Casamento
28 fev

Casamento sem Festa

Foto: Marcelo Andrade

Olá, meninas!

O post que resolvi escrever hoje pode ser encarado como um tema que ainda é tabu por umas noivas, ou como solução prática e realista para outras: Casando Sem Festa!!!

Não é de hoje que uma grande festa de casamento, com uma igreja cheia de flores e uma pista de dança repleta de convidados dançando, é um sonho acalentado no coração de muitas noivas. Mas a realidade vem chamar para o que podemos ou decidimos fazer. Entra aí a questão: “Fazer tudo que sempre sonhei para esse dia ou enveredar por outro caminho???”

Muitos casais preferem pagar uma lua de mel no lugar de uma festa que acabará num único dia. Outros preferem mobiliar a casa nova. E outros ainda, simplesmente se dão conta de que não querem dívidas com parcelas a perder de vista ainda no início da vida a dois. A grande questão é pesar os prós e contras de um casamento sem festa. Muita gente vai reclamar e perguntar porquê, outros sequer aparecerão, e é aí que você pode saber quem é amigo de verdade.

Pesquisei a questão da “etiqueta social” num site que entrevistava uma amiga minha chamada Gloria Kalil (pegadinhaaaaaa!!!), no qual ela respondia perguntas sobre esse tema. Aqui vão alguns pontos importantes a esclarecer:

• Segundo as regras sociais, NADA e ABSOLUTAMENTE NADA obriga os noivos a fazerem festa de casamento. O que importa é a bênção.
• Os convites tendem a ser elegantes, mas sem exageros ou luxo demais. E neles você não precisa colocar claramente que não haverá festa, mas pode escrever no fim do texto, após as informações sobre horário e local: “onde os noivos receberão os cumprimentos”.
• Pode SIM fazer lista de presentes, informando caso alguém pergunte.
• As lembrancinhas comestíveis são as melhores, pois os convidados podem ir degustando no caminho de volta para casa.
• Pega mal??? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOO!!! O que pega mal é você trocar uma recepção por simples que seja, por uma super lua-de-mel e ainda pedir presentes com marca/cor/preço exigidos pelos noivos.
• Pega mal fazer recepção apenas para pais e padrinhos? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOO!!! O que pega mal é fazer festinhas particulares com um ou outro amigo ou parente, pois quem ficar de fora, com certeza vai se perguntar “Ué? Não era apenas cerimônia?”

Enfim, é verdade que nem todos irão gostar da idéia, mas sempre tem quem seja a favor e quem seja contra. Lembram aquela perguntinha incômoda: “Pra quê festa, gastar dinheiro com comida e o povo ainda sai reclamando???” Daí se prepara para a outra face: “Sem festa??? Então por que não esperam mais um pouco pra poder fazer tudo de uma vez???”.

Num próximo post, vou falar para vocês o que se pode fazer para deixar sua cerimônia matrimonial mais elegante e bonita. Afinal, não é porque não teremos festa que será algo desleixado ou sem graciosidade. Por isso, aguardem a continuação desse post, e enquanto isso, pensem e decidam juntos o melhor para o início de uma vida a dois abençoada!!!

Bjs de tapioca!!!!

assinatura_betania

Por Sammia

Saiba Mais sobre o Autor

Posts Relacionados

Comentários

  • Cleide Silva

    Queridíssima Maria BEtania,

    Muito bom ver um post com conteúdo tãoooo diferente dos que costumamos ver, geralmente os post são voltados para as festas e recepções e hoje eu AMEIIII este.

    Mais uma vez o CSG supreendendo, afinal não é porque não vai ter festa que não possa haver casamento, kkkkkkkk.

    Bjos

  • Débora

    Gostei Betania. Muita gente prefere fazer a festa a ter uma benção. Eu sou católica, casamento para mim é sacramento, é manifestação de vocação, e lógico, o mais importante de tudo é a cerimônia.
    Eu pretendo fazer uma festa sim, mas, algo bem simples: boa comida e lugares cobertos para se sentar.
    Não sei se é por isso, mas, quando vejo noivas se descabelando por lembrancinhas, por listas de casamento, cor da roupa das madrinhas, eu fico pensando se isso é realmente necessário.
    Concordo que a gente queira algo bonito, mas, o mais bonito de tudo, não é se tornar uma manifestação divina do amor?

    • http://gravatar Maria Betania

      Com certeza o q importa é o sacramento, Débora. Vc falou tudo.

    • Lia

      Muito bem! Como você falou tem gente que se importa com tudo, menos com o mais importante: a benção!

  • Rebeca Rolim

    Exatamente isso que venho pensando esses dias. Será que realmente vale a pena fazer festa, sem saber se teremos sobras pra lua-de-mel e mobília da casa? Será que meu tão suado dinheirinho merece acabar assim, num dia? Claro que se não fosse a grana (ou falta dela) eu nem pensaria nisso. Mas vale a pena refletir.

    Ansiosa pelo continuação deste post =)
    Parabéns pela sinceridade do post. Beijos!

  • Thaís

    Betania,

    Vou fazer meu casamento com uma recepção simples servindo bolos, doces e bebidas e de lembrancinha pão de mel ou bem casado. Fica chato passar a gravata e o sapato da noiva?
    Gostei muito do post.

    • http://gravatar Maria Betania

      Não fica chato não, Thaís. São seus amigos e parentes e ninguém é obrigado a contribuir. É apenas um gesto simpático.

  • Sarah

    Que legal! Como a Débora acima, eu sou católica e nada importa mais para mi que o Sacramento. Vou fazer festa sim, mas o que eu quero mesmo é que a cerimônia seja perfeita. Por exemplo: optei por não fazer lágrimas de alegria e poder fazer um livreto simples com a cerimônia para os convidados acompanharem. Vou ter mais de um padre celebrando, porque temos muitos padres amigos e outras vários detalhes que estamos pensando para a cerimônia.

    • http://gravatar Maria Betania

      Sarah, no px post vou incluir o Missal peronalizado. Fica no aguardo.

      • Sarah

        Obrigada Bethania! Vou ficar esperando!

  • Ana C.

    Como sempre o post foi bom para ajudar a refletir sobre o assunto, tbm já pensei em ñ fazer a tal festa..E estou animada para o próximo post! Beijinhos

  • Keilla Martins

    Olá Betania!
    Muito bom esse post. Fui madrinha de um primo que fez o casamento sem festa. E ficou bonito mesmo assim…

    É possível fazer, basta saber como e não se importar com o que vão falar…rs.

    Beijos

  • http://www.icasei.com.br/davideabiqueila Abiqueila Lima

    Muito bacana o post! Chorei muito quando tive que escolher entre a lua-de-mel e a festa, mas depois de analisar bastante, me conformei e vi que será melhor assim, sem dívidas. Estou muito feliz, caprichando em todos os detalhes da cerimônia. Ganhamos bolo salgado e bolo doce para servir ao final, no salão da igreja, compraremos os refrigerantes e daremos bem casados como lembrancinhas. Casarei dia 30/03/13 (exatos 30 dias!!!!) e voltarei aqui para contar a minha história de noiva sem grana. Beijos.

