4 Jul

Faça você mesmo meu amor | Os docinhos do seu casamento!

Queridas, dêem as boas vindas a nossa primeira nova colunista: Gabi Gasparin!
Ainda estou convidando aos poucos mais meninas para fazer parte do nosso time e em breve teremos MUITAS novidades pra vocês =)

***

Oi Meninas, como estão? Espero que bem! Para pegar o gancho com um dos últimos posts do blog (Por onde começar| A regra das 3 mesas) preparei algumas linhas para falar desses pequenos notáveis, que fazem toda a diferença nas mesas das festas em geral, em especial nos casamentos.

Seja o casamento mais refinado do mundo ou os nossos “sem grana”, ali estão presentes os docinhos de festa. Não sei se alguém já se perguntou: De onde vem essa tradição de servir docinhos? Estudando um pouco a história da confeitaria, sabe-se que essa tradição começou com os Romanos. Oferecer doces era sinal de boa sorte e trazia bençãos à união do casal, uma vez que o açúcar era um alimento escasso nessa época.

Bem, essa tradição permanece até os dias de hoje e o fato é que existe um gasto muito alto com os doces da festa, vejo casais que gastam valores altíssimos, chegando a pagar mais de mil reais para confeitarias e docerias, com esse valor dá para fazer os doces de uns quatro casamentos. Se você tiver boa vontade, uma boa receita e algumas amigas para ajudarem na montagem, você fará coisas maravilhosas. E não existe muita regra para escolher os doces. Se você gosta de brigadeiro e o seu amado de beijinho, faça! Camafeus, bombons, trufas, copinhos de chocolate com mousses de limão ou maracujá, pavês servidos em tacinhas, doces de pedaços cortados, o importante é ser criativa!

1º Passo – Dimensione de 8 a 10 docinhos para cada convidado. Crianças e mulheres consomem mais doces, homens costumam comer de 3 a 5 e alguns não consomem doces. Leve em consideração o horário do casamento e o cardápio salgado que já foi servido. EX: Café da manhã colonial com pães salgados e pães doces: O consumo dos docinhos será menor.
2º Passo – Escolha os tipos e as roupinhas de festa dos docinhos. Hoje, no mercado, existem diversos tipos de forminhas, uma mais linda que a outra. Pesquise os preços e encontre uma que vai caber no seu orçamento. Não vale a pena gastar tanto com forminhas de tecido pois no final das contas vai tudo para o lixo! Economize comprando as de papel!
3º Passo: Mãozinhas na massa!

Foto: Arquivo Pessoal

Segue abaixo algumas receitas bases para docinhos:
Receitinha Básica de Brigadeiro Macio!

1 lata de leite condensado
5 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de café de margarina sem sal
1 caixinha de creme de leite

Essa receita é aquela que a gente come e fica pensando: Uau! Como é que eles conseguem deixar o brigadeiro macio, gostoso, e sem ficar grudando no dente? Não use achocolatado, no máximo um chocolate em pó, pois esses contém açúcar e fazem o seu brigadeiro ficar enjoativo e grudento.

Foto: Arquivo Pessoal

Para Brigadeiros brancos – retire o cacau em pó da receita.

Para Brigadeiros com sabores diferentes – Pistache picado, cereja em calda picada, 50 ml de alguma bebida alcoólica (Rum, Conhaque ou licores), frutas secas, frutas cristalizadas ou essências (use 5 ml para a receita base).

O ponto do brigadeiro é o mesmo: Desgrudou do fundo da panela, coloque em um recipiente e reserve por 12 horas na geladeira ( Não no congelador!) antes de enrolar e colocar na forminha que você escolheu.

Outras receitinhas:

Para o docinho encerado: Misture os secos, adicione o leite de coco aos poucos até desgrudar das mãos, enrole e modele. Esse NÃO vai ao fogo e se você quiser docinhos coloridos, adicione corante alimentício liquido no leite de coco, antes de adicionar a mistura seca.

Camafeu – Leve ao fogo e proceda como o brigadeiro
500 g de Doce de leite 250 g de Nozes picada 1 pacote de Fondant pronto para banhar – Derreta em banho Maria e passe as bolinhas ou rolinhos, finalize com nozes picadas ou inteiras.

Camafeu de chocolate – Chocolate Fracionado para banhar – dê preferencia ao meio amargo.

Fonte: Google Imagens

Finalize os docinhos com confeitos, castanhas picadas, granulados de açúcar coloridos, granulados de chocolate, amêndoas laminadas, pistache picado, relacione o confeito com o sabor do docinho.

Meninas, espero que tenham gostado dessas ideias, nesse post só tratamos de docinhos enrolados, nos próximos vamos passar receitinhas de docinhos montados em copinhos, trufas, bem-casados, cupcakes e falar um pouco mais sobre o Bolo de casamento.

Beijocas da Gabi =)

 


 

Comments

comments

Por Gabi Gasparin

Saiba Mais sobre o Autor

Gabriela Gasparin é chefe de cozinha, pós graduanda na área de educação e professora na área de gastronomia.

Posts Relacionados

Comentários

  1. Bia diz:

    Adorei!!! De encher os olhos, acho que não daria pra eu fazer, comeria tudo antes da hora!! kkk’
    Amei a nova colunista, e ela ainda é chef de cozinha!!!! MARAVILHAAA! *-*

    beijoos…

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada Bia! Beijocas!

      1. JOICE diz:

        OLA!! POR ACASO PODE CONGELAR ESSES DOCES? POR QUANTO TEMPO?
        OBRIGADA

    2. Daiany diz:

      Adorei eu que vou casar estou pesquisando. vou fazer toda a decoração do meu cas@amento. tudo do me ujeito

  2. Maristella Santos diz:

    Show de bola!! Parabéns Gabriela!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada Maristella! beijocas!

      1. Maristella Santos diz:

        Gabriela, bom dia!!

        Por acaso, assim, estão em seus planos um post sobre “cake pops”??? Ainda não tive oportunidade de provar, mas são docinhos que me conquistaram pelo visual… Muito fofos!

        Beijinhos

        Sucesso!

        1. Gabi Gasparin diz:

          Maristella Sua linda! Nas minhas aulas eu super ensino a fazer cake pops, é um sucesso! já tenho vários pedidos para os próximos posts! vou incluir o seu! Beijokas

  3. Mimy diz:

    Ameiiiiii, amo brigadeirooo o doce perfeito pra qualquer ocasião!*.*

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Brigadeiro nunca saiu e nunca vai sair de moda!!!!

