Reaproveitando
9 Out

Faça você mesmo meu amor | Reaproveitando embalagens de Comida

Sabe de uma coisa, eu ando muito preocupada, esse nosso planeta está pedindo socorro e não é de hoje! Ah! Como eu fico MUITO, mas muito chateada e BRAVA quando vejo lixo na rua, tenho pavor de “gente” que joga papel, plástico e latas no chão! E a cada dia que passa, eu tenho a plena convicção de que fazemos pouquíssimo para ajudar a melhorar o lugar onde vivemos. SOMOS EXTREMAMENTE ACOMODADOS.


Aqui em casa implantamos o processo de reciclagem desde a época da minha 5ª série do ensino fundamental (e olha que faz tempo isso, já estou terminando a Pós-Graduação – Estou Idosa), lembro-me que a professora de Ciências fez uma reunião de pais para conscientizá-los e desde então, aqui em casa o lixo reciclado são sacos gigantescos e o orgânico é uma sacolinha de supermercado. A prefeitura de Pindamonhangaba, interior de SP (Sim, essa é a minha cidade) investe muito em reciclagem, aliás, somos a capital brasileira de reciclagem de latinhas com as maiores indústrias de beneficiamento de alumínio do Brasil. Sem contar os caminhões que recolhem nosso lixo e o óleo de cozinha na porta da nossa casa. Quer dizer, aqui não temos desculpas para não reciclar! Eu não sei como é aí na sua cidade, mas mesmo que não seja assim, dá para ter atitudes mais sustentáveis e fazer a diferença para o mundo. PENSE: Qual é o mundo que queremos entregar para nossos filhos?

Bem, Se os processos de reciclagem não são tão eficazes quanto deveriam, o lance é não deixar o “lixo sair de casa”. Partindo desse ponto de vista e através das minhas aulas de cozinha, fico observando o tanto de embalagens de comida que jogamos no lixo e que poderiam se transformar em alguma coisa útil. ENTENDAM, NÃO ESTOU FALANDO DE ENCHER A SUA CASA DE TRANQUEIRAS. Quero dizer que com um pouco de criatividade podemos fazer inúmeras coisas e até decorar nossos Noivados, Chás e Casamentos com objetos que iam para o lixo. SABE AQUELA HISTÓRIA DO LIXO AO LUXO … é bem isso mesmo.

E para quem pensa que é cafona, brega ou similares, usar esse tipo de material, dá só uma olhadinha nessas fotos que eu tirei do Pinterest e do Google, depois nós conversamos:

Caixinhas de Leite

Caixinhas de Ovos

Latinhas de leite condensado, achocolatado e leite em pó.

Garrafas PET

Vidros de Palmito ou Compoteiras + Torneira + Vidraceiro

Potes de Sorvete

Potes de Requeijão e Margarina

Latinhas de Molho de Tomate

Canos de papelão do papel toalha, papel filme ou papel alumínio.

Filtros de Café

E ai, o que achou? Você pode ter lido tudinho o texto lá de cima, ter dado uma olhadinha nas imagens, e deve ter pensado:

Pergunta: Gabi, mas como é que eu faço para juntar tudo isso?

Resposta: Meninas, eu sou cara de pau, então se eu fosse você, eu também seria… rsrsrsrsrs … eu não iria pensar duas vezes em pedir para a sogra, tia, vizinha, amiga, na padaria, no mercado, na doceria, em todos os lugares onde possam existir sobras desses materiais. Você acha que alguém vai dizer NÃO PARA VOCÊ?, e digo mais, é um favor que você está fazendo para eles e para a Natureza!

Espero que esse post funcione para colocar um grilinho atrás da orelha de cada uma de vocês, e que despertemos para um mundo que precisa de pessoas e escolhas mais conscientes, criativas e capazes de fazer o melhor uso dos recursos que possuem.

Escreve para mim vai … mas não use papel não, mande por e-mail, que é mais ecológico … rs

gabi@casandosemgrana.com.br

Um beijão! Até semana que vem!

Comments

comments

Por Gabi Gasparin

Saiba Mais sobre o Autor

Gabriela Gasparin é chefe de cozinha, pós graduanda na área de educação e professora na área de gastronomia.