  • http://alissaeadailson.blogspot.com.br/ Álissa Cristina

    Ótimo post Betânia!
    Eu não irei fazer uma festa porque não queremos nos endividar, está fora do nosso orçamento…acontece que fiquei muito triste pois duas das minhas damoseilles viraram pra minha cara e disseram: “não vai ter festa?onde vou encher minha barriga?” cara fiquei super chateada…as pessoas não entendem que estamos começando a vida agora, temos que comprar a nossa casa, o nosso carro, tenho que pagar minha faculdade e n motivos!
    Se o casal tem condições de fazer, amém!!agora acho paia ficar criticando o casal por causa disso, afinal eles não irão pagar as minhas dívidas depois do casamento!
    eu e meu noivo estamos estudando uma possibilidade de fazer algo para os padrinhos!
    graças a Deus eu ganhei bastante coisa, a casa praticamente mobiliada, ganhei meu vestido que é um soooonhooo, então é assim…
    Noivinhas não se preocupem se vão te criticar, muitos apoiaram minha ideia e falaram que estou mais do que certa!

    Parabéns Betânia!

    • Gabriela Fernandes

      Álissa, não sei como me sentiria se alguma madrinha (já que não vou damoseilles) fala-se algo do tipo pra mim… Acho que simplesmente retiraria o convite… De verdade!

      A gente escolhe pessoas a dedo pra partilhar desse momento e dessa alegria pra recebermos uma resposta desse tipo… É de CHORAR, é de pensar: “– Mas aonde eu estava com a cabeça de convidar essa pessoa.”

      Ficou mais que óbvio que ela esta pouco se lixando pra o SEU casamento, pra SUA BENÇÃO…

      Que triste… eu fiquei com meu coração dolorido por você… :(

  • Carol Couto

    Oi Betania,
    gostei mto do post, pois hj em dia mta gente não tem condiçoes de bancar lua-de-mel e festa, ainda mais se tanto a familia da noiva quando do noivo for MUUUITO grande (como é o meu caso). Tenho pensado em servir bolo com champanhe (ideia do CSG) mas nada confirmado ainda!
    Aguardo anciosa o próximo post! Bjusssss

  • http://aovicioemcores.blogspot.com.br Rafaela

    Adorei o tema do post, Betânia!

    Meu casamento teve só festa para família e padrinhos no dia seguinte ao casamento. Na Igreja, ofereci bombons de lembrancinhas. Foi a melhor coisa que fizemos! Casamos sem acumular dívidas.
    E, mesmo sabendo que não haveria festa, a Igreja lotou de amigos queridos. Foi lindo ver que estavam lá pela gente e não por nenhuma festa.

    Beijos

    • http://gravatar Maria Betania

      Nossa, q bom Rafaela.

  • http://casaroucomprarbike.blogspot.com.br/ Pâmela Suélen

    Oi querida, que post super sincero, corajoso e verdadeiro, simplesmente ameiii!!!

    Eu e meu noivos estamos construindo nossa casa então se nosso financiamento não sair, não dá pra pensar em festa de casamento, no máximo um bolo com campanhe e olhe lá…
    Temos sempre que nos adequar a realidade…

    É claro que queremos fazer uma festa por menor que ela seja, mas temos que ver o que não irá pesar no nosso bolso depois…

    Beijocas Maria Betania e parabéns pelo super posttt!!!!!!!

    http://casaroucomprarbike.blogspot.com.br/

    • http://gravatar Maria Betania

      Brigadão, Pâmela. Adoro teu blog.

  • http://www.sorvetedemorango.com.br Fernanda Besagio Ruiz

    Oi, Bê!

    Parabéns pelo post! Os noivos têm que saber se podem arcar com uma festa e se realmente fazem questão dela! Não vejo problema nenhum em um casamento sem festa!

    Beijinhos

  • Cintia Barbo

    Maria Betania:
    Concordo plenamente com o que disse. Fui a um casamento exatamente dessa maneira. Após a cerimonia, houve cumprimentos no local e as pessoas ficaram ainda um bom tempo ali, conversando, batendo fotos. Levaram um doce como lembrancinha e foi ótimo! Os pais e irmaos foram jantar com os noivos. Mas não ouvi ninguem reclamando.
    Os noivos ficaram felizes e os convidados também.

  • Amanda

    Oi, eu tbm não ia fazer uma festa de casamento mas acabei ganhando da minha mãezinha , e fiquei super feliz, vai ser num espaço super simples cedido pela minha igreja. Nada formal apenas comida boa e refrigerante (sou evangélica).

    Depois conversando com algumas pessoas eu vi a importãncia de uma festa não precisa ser luxuosa muito pelo contrário pode ser simples o fato é que nela podemos comemorar de fato o casamento, pois as cerimonias nos deixam nervosas. Achop que até um jantar ou almoço com pais e padrinhos num restaurante já conta muito!!!

    Essa é minha opinião!!!

    BJo

  • Bárbara

    Olá!

    Simplesmente adorei esse post!!!!

    O meu caso é esse não vamos fazer festa!!!!

    Ansiosa para o próximo!!!!

    Abraço!

    • http://gravatar Maria Betania

      Fica no aguardo, q vou trazer boas sugestões.

      • Bárbara

        Obrigada!!!!

        Estou nos preparativos dos Chás,rs!!!

        Bjos

  • Elisangela

    Oi Bethânia adorei o assunto do post de hoje, pois estou enfrentando esse problema cidade pequena, casamento, compra de casa e mobilia e o principal sem dinheiro.. Os pais não têem muita condição de ajudar, então seria somente nós dois para bancar tudo e ele ainda é universitário dá pra imaginar a dificuldade… Além de morarmos em cidade pequena e tudo quando se fala em casamento seja extremamente caro….. Mais gostaria de algumas dicas sobre uma recepção bem simples como fazer, fica feio fazer somente uma janta para os convidados e depois um forró como é bem típico aqui na minha cidade??? A insegurança rodea nossa cabeça e tira o sono…. Ah! Parabéns pelo post.

    • http://gravatar Maria Betania

      Não fica não, Elisângela. Faz o q seu coração mandar e o q o bolso permitir. rsrsrsssss

  • Fran Barbosa

    Festa, um dilema na vida dos noivos, principalmente dos noivos sem grana.Aguardo as dicas de decoração do próximo posto…Tô ansiosa!!!!

  • Larissa

    Vi uma dica esses dias pra quem não vai fazer festa: colocar, na porta da igreja, carrinhos de pipoca, cachorro quente, algodão doce… assim todo mundo fica por alí ainda, batendo papo e curtindo o casamento um pouco mais! Não é de graça, mas ocusto para os noivos é bem menor do que uma festa. Legal pra noivos ousados e cerimônias mais despojadas!

  • Bruna Santos

    Muito boooommmm!!!!!!!! Esse foi um dilema para nós, até que decidimos casar apenas n civil e num outro momento casar no religioso e depois dar um festão (é o sonho), pois nossas famílias são de cidades diferentes, grande parte de nossos amigos também, então, fazer uma cerimônia e não fazer nada para a metade dos convidados que são de outras cidades ficaria chato. É isso que pensamos, então decidimos fazer depois.