  4. Débora Marcondes diz:

    Gabi,
    Seja muito bem vinda!
    Adorei o Post! E já estou ansiosa para o próximo!
    É bom ter gente nova no blog!

    Bjs Deby!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada Débora!!! Em breve teremos novos posts e novidades no blog.

  5. Dacia Lima diz:

    Parabéns Sammia e Gabriela, essa parceria vai trazer muita dinâmica ao Blog adorei !!!

    Sobre o assunto “Faça você mesma os docinhos” para esses doces que foram apresentados (em especial o brigadeiro) quanto tempo antes do dia da festa posso fazer os doces e deixa-los guardados sem perder nada na qualidade (dentro ou fora da geladeira) ??? Isso pq como o casamento é sem grana tanto a noiva (eu) e as amigas de verdade (que são poucas) teremos mais N coisas para colocar a mão na massa, então já viu neh !!!

    Desde já agradeço :)

    Xeruu pra tudinho !!!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Bom dia minha flor, guarde os docinhos fora da geladeira, a não ser que na sua cidade faça muito calor, aí sim refrigere, para melhor qualidade e sabor, recomendo até 4 dias antes, não altera em nada. Beijos

      1. Zelia Moraes diz:

        Gostaria de saber quantos dias antes eu posso fazer brigadeiros e branquinhos para uma festa de aniversário da minha neta que é no sábado.

      2. Flavia diz:

        Olá!!! Posso fazer mesmo o camafeu de nozes com 4 dias de antecedência?

        E quanto ao bombom de uva (ou uva encapada)? Pode ser com a mesma antecedencia tb?

        Obrigada, amei as receitas.

    2. Maira diz:

      Não se esqueça de colocar longe do alcance de formigas! (sobre um recipiente com água, por exemplo) Por que mesmo em locais que não tem formigas, só de deixar algo de um dia pro outro elas aparecem do além pra atacar seus doces!

    3. Lili diz:

      Nossa falou tudo menina!!! sobre “a noiva (eu) e as amigas de verdade (que são poucas) teremos mais N coisas para colocar a mão na massa”
      é a mais PURA verdade!!!

      1. Gabriela Gasparin diz:

        Para espantar as formigas, rodeie a caixa de doces com cravos da índia, ajuda muito!!!

        1. Dacia Lima diz:

          Gostei da dica do cravo não sabia :) !!! Obrigadão pela ajuda !!!

      2. Dacia Lima diz:

        Neh verdade !?!! É nessas horas que as poucas amigas de verdade aparecem , sejam elas da familia ou não, até mesmo pessoas que você nem imaginou que colocariam a mão na massa por você … caixinha de surpresas esse tal de “preparar casamento sem grana” kkkkkkkkkkkkkk Sorte a todas \o/ e rumo ao altar ^^ !!!

        1. Gabi Gasparin diz:

          :) É verdade!

  6. carlinha diz:

    Post de utilidade pública! rs
    ADOREI!!!
    bjs

    1. Gabriela Gasparin diz:
    2. Eline Folhadela diz:

      Também A-M-E-I!Vou fazer a festa de 15 anos da minha única filha em Fevereiro de 2013.E a grana não é lá essas coisas.Doces e o Bolo confeitado sei fazer.Só que a dúvida, quanto a antecedência em faze-los estava me consumindo.Muito obrigada pela excelente ideia!

  7. Rose diz:

    Obrigada Sammia e Gabriela.

    Não tenho previsão de casar tão cedo, mas amo esse blog e todas as suas dicas.

    Um grande bj e sucesso pra vcs meninas !!!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      oiiii Rose, quando eu comecei como leitora, nem fazia idéia de quando ia me casar, agora já estou noiva, as coisas se arranjam naturalmente! Obrigada por Acessar!

  8. Elizangela diz:

    Amei as dicas!

    Mas como sou de Minas e a minha família e a do meu noivo possui raizes mineiras, estou pensando em fazer uma mesa de doces no estilo mineiro, com doce de leite, de figo em calda, goiabada, e claro o famoso “queijim”.

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Eli, ótima idéia, você sabe que já separei umas ideias aqui para fazer um post de servir doces caseiros no casamento com queijos minas e requeijão cremoso, aguarde, vai ter para todos os gostos. E fica linda uma mesa assim e super econômica. beijocas

      1. Elizangela diz:

        Obá!!! Estou aguardando o post!

  9. Mayhara diz:

    Gabi, você esqueceu de dizer como faz os docinhos com a gelatina, da mesma forma do brigadeiro?
    Bjinhos

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Boa Tarde, Mayhara, sim seguem o mesmo modo de preparo!

  10. Luana diz:

    Gabi acho que vc poderia colocar um update de quanto tempo pode fazer antes….se pode ser congelado,eu estou com dúvidas e acredito que mtas terão essa dúvida também.

    Bejos

    1. Carmem diz:

      Oi Luana, pode congelar sim. Eu faço brigadeiro e beijinho para festas, e quando a encomenda é muito grande eu congelo e não perde em nada nem textura nem sabor (aliás, eu adooooro comer o brigadeiro congeladinho!). O que você precisa tomar cuidado é pra colocar o granulado (ou qualquer que seja a cobertura) antes de congelar e conferir se aderiu bem, porque senão quando congela eles se soltam do docinho.
      Espero ter ajudado!
      Bjos

      1. Gabriela Gasparin diz:

        Luana, Eu não recomendo congelar ele enrolado, você pode congelar a massa pronta e depois enrolar perto da data da festa.

  11. Marina diz:

    Oi meninas! Eu não entendi direito como é que se faz o camafeu…! Mistura o fondant junto com os outros ingredientes?

    1. Bianca diz:

      Claro que não!!! rsrsrs

      O fondant é a cobertura! Primeiro vc enrola o docinho, depois você banha no fondant…

      bjs

      1. Gabriela Gasparin diz:

        Oi Marina, creio que eu tenha escrito Fondant para banhar né? Sim, é isso mesmo.

        1. Marina diz:

          Minha experiencia em docinhos acaba em brigadeiro comum.. eu não tenho ideia do que seja um fondant! hahahahah mas pretendo aprender e colocar em prática suas receitas! Parecem deliciosas!!!! Obrigada!

