Uma grande dúvida para quem coloca a mão na massa em tudo é quanto tecido comprar para fazer seu vestido de noiva. Normalmente as costureiras dizem a média em metros a ser comprada depois de uma conversa inicial. Mas se você já está na loja ou está viajando e encontrou a renda dos sonhos, nós podemos dar uma ajudinha!

Vamos colocar alguns exemplos de vestidos d’O Amor é Simples com os consumos de tecidos que costumamos usar para construir nossas modelagens para você ter ideia de quanto tecido é necessário.

SAIA DE TULE

O vestido Veneza, por exemplo, tem uma saia de tule estilo princesa, mas não tão volumosa. Mesmo assim, somente para fazer a saia quatro camadas de tule, totalizando 12m. Se você deseja uma saia mais volumosa que essa, talvez seja necessário dobrar a quantidade de saias.

Quanto de tecido comprar para fazer seu vestido de noiva

SAIA DE MUSSELINE (Beeem esvoaçante)

Entre todos os vestidos da nossa marca, o Pétala é o que tem a saia mais esvoaçante. Usamos cerca de 14m de musseline em apenas duas camadas.  Isso para deixar a saia bem rodada. Como o musseline é um tecido levinho, a saia fica leve e o rodado fica mudando de posição, trazendo um efeito esvoaçante!

Quanto tecido comprar para fazer seu vestido de noiva

RENDA VESTIDO TOMARA QUE CAIA

No vestido Peônia, por exemplo, mesmo no tamanho GG o consumo de renda é de apenas meio metro. A vantagem é que você pode comprar uma renda mais cara e como o consumo é baixo no tomara que caia, é possível fazer sem gastar muito.

Quanto tecido comprar para fazer seu vestido de noiva

RENDA PARA VESTIDOS COM MANGA

É bem importante analisar qual parte da renda você quer aproveitar para fazer seu vestido. A renda do Pitanga, por exemplo, tem bicos que nós queríamos usá-los no colo e nas mangas. Isso pode encarecer, pois apesar de o metro ter bastante renda no miolo, é preciso aproveitar mais o comprimento da renda. No Pitanga, poderíamos usar apenas 0,5m para construir o corpo, mas ao aproveitar os bicos e o desenho do barrado o consumo sobe para 1m. Na manga longa, dependendo do desenho que você quer aproveitar, o consumo da renda pode chegar a 2 metros.

Quanto tecido comprar para fazer seu vestido de noiva Quanto tecido comprar para fazer seu vestido de noiva

CETIM PARA FORRO

Para um vestido tamanho GG, que tem cetim de forro em toda a extensão do vestido (saia e busto), você pode precisar de em média 3 metros! Esse é o caso do Boho, que leva cetim na saia e tem um busto em formato tomara que caia.

Quanto tecido comprar para fazer seu vestido de noiva boho

Caso você queira colocar forro também nas mangas, é mais garantido comprar 4,5m de cetim.

Caso você queira fazer um vestido longo liso com cetim ou seda, o consumo também é em média esse. Mas vale lembrar que se o cetim for transparente e não tiver nenhum tecido em cima, pode ser que precise fazer ele todo duplo, o que também duplica o consumo.

Gostou das dicas? Comente!

Imagem de capa: Shutterstock