    Dica para post: casar no religioso depois de algum tempo morando juntos, casados apenas no civil, com filhos, etc…

    Beijão

    • http://gravatar Maria Betania

      Aguardaí Bruna, q vem post de casamento de casal com filhos tbm. Como é o meu caso!!!!

  • http://www.lailaco.blogspot.com.br Laila

    Por mim, não teria festa, mas o noivo faz questão. Então entramos num acordo: vai ser um coquetel super simples e rápido.

  • Joycce Maynnara

    Eu não acho má ideia um casamento sem festa, principalmente depois que eu vi sobre esse casamento aqui >>> http://www.renatodpaula.com.br/tag/casamento-sem-convidados/

    Isso sim é coragem! Mas confesso que adorei. Escolheram o lugar e foram! Mas economico que isso? rs

    Mas eu acho muito válido a ideia de um casamento sem festa. Aqueles que te amam de verdade, estarão lá.

  • http://escolhas-leilane.blogspot.com.br/ Leilane

    No meu casamento nós decidimos fazer uma recepção só para os padrinhos e alguns familiares (pois nem todos sequer lembram que a gente existe) sei que vou ouvir muita gente contra, mas é o que podemos pagar e não vamos deixar de fazer isso porque não vai dar para agradar a todos.

    Vamos fazer o que temos vontade da forma que nosso bolso pode pagar sem nos deixar com dividas.

  • Fabi

    ADOREIIIII…quero maissssss hihihihi….beijos!!!!

  • Ludmila

    Maria Betania, adorei esse post! Estamos juntando dinheiro para construir nossa casa, não temos nem carro ainda… gostaria muito de uma festa, mas acredito que não teremos condição. Minha dúvida é a seguinte: como fazer um casamento sem festa somente no civil? Não iremos fazer cerimônia religiosa, então só os pais e padrinhos seriam convidados? Você poderia incluir essa dica no próximo post…

    • Priscila Sales

      Tenho a mesma dúvida, pois a família dele é enorme e temos muitos amigos, mas condição nenhuma de bancar para todos que gostaríamos, minha solução é casar no civil e fazer um almoço somente para pais, irmão e padrinhos que só aí dariam umas 60 pessoas. Não é fácil mas fazer o que, como posso passar por essa saia justa sem medo do nossaaaa, não fui convidado!!!!

      • http://gravatar Maria Betania

        Gatinhas, vcs podem chamar quem quiserem, mesmo sendo só o civil, mas penso q seria mais interessante chamar apenas os mais próximos, tipos os pais e testemunhas (civil) ou padrinhos (religioso).

  • Mey

    Uau !Amei esse post e retrata bem o que estou passando , casando sem grana e sem festa mesmo , vc esclareceu bastante mnha duvida e mostrou pontos que realmente é o que acontece de verdade comigo e com outras noivas …e a nós temos que pensar na gente mesmo, pq esse dia é nosso e especial ! e quem amar a gente de verdade vai nos apoiar de qualquer forma com ou sem recepção !
    Obrigada !

  • http://www.comumpenoaltar.com Bia Cereghini

    Betânia,

    Vou contar uma história engraçada que aconteceu com um casal de amigos.

    Eles decidiram se casar e chegaram a conclusão que não daria para fazer festa. Estavam com apartamento pra mobiliar e reformar e fazer isso + a festa não ia dar.

    Ai eles decidiram reservar uma pizzaria e falar que receberiam os cumprimentos lá e que infelizmente cada um teria que pagar o seu. Enviaram em torno de 200 convites e reservaram umas 100 mesas, já que imaginavam que ninguem ia para uma pizzaria após o casamento para cumprimentar eles.

    Fizeram algo bem simples, apenas uma mesa de bolo para foto!

    E qual foi a surpresa deles: chegaram quase 180 convidados para a pizzaria para cumprimenta-los!!

    Falo isso porque acho que devemos estar de acordo com a nossa realidade. Não dá? Sem problemas! O que vale é se unir, estar junto mesmo.

    O que eu concluo? Quem gosta de você, vai querer prestigiar a sua felicidade. Não importa onde for!

    Adorei o post. Parabéns!

    beijos

  • http://facebook.com/karinanovaiss Karina Novais Santos

    Oiii, tive uma ideia (mas ela precisa ser amadurecida rsrs) de depois da cerimonia da igreja (pensei em um sábado de manhã) os noivos e convidados irem para algum parque (tipo o Ibirapuera, não o conheço, se alguém tiver uma parque grande e bonito, por favor me avise rsrs) tirar umas fotos bem legais e diferentes, conversar e cada um levar seu lanchinho e bebida, tipo um pique nique bem grande rsrsr… É uma ideia doida???? =/ Não comentei isso com ninguém ainda, estou com medo de falarem que essa ideia é doida rsrs… Eu não queria gastar muito no casamento, sabendo que a nossa família é beeeem grande… ;)

  • Jeniffer Lima

    Adorei o post com tanta dificuldade em achar um fornecedor bom e com preço , para terminar obra da casa , mobiliar tudo , etc … a gente acaba pensando em NÃO TER NADA .
    Sobre a parte ‘Então por que não esperam mais um pouco pra poder fazer tudo de uma vez?’ é bem complicado pois além da ansiedade ainda tem a parte da saúde mental muita gente aqui as vezes nem tem data marcada mas ja pesquisa tudo no Blog imagina ter a casa e esperar pela festa ? DOSE NE eu particularmente teria um troço rs’
    Temos que priorizar nossas necessidades como casal onde muita das vezes a necessidade não é a festa .
    Quanto a parte de ACHAREM feio anti ético e etc … gente não adianta pode ser o casamento mais luxuoso sempre vai ter alguém para julgar e falar que não gostou de algo alias somos humanos com percepções e gostos diferente é normal , não vamos agradar a TODOS de uma só vez. Tem casal que por religião crença etc …vê a necessidade de ter uma cerimônia só na igreja sem condições financeiras para a festa , e é louvável quem prioriza as necessidades e não pequenos detalhes os detalhes. AMEI O POST !

  • Amanda Monteiro

    Ola!! No meu casamento não teve festa, mas foi lindo e realizamos nosso sonho com a lua de Mel!! Todos elogiaram a cerimônia e não ficamos sabendo de nenhuma reclamação. A igreja estava cheia e o fotografo até estranhou, porque ele falou que casamento sem festa não ia muita gente. Ficamos sabendo de pessoas que não foram porque não tinha festa, mas aí que percebemos quem realmente nos considera. Mandei o relato do meu casamento para a Sammia e ela publicou no CSG: http://casandosemgrana.com.br/casamento-real-e-economico-amanda-e-mario/

    O sonho da festa de casamento será realizado nas bodas, onde comemoraremos como nossos amigos e parentes a nossa união!! E até hoje não me arrependo de não ter feito festa!
    Bjos

  • Jaqueline

    Adorei o post, e fico muito feliz por abordarem esse tema, meu casamento será dia 29/06, e eu e meu noivo estamos reformando nossa casa, nossa família é enorme e temos muitos amigos tbm, mas o dinheiro não é tanto assim! Rsrs, resolvemos então casarmos na igreja pois eu não abro mão da benção de Deus, mas não vamos fazer festa, pois não temos condições para isso, vamos apenas fazer uma recepção para nossos pais e padrinhos, e iremos fazer um chá bar antes, pra ter uma certa confraternização entre todos, mas o chá bar não fica caro, pois cada um pode levar o seu!! Enfim, eu estou muito feliz e ansiosa para meu grande dia, e tenho ctz que ele não será menos especial por não ter festa, porque oque realmente importa é a união de duas pessoas que se amam!! Depois do casório conto td pra vcs como foi!! E aguardo mais posts sobre esse assunto!!