          1. Gabi Gasparin diz:

            Fondant é aquela cobertura branca que fica como uma casquinha nos doces finos. compra pronto amiga é bem melhor.

  12. Mira Melke diz:

    Que legal! Muito bom ensinar receitas. Tenho certeza que muita gente vai usá-las, não só para casamento. Vale para qualquer festa. O brigadeiro é um clássico, e podemos deixar ele como quisermos né? Anteontem comi um brigadeiro caramelado com nozes na Amor aos Pedaços (primeiro brigadeiro diferente que tive coragem de comprar – R$) e pensei : “Certeza que isso vai estar no meu casamento E eu mesma vou fazer.”
    Adorei ver esse post aqui.

    Grande Beijo.

    Gabriela, Boa sorte e que venham muitos posts deliciosos como esse.

    Ps: Você já pensou em fazer receitas em vídeo. É mais fácil quando vemos fazendo, principalmente quando precisa de um ponto certo.

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Mira, que delicia de comentário, vamos pensar sobre isso ok? Obrigada pelo acesso.

  13. Nívia Queiroz diz:

    Nossa! 8 a 10 é um absurdo!!
    Eu acho que 6 já é muito. Eu nunca comi 6 doces em festa nenhuma. E eu sou uma formigona.

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Boa Tarde Nívea, essa é uma média certo, vai depender muito da quantidade de bolo que é servida e do cardápio Salgado.

    2. Debora diz:

      O problema não é o que as pessoas comem efetivamente em sua festa, mas sim na quantidade que elas colocam nos bolsos, rs. Se não tomar cuidado, vai ter gente que nem cheiro de doce vai sentir.

      1. Gabi Gasparin diz:

        Debora, é uma coisa inevitável, o mundo é dos espertos né???

  14. Fernanda diz:

    Gabriela, seja bem vinda!!!

    Mandou muito bem no primeiro post, adorei as dicas!!!!
    Mesmo já tendo os doces inclusos no meu buffet, irei fazer o chá de panela e precisarei das suas dicas! rs

    Bjs

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Nanda, os próximos serão mais ousados, prometo!

  15. Maira diz:

    Adorei o post, e seja bem vinda Gabriela!

    Muitas pessoas (e confeitarias) colocam aquele ‘tapetinho’ de plástico entre a forminha e o doce..
    Na minha humilde opinião, fica até que mais bonitinho..
    Só que aquilo as vezes sai mais caro que as forminhas e faz o doce escorregar.. Na mão de criança, o doce vai pro chão na certa! Eu, se fosse fazer, não colocaria, pq acho que é um gasto desnecessário e que acaba gerando desperdício de doce..
    E isso não queremos, né?!
    Adorei o post, assim como adoro o blog!
    Estão de parabéns!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Oi Maira, concordo com você! O objetivo daqueles tapetinhos de docinhos é não engordurar ou amolecer a forminhas, mas realmente é bem pouco funcional.

  16. Naidecy diz:

    Adorei as dicas, e seja muito bem vinda Gabi Gasparin!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada linda.

  17. Natália diz:

    Muito bom Gabriela… ótimo post!!! começando com o pé direto!!!
    Adoro cozinhar e fazia esses docinhos para vender… sou eu mesma quem vou fazer para o chá-bar e o casório… dá para economizar uma grana legal!!!
    Ótimas dicas!!! *-*

    Beijos

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Naty, não tem segredos né? É só usar a criatividade.

      1. Natália diz:

        É sim… nem sou profissa igual você… mas os meus modéstia a parte ficavam muito bons… quando a gente faz com amor, fica tudo mais fácil…
        Fazia um brigadeiro de café que ficava TOP vendia super bem… xD

        1. Debora diz:

          Ah!!!Você fala desse tal brigadeiro de café e agora estou morrendo de vontade de provar, rsrsrsrsr.

        2. Uiara Hoffmann diz:

          Oi Maira, não sou doceira, mas os docinhos das festas da familia sempre fazemos, só o básico mesmo. E acho bacana você rever a questão do fundo da forminha. Sempre colocamos para dar um charminho a mais, mas um dia esqueci de colocar justo no cajuzinho e tive que trocar todos eles de forminha por causa do óleo que ele solta.

  18. Lizziane diz:

    Ai que show de post…
    Fica feio servir os docinhos junto com o bolo no mesmo pratinho? Pensei em colocar os doces mais simples assim tipo o brigadeiro e o beijinho… Nesse caso tenho que colocar forminha?
    Abraços Lizzi

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Li, é bom por forminha em todos, e não, não é indelicado servir tudo no pratinho, economiza muito em termos de tempo e quantidade.

    2. Gabriela Gasparin diz:

      Oi Li, claro que não, isso faz você economizar tempo e quantidade de docinhos, eu acho bom por todos nas forminhas, é mais higiênico certo?

  19. Stephanie diz:

    Esse docinho de leite em pó é uma delicia , eu fiz na escola na 1ª série. Depois perdi a receita, não lembrava mais como fazer.
    Agora vou fazer de novo, é muito bom.
    Vou fazer esses docinhos pro meu chá de bebe.

    Bem vinda Gabi Gasparin!

    Adoro receitinhas.rsrsrs

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Oi flor, que bom que te trouxe lembranças boas, esse focinho é sucesso em todas as festas. E fácil …. BJUS

      1. Gabriela Gasparin diz:

        Docinhos, digo.

  20. Lili diz:

    Oie!!! Amei as receitas, esses ares novos estão fazendo mto bem para nós leitoras!

    Tenho apenas um pedido: fazer uma comparação de preços… quanto ficaria fazendo os docinhos da Gabi? Assim nós podemos comparar com os preços do mercado e tomar uma decisão melhor!

    Beijos e parabéns Gabi: nunca achei que fazer os docinhos seria tão fácil!!!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Li, vou preparar um post sobre preços dos doces, prometo. Eu tenho esses dados, logo estará aqui no blog. Beijos

  21. Giovanna Pereira diz:

    Nossa que delícia!! Adorei as dicas! Fica ate legal pra fazer uma reuniãozinha em casa né!