Posts Relacionados

Comentários

  1. Cinthya diz:

    Podemos fazer coisas lindas reaproveitando materiais. Os vasinhos utilizados na reunião de sábado aqui em SP é um belo exemplo disso.
    Minha mãe já fez uma mesinha de varanda pra mim aproveitando um mancebo velho e tampos de madeira jogados na rua do Gasômetro (SP). Sem contar com panelas, baldes de alumínio, carretel de madeira, tudo, absolutamente tudo pode ser aproveitado. Uma dica bacana tbm é blog: http://www.casadecolorir.com.br/. Divirtam-se. bjs

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Cintya! Fico muito feliz em saber que você e sua mãe já são pessoas conscientes! Vale muito a pena, não só pela questão financeira, mas por estarmos pensando na natureza! Um beijo e Obrigada por ler!

  2. Rebeca Rolim diz:

    Gabiiiiiiiii! Que post maravilhoso. Eu sou dessas que fica muuuuuito brava quando vê lixo na rua, ainda mais quando presencio alguém fazendo isso. Encho o saco de todo mundo com isso: mãe, amigos, noivo…hehe. Acho que é o mínimo né? E quando casar quero minha casa ajudando o meio-ambiente e não piorando tudo. Vou morar num condomínio de casas, espero que tenha aquelas lixeiras específicas, mas de qualquer jeito vou separar tudo. Minha cidade ainda está bem atrasadinha quanto ao tipo de coleta, infelizmente.
    Amei todas essas ideias aí viu? Espero saber colocá-las em prática. Obrigada pela iniciativa, ótimo post! Beijos.

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Rebeca! Obrigada pelas suas palavras! e Recicle, o mundo precisa! a natureza agradece! Beijokas!

  3. Lu diz:

    Eu acho uma estupidez jogar lixo na rua, mas tenho que confessar eu jogava lixo na rua sim, mas hoje nem papel de bala eu jogo mais e ainda fico fiscalizando as pessoas ao meu redor, peço pra colocar na bolsa, no saco, na sacola, seguro até a lixeira mais próxima mas no chão não né, por favor! Ontem mesmo fique de cara com uma cena que eu vi, na verdade isso é bem ‘normal’ mas como eu não faço isso, acaba me irritando, o menino no ônibus que estava na minha frente jogou um papel de doce pela janela e entrou pela minha, o garoto com farda de uma escola, jogando lixo pela janela do ônibus, eu acho um absurdo.
    Agora voltando pra reciclagem, a luminária de caixa de leite ficou linda hein? rsrs
    Eu queria muito fazer essa reciclagem no meu noivado com o pote de palmito, pra colocar água aromatizada, porém eu fico pensando como faz pra tirar o gosto e o cheiro do frasco? Porque deve ficar impregnado, porque eu reaproveitei um frasco de azeitona que só cheirava a azeitona com perfume, um mistura na minha tentativa frustada de tirar o cheiro rsrs

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Lú, existe uma dica bem bacana paa tirar o cheiro de potes de temperos, azeitonas e palmito: É só colocar pó de café usado dentro do vidro com água, deixe o vidro tampado por um tempo, depois você lava com o água quente que sai todo o cheiro, o pó de café absorve os cheiros ruins. Beijokas! Obrigada por ler!

      1. Lu diz:

        Ah obrigada pela dica Gabi, vou tentar sim!!!
        Deus te abençoe!

  4. Fernanda diz:

    Reciclagem é tudo de bom! Lindo post, Gabi!

    Beijinhos

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Fêzinha! Obrigada por passar sempre por aqui! Um beijo!