  • Maria Fernanda

    Maria Betania,
    adorei seu post…desde o começo decidimos não fazer festa pois como eu e meu noivo vamos bancar o casamento sozinhos, a grana ficou bem curta….Concordo plenamente com o q foi postado.
    já sei q vou enfrentar protestos por q minha familia é muuuito festeira, mas o q importa é começar a vida à dois sem dívidas….

    bjocas!!!

  • Suelen Labord

    Sempre sonhei com um festão.. Meu casamento será em outubro mas já decidimos junto com nossas famílias de fazer somente a cerimônia, pois queremos viajar e ainda temos uma casa inteira para mobiliar! Estou feliz com a decisão, apesar de não ser do jeito que imaginava darei o meu melhor e vai ser lindo tenho certeza!
    Espero mais dicas daqui sobre casar sem festa, aguardo ansiosamente o próximo post, bjus!

  • Clara

    Esse post que eu precisava no momento. E estava sofrendo muito, pois como esta td muito caro, resolvemos não fazer nada, somente a cerimonia na igreja. E quem gosta dos noivos de verdade, vão na celebração sem problema algum.
    Mais uma vez, muito obrigada CSG

  • Sarah

    Quando eu e meu noivo anunciamos que ficariamos noivos, a 1ª coisa que a familia fez foi se juntar pra fazer um jantar. Simples, mas que foi nossa cara.
    Ganhamos toda a comida da noite…agora que vamos casar, já avisamos que infelizmente não temos como fazer uma festa, que casaremos apenas no civil.
    Mas a familia, de novo, resolveu se juntar pra fazer um jantar como no noivado.
    Fico feliz, pois vejo que temos uma familia que, graças a Deus, nos ajuda naquilo que é possivel.
    Não teremos um casamento grandioso, mas tenho certeza que teremos uma confraternização simples aonde todos os que nos querem bem estarão presentes, e isso pra mim vale muito mais!
    Amei o post Betania :)

  • Virgínia

    Olá!

    Esse post foi muito esclarecedor! Vou me casar em outubro, apenas no civil e comemorar com os pais e amigos próximos, ( vai dar no máximo 50 pessoas.) em um restaurante. Mas sempre fica a dúvida quanto a chamar toda a família, que mora em outra cidade… Acaba virando uma saia justa. Mas enfim, o mais importante é fazer da forma que queremos e podemos.

    Beijos!

  • Aline

    Essa questão de casamento sem festa é muito delicada, principalmente para quem não enxerga o casamento como um Sacramento, momento de união e de benção.

    Me caso em abril. Inicialmente ia casar apenas no civil (por questões financeiras), mas o desejo de receber o sacramento e poder me sentir noiva com tudo que tenho direito me fez mudar de ideia e planejar o casamento religioso.

    Depois disso, meu noivo e eu pensamos muito e ficamos com vontade de comemorar nossa união então decidimos fazer a recepção mais polêmica de todas: recepção por adesão, onde cada convidado arca com suas despesas, por nossa conta apenas bolo e doces.

    Sei que ouviremos muitas críticas e que muita gente não vai nem comparecer. Mas quem é amigo de verdade entende, apoia e tá junto, é isso que está nos confortando.

    Começar a vida a dois sem dívidas e sem preocupações é bem melhor. Fazer uma boa lua de mel, mobiliar a casa…

    Deixe que digam!

  • Aline

    Quando eu e meu esposo decidimos casar, nós sabíamos exatamente o que seria mais importante para nós: a benção!
    Decidimos casar e não fazer festa, mas a minha mãe decidiu que iria nos ajudar a fazer um jantar. Com ajuda de amigos, Fizemos um jantar super simples, e quase sem bebidas alcoólicas, e foi muito legal. Se alguém saiu falando mal, bom… problema dele, eu não tô nem aí. O mais importante para mim eu já tinha recebido, a benção que era o mais importante para mim.

  • Suellen

    Olá, não sei se consigo me casar sem festa, adiamos a data em um ano para conseguir adequar os custos da festa + apê + carro + mobília e graça a Deus tudo está indo bem.

    Tudo bem que o importante é o sacramento, mas poder comemorar com a família e os amigos também é muito bom, ter uma festa para se lembrar (não importa se será luxuosa ou simples, ela precisa atender o orçamento das famílias e dos noivos).

    Já pensei em não fazer festa e investir na lua de mel, mas casamento é só uma vez (pelo menos é o que eu espero) e viagem vamos ter o resto da vida para fazer.

    Tem muita gente que diz não fazer festa porque os convidados saem falando, e dai??? nem Jesus agradou a todos.

    Acho que o casamento é uma data tão importante na vida de uma mulher que fica dificil abrir mão da festa, mas cada um sabe de si, o que não vale é casar cheio de dividas e sem ter onde morar.

  • Bela Flor

    Betania…
    Esta questão é bem polêmica e delicada…
    Eu e meu noivo até pensamos em não fazer festa… Porém, paramos para analisar e achamos legal ter uma festinha, mesmo que simples…
    Porque, por mais que vc comemore bodas, é legal, mas não é a mesma coisa… Temos receio de não fazermos festa e nos arrependermos depois e aí não ter como voltar atrás… Porque o dia não volta…
    Para nós, o mais importante é a benção da igreja, por isso, a igreja foi o que primeiro reservamos e corremos atrás. Temos igreja reservada, mas ainda não temos salão, buffet, estas coisas…
    Pretendemos fazer uma coisa bem simples, mas queremos fazer, sim…
    Se temos dinheiro sobrando? Não, muito pelo contrário… Estamos pagando ap, precisamos mobiliar, etc.
    Estamos tentando adequar nosso sonho com nossa realidade, fazendo muita pesquisa, DIY e estas coisas…
    É isso…

    • Aline

      Se Deus quiser você vai conseguir! Felicidades.

  • Amanda

    Nossa esse post veio me ajudar e muito, queríamos sim uma festinha por mais simples que fosse, só que com construção de casa e etc… estamos pensando em cancelar a festa :( , o que importa pra nos ea benção !!!
    Queria muito mais nossa realidade e outra estamos pesquisando todo pra um casório sem festa já reservamos a igreja, o celebrante ( que vai ser o primeiro casório do meu primo, que vai se ordenar padre espero que seja emocionante) e etc,,,,
    Mas tenho medo de não fazer festa e não ir ninguém!!!
    bjos ansiosa pelo próximo post.

