Oi, gente!
Tudo “joiado” com vocês? hehehe

Hoje a gente vai falar mais uma vez daquele docinho delicioso, lindo e cada vez mais chique: o nosso tradicional e querido brigadeiro!

Como eu disse em posts anteriores, a gente já tem aqui no blog uma receita de brigadeiro gourmet delícia, delícia. Então, o que eu vou trazer hoje pra vocês é uma gama de receitas e opções para diversificar, diferenciar e personalizar o brigadeiro gourmet do seu casamento! Além, é claro, de muuuuuitas dicas sobre ingredientes, embalagens e decorações, pra deixá-lo ainda mais especial. E o melhor: com muita economia! Não é demais?

Então, vamos lá!

brigadeiro-gourmet-receita-basica

Essa vai ser a base com a qual você vai trabalhar. Abaixo, deixo os ingredientes com as observações sobre cada um:

Leite condensado – 395 g

Gente, sei que queremos economizar, mas cuidado! Se você usar um leite condensado de baixa qualidade, corre o risco de cristalizar tudo, seu brigadeiro virar areia e ter que jogar tudo no lixo.

Tá, tudo bem, nem sempre isso acontece. Mas o risco é grande! E estamos falando do seu momento especial, né, lindonas e lindões? Seja seu casamento, noivado, chá… Enfim. Não vale a pena correr o risco de todo o trabalho e carinho que você teve ser desperdiçado. Então, escolha uma marca que já conhece e usa, ok?

Manteiga – 15 g

Vou ser sincera: me ensinaram a usar sem sal, mas eu gosto de usar com sal – porque tira um pouco o docinho do leite condensado e eu gosto de coisas menos doces 😉 Mas se você é formiguinha, então vai sem sal mesmo.

Ah! E pode substituir por uma gema sem pele também.

Creme de leite – 100 g

Idem ao leite condensado: use uma marca que você conhece, tá bem? Só pra garantir a qualidade. E não ponha no final, ponha tudo junto na panela mesmo.

Dica: quanto maior for a porcentagem de gordura, melhor vai ser para a sua receita ( a % de gordura você encontra na embalagem do creme de leite).

Leite em pó – 15 g

Aqui está o (miau!) pulo do gato, rsrsrsrs. O leite em pó vai aumentar a quantidade de sólidos e proteínas na sua fórmula, o que tende a ajudar a retardar a cristalização. Ajuda também a deixar seu brigadeiro um pouco menos enjoativo e grudar menos na hora de enrolar.

 

brigadeiro-gourmet-variacoes-de-sabor

– Chocolate em barra (ao leite, meio amargo, blend dos dois ou branco) – 150 g a 170 g

Use o que você gosta, porque o sabor do chocolate vai marcar o brigadeiro. Eu já expliquei que uso as marcas Sicao ou Callebaut. Nunca testei nenhum daqueles que já vem com biscoito, crunchs, pedaços de nozes, castanhas ou qualquer coisa assim. Se usar, me conta depois como ficou!!!

– Chocolate em pó – 45 g (3 colheres de sopa)

Recomendo usar um pelo menos 50% cacau. Aquele dos frades é bom e tem em todo supermercado. Pode substituir por duas colheres de sopa de cacau em pó.

Dica pra não correr o risco de formar bolinhas: dissolva no creme de leite levemente aquecido antes de ir ao fogo.

– Pasta de frutas (framboesa, morango, pistache, damasco…) – 20 g (1 colher de sopa +/-)

Também já expliquei que eu uso as da Fabbri, que compro pela internet. Acrescente no final, depois de tirar do fogo.

– Suco de frutas – 60 g (1/4 de xícara)

Não tem pasta? Vá de suco de frutas! Seu brigadeiro vai ficar suavemente saborizado e colorido, da corzinha do seu suco.

Dica pra deixar o sabor mais forte: se você escolheu uma fruta da qual se faz chá (aqueles de caixinha, que compra no supermercado mesmo), faça uma infusão do creme de leite aquecido com o chá dessa fruta antes de ir tudo ao fogo.

1- Faça a infusão;
2- Depois de um tempo, esprema os saquinhos de chá pra extrair bem o sabor e descarte;
3- Junte ao resto dos ingredientes.

Assim o sabor fica ainda mais forte. Eu já vi de fruta vermelhas, morango, maracujá…

– Nozes, castanhas, amêndoas – 100g (cerca de 1 xícara e meia)

Use a farinha ou pique.

– Licores ou outros destilados – 20 g

Acrescente no final, depois de tirar do fogo.

brigadeiro-gourmet-maos-a-obra

Hora do vamos ver: depois de selecionado e medido, tudo na panela, fogo baixo e paciência!

  • No começo, não precisa mexer o tempo todo, só o suficiente pra misturar os ingredientes. Depois que ferver, não pode parar mais.
  • De preferência, use uma colher de silicone e fique sempre raspando as laterais e o fundo da panela, senão o brigadeiro vai queimar ou formar uma crosta e ficar cheio de bolinhas.
  • A melhor panela pra fazer brigadeiro é aquela com o fundo mais grosso que você tiver. Se tiver uma panela de pressão velha em casa, que não usa mais, leva lá naquele carinha da feira que conserta panelas e pede pra ele cortar a borda de cima. É a melhor panela que existe pra fazer brigadeiro (que eu conheça)!

O ponto

Proto, a novela da humanidade 🙂 Realmente, pra quem não faz brigadeiro com frequência não é fácil identificar o ponto de tirar da panela. Primeiro, ele tem que soltar do fundo. Depois, precisa virar uma massa única, que vem e mexe junto com a colher (você vai perceber que ele realmente vira um bloco de massa, que vai soltando enquanto você mexe das laterais e do fundo). Ficou assim? Está pronto!

Ponto do brigadeiro

Enquanto esfria

Logo que sair do fogo, ponha em uma vasilha untada e cubra com filme plástico – Mas não é só pra cobrir a vasilha, o plástico tem que encostar no brigadeiro todo, bem cobertinho. Isso vai evitar que forme aquela casquinha de açúcar (cristalização).

Brigadeiro coberto

Pra enrolar

Se você quer todos do mesmo tamanho, use uma medida padrão. Eu uso uma colher de sopa (colher de medida, bem rente). Dá um brigadeiro bem grandão, de cerca de 15 g. O padrão do mercado é cerca de 10 g.

Brigadeiros Gourmet - O Retorno

Pra decorar

Aqui você pode dar ainda mais sabor e vida ao seu brigadeiro. Além da infinidade de opções de confeitos e crisps, você pode usar itens naturais: coco ralado, pistache, frutas secas, castanhas, nozes, amêndoas… E o que mais a sua imaginação mandar. Abaixo, umas fotinhos pra te inspirar.

Decorações brigadeiro

Brigadeiros

Embalagem

Ih… Aqui nesse campo, então, nem se fala! 25 de março (ou nas ruas de comércio popular aí da sua cidade), lojas físicas ou online, são um paraíso pra isso. Eu recomento a Central do Sabor, Loja Santo Antônio ou MB embalagens – são as que eu uso. E se você tiver dicas de outros, me avisa, hein?

Bigadeiro meio amargo

Brigadeiro de castanhas

Brigadeiro de frutas vermelhas

Agora, queridas e queridos, vocês já sabem fazer, enrolar, decorar e embalar. Vamos pôr a mão na massa? 😀

Espero que tenham se divertido tanto quanto eu! E, se fizerem, avisem pra gente, hein?

 

Um grande beijo!

assinatura_camila-nepomuceno