  5. Uiara Hoffmann diz:

    Concordo plenamente com vcs, na minha mãe nem o lixo orgânico vai fora, vira adubo. Mas hoje moro em apartamento e não consigo aproveitar tudo. Mas meu comentário tem uma outra razão, fofoca! rsrsrsrs… Tem um outro blog que acompanho o http://www.minhafilhavaicasar.com ele está promovendo para uma noiva a coleta de filtro de café que vai ser usado na decoração do casamento. Hoje vou enviar um envelope com alguns. Sugiro o gancho desse post para promover isso aqui também. Se alguém pretende usar algo recilado em sua festa se manifeste. Hoje tenho muita dificuldade em reciclar, meus irmão cresceram e meu espaço é muito pequeno, sinto falta de dar um destino mais poético ao meu lixo. Fica a sugestão. Beijos!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Olá Uiara! é verdade, eles estão juntando mesmo! eu acho um ato bem solidário esse negócio de ajudar a juntar os materiais para uma noiva, vou colocar sua ideia em pauta. Um beijão!

  6. Bom dia, ADOREI as ideias, mas a que me chamou mais atenção , foi do rolo de papel higienico sair um porta guardanapo!!! =D …
    Meninas, eu quero colocar no meu casamento, porém orcei com minha prima e ela me cobrou p/ 200 R$ 1,30/cada . Mas seriamente adorei essa ideia, e ficaria bem mais moderno. Agora só nao sei como falar pra ela que vou desistir =/ . Alguem tem uma ideia????! =/

    1. Fran diz:

      Fala para ela: “entãooo prima querida, eu vejo um blog maravilhoso o ‘ Casando sem Grana’, nunca ouviu falar? Veja! Lá eu aprendi a fazer um porta guardanapo lindo e reciclado.. Vou fazer os meus então porque vai sair mais barato, mass obrigada pelo orçamento” hhihihi

      1. rsrsrsrs….. É aiiin Deus ;S

        1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

          Jéssica, fala com jeitinho, ela vai entender! ainda mais sendo sua prima! Um beijo!

  7. Ó eu di novo…rsrsrs apesar de estar bem óbvio. Gostaria de saber se pra colocar o pano no rolo é necessario cola simples? ou alguma cola especial , tipo cola quente?! Fico no aguardo…VOu testar esse fds!!!!

    1. Maristella Santos diz:

      Olá Jéssica!

      Use “cola branca”, preferencialmente “Extra” (custam em média R$ 10,00 o franco de 1kg).

      Esse tipo de cola é mais concentrada que as colas brancas de uso escolar, por isso fixam melhor tecidos, evitando que com o passar do tempo uma parte se solte da outra!

      Beijos

      1. Maristella Santos diz:

        Franco… pensei na Anna hahahaha

        Leia-se: frasco!

      2. Muuuito Obrigada querida!!!! VOu me arriscar a fazer esse fds… Não sou muito booa em fazer as coisas! rsrsrsr, Mas não custa tentar!

        1. Maristella Santos diz:

          Verás que é fácil, fácil! Tenho esse link salvo em minhas infinitas pastinhas: http://www.artesanatocriativo.com.br/?p=1065

          Só cuidar na quantidade de cola… nem muito, exagerado, que deixe o tecido mergulhado na cola… Nem pouco, que não o fixe corretamente! Meio termo e vá em frente, Campineira! hehe

          1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

            Oi Jéssica, existe uma cola boa também que se chama termolina, ela não deixa o tecido desfiar! ajuda muito!

  8. Fran diz:

    Gabi linda! Post ótimo! Bjos!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      :D Obrigada meu amor! Continue lendo!

  9. Mônica diz:

    Gabi, post show de bola!
    É por essas e outras que eu AMO morar em Curitiba, aonde nos acostumamos a carregar os papéis de bala no bolso da calça até a lixeira mais próxima, aonde todos tem duas lixeiras em casa e cada um que chegar pergunta, qual é o reciclável?? Muito bom morar em cidades com esse tipo de conscientização!!
    Parabéns pelo post! SUUUUUPER válido!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Mônica, me considero uma pessoa de sorte, nessas horas acho ótimo morar na minha cidade! Aproveite nossas ideias e depois conte como ficou! Beijokas!

  10. Maristella Santos diz:

    É… Campinas tá meio distante dessa realidade, lastimável! O negócio aqui é cada um fazer sua parte…

    Até pouco tempo meu pai trabalhava numa empresa de gerenciamento de resíduos em Paulínia… Fizeram um concurso cultural em que os colaboradores foram convidados a elaborarem brinquedos com materiais recicláveis, e foram tantas ideias bacanas (aliás, ele ficou entre os finalistas cof cof cof)

    Em casa temos alguns potinhos de sorvete, requeijão, garrafas pet, etc revitalizados por meio de artesanato! E vale muuuuuito a pena!