    • Sarah

      Cancela não! Faz um jantar somente pra sua familia…os amigos que amam vcs de verdade vão entender!!! Bjs e boa sorte!!!

    • http://gravatar Maria Betania

      Olha Amanda,o post relamente se direciona a casamentos sem nenhum tipo de festa após a cerimônia. Se vcs realmente optaram ou viram q as condições financeiras não ajudam em nada, não se preocupe com igreja vazia. Afinal, o único convidado q não pode faltar é o NOIVO!!!! Os demais, mostrarão a profundeza da amizade q têm por vocês.

  • Marcela

    Tenho que dizer, esse post falou totalmente comigo, e entre várias sobre essa indecisão. Meu relacionamento estava ate em briga por conta disso. Eu querendo festa e ele não. As condições não permite, ainda mais que irei mudar para outro estado, reconstruir totalmente uma nova jornada.
    Tocou muito em mim, acho que era o que eu estava precisando ver … Obrigado, ansiosa para o próximo Post. Parabéns Bê

  • Raquel

    Me casei em abril de 2012 e não fizemos festa. Fizemos uma recepção para todos os convidados no salão da igreja que durou no máximo 2 horas. Foi divertido, mais barato, lindo e todos elogiaram e elogiam até hoje. Pra quem não quer fazer festas “de mercado” existem muitas opções bonitas e elegantes…. eu recomendo!

    • Bela Flor

      Raquel…
      Vc não fez festão, destas “de mercado”, mas fez uma recepção simples… então, teve recepção…
      O post se refere a não fazer festa nenhuma, recepção nenhuma, ou alguma coisa apenas para pais e padrinhos…
      Que bom que vc fez algo simples e todo mundo gostou e elogiou… Também pretendo fazer algo simples…
      Até mais.

    • Carol

      Foi em Sao Paulo? Qual igreja??

  • camila

    Ola. Meu caso é o seguinte, meu noivo nao quer festa, mas minha mae quer uma coisa em cs so pra parentes mais chegados…foge a etiqueta? muito? rsrs

    • http://gravatar Maria Betania

      nesse caso, vcs fariam um miniwedding, q tá super na moda e mto chique!!!!

  • Grayce

    Amei o post!!! eu e meu marido…. estávamos noivos há quase 2 anos…. sem pretensão de casar nem tão cedo pq estava esperando para ter a “festa dos sonhos” qndo nos deparamos com a urgência de não querer mais ficar longe… e então ele me disse: Grayce casamento não é só o dia da festa e sim o pra sempre! na hora decidi que não queria festa e sim dizer logo o Sim!!! começamos então a correr atrás dos documentos para marcar no civil (ele tinha perdido a certidão)… achávamos que iria demorar…. mas chegou super rápido… fomos então marcar… não pensamos mto bem na data… depois de marcado pensei puts! é 1 mês para preparar td! o que fazer? queria coisas feitas por mim … e não abri mão de ter chá de cozinha (com a família que mora um pouquinho longe) e de lingerie (com as amigas da cidade que moro)… e decidi fazer tulipas (dessas de tecido) para dar de lembrancinha… porém … como enfrentamos o “preconceito” de não ter festa… não fizemos convites… somente avisamos no face que iriamos casar… e para o pessoal que participou do chá… na nossa igreja poucas pessoas estavam sabendo a data do casamento…rs a benção foi ministrada durante um culto de domingo, o que chamamos geralmente de culto da família na igreja evangélica … então nosso pastor deixou que colocássemos algumas tulipas nos bancos…só para mudar a cara da igreja… e eu mesma fiz todas as tulipas… e os lencinhos “não segure suas lágrimas” (foi td muito corrido foram ao todo 500 tulipas – tanto para os dois chá e para a igreja mas VALEU A PENA), o culto foi normal…. porém no final do culto qndo o pastor nos chamou para ministrar a benção um grande amigo tocou a música que queríamos… passamos uma retrospectiva com a música que mostrava todo o significado dessa escolha que fizemos, e o pastor fez uma mega surpresa chamando minha irmã para cantar (ela nem queria ir para a igreja pq para ela eu casar e sair de casa ela iria me perder… coisas de irmã caçula super mimada pela mais velha) qndo ela subiu eu me derramei e a igreja toda chorou junto pq ela tb estava chorando…. depois servimos bolo e bem casados na igreja mesmo…. resumindo… cerimonia ultra simples… casamento mega econômico… muito sentimento envolvido…. até hoje todo mundo comenta… todas as casas que vamos tem alguma tulipa rs…. e eu que sou mega apaixonada por casamentos não me arrependo de nada! to super feliz… e a melhor sensação é de olhar pro lado ao dormir ver o homem que me faz feliz e saber que todos os dias reafirmamos os votos!

  • Gisele

    eeeee amei o post!!! Realmente o que importa é a benção! eu optei por nao fazer nada, nem pros padrinhos, apesar da sobrinha, comadre, madrinha, tia e outras parentes acharem super errado… errado é a gente fazer o que não pode para agradar os outros né?

  • Hellen

    Vou me casar, tenho pensado dia e noite em relação a festa, quero fazer uma festa linda, mas não tenho vontade de convidar muitas pessoas, o que faço? Convido todos os conhecidos para o casamento na igreja e não convido para a festa? Faço um mini wedding? O que eu faço? Essa preocupação está tirando meus sonos…

    • http://gravatar Maria Betania

      Hellen, se vc pretende fazer uma linda festa com poucos convidados, o melhor seria mesmo um miniwedding. Super na moda, chique e íntimo.

  • Sahra Caroline

    Queria muito fazer minha festa de casamento, ao ar livre, no fim da tarde, com muita cerveja e muitos amigos.
    Mas infelizmente sou uma noiva bem sem grana. Então, decidimos (com muito aperto no meu coração) que não tinha condições de bancar uma festa.
    Pensamos e pensamos, e vamos casar no civil de manhã e a noite reservar um espaço no restaurante e fazer um jantarzinho especial para familiares e amigos mais íntimos. Tirar belas fotos, comer o bolo… Claro colocar um vestido branco (não de noiva) mas um legal.
    O que a gente não pode é se endividar por causa de uma festa de 5h..
    O dia mais feliz da nossa vida, não vai ser no dia da festa, mas sim todos os dias que virão após o casamento….

  • Evelyn

    Tantas vezes eu lia o CSG, via casamentos sem grana reais e ficava pensando: meu Deus, até esses ‘sem grana’ eu não tenho como fazer.

    Ficava sempre triste porque não podia ter um casamentão como sempre sonhei quando menina. Mas de uns tempos pra cá, especialmente quando tive de optar por ir morar com o noivo pra que ele convivesse com uma filha [isso acontece, sabiam?] eu comecei a me tocar que casamento é depois. E esse depois é para o que mais eu tenho de me preparar, mesmo depois de já casar.

    Ainda sonho demais [e acredito em milagres] em ao menos entrar de vestido branco com uma flor que seja nas mãos. Mas sei que se nem vestido eu tiver, vai ser o dia mais feliz da minha vida.