    Como dica pra quem quer comprar as forminhas e é de sampa, a 25 de marco sem dúvida é a melhor opcão! Comprei todas as minhas forminhas lá, os precos sao excelentes! E claro, comprei todas de papel, que são muito mais baratas e possuem uma infinidade de modelos.

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Giovanna, adorei seu comentário, muito inteligente! Obrigada por acessar.

  22. Carla Pereira diz:

    MARAVILHOSO, TENHO UMA LEVE IMPRESSAO QUE NÃO VOU CONTRATAR MAIS DOCERIA! =DD Vcs são maravilhosas! >,<

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Carla, conte conosco!!!

  23. Carina diz:

    Muito obrigado pelas dicas, já que eu que vou preparar os doces do meu casamento que será agora em setembro…

    1. Carina diz:

      Ah como dica gostaria de saber quanto tempo antes posso preparar os doces.

      1. Gabriela Gasparin diz:

        Carina, Se for para congelar a massa pode ser 1 mês antes, os docinhos prontos ficam bons até 4 dias antes.

  24. Adrielle Mendes diz:

    Adorei! Bem vinda Gabi! Seu post veio em ótima hora, já vou recrutar as amigas e me preparar para fazer os doces! :*

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Adrielle, amigas são tudo de bom né?

  25. Ana Carolina diz:

    Adoreii o post *-*

    Mto bem vinda Gabi, tdo oque precisavamos era uma chef de cozinha para ajudar!

    Não sabia que doces fazer, agora tenho mais de 5 para fazer!

    Terá post para comida salgada tbm?
    Bjooos

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Ana, vai ter sim, tenho muitas sugestões de cardápios doces e salgados e vamos falar sobre bolos também.

      1. Ana Carolina diz:

        Obaaa \Õ/

        Fiquei querendo o de bolos….
        Aguardando bem ansiosa pelo spróximos post’s
        :)

  26. Tati diz:

    Oi!
    Adorei o post!!!!!!!!! Mas tenho algumas dúvidas: você enrola os doces como? com manteiga nas mãos ou água ( já vi enrolarem com água não sei como é melhor pra ficar mais bonitinho, redondinho).
    Gostaria de sugerir um post com receitinhas dos doces foundados com passo a passo pra gente com zeeeroooo experiência ver como é! E também a receita de como fazer o foundant que deve ser mais em conta que comprar pronto! beijos e parabéns!!!!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Tati, eu tenho uma técnica eu pego duas colheres de café, moldo a bolinha da massa do docinho com a colher e coloco dentro do confeito, depois enrolo os docinhos já com confeito e não sujo as mãos!!!!!! Pense nisso!

      1. Josi diz:

        Hum, muito interessante essa tecnica para enrolar os docinhos! Show de bola, tentarei!!!!

  27. Samantha diz:

    Eu que já tinha a ideia de colocar a mão na massa tbm nos docinhos agora tenho certeza… O cardapio do nosso casamento será feijoada. Vcs (Sam e Gabi) acham que eu posso fazer qlqr docinho tipo brigadeiro etc…ou por esse ser um cardápio mais pesado tenho que maneirar no estilo dos docinhos?
    Bjoss

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Amor, faça docinhos cítricos para quebrar a gordura da feijoada, o de limão é bem legal, você pode fazer um beijinho de coco com abacaxi, é só usar uma xícara de abacaxi em calda picado na receita do beijinho tradicional. Não use o caldo, só o abacaxi. OK!

  28. Gabriela Gasparin diz:

    Meninas, eu não recomendo fazer o Fondant, nunca chegamos no efeito do industrializado e o custo é praticamente o mesmo!!!! Não recomendo congelar os docinhos prontos, somente a massa por 1 mês para não comprometer a qualidade. Para enrolar eu não uso as mãos, eu pego colherzinhas de café, moldo os docinhos e jogo no confeito, aí sim eu boleio já com o confeito, e coloco nas forminhas, assim eu não sujo as mãos.

  29. Bárbara diz:

    Meninaaaas, adorei o post. Há uns sete meses acompanho o site sonhando no grande dia, uma certeza eu já tenho: o orçamento é curto e vou ser uma noiva muiiiito trabalhadeira. rsrs
    Com isso, gostaria de saber quantos dias os docinhos aguentam na geladeira, ou fora dela, sem ficar açucarado? Uns 2, 3? É melhor congelá-los? Fico com medo de ficar sem tempo de fazer tuuudo que tenho pra fazer… rs

    1. Bárbara diz:

      Opa, vi a resposta no post acima.. :)

    2. Gabriela Gasparin diz:

      Bárbara, a massa dura 1 mês congelada e 4 dias é o prazo para os docinhos já prontos e enrolados.

  30. Post sucesso hein Gabi!! Parabéns e seja bem-vinda!

    Adorei as dicas, sou loooouca por esses docinhos… to até querendo fazer esse de leite em pó… hmmm…

    bjos e que venham as próximas dicas!! ;)

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Oi Aline! obrigada pelo comentário!

  31. Arieli diz:

    Parabéns, Gabi!

    Seu post é claro e direto!

    Beijos e até a próxima!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Oi amoré … Obrigada!!!

  32. Arieli diz:

    Ah, a colega falou sobre comprar as forminhas na 25 de março… então, para as noivas cariocas e das redondezas tem o Saara!!! Váááááárias lojas com muitas opções e o precinho é ótimo também! Vale à pena conferir!

  33. Amanda diz:

    Ótima matéria, parabéns! Sua contribuição será de grande valia para todas nós noivinhas desesperadas! :)
    Meu casamento será à tarde, numa chácara e a recepção será lá pelas 16h com brunch, no menu fora as tortas, geléias e bolos, inclui waffle… substitui o bolo tradicional por cupcakes…
    Sei que não há necessidade de muito docinho, por já termos uma mesa com bastante opções, porém o que você recomendaria?
    Obrigada!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Amanda, já pensou em fazer uma torre de Carolinas recheada com brigadeiro??? É tão fácil e tenho certeza que vai substituir muito bem os docinhos, outra dica é fazer alguns copinhos com mousses e verrines, que são docinhos super contemporâneos, vou preparar um próximo tópico para isso. Beijos.

      1. Amanda diz:

        Legal, curti a idéia! :D
        Adoro esses mousses e carolinas tb! Vou ficar no aguardo do próximo post…
        Muito obrigada, parabéns com a atenção com todos nós por aqui!

