lanterna-japonesa
29 Nov

Decoração Sem Flores

Olá minhas flores!

Pra não dizer que não falei das flores, hoje o post é para dar ideias de decoração sem flores!!! Não só é possível como é uma ideia de deixar a gente maluquinha inha inha de tantas ideias maravilhosas, sem flores de verdade.

Temos recebidos muitísisisisisisimos emails perguntando como faz uma decoração sem flores! Os motivos podem ser diversos: umas é porque na região as flores são caras, outras por ser em uma cidade muito quente em que as flores resistem pouco, outras porque querem economizar na decoradora e montar sozinha (ou com a family, amigas, madrinhas, etc) a decoração num dia e casar no dia seguinte… enfim… não importa o motivo, o que importa é que o assunto é vasto!

Para começar, podemos falar dos arranjos com plantas! Afinal, plantas não são flores… e sim, fica perfeito para montar a decoração um dia antes e também, basta pesquisar e verificar quais resistem melhor ao calor. Como exemplo, temos as lindas bromélias. Aqui em SP pesquisei e o preço de 6 vasos varia entre R$ 40 e 90. Por esse preço, vale investir como uma boa ideia para enfeitar a mesa do bolo. Quem tiver acesso, a aldeia guarani em Boracéia (litoral norte de SP) é habilitado pelo Ibama para vender as bromélias, olha que interessante: fazemos uma decoração inovadora e sustentável – ajudando os indígenas em seu trabalho e subsistência.

Para os centros de mesa dos convidados, é possível investir nos galhos secos. Fica um efeito incrível, você pode comprar em uma feira de flores (ex.: Ceasa), lojas de jardinagem ou pegar no “mato” por aí mesmo rs! Só ficar atenta para não estar quebradiço, oco e estragar sua decô. É uma boa pintar com a cor que preferir ou passar um verniz e deixar natural mesmo, super fácil. Aqui tem boas dicas do que é possível fazer com os galhos secos. Fica muito lindo!

Também é possível fazer arranjos com frutas da época ou da região. No clima neste post aqui da Gabi, já sabemos tudo sobre frutas e como elas podem ficar lindas na decoração. Essa é uma ótima saída para regiões que tem boa oferta de frutas típicas, como o caju, pitanga, umbu, vixe… infiitas opções… eu aposto na beleza de conciliar essas regionalidades com a decoração do seu casamento.

Velas! Ah nossas queridas e amadas velas! De cara achamos que as velas são apenas um “complemento” mas toda a decoração pode ser pautada nelas. Compradas em quantidade maior podem sair mais em conta, e para quem tem os dotes artísticos, é possível por a mão-na-massa também.

Para um clima mais rústico, é possível usar e abusar da juta e também usar trigo verde! Ai, fica tão tão lindo! Veja que a flor se torna absolutamente desnecessária na composição do cenário. E nessa linha juta-trigo é possível criar todo o projeto de casamento, indo desde o convite até as lembrancinhas, passando pelo buquê e decoração todinha.

 

Bom, nessa incansável lista, não podemos esquecer tudo que é possível fazer como papel! Mas como não dá pra abraçar o mundo num post só vou lembrá-las das bolas com flores de papel e lanternas japonesas.

Não podemos nos esquecer deste post aqui da Erika em que ela dá a ideia de origamis, que também pode percorrer o seu casamento todinho: convite, buque, arranjo de cabelo, lembrancinha e uma infinidade de possibilidades! Outra ideia mega legal é utilizar objetos e até mesmo móveis pessoais e da família como decoração, isso sem dúvida fica muito lindo, econômico, intimista. Muito legal para casamentos vintage. Esse blog aqui dá muitas ideias bacanas.

Espero que vocês tenham reparado quantos objetos maravilhosos nessas fotos: baús, discos, máquina de escrever, xícaras… tudo isso que nossas mães, vós, tias tem guardadinhos lá em casa e podem fazer a decoração do seu casamento ficar linda!