    O tema é pertinente. Não terei vestido de noiva, buquê, dia em spa, festa, flores enfeitando a igreja [pq o padre não deixou devido a situação marital que vivemos]. Não terei nem entrada nupcial. Nem lua de mel. Não terei nada a não ser uma benção. E até para essa benção, estamos tendo de economizar muito. Mas quer saber? Não há dia mais esperado que esse pra mim!

    Meninas, preparem-se antes de tudo para o ‘depois’. Não haverá festa, lua de mel que dure pra sempre. Haverão contas a pagar, brigas, diálogos sem fim depois do grande dia. Mas não é pra desanimar não… pq haverão também dias infinitos acordando e vendo quem amamos com o abrir de olhos, café da manhã, cuidar de um lar, dormir agarradinho, noites de amor quente, almoço e jantar em família e tudo de mais gostoso que há em amar alguém.

  • Beatriz

    E o subtitulo do blog resume todo post: realmente o que nos leva ate o altar é o amor! É isso que deve importar e ser lembrado no casamento! Ansiosa pela segunda parte!

  • Carol

    Meu sonho maior é a igreja, vestido benção… não ligo pra festa… Mas ao comentar q não quero festa as pessoas entortam a cara… até minha mae me criticou rsrsrs

    Mas ninguem tem dindin pra ajudar…

    Pensei no Bolo e Espumante no salão da igreja mas hj tá dificil achar igreja em que o salão não seja exclusivo a um buffet que, claro, não fazem bolo e champagne e quando fazem custam o mesmo que um coquetel em outro buffet. Mais um ponto da máfia do casamento.

    Se alguém tiver dicas de igrejas em Sampa com salões não conveniados a buffets postem nos comentários.

    Bjos

    • Jeniffer Lima

      Carol bom você tocar nesse assunto , esse de não fazerem o que queremos. Caramba os Buffet hoje em dia tem que fazer tudo do jeito deles , não pode tirar isso ou aquilo é só pacote fechado e etc … esse é um dos fatos que esta me desmotivando a ter festa !

    • Gizeli

      Nossa, isso que você falou das pessoas entortarem a cara é a mais pura verdade. Lá em casa mesmo está a maior briga, minha mãe quer de todo jeito que eu faça festa, mas é pouco dinheiro para um lista enorme de pessoas. E no fim quando mostro algum orçamento ela fica louca, o mais barato que encontrei foi de 12 mil. Sempre sonhei com a cerimônia e com a lua-de-mel, mas não com festa, até pelo fato de eu não ter muita amizade com parentes. Enfim, farei minha cerimonia sem festa, vai quem quiser!

  • Ana

    Bom dia, eu me casei em dezembro de 2012 e não fiz festa. Não me arrependo! Tudo foi lindo. Não foi a falta de festa que tirou o brilho do meu casamento. Pelo contrário, foi divertidíssimo, emocionante e iluminado. Sei do sonho de muitas noivas em fazarem festas, mas o que importa mesmo é o amor entre o casal. Digo para meu marido sempre: o que fica do dia do casamento é comunhão com as pessoas que amamos, é o brilho no olhar do seu marido quando você entra na igreja, é a cumplicidade com sua família, é a alegria dos seus amigos.
    Você que tem o sonho de casar, mas não tem tantos Reais para investir, não desista do seu sonho. Vá em frete! Siga seu coração! Não siga modismo, não ache que por seu casamento não vai ter o melhor buffet, o melhor DJ, a melhor decoraçõa…. você não será feliz. Casamento é muuuuuuuuuuuuuuuuuito mais que isso. Casamento é cumplicidade, partilha e doação.
    Parabéns pelo post MARAVILHOSO!!!
    Beijos
    Ana
    Brasília/DF

  • http://thayne.luz@facebook.com Thayne

    Vou esperar pelo post de casando sem FESTA!
    rsrsr

  • Denise

    Gente me ajuda !!! My help!
    Estou em uma duvida cruel ! Me caso dia 01/06/13 e nem sei como será meu casamento, já reservei o salão de festas do AP para fazer tanto a cerimonia quanto a festa, porém deixei reservado a igreja também se ocorrer imprevistos. A questão é , o CUSTO. quero fazer algo bonito porém estamos sem grana. Ai surgiu a ideia de fazer casamento na igreja e a recepção dos convidados em um restaurante , rodizio, o que é comum com o pessoal da minha igreja pois diminui o custo. O que acham ?

    • http://gravatar Maria Betania

      Acho uma ótima idéia, afinal, vc diminui os gastos com decor, garçons, buffet e todo mundo ainda sai satisfeito!!!

      • Sahra Caroline

        O meu vai ser tbm no restaurate
        Casamento no civil pela manhã e jantar com familia e amigos a noite!!!!

        A gente deve fazer o que o nosso bolso cabe…

  • Denise

    Me casarei em junho, e como a maioria não irei fazer festa por vários motivos, mas o principal é o financeiro. Iremos receber os comprimentos na igreja, porém, após a cerimonia vamos para uma churrascaria ( que fica em um bairro próximo da Igreja onde será realizado o casamento ) e faremos uma “festinha” particular rs … O diferencial é que cada um pagará a sua conta. Como já moramos junto, não iremos fazer lista de casamento pois já temos tudo que precisamos… A churrascaria escolhida é muito gostosa, e possui um preço bem acessível =) E ainda possui um andar que será reservado para os convidados … Terá a mesa do bolo, os doces e os bem casados… Como será bem “informal”, estamos avisando as pessoas meio que ” de boca “, sem pressionar ninguém, pois também não queremos que ninguém se sinta pressionado a ir ;) … Enfim, Acredito que essa seja uma maneira legal e barata de ter as pessoas por perto e marcar um pouco mais esse dia tão especial =D … Alguns podem até pensar ser deselegante, mas conheço várias pessoas que já foram em noivados e casamentos assim, e a ideia tem sido bem adotada em vários lugares ;)

    • Ana

      Olá, Denise! Não tem nada de deselegante. Acho muito sincero da nossa parte fazer cerimonias mais economicas e não entrar no casamento atolada em dívida. Fiz a mesma coisa. Foi uma cerimonia na igreja e depois seguimos para o restaurante e cada um pagou o seu. Como você disse, pode ser que um ou outro se chatei, mas quem é amigo mesmo e quer sua felicidade vai com você onde for. Outro detalhe do meu casamento: para juntar a família e os amigos num momento mais intímo e divertido fiz um chá de panela ótimo, mas dentro das minhas condições. Fiz tudo. Recebi muita ajuda e saiu uma super festa. Continuo afirmando, casamento é a união de todos para felicidade do casal! Boa sorte! E seja feliz!

