Início » Faça você mesmo | Os docinhos do seu casamento!

Faça você mesmo | Os docinhos do seu casamento!

Brigadeiro

Queridas, dêem as boas vindas a nossa primeira nova colunista: Gabi Gasparin!
Ainda estou convidando aos poucos mais meninas para fazer parte do nosso time e em breve teremos MUITAS novidades pra vocês =)

***

Oi Meninas, como estão? Espero que bem! Para pegar o gancho com um dos últimos posts do blog (Por onde começar| A regra das 3 mesas) preparei algumas linhas para falar desses pequenos notáveis, que fazem toda a diferença nas mesas das festas em geral, em especial nos casamentos.

Seja o casamento mais refinado do mundo ou os nossos “sem grana”, ali estão presentes os docinhos de festa. Não sei se alguém já se perguntou: De onde vem essa tradição de servir docinhos? Estudando um pouco a história da confeitaria, sabe-se que essa tradição começou com os Romanos. Oferecer doces era sinal de boa sorte e trazia bençãos à união do casal, uma vez que o açúcar era um alimento escasso nessa época.

Bem, essa tradição permanece até os dias de hoje e o fato é que existe um gasto muito alto com os doces da festa, vejo casais que gastam valores altíssimos, chegando a pagar mais de mil reais para confeitarias e docerias, com esse valor dá para fazer os doces de uns quatro casamentos. Se você tiver boa vontade, uma boa receita e algumas amigas para ajudarem na montagem, você fará coisas maravilhosas. E não existe muita regra para escolher os doces. Se você gosta de brigadeiro e o seu amado de beijinho, faça! Camafeus, bombons, trufas, copinhos de chocolate com mousses de limão ou maracujá, pavês servidos em tacinhas, doces de pedaços cortados, o importante é ser criativa!

1º Passo – Dimensione de 8 a 10 docinhos para cada convidado. Crianças e mulheres consomem mais doces, homens costumam comer de 3 a 5 e alguns não consomem doces. Leve em consideração o horário do casamento e o cardápio salgado que já foi servido. EX: Café da manhã colonial com pães salgados e pães doces: O consumo dos docinhos será menor.
2º Passo – Escolha os tipos e as roupinhas de festa dos docinhos. Hoje, no mercado, existem diversos tipos de forminhas, uma mais linda que a outra. Pesquise os preços e encontre uma que vai caber no seu orçamento. Não vale a pena gastar tanto com forminhas de tecido pois no final das contas vai tudo para o lixo! Economize comprando as de papel!
3º Passo: Mãozinhas na massa!

Foto: Arquivo Pessoal

Segue abaixo algumas receitas bases para docinhos:
Receitinha Básica de Brigadeiro Macio!

1 lata de leite condensado
5 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de café de margarina sem sal
1 caixinha de creme de leite

Essa receita é aquela que a gente come e fica pensando: Uau! Como é que eles conseguem deixar o brigadeiro macio, gostoso, e sem ficar grudando no dente? Não use achocolatado, no máximo um chocolate em pó, pois esses contém açúcar e fazem o seu brigadeiro ficar enjoativo e grudento.

Foto: Arquivo Pessoal

Para Brigadeiros brancos – retire o cacau em pó da receita.

Para Brigadeiros com sabores diferentes – Pistache picado, cereja em calda picada, 50 ml de alguma bebida alcoólica (Rum, Conhaque ou licores), frutas secas, frutas cristalizadas ou essências (use 5 ml para a receita base).

O ponto do brigadeiro é o mesmo: Desgrudou do fundo da panela, coloque em um recipiente e reserve por 12 horas na geladeira ( Não no congelador!) antes de enrolar e colocar na forminha que você escolheu.

Outras receitinhas:

Para o docinho encerado: Misture os secos, adicione o leite de coco aos poucos até desgrudar das mãos, enrole e modele. Esse NÃO vai ao fogo e se você quiser docinhos coloridos, adicione corante alimentício liquido no leite de coco, antes de adicionar a mistura seca.

Camafeu – Leve ao fogo e proceda como o brigadeiro
500 g de Doce de leite 250 g de Nozes picada 1 pacote de Fondant pronto para banhar – Derreta em banho Maria e passe as bolinhas ou rolinhos, finalize com nozes picadas ou inteiras.

Camafeu de chocolate – Chocolate Fracionado para banhar – dê preferencia ao meio amargo.

Fonte: Google Imagens

Finalize os docinhos com confeitos, castanhas picadas, granulados de açúcar coloridos, granulados de chocolate, amêndoas laminadas, pistache picado, relacione o confeito com o sabor do docinho.

Meninas, espero que tenham gostado dessas ideias, nesse post só tratamos de docinhos enrolados, nos próximos vamos passar receitinhas de docinhos montados em copinhos, trufas, bem-casados, cupcakes e falar um pouco mais sobre o Bolo de casamento.

Beijocas da Gabi =)

 

 

 

Post oferecido - Agrid

 

Sobre o Autor

Gabi Gasparin

Gabriela Gasparin é chefe de cozinha, pós graduanda na área de educação e professora na área de gastronomia.

Rede Casando sem Grana

Buscar Fornecedor