Ah! Todas ama \o/ o varal de luzes do casamento da Sam, daí que porque não fazer com luzes de Natal?!?! Tenho certeza que para quem está planejando o casamento neste momento (planejamento mode on) e se interessam pelas luzinhas, podem sair às ruas AGORA e vcs vão se deparar com uma infinidade de tipos de luzinhas de natal, coisa que fica bem difícil de encontrar fora dessa época do ano. Então…APROVEITEM!!! hahahahaha!!!

Vou finalizar com uma outra ideia sem flor (nossa alguém aí ainda consegue lembrar de flor depois de tantas ideias mara?!?!) muito apropriada para essa época do ano: bolas de árvore de natal! Sim, não é só na árvore que elas podem ter esse efeito lindo! Podemos fazer um varal, colocar como centro de mesa, mil ideias e que com o brilho metálico das bolas, o efeito fica divino!

Se alguém aí também tá pesquisando decoração sem flores, já fez, já viu, vai fazer, não deixem de dividir suas experiências com a gente, fiquem a vontade para colocar nos comentários os links, Faça Você Mesma, passo a passo de itens interessantes, etc!

Beijão para todas!

Comments

comments

Por Liliane Sartorio

Saiba Mais sobre o Autor

Posts Relacionados

Comentários

  1. Uma ideia mais linda do que a outra e perfeitamente “cabíveil” para qualquer casamento lindo!
    Aliás, acho que vou copiar a decoração com bolas de Natal para o aniversário dos meus filhos… por quê não? rs

    Beijos!

    1. Oie! Olha, certeza que pouca gente vai perceber que sao bolas de arvore de Natal!
      rsrsrsrs

  2. Pâmela Suélen diz:

    Muito Legalll, também estou querendo fazer a decoração do meu casamento e essas ideias ajudam muitoooo…

    Obrigada pelo post e pelas ideias inspiradoras!!!

  3. Oi, Lili!

    Nossa, muito bom o seu post!! Quem não gosta de flores ou quer economizar, essas dicas valem ouro!

    Beijinhos

    1. Verdade, vc me fez lembrar de uma outra leitora que nos escreveu dizendo que não quer flores simplesmente pq nao gosta de flores!

      =)

  4. Rejianne diz:

    Olá Liliane! Fiquei bem feliz em ver um comentário sobre o meu blog por aqui. Também gosto bastante das postagens de vcs, pois aprecio muito a beleza existente na simplicidade. E felizmente, essa não custa caro! Bjo!

    1. Hahaha, pois é Rê, não somos uma ilha, não temos todo o conteúdo do mundo, não somos a dona da verdade, por isso eu gosto demais de dar referências que já existem ao invés de inventar a roda, ficar prometendo tutoriais… enfim… Eu gostaria de ter colocado créditos em todas as fotos, mas são muitas, e percebi que muitas já são de outros sites/blogs fiquei com receio de errar a mão, mas sempre que eu puder dar boas referências, pode ter certeza que vou! E o seu blog é lindo demais, aliás parabéns!

      E volte sempre! Muitos beijos!

  5. Rebeca Rolim diz:

    Haha, se eu tivesse rios de dinheiro eu usaria flores em tudo. Mas pela questão de não querer gastar com decoradora, pretendo substituí-las. Gosto muiiito da ideia de decorar com papel, tenho muitas fotinhas na minha pasta de inspiração. Mas também gosto muito de alguns detalhes com tecido. Tipo aquele modelo de convite que a Anna de Franco fez e também quero meu buquê com peônias de tecido. Só fico meio da dúvida de dá pra misturar os dois. O que você acha Lili? (olha a intimidade haha).

    1. Hum, juro q não sei. Se alguém puder dar mais opiniões para ajudar seria legal.

      Agora como eu penso: acho que se tudo estiver harmonizado no projeto de casamento, pode misturar as texturas (no caso tecido com papel). Quero dizer assim, que se as cores e as estampas de tudo estiverem ornando, em harmonia, fazendo com que tudo esteja em sintonia, dá pra fazer sim, POR QUE NAO!!! hahahahaha.. com carinho e amor, tudo vale a pena!