  • Helena

    Nunca tive o sonho de fazer festa, tanto que esse foi o conselho que dei para a minha melhor amiga quando ela decidiu se casar sem festa. O importante é a união de vocês e não festa para os outros. Quem gosta da gente fica feliz com ou sem festa.
    Quando ajudei meu irmão no casamento dele, fiquei louca de vontade de arrumar o meu. Eu que já gostava de ver coisas de festa, programei meu casamento do início ao fim.
    Mas agora com a compra do apartamento, vejo que as coisas não são simples assim. Fazer festa ou arrumar o apê? Fazer festa ou abater do financiamento? fazer festa ou ter uma lua-de-mel?
    Decidi abrir mão de tudo que já tinha programado (lugar, decoração, identidade visual etc) e voltei com aquele pensamento que citei no início do texto, e continuo muito feliz com minha escolha.
    Quero fazer uma recepção com pais, irmãos e padrinhos (melhores amigos) de preferência no salão do prédio e acabou. Bom, bonito e barato.
    O chato é escutar da sogra e sogro que não compreendem que não faremos festa… ficam com aqueles: Como assim?! Vão ter sim! A gente dá um jeito!
    Não quero um casamento de qualquer jeito! Não importa que seja pequeno, mas quero ele perfeito, dos meus sonhos! E não vou fazer um meia boca e muito menos depender do dinheiro alheio para fazer as coisas do meu jeito.

  • Kamila Marques

    Oiiii…
    Pra começar adoro as dicas de vocês.Parabéns!
    Meu caso é o seguinte, tenho 19 anos e namoro a 7 anos.No final do ano passado decidi me casar.Sempre sonhei com esse momento…
    Já estávamos com tudo preparado para a cerimonia de casamento.O que ainda faltava era terminar nossa casa que meu pai estava construindo pra gente.
    Mas a 1 semana meu pai faleceu, e agora estou sem chão.Alguns me dizem pra eu me casar e fazer uma recepção apenas para padrinhos, mas estou muito confusa, sei que de uma forma ou de outra as pessoas vão falar.E agora sem meu pai que tava dando a maior força preciso economizar, pra terminar minha casa.
    O sonho do meu pai era me ver casada, mas ainda está tudo muito recente…
    O que faço agora?

  • suzana

    Gente eu tô na mesma situação…que bom q eu encontrei vcs!!! vou ler tudinho para pegar as ideias daqui!!! Bjs

    Suzana

  • joice

    não tem jeito, o meu casamento não vai ter festa não! dindim está curtississsiiimo!

  • joice

    Kamila é meio comlicado mesmo, mais o pior é que sem festa ou com festa todo mundo fala do mesmo jeito…

  • Monique

    Parabéns, adorei o post, eu estou neste dilema, se faço festa ou não. Para começar meu noivo não quer festa. Porque gasta e tals, e o meu sonho é casar na igreja e ter uma festa que desse para convidar todos os amigos e familiares, nisso tudo, só existe um problema, a família é enoooorme, e não é aqueles familiares que são de longe, minha família é toda unida. 14 tios paternos que, tem esposas filhos e até netos, 4 tios maternos, fora a família do meu noivo, porque é pequena. e fora os amigos, alguns dos colegas de trabalho.
    – Mais assim eu tenho uma dúvida, se caso uma tia avó que mora bem longe, vem antes do meu casamento me entregar um presente e saber quando será o casamento, esta eu sou obrigada a convidar não é verdade?

  • Mariana Xavier

    Tenho uma grandeeeeee duvida!
    Meu namorado e eu vamos morar juntos, para a ocasião não passar em branco, vamos ficar noivos, pretendemos nos casar em 2 anos, como estamos gastando muito com o apartamento e eu estou desempregada, vamos fazer a festa em um restaurante, onde cada um pagara o seu. Todos sabem que vamos morar juntos, e gostaria de saber se pega mal fazer uma lista de presentes? Muitas pessoas já perguntaram o que gostaríamos de ganhar, e para facilitar gostaria de fazer uma lista de presentes…
    Por favor me ajudeeeem!
    beijos

  • Danielle Viana

    Achei prefeito tudo o que eu li aqui uma verdadeira enciclopédia para as noivas, tenho uma duvida. Bem, ao invés de se endividar com festões o casal poderia substituir pelos chás? tipo o chá de lingirie (para as amigas da noiva) chá de cueca (para os amigos do noivo) e um chá de cozinha (para familiares de ambos).
    Assim todos comemoravam a união do casal sem a necessidade de mega festas após a cerimônia. Pode? Seria correto?

  • klisman

    gostaria de saber o que devo colocar em um convite de casamento? (não vai ter festa).

  • Clara Neves

    Olá gente!!
    Esse post tem super haver com o meu momento. Graças a Deus já temos nossa casa, assim tbm como temos as parcelas, kkkkk. Lembrando que também quando se entra numa vida de casados, surgem outras responsabilidades. Por isso decidimos de coração partido (eu principalmente) fazer apenas o chá, o casamento civil e o religioso. Mas como a maioria das noivas eu já vinha sonhando a muuuuito tempo com a festa, simples, mas sonhava. Pois seria nossa cara. E o principal motivo pelo qual ela não acontecerá é a falta de dinheiro e a lista que é MUITO extensa. E essa história de fazer chá e cerimonia, convidar a todos, e na hora de comemorar o casório chamar apenas pais e padrinhos me incomoda demais, acredito que muitos vão falar, e eu não posso negar, eu me preocupo, é chato e minha vontade era comemorar com todos. As vezes até penso em fazer assim, mas quando lembro, desisto. Então é isso noivinhas, desejo-lhes sorte e bons casórios. Me deem um luz. RS!

    Beijinhos!

  • Caroline

    O mais importante e a cerimonia, mas como fazer uma festa smples e barata para o casamento sem ser buffet q sai caro? tipo aluga o salado da igreja mesmo e coloca bolo e shampanhe com musica so? pode pedir para alguem tirar fotos com camera envez de contratar fotografo q sai caro? como fazer decoracao sem sair caro tb? e as lembrancinhas posso td fazer em casa? me responda…

  • Priscila

    Minha história é a seguinte, eu e meu namorado somos de cidades diferentes, temos outros gastos bem significantes pro ano de 2014, tipo faculdade e pós gradução, então estamos pensando em casar no civil, fazer uma viajem de lua de mel em algum lugar da cidade que vamos morar e tirar mtas fotos de recordação, e festa pode ficar pra depois, o que realmente importa é que vamos está felizes e casados, como uma moça disse, se endividar cm festa de casamento no inicio do matrimônio não é boa ideia, as pessoas que nos amam e querem nossa felicidade sem dúvidas vão nos super entender. Tô ULTRA feliz o mas importante ja tenho, ja lacei hehehehe meu noivorido lindo.. te amo Rhoger Santana.

  • Nathalia

    Olá! Tenho uma duvida, acabei de ler esse post, estamos fazendo uma festa para apenas 80 pessoas. pois a casa de festa que optamos só aceita esse numero de convidados. pensamos bem e sinceramente, queremos que estejam conosco nesse dia tao especial apenas pessoas especiais e família, não amigos “colegas” que sabemos que irão apenas pela “festa”, “pega mal” convidar família e amigos bem próximos?? Sei que algumas pessoas se sentem “próximos” o suficiente para fazer parte de um dia como esse, mas a realidade é que não! Certo? Bom queria sua opinião; bjs!

