Olá, apaixonados. Tudo bem? Vim passar uma dica daquelas que promete dar um UP na sua mesa de doces: corações de chocolate personalizados. Tinha visto a ideia há séculos na internet, mas sabe quando a gente não tem certeza se vai funcionar tão lindamente como a expectativa?
Na vida real o resultado realmente não ficou tão perfeito quanto nas fotos de inspiração, mas fiquei bem feliz e os convidados amaram a surpresa. O evento escolhido para testar o doce foi meu chá de barnela (chá bar + chá de panela juntos) e, como as cores da decoração eram o rosa e vermelho, tratei logo de chamar reforço e separar os confeitos coloridos nos tons para iniciar o teste.
Chamei o reforço, pois sabia que precisaria repetir o processo várias vezes para a quantidade de chocolates que desejava e, como eu ainda tinha outros afazeres para o dia, meu irmão e cunhada foram auxiliar na missão.
Teoricamente o processo é simples:
– Basta colocar os confeitos no fundo de uma forminha de coração em silicone;
– Derreter o chocolate
– Despejar o chocolate derretido sobre os confeitos;
– Raspar o excesso;
– Bater para tirar as bolhas de ar;
– Esperar endurecer e desenformar.
Porém, algumas dicas são preciosas para acertar em cheio de primeira.
- Temperagem do chocolate – Quando o chocolate é derretido, as partículas de gordura, vindas da manteiga de cacau se separam e é necessário temperá-lo para que ele fique homogêneo, sem que haja esbranquiçamento, demora ao solidificar ou que sua textura fique ‘farinhenta’.
Como já havia passado por isso em diversas situações, já sabia deste detalhe, mas esqueci de contar para meus ajudantes e o resultado foi que acabamos com algumas levas meio farinhentas. Gostosas, mas farinhentas rs…
Para temperar o chocolate, a maneira que acho mais prática é no forno microondas e aqui explico o passo a passo para ter sucesso.
- Montagem – Na teoria umas ‘batidinhas’ para retirar as bolhas de ar são indicadas, mas ao bater, os confeitos acabavam se misturando com o chocolate e o resultado não ficava perfeito.
Logo, meu conselho é não bater a forma e sim colocar o chocolate delicadamente sobre os confeitos e depois dar uma ‘sacudidela’ de leve na forma, a fim de assentar o mesmo.
- Endurecimento – Para que o endurecimento ocorra de forma natural e correta, o aconselhado é deixar a forma já preenchida com o chocolate em temperatura ambiente por no mínimo 5 minutos, para que o chocolate não tome choque térmico e somente após este tempo, o mesmo pode ser levado à geladeira, desta vez por no máximo 10 minutos.
Não deixe o chocolate por mais tempo do que o indicado na geladeira, caso contrário ele pode ficar gelado e ao entrar em contato com a temperatura ambiente ele poderá ‘suar’, criando uma textura pegajosa ou manchada. Respeitando essas regrinhas básicas o seu sucesso virá bem mais rápido e você poderá fazer a festa com tanta delícia!
Ah, os corações também são ótima dica para dar de lembrança, basta colocar em um saquinho transparente e criar uma tag personalizada para grampear ou simplesmente fechar com um fitilho. A seguir uma versão que utilizei como lembrancinha em uma festa em comemoração ao dia do amor.
Obs: A forma de coração utilizada para o passo a passo você encontra no nosso site.
Beijinhos doces e até logo!