  34. Ingrid diz:

    Boa tarde, vou começar a fazer docinhos para casamento de uma amiga. Li na internet que posso fazer os docinhos e congelar até por 3 meses.

    Isso é verdade? A consistência continua boa? Muda o sabor?

    beijos!

    Ps: ameiiii o post! ;)

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Ingrid, eu não gosto de congelar por todo esse tempo, eu sempre estaleço um limite de 1 mês, para garantir a qualidade do doce, principalmente por que usamos o leite condensado que é um derivado lácteo, a chance de acontecer algum problema de oxidação é grande, outra coisa quanto ao congelamento é embalar muito bem para não pegar gosto e cheiro das outras coisas congeladas.

      1. Ingrid diz:

        obg! :)

  35. Márjore diz:

    Pro chá de panela eu farei com certeza!!!
    E aguardo ansiosamente os cupcakes…:D

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Márjore, vou dar receitas e dicas ótimas de Cupcake, você vão amar.

  36. Gleice diz:

    Parabéns Gabi,

    To com inveja branca, poxa também sonho em escrever por aqui, mas ainda to esperando meu e-mail e nada ainda menina.

    Olha, sucesso e felicidades no seu novo hobby. Colunista ou não estarei sempre por aqui.
    bjsss

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada Flor! mas que um hobby, uma grande missão né, de muita responsabilidade ainda!

      1. Gleice diz:

        MAs é que deve ser tão gostoso…por isso disse hobby…ai ai, sonhando aqui.
        bjss

  37. Liége diz:

    Nossa, que maravilha! Ótimas dicas!! Obrigada Gabriela!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Liége, Um beijo querida, muitas coisas boas estão por vir!

  38. Cecília diz:

    Eu fiz todos os doces do meu casamento, camafeu, mini-quindim, brigadeiro, caramelado de côco com abacaxi, beijinho, e brigadeiro branco com uma uva itália dentro de que chamei de brigadeiro surpresa de uva, todo mundo amou! Ainda fiz os bem casados e o bolo da mesa…estou recebendo várias propostas agora! kkkkk
    Vou escrever minha história e com certeza enviarei pra vocês…foi tudo bem simples, mas no fim deu tudo certo!
    Essa dica é de ouro pras noivinhas da nação “sem grana” como eu! rs

    Bjs

    1. Gabi Gasparin diz:

      Cecília, que orgulho de você! Parabéns!!!

  39. Estou com água na boca de tanta coisa gostosa..
    MAIS com quantos dias antes posso fazer meu docinhos??!!
    Adoreiii as dicass!!! Estão de PARABÉNS!!!

    1. Gabi Gasparin diz:

      Aluska, 1 mês a massa congelada, 4 dias o docinho pronto.

  40. Rosângela diz:

    Meu Deusssss…qdo vi o titulo quase não consegui me controlar de ansiedade em ler tudinhooo…rs..Parabéns Sammia e Gaby (olha a intimidade..rs), não vejo a hora de ver o próximo post… Beijoss

    1. Gabi Gasparin diz:

      Oi amor, pode me chamar de Gabi mesmo!!! Obrigada por visitar!

  41. Ana Cris diz:

    Parabéns, Gabi! Chegou com tudo… adorei as receitas, vou fazer em casa para experimentar! Sucesso e seja bem vinda!

    1. Gabi Gasparin diz:

      Obrigada Ana, Sucesso para nós!

  42. Amei as dicas e principalmente as receitas! Com certeza devem ficar uma delícia, quero provar todaaaas! rs
    Achei nota 10 o blog ter uma colunista da área de gastrononia, parabéns pela ótima iniciativa! Ainda mais com uma colunista que já chega arrasando assim, adorei!
    Beijos a todas =*

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada por ler.

  43. Fer diz:

    Delícia!
    Fui fazer degustação de docinhos há uns meses atrás e quase cai pra trás quando vi os preços. Infelizmente não vou ter como contar com a habilidade gastronômica minha ou de alguém da família pra fazer com as próprias mãos. Mas pelo menos as forminhas eu vou fazer!
    E seja bem vinda, Gabi!

    Beijos

    1. Gabi Gasparin diz:

      Fer, você não quer tentar ???? tenho certeza que vai valer a pena!

  44. Daniela diz:

    Deu água na boca *-*
    Gostei muito da nova colunista, parabéns!

    1. Gabi Gasparin diz:

      Dani, Obrigada mesmo!!! Beijokas

  45. [...] Que tal fazer você mesma os docinhos do seu casamento? Continue lendo esse post no Blog Casando sem Grana. [...]

  46. Fran Huesa diz:

    Logico que dá para fazer doces no seu casamento…mas para mim não daria, iria comer todos na ansiedade…kkkkkk

    bjoo

    respireecase.blogspot.com.br

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Kkkk …

  47. Debora diz:

    Gabriela, bem vinda à nossa bagunça e sua contribuição certamente dará um bom caldo para esse site, rs.

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada, assim espero, é meu objetivo.

  48. Suellen diz:

    Gabi, parabéns pelo post… uma delícia de ler!rss

    Queria uma dica, quanto TIPOS de doces vc sugere servirmos?
    Li um depoimento de uma noivinha uma vez que fez váriossss e quase não deu para todos os convidados (já que temos uma mania loucaaa de experimentar tudo)!

    * Uma dica legal que recebi é colocar plaquinhas com o nome dos doces, assim a pessoa não corre o risco de pegar um docinho que não gosta e desperdiçar!!!

    Bjossssss

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Suellen, de 4 a 5 tipos de doces, e as plaquinhas são ótimas idéias.

  49. Aline diz:

    Post maravilhoso!!
    Eu pretendo fazer mais da metade dos doces do meu casamento. Vou comprar só alguns com confeiteiras para colocar na mesa pois não tenho habilidade manual para fazer doces decorativos. Super show essas receitas, adorei a dica do creme de leite para o brigadeiro.
    Agora perguntinhas
    Qual o custo das receitas e quantos doces em média essa quantidade rende?
    Você tem receitas dessas de fazer aqueles copinhos?
    Adorei o post e fiquei babando em cima do teclado rsrs.

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Aline, tenho sim, vou passar esses dados nos próximos posts. Prometo.