    A natureza ganha e casa fica mais alegrinha!

    Parabéns Gabi!

    CSG por um mundo melhor!

    1. Tbm sou de Campinas Mari, e concordo plenamente com voce! =/

      1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

        Oi Mari, nossa que bom que seu pai, mãe e família são conscientes! quando a família se envolve, é muito mais fácil de fazer acontecer! Beijokas meu amore!

  11. PinkPaulaS diz:

    Adorei a idéia do potes de vidro virarem “suqueiras”.
    Obrigada por compartilhar conosco.

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi meu amore, que isso, é sempre um prazer dividir coisas boas com vocês! Um beijo!

  12. Oi Gabi!
    Lindas ideias!!! Acho reciclagem um tema super importante!
    Lá em casa tento reaproveitar minhas embalagens ao máximo possível! Meu marido consome muuuitos ovos por semana e sobravam muuuitas caixas de ovos em casa, então para elas encontrei uma solução bem bacana, faço flores!!! O resultado é bem interessante, se quiser dar uma olhadinha eu postei lá no meu blog:
    http://sposata.blogspot.com.br/2012/08/passo-passo-rosas-de-caixas-de-ovos.html

    Bjins e parabéns pelo excelente post!!!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Caramba Maria ……….. que lindaasssssssssssssssss! fiz questão de abrir o link para ver, uauuuuuuu … que trabalho lindo! Parabéns por esse iniciativa! Beijão!

      1. Oi Gabi!

        Nossa, muito obrigada!!!rsrs
        Que bom que gostou, fico muito feliz!!!rsrs
        Dá um certo trabalhinho, rsrs, mas gosto muito de artesanato e reciclagem, e o resultado compensa!

        Bjins!!

  13. Dani diz:

    Perfeito!!! Amei Gabi!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Dani, Obrigada por ler! Um beijão!

  14. Amanda diz:

    Gabi!!
    Parabéns…adoro artesanato, principalmente quando envolve reciclagem!
    Beijos

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Amanda, e fica lindo né! Um beijão!

  15. Wanessa Lima diz:

    Oiii meninas!!!Reciclar é sempre muito importante!!

    Olhem só neste link (um outro blog que tbm sigo )ensinando a pintar garrafas pet com tinta spray…o resultado é surpreendente!!Não deixem de olhar:

    http://eseestacasafosseminha.blogspot.com.br/2012/10/garrafas-pet-e-tinta-spray.html

    Espero ter ajudado!!
    Beijos

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Wanessa, Olha sóoooooooooo … que lindas! Viu … então não estou falando besteira! uhauhauha … Um beijo e obrigada pelo Link!

  16. Paula Toller diz:

    oi Gabi bom dia!!!!
    tudo bem? amei a ideia de reciclagem!!!! sou adepta das coisas ecologicamente corretas…. vou te mandar a foto de um porta treco que aprendi a fazer fim de semana retrasado com caixas de leite, tecido e cola quente.
    E também tem um sofazinho com garrafa pet de 600ml com tecido, e lan acrílica, que vira um porta alfinetes.
    e eu fui em um casamento onde a noiva fez na mesa arranjos com uns vidros quadrados no centro, com aquelas bolinhas que incham na água, e algumas flores artificiais e uma fita de cetim para arrematar. fico super lindo, e foi super fácil fazer e saiu barato.
    bora fazer mais reciclagem Gabi e aplicar na nossa casa e dar de presente também kkkk.

    bjos e obrigada pela dica….

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      AHHHH manda sim! Eu vou esperar! Um Beijão para você!

  17. Michelle diz:

    Oie, amei a materia. Mas gostaria de saber como se faz a maça de pet.

    Bjão

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Michele, me parece que são dois fundos de garrafa PET, um caninho desses de laboratório e uma folha de PET verde! o vermelho me parece a mesma tinta que a Sam usou para pintar as garrafas, tinta vitral que fica transparente! Vamos tentar fazer? se você conseguir manda as fotos pra gente ver!