      <3

      Kisses!

      1. Glaucia diz:

        Meninas, desculpe a demora, mas cá está o link:

        http://www.constancezahn.com/tag/lousa/

        Eu adorei pq a noiva usou caixas para apoiar os docinhos e são caixas encapadas com tecido.
        Muito fofo.

        Espero q gostem!!!

    2. Glaucia diz:

      Ahhh, eu tenho um site ótimo com esse exemplo de decoração misturando tecido, papel e tem flor Tbm.
      Qnd eu chegar em casa, mando para você. Ficou muito fofo e foi a noiva q fez a parte da decoração com tecido.

      Bjos

      1. Maria Betania diz:

        Deixa o link aki ´p gente, Glaucia. Tbm kero ver!!!

      2. Rebeca Rolim diz:

        Opa, eu quero sim! Manda mesmo. Obrigada!

  6. Rebeca Rolim diz:

    É, verdade. Espero conseguir harmonizar tudo. É que são tantas opções lindas nesse mundo casamenteiro que minha cabeça fica fervilhando com tantas ideias e eu sem me decidir por nada! haha. Mas com certeza usarei muito papel, garrafinhas coloridas (ou enfeitadas com tecido). Gostei muito da juta também. Obrigada pela opinião Lili! Beijos!

  7. Leydianne diz:

    Genteee!!! Adorei a idéia das lanternas japonesas…como eu não tinha pensado nisso antes…fica lindo…vou pesquisar sobre elas…bjus

  8. Glaucia diz:

    Muito legal,
    Eu penso muito em não usar flores, ou o mínimo possível devido ao tempo para organizar o local.
    Mas meninas, o varal de luzes da Sammia não era de luzes de Natal? Eram luzes do q?

    Beijinhos

  9. Damiles diz:

    Casei sem FlOOores…..e ficou lindo, diferente, marcante e barateeenhoOOo!!!
    Tô preparando meu depô com mtas fts pra vocês..o CSG foi mais que necessária na minha saga….
    Usei galhos secos, flores de papel crepon e tulipas de tecido com cheirinho de morangO…SuCEeeeSSO da Bahia, minhas amigas!!

    Beijooos!!

    1. Viviam Araujo diz:

      Damiles, Posta isso logo, mulher!!rsrs xerus!

    2. Glaucia diz:

      Aí gente a pergunta pode parecer boba, mas como se seca os galhos? Pega qlq galinhos?
      E para fazer aquelas árvores secas, como é?
      bjos

  10. Maria Betania diz:

    Olha, sinceramente, gosot mais de ervas q d flores. Escolhi a mosquitinho p minha decor pq me lembra fadinhas e é barata tbm. Mas tô considerando a idéia de garrafinhas com raminhos d manjericão,alecrim, canela e um pouquinho d trigo p arrematar. Imaginem o aroma no salão?!?
    Será q dá p fazer esse arranjo c mosquitinho e ervas tbm, Lili???

  11. Fernanda Lopes diz:

    Grande ideia, Lili!!!
    É a possibilidade de fazer tudo com muuuuuuuuuuuita antecedência e arrumar na noite anterior e ficar linda e despreocupada.
    Sem falar que fica tão lindo quanto a sem flores!

    1. Maria Betania diz:

      Pois é Fernanda. Como sou eu e minha madrinha q vamos decorar o salão da igreja, iremos deixar tdo pronto no sábado à noite, dpois da última missa do dia. então, já deixo os rarrasnjos prontos 2 dias antes, q é só levar p o salão já feitos!!! Ervas duram uma semana tranquilo na esponja floral.

  12. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

    Oi Lili, super adorei seu post, super válido, gostei da questão dos aromáticos, das velas e do trigo! Fica muito Lindo! Beijokas!