      1. Josi diz:

        Gabriela, minha dúvida também é uma das que a Aline fez.. quantos doces em média, essa receita rende? Adorei o post, farei uma festinha na escolinha da minha filha, estava pensando em encomendar, mas achei muito caro, pela quantidade que preciso (afinal serão crianças de 2 e 3 anos, 25 crianças no máximo), não sou habilidosa na cozinha, mas vou tentar!!!! A dica de não usar o achocolatado foi divina!

  50. Janaína diz:

    ARRASARAMMMMMMMM!
    Amei!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada.

  51. Adorei o post! Esta parceria vai ser uma delicia,hahahaha
    bjokas

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Obrigada

  52. Gisele diz:

    adorei! vou testar todas as receitas esse fim de semana e volto pra contar pra vcs!!! bjokas

    1. Gabriela Gasparin diz:

      OK, estamos esperando

  53. Carolina diz:

    Gabi e Sammia,

    Amei o post. Bem bolado, bem escrito e super útil. Parabéns Gabi e seja muito bem vinda!
    Aproveitando, queria sugerir um post sobre congelamento e descongelamento de docinhos. Como congela, como descongela … essas coisas, sabe? Fico louca só de pensar em fazer todos os docinhos do meu casamento com apenas 4 dias de antecedência.

    Beijos e muito obrigada pelas dicas!

    1. Gabriela Gasparin diz:

      Amorrrr, a massa pode congelar até 1 mês antes….

  54. [...] por fim é hora de #gordices, rs. No Casando sem Grana a Gabriela ensinou vários docinhos que me deram água na boca, bora [...]

    1. Gabi Gasparin diz:

      Ariane, Obrigada por Divulgar!

  55. Hosana Oliveir diz:

    Olá!
    Eu planejo fazer meus docinhos também para economizar. Mas minha duvida é quanto tempo antes eu posso fazer e com quanto tempo eu devo enrrolar???Pois tem uns doces que se vc levar a geladeia ficam duros e secos
    Adorei as dicas

    1. Gabi Gasparin diz:

      Hosana, você pode congelar a massa por 1 mês antes, os docinhos enrolados pode ser 4 dias para manter a qualidade.

  56. Alessandra diz:

    Sempre tive dúvidas em relação a durabilidade dos doces, sem que perdessem o sabor. Ótimo post.

    1. Gabi Gasparin diz:

      Alessandra! É sempre bom matar as nossas dúvidas né! Aliás ninguém merece comer docinho velho né? sabe aquelas docerias que ficam com o docinho 3 semanas na prateleira, ninguém merece! Beijokas

  57. Ana Carolina diz:

    Nháaa…. Fiz o beijinho, o brigadeiro e o doce de limão, mas nenhum deles quis endurecer para enrolar :( deixei no fogo até soltar do fundo da panela, e mais 12hs na geladeira. O que fiz de errado?
    O de limão parecia um cérebro dentro da forminha :S

    1. Gabi Gasparin diz:

      kkkkkkkkkk como assim??? Não deu certo? Tem que deixar desgrudar, desgrudar mesmo, sabe quando fica aquele ponto de brigadeiro grudentinho mesmo! ai ele enrola numa boa!

      1. Gabi Gasparin diz:

        Ana, as vezes o leite condensado está muito ralo, isso já aconteceu comigo antes, caso isso aconteça, retire o leite das receitas e use somente metade da caixinha de creme de leite. ai ele chega no ponto certinho!

  58. Sarah thais diz:

    Nossa, Gabi, Ameeeeeeiiiii!!!

    Estou feliz de termos mais receitas e com água na boca!!!
    Parabéns pelo post e obrigada pela incrível ideia!!!!
    Já pensava em fazer os doces no chá bar, mas estava já chorando de pensar o quanto ia gastar com a festa (tinha pensado até em comprar bombons em vez de colocar docinhos, para tentar economizar). Valeu mesmo!
    Posso só fazer umas perguntinhas e talvez sugestões?…

    Bem… assim como algumas, pelo que vi, tenho o probleminha “tempo” e acho que não vou dar conta de enrolar 4 dias antes porque tenho muitos convidados (mesmo com minha comitiva ajudando). Dai vai a pergunta… tem algum tipo de doce que funcione como as trufas, que podemos fazer bem antes deixando praticamente pronto (só faltando a forminha e tals…)?

    A outra pergunta e também um pedido… você ensina a fazer pães de mel? Queria usá-los no lugar dos bem-casados (e eles acho que dá para fazer com uma antecedência um pouquinho maior, né?!).

    Mais uma vez, obrigada pelo post!!!!
    Estou aguardando os próximos!!!

    Bjsssssss

    1. Gabi Gasparin diz:

      Olá Sarah! as trufas aguentam muito mais do que os docinhos, elas conseguem ficar até 1 semana e meia tranquilamente sem alterar o sabor, vou aproveitar aqui e deixar uma receita embora eu já esteja planejando um post sobre isso.

      250 g de chocolate meio amargo
      250 g de chocolate ao leite
      1 caixinha de creme de leite fresco
      50 ml de uma bebida a seu gosto (conhaque, licor)

      Derreta o chocolate em banho maria ou microondas e adicione aos poucos o creme de leite. junte a bebida no final. descanse a massa por 3 horas, enrole e passe no cacau em pó ou banhe no chocolate.

      Para trufas brancas: chocolate branco na mesma proporção, você pode fazer trufa de maracujá, é só usar suco concentrado, Trufa de Caipirinha, use aguardente e limão ( 50 ml dos dois misturados).

      A receita de pão de mel é muito simples, já fiz muito pão de mel na minha vida, outra coisa é alfajor … tenho uma receita tiro e queda, vou preparar um posto sobre isso o mais rápido que conseguir.

      1. Sarah thais diz:

        Nossa!!!! Muuuuuuuito obrigada!!! Amei!!! Já vou testar e logo te falo como ficou!!!!

        Fico aguardando anciosa os pães de mel! Huuuuum!!!!

        Bjsss

  59. Stefanny diz:

    Gabiiiii ameeeeeeeeeeeii *————–*

    Não vejo a hra dos cupcakes! Pois decidi fazer diferente…não vou dar bem casados e sim cupckes!!

    Ansiosa pelo seu próximo post!

    Obrigada pelas dicas!