  18. Maria Betania diz:

    Adorei seu post. Aqui em casa, faço d tudo p reciclar e as minhas lembrancinhas de festinhas já ficaram famosas na família. tanto q fiz a festa d 2 anos d minha filha c metade d material reciclável : bolsas de cx d leite, os cds viraram convites-quadrinhos, enfim.. E no meu casamento não serpa diferente: leques de cd reciclado – aguardem o post.

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      É Dona Maria Betânia, eu pensei muito na senhora quando fui escrever esse post, mas não esquece das AZAMIGA heim!? manda as ideias sempre que puder! Beijokas

  19. Viviane diz:

    Nossa Adorei Gabi e vou tentar fazer o porta guardanapo e as latinhas de leite condensado, vou enfeitá-las e colocar as mudinhas de planta que quero dar de lembrancinha :D

    o que acha???

    bjs

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Uauuuuu … acho ótimo! todo mundo vai amar! Um beijão para você!

    2. keise melo diz:

      qual o material necessário para montar essa lata de leite?? Porque vou fazer o chá de fralda e as latas vão ficar maravilhosas para lembrancinha e essa cor é a do meu temo marro com rosa. gostaria de saber como faço

  20. Sarah diz:

    Oi, Gabi!! Estou montando meu chá-bar e nele usando várias coisas “reaproveitadas” em casa, especialmente retalhos.

    Aaaamei a ideia das suqueiras, já estou pentelhando meu noivo para fazermos! Você tem alguma idéia de qual a melhor cola para vidro? Digo para fazer os “pés” com outro potinho de vidro por baixo?

    Tinha visto uma para comprar, mas agora é mãos a obra!

    Bjssss

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Sarah, existe uma cola universal que funciona muito bem, mas eu acho legal, você ir na casa de tintas ou material de construção e perguntar para alguém, algum vendedor qual é a cola ideial, eu tenho certeza que elevai te passar as informações direitinho! Uma beijoka no coração!

  21. Flávia diz:

    Oi, Gabi!

    Nossa! Que luxo todas essas utilidades feitas de sucatas!
    Parabéns pelo post, pois os habitantes do planeta ainda precisam de muitos “toques” como esse.
    Beijos.

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Aff … nem se fala né amiga, as pessoas só pensam em glamour … com tantos recursos disponíveis! Isso ai, estou com você! Beijokas!

  22. priscila f. pereira diz:

    oie….sou leitora assídua do CSG, e como um dia pretendo realizar meu casamento sem grana sempre estou antenada nas super dicas. Por enquanto vamos só morar juntos e estou organizando meu chá de cozinha, quase td está sendo feito com materiais reaproveitados, os convites, lembrancinhas, e alguns itens da decoração que vai ser td no esquema faça vc mesmo. Assim coloco em pratica meus dotes artísticos e contribuo com o planeta. Agradeço todos os posts, e vida longa ao CSG….

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Uauuuuuuuuuuuuuuuuu … que comentário 1000000000000000000000000000 … adorei meu amor … obrigada por toda as suas palavras! Beijão!

  23. Fabiana Oliveira diz:

    Gabi…Vc arrasou…Acho genial a ideia de juntar o belo, com o economico e agora com o ECOLOGICO!!! Amei…Muita ideia bacana pra chá de cozinha, lingerie que podem ser adaptados…Vou fazer um DYE e mando para vcs ok? Beijokas…ISSO AQUI TÀ CADA DIA MELHOR!!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Fabiana!!! o melhor de tudo é que fica lindo né …… e custo quase zero! beijokas!

  24. Fran Fialho diz:

    Gabi,post lindo demais!
    As pessoas podiam ser mais conscientes e educadas nao é? Fico nervosa tbm ao ver gente jogando lixo nas ruas, e o pior é q a maioria faz isso… =/
    Amei as ideias pra decorar,ficaria 10 demais!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Frannnnnnnnnnnnnnnnnnn ;D que bom que você gostou!

  25. Marina diz:

    Gabi arrasa sempre!!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Marina, vocês que são as leitoras mais lindas desse Brasil!

  26. Daniele diz:

    