  13. Daniele diz:

    Eu estou tentando fazer esses pompoms de folha de seda que a Sam ensinou a muito tempo atrás, mas oh dificuldade pra cortar as pontas..é muito duro! Alguma dica pra facilitar minha vida? xD

  14. gisele diz:

    Eu vou usar o balão japonês no meu casório!! depois posto as fotos!!adorei mais ideias!!

  15. Fabiane Governatori diz:

    Gente, fiz meu noivado com tulipas de tecido em bules q foram presentes d casamentos dos pais do meu noivo!!! Ficaram super fofas e ainda gerou um mte de lembranças pr eles!!! :)

    1. Fernanda Lopes diz:

      Eu vi umas fotos de um casamento assim Fabiane, é lindooo mesmo!

      1. Bela Flor diz:

        Fernanda…
        Vc tem fotos deste casamento que vc viu? Tem como vc publicar aqui em um post?
        Vou decorar meu salão com tulipas de tecido…

  16. Bela Flor diz:

    Lili, muito bom o post…
    Quanta ideia interessante e linda…
    Eu pretendo utilizar tulipas de tecidos e trigo nas mesas dos convidados, porém, ainda estou na saga de encontrar algum decorador que não faça só decoração natural para poder decorar a minha mesa de bolo e de doces… Falta tempo para eu e família ir ao salão e decorá-lo para o casamento…

  17. Jamille diz:

    Ai gente…vcs não tem ideia do que meu namorado, minhas amigas e eu estamos planejando pra decoração do meu casamento!!! E com esse post me inspiro ainda mais!!!

  18. Oi meninas tenho um tutorial no meu blog ensinando a lacrar os saquinhos de plástico dos convites. Visitem lá. E caso queiram postar aqui é só entrar em contato.

  19. Sahra Caroline diz:

    Também vou fazer meu casamento sem flores naturais, primeiramente porque eu que vou fazer toda a decoração e vou arrumar tudo. Então optei em usar flores artificiais ou de EVA ainda estou decidindo…

    Mas vai ficar bonito!!!!

    1. Fora que fica muito mais legal quando a gente mesma faz as coisas, coloca a nossa cara… muito legal né!

  20. Glaucia diz:

    Meninas que queriam o link do casamento cheio de texturas, tecido, flores, etc para ver se combinava.

    O link é esse: http://www.constancezahn.com/tag/lousa/

    bjos

  21. Lili diz:

    Adorei o link! Principalmente pq varias sugestoes do post pode-se ver aplicado nesse casório.. tem os livros, a maquina de escrever, os tecidos, nossa, mto mto bacana mesmo! E olha que eu nem tinha visto esse casamento quando montei o post!
    Adorei a dica! Mto válida!

    Beijos!!!!

  22. paty diz:

    altas madrugada lendo tudoooo desse blog, show de bola!

  23. Ana Carolina diz:

    Olá,
    Vou me casar em Junho e tenho um sério caso não gosto de flores!!!
    E sofri um grande turbilhão, quando decidi que não teria flor na minha decoração.
    Mas tenho uma grande dica para todas as problemáticas como eu….
    Fiz todos os arranjos e detalhes de tecido, até mesmo o bolo, e ficaram lindos.

    Utilizei materiais simples e baratos, tudo da 25 de março.

    Um grande beijo.

    Ana

    1. priscila diz:

      Pode me mandar as fotos?

  24. Karina diz:

    Meninas, adorei o comentário!
    Achei um tutorial muito legal com “luminárias/arranjo”
    Vale dar uma olhada pra quem quer colocar a mão na massa.
    http://artesanatoehumordemulher.wordpress.com/faa-voc-mesmo-luminriaarranjo/#comment-5289

  25. bom eu vou fazer flores em eva fiz um curso e as flores ficam lindas …efeito bem natural tenho até uma pagina no face … se chama Atelie da Alegria

  26. Monica diz:

    Lindo eu amei……

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Liliane Sartorio
41 Comentários