    Beijos

    1. Gabi Gasparin diz:

      Stefanny, acho que o próximo post vai ser para você então! Beijokas

  60. Joyciane diz:

    Ja testei a receita do de brigadeiro mas ficou mole não deu pra enrolar, assim seria possível posta as medidas, pq fiquei um pouco confusa que quantidade realmente seria!! Mas adorei o sabor ficou uma delicia!!
    Parabéns por dividir conosco suas habilidades!!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Joy, muitas vezes depende do leite condensado, ele pode ficar mais liquido mesmo, use a receita tradicional e um ou duas colheres de creme de leite. só para deixar mais cremoso! Beijokas

  61. Bianca diz:

    Gabriela parabéns pelo post, ele é útil pra todo tipo de festa! To amando o blog, que agora além da Sammia tem outras pessoas bacanudas postando!
    Parabéns!
    Meu casamento é dia 10 de novembro e está tudo na ponta do lápis! Vcs me ajudaram desde o comecinho!!

    Beijos ♥

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Que bom querida! Qualquer coisa me mande um e-mail, Um beijo!

  62. Taty diz:

    Olá, eu ameiiiii o seu post, obrigada pelas dicas…

    voiu me casar em 07/2013, e minha sogra vive dizendo para fazermos os doçes em casa (ainda não vi quanto custa compras fora…mas dizem que é caro)..
    Já pensei em comprar as latinhas com a massa pronta (tipo Moça) para garantir!!

    Caso eu decida fazer a massa, li que dura 4 dias o deçe enrrolado né, iso fora ou dentro da geladeira?

    O casamento será a noite…tudo certo em servir doçinhos no ‘café’ né? (após janta)

    Desde já agradeço a sua atenção e carinho em que responde todas as nossas dúvidas!

  63. Glaucia diz:

    Oi meninas,

    Adorei a matéria. Vou me casar daqui uns 2 anos, mas já estamos olhando algumas coisas.
    Gostaria de saber quanto tempo antes posso deixar esses doces prontos e como conservá-los?

    Tive dando uma olhada e achei esse site:

    http://www.nectardoces.com.br/doces.asp

    É uma fornecedora, mas podemos tirar várias idéias de apresentação para doces clássicos ficarem com ar de “ui sou chique” e também novas idéias.

    beijinhos

  64. Tati diz:

    Oi!
    Eu tenho mais uma dúvida! agora tenho visto os doces simples mas enformadinhos e com formatos … como se tivessem passado pela forma de chocolate mas sem ter recebido o banho de chocolate…. como faz isso? acho que dá um charme tão legal!!! =)

  65. Rosalia diz:

    Meninas!
    Fiz os docinhos do meu casamento e ficaram o maximoooo…
    Coragem!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Puxa, que bom! manda as fotos para nós!

  66. Daniela diz:

    Olá Gabi, ameii seu post como amo td aqui nesse blog. Está super me ajudando, me caso em dezembro e já estou pondo a mão na massa em várias coisas, inclusive confeccionando as forminhas de tecido que eu tanto queria e como boa “noiva sem grana” q sou, não tive coragem de pagar o absurdo $$ que pedem. Minha dúvida é a seguinte: Qual a qtidade média de docinhos que dá pra fazer nessas receitas que vc postou de camafeu e brigadeiro? E o pacote de fondant q vc indica é de 1 kg?
    Obg.
    Amoo o “Casando Sem Grana”
    Parabéns!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Os rendimentos podem variar muito conforme o tamanho, mas para 100 unidades, precisamos fazer em média 2 receitas! O fondant pode ser o pacote menor de 500g. Beijokas!

  67. Katy Gutterres diz:

    Gabi, sua linda, que post ótimoooo! Adorei!!!!

    Vc sabe me dizer quantas receitas são necessárias pra fazer 100 brigadeiros, beijinhos e cajuzinhos?!?!

    Estou querendo fazer os docinhos pro meu noivado… e acho que uns 300 já bastam… mas não tenho a mínima idéia de qtos docinhos rendem por receita!

    Beijos!!!!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi querida depende muito do tamanho, mas em média 2 receitas!

  68. Nardélia diz:

    Parabéns pelo blog.
    Já me casei, mas adoro dar festas e adorei as dicas, sempre faço as comidas e decoração, com a santa ajuda da minha irmã.

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Obrigada, continue conosco!

  69. Edi diz:

    Oi Gabi, adoro seus posts, estava revendo esse dos docinhos e estou com algumas dúvidas. Os docinhos de bicho de pé, limão, a gelatina vai em pó pra panela ou deve ser dissolvida em água quente? Se sim, qual quantidade de água? Eu fiz camafeus outro dia e comprei o fondant, mas mesmo pronto achei super difícil derretê-lo em banho maria e achar o ponto certo, estava ficando mt grosso e os docinhos amoleciam, ai coloquei mais água quente e ficou ralo :( Como você costuma fazer? Pensei também em banhar em chocolate branco, o que você acha? Até comprei aquele pó dourado pra pintar as nozes e ficaram lindinhos mas não gostei de mexer com o fondant… E você acha que brigadeiro, camafeu, trufa e beijinho é uma boa variedade pra um casamento com 180 convidados? Também amo aqueles copinhos de chocolate mas imagino que deem muito mais trabalho. Obrigada, bjs

  70. Ana Paula diz:

    OI Gabriela ESTOU CONHECENDO o site agora e já estou encantada com as dicas. Gostaria de saber, se eu congelar a massa sem enrolar,devo tirar quantas horas antes para enrolar e se ela vai continuar em ponto bom para enrolar sem ficar grudando. Obrigada pela atenção!

  71. Márcia Santos Barboza diz:

    Amei!!! Vou fazer todos, aliás hoje mesmo já vou fazer para minha filha Bruna que completa 17 anos!!! É festa surpresa e quero arrasar com os docinhos!!! Obrigada e beijos, Deus te ilumine .

  72. Ilana Alcântara diz:

    O creme de leite também vai ao fogo ou coloca só ao final??

  73. Queria saber quantos dias antes da festa posso fazer o cajuzinho, o brigadeiro, o olho de sogra e o brigadeiro de copinho? Aguardo resposta. Obrigada.

  74. Oi Regina boa noite, gostaria de saber se vc tem alguma receita de massa de docinho que eu possa fazer bonequinhos como noivinhos, se vc tiver e puder dar lha agradeço muito mesmo, obrigada….

  75. como faço pra pintar os doces com pó dourado?