  • kamila Teixeira

    Oi Maria tudo bem?
    Estou noiva e meus pais não tem condições para realizar uma festa de casamento pra gente. O meu noivo tem uma condição legal, porém temos que mobiliar o apartamento e pensar na lua de mel. Então não quero sobrecarregar ele insistindo em festa, casa e lua de mel, vai ser muito gasto. Estou querendo fazer a cerimônia só na igreja e fazer uma lua de mel legal, seria deselegante?

  • fernanda paixao

    adrorei as dicas

  • Elisa

    Gostaria de fazer um mini wedding,,, sou obrigada a enviar o cartão de participação? Ou posso usar o facebook para mostrar que casei?

  • Isabel Cristina Cesario

    Vou me casar agora em outubro e estou passando por este dilema de não fazer festa neste exato momento, estou me perguntando o porque quero dar uma festa? Mas minha grande questão e a palavra “deselegante” em fazer minha cerimonia em um salão e não oferecer uma recepção! Tenho me perguntado e se eu nunca sonhei em me casar em uma igreja? Não posso me casar em um salão e não dar uma recepção? …

  • Marília Oliveira

    Olá Maria,
    Casei-me recentemente e optei por não fazer festa, o dinheiro era curto e a vontade de oficializar a união era grande. Já estávamos juntos a 7 anos e a 4 morávamos juntos, daí pensamos é tão necessário fazer festa ? Então decidimos casar no civil e investir na lua de mel. A família tratou logo de dar palpite e achar estranho, perguntaram por que não esperam mais um pouco e juntam mais dinheiro pra fazer uma festa? Aí da pra notar que para eles o mais importante era a festa e não a benção. Mas a vontade de estarmos casados falou mais auto, então convidamos a família e amigos para a cerimonia no civil, que por sinal foi bem rápida, e assim que acabou a cerimonia agradeci a todos pela presença e tratamos logo de embarcar pra lua de mel. Te confesso que foi a melhor escolha, não tive dor cabeça com comes e bebes, com convite ou com qualquer outra coisa que muitas noivas se acabam tanto, sem falar das dividas que muitos passam meses pagando para apenas 1 dia de festa. Hoje somos muito feliz e queremos ter um filho, isso sim é motivo pra guardar dinheiro.

  • fernanda

    Oi eu vou me casar em dezembro já ta bem pperto So q vai ser só no cartório civil e o cartório daqui é bem pequeno e como não vamos fazer nenhum tipo de comemoração por falta de grana e pq ainda estamos construindo pois vamos entrar pra casa em acabamento só q já encomendei fotógrafo vou fazer um lindo álbum já até escolhi vou vestir de noivinha curto e branco um belo penteado maquiagem pq apesar de não ter condições no momento de fazer uma grande e bonita festa gostaria de ter uma linda recordação desse dia com fotos e sair bem bonita mas To com dúvidas se faço ou não convite pois não vou poder fazer nemHum tipo de comemoração nada, mas sempre tem aqueles amigos q falam “Vc casou e nem me falou Ne” aí eu tava pensando em fazer um convite com foto nossa e sem querer convidar apenas agradecendo ao apoio de todos tbm pela intenção do presente Ne q gostaria de receber o q faço?me ajuda?

    • Sammia

      Oi, Fernanda. Tudo bem?
      Eu não faria convites, nesse caso.
      Eu escreveria cartinhas ou cartões postais com a foto do dia do casamento e enviaria para os amigos agradecendo o apoio. Se alguém perguntar por que não foi convidado, diga a verdade: que não teve igreja e nem festa. No máximo um almoço pra família. Simples e prático assim. As pessoas acabam entendendo e até quem gosta muito de vocês vai acabar dando uma lembrancinha e ficando muito feliz com a felicidade de ambos ;)
      Beijos

  • Jennifer Resende

    Bom, eu tenho 18 anos e eu e meu namorado estamos pensando em casar, a minha familia vai ser contra, mais chegando ao ver que vai ser melhor pra nos dois, mais queriamos fazer algo diferente na cerimônia evangélica, alguem ai pra ajudar?

  • Mayara

    Pretendo me casar somente no civil, não entendo bem, ai eu teria somente testemunhas e não madrinhas e padrinhos, certo? O cartorio da minha cidade fica dentro de uma galeria pouco movimentada, queria dar uma lembrancinha no final, será que é interessante?testemunhas de cartório são somente 2, e tenho pelo menos 3 amigas que se convidaram como madrinhas o que faço? E queria saber, gostaria de fazer chá de panela, ficaria chato caso fizesse mas nao convidasse para o casamento civil? (nao caberia todos no cartorio)…

    • Sammia

      Oi, Mayara
      Seus padrinhos serão as testemunhas. Uma coisa é igual a outra.
      E você pode dar lembrancinhas na saída sim, sem problemas. Só fale com a 3ª amiga que no cartório são duas testemunhas mas que ela continuará sendo sua madrinha do coração. E não fica chato não, fique tranquila. Cartório não é igreja e nem salão, portanto não tem cerimônia ou festa. É só um dia de formalidade, para poucas pessoas mesmo.
      Beijos

  • Michele

    Adorei o post e acho que ele vai ser sempre muito atual. Acho que essa é a dúvida de toda noiva ou quase todas! Me caso em Novembro, isso mesmo, no próximo mês, mas estamos juntos há 10 anos, então decidimos oficializar nossa união somente no civil, por vários motivos não vamos fazer festa, no começo não ia ter nada, mas por pressão da família optamos por um miniwidding. O casamento será realizado pela manhã no cartório e depois iremos receber amigos e parentes mais próximos em casa para um almoço. Foi a opção mais barata e prática que encontrei para não deixar passar em branco. Estou cuidando de todos os detalhes, almoço, bolo, bem casados e o mais importante fazendo tudo com muito carinhos para esses convidados especiais. Acho que o que importa é compartilhar nossa felicidade com quem esteve com a gente nessa caminhada…

  • Samara

    Post muuuito importante! rs Estou super nervosa, eu e meu noivo antes mesmo de noivar marcamos a data do casamento para 20 de abril de 2015, fechamos ate contrato de salão, mas depois que noivamos mudamos de ideia em relação aos custos . Estamos pagando tudo sozinhos, nossos pais não estão com condições para nos ajudar e então decidimos casar primeiramente no civil e mobiliar nossa casinha e daqui a uns meses fazer a nossa festa. Mas como sou religiosa o meu desejo é casar no civil e religioso na mesma data, só que não teria festa na mesma data e sim dentro de uns meses. O ruim é que ja tinhamos avisado para todos que o casamento seria em abril e agora as prioridades mudaram, o casamento sera em janeiro no civil e a festa em novembro 2015.
    Me ajudem , será que tem como eu casar no civil e religioso sem festa ? ou melhor casar só no civil e o religioso ser junto com a festa ?

    • Sammia

      Sim, Silmara. Isso é tranquilo em muitas igrejas. Basta apenas conversar antes com seu padre/pastor.

      Beijos

  • Camilla

    Meu sonho é casar na praia, mas não tenho condições financeiras de fazer festa, mas todos os artigos que leio sobre casamento sem festa são sempre na igreja, o que fazer para casar na praia apenas com a cerimônia??

Sammia
172 Comentários