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (41)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (39)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (47)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (46)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (54)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (43)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (44)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (52)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (45)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (49)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (55)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (56)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (57)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (76)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (1)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (2)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (5)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (9)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (12)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (6)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (7)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (15)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (20)

casamento-real-economico-mariana-antonio-viçosa-minas-gerais-lista-de-casamento-ricardo-eletro (18)

fornecedores

Cabelo e Maquiagem: Studio Visage | Fotógrafo: Reyner Araújo | Bolo: Isabelle Vasconcellos | Doces: Familiares e Rachel’s | Celebrante: Reverendo Haroldo Mendes | Sapatos: Bet Calçados | Vestido – Sonho das Noivas | Local: Restaurante Fogão Paraíso

Beijos!
Equipe CSG 😉

[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[176171]
[176171]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d