  76. obrigado.

  77. adorei vou fazer todos ..

  78. QUANTOS DIAS ANTES POSSO FAZER OS BOMBONS?

  79. acabei de conhecer seu blog estou adorando beijo

  80. Rubia Clarindo diz:

    Amei as dicas, eu fazia brigadeiro em casa mesmo sem creme de leite, e rapidinho desgruda da panela, fiz o de limão com gelatina, tá esfriando, mas demorou muito pra desgrudar (igual eu estava acostumada), nem sei se vai dar certo enrolar… hahaha É assim mesmo? Tem que dissolver a gelatina antes?
    Obrigadaaaaa, bjão…

  81. Procure na internet massa de leite em pó para docinhos, existe até video no you tube ensinando. Espero ter ajudado

  82. vc ta de parabéns, adorei todaas as dicas bjs

  83. cacilda diz:

    quero as receitas de docinhos, que estão site.

  84. mirian diz:

    adorei as dicas!!!!! e muito obrigada!!11

  85. qtos tempo antes posso fazer os docinhos e como armazenar?

  86. Ligele Silva diz:

    Adorei as dicas, vou fazer meus docinhos.

  87. Ligele Silva diz:

    Não entendi como é feito o camafeu…
    Mas adorei as dicas, obrigada!

  88. Ana Maria Rigibara diz:

    Maravilhosooopppp

  89. Queria saber quantos dias antes da festa posso fazer o cajuzinho, o brigadeiro, e o brigadeiro de copinho? Aguardo resposta. Obrigada

  90. quanto tempo podemos fazer os docinhos antes da festa e onde podemos armazenar?me responda por favor obrigado

  91. Anónimo diz:

    Nossa adorei as receitas e a ideia de preparar tudo em casa, é mais trabalhoso, mas o bolso agradece e não tem segredo, basta deixar fluir a criatividade. Parabéns pela matéria.

  92. Anónimo diz:

    Amei seu blog!…Gostaria de saber sobre a surpresa de uva,… com quanto tempo posso fazer antes da festa e se a forma de armazenar é a mesma dos outros docinhos?

  93. Ei Gabi, adorei a receita, só uma coisinha que fiquei em dúvida para o brigadeiro você coloca o creme de leite no inicio ou no final da receita? sempre fico confusa porque muita gente fala que creme de leite não pode ferver..obrigada

  94. Eu coloco tudo junto e misturo antes de levar ao fogo. Para cada 2 latas de leite condensado acrescento uma caixinha de creme de leite, dá super certo.

  95. brigada Sandra Gomes…vou experimentar mas demora mais p dar o ponto?

  96. angelica diz:

    Gabi,li outro dia,que se enrola o doce,coloca num tabuleiro,sob papel manteiga,e depois defirmes passar pra um pote bem lacrado.já com o granulado,e retirar no dia pra descongelar e por na forminha.isto pode ser feito até por 3 meses…procede?

  97. Jocimara diz:

    Olá gostaria de saber na medida é uma colher de café mesmo aquela pequenina de adoçar…ou uma colher gde de sopa..pois sempre me disseram que era uma colher de sopa e em que momento eu misturo o creme de leite junto com os ingredientes e levo ao fogo ou no final do preparo??

  98. carol diz:

    adorei adorei mil vezes muito obrigado

  99. Pode ser congelados os doces

  100. jessica cristina diz:

    gostaria de saber sobre a receita sobre os docinhos montado em copinhos ,trufas ,bem casado e sobre um pouco do bolo de casamento gostei muito dascinhos receita dos do

  101. Tereza diz:

    rei o blog, mas a minha duvida é quantos dias antes eu posso fazer os docinhos e a forma d armazenamento

  102. Anónimo diz:

    eu ja congelei e deu certo, eu colo um tapetinho de celofane entre a forminha e o doce, depois em uma pote com tampa, e deixo no freezer por ate 1 mês, na hora de servir é so tirar umas 02 horas antes da festa e deixar descongelar naturalmente

  103. Suelyn diz:

    OI Gabriela! Gostaria de saber quais os doces que nÃo podem ser congelados? O camafeu, por ex. como faço para o congelamento? Obrigada!!

  104. Priscila diz:

    Se eu congelar os docinhos e depois descongelar posso deixar fora da geladeira por pelo menos 2 dias?

  105. rosangela diz:

    Oi Gabi adorei seu blog são dicas mto boas. tenho uma duvida: Posso congelar o brigadeiro de copinho e o beijinho dentro de copinhos acrilico? por quanto tempo? eles os “copinhos” não vão rachar? Obrigado bjão

  106. mariana diz:

    adorei!!! gabi qtos docinhos rende cada receita??? e como calculo a quantidade de granulado para usar?

  107. thamires diz:

    Adorei.esses.docinhos.muito.bom

  108. Mara Cristina Ribeiro diz:

    Oi boa noite!

    Você,
    poderia por gentileza me ajudar, preciso saber se posso colocar anti-mofo no docinhos .Pois irei faze-los para comercializa-los e precisam ficar mais ou menos 07 dias ,pois o display que irei coloca-los não vai a geladeira e ela emboloram. O eu poderia estar fazendo para que isso não aconteça. Desde de já agradeço! Mara

  109. janaina diz:

    Vou fazer docinhos pro meu casamneto e peguei varias dicas aqui na sua pagina, mas tenho uma duvida, posso fazer até 4 dias antes os doces, mas como poddo armazenalos??

  110. Olá, gostei muito das suas receitas, mas fiquei em dúvida com relação a misturar leite na receita. Não vai ficar muito mole pra enrolar? Sempre fiz sem leite e enriolava direitinho, mas depois de um tempo fora da geladeira acabava desmanchando…tem alguma dica pra isso não acontecer?

  111. Sílvia Caetano diz:

    olá tudo bem?
    Quero saber,pra fazer brigadeiro de copinhos para uns 300 convidados, como fazer? para meu casamento em Dezembro Grata

  112. sandra Motta diz:

    Boa tarde Gabriela, peço uma dica, se você puder me ajudar, de como fazer as bolinhas dos brigadeiros, que depois de passar no fondant ou Chocolate derretidos, elas fiquem perfeitamente redondas. Eu já coloquei dentro de forminhas de acetato, mas o doce gruda Obrigada – Sandra

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Gabi Gasparin
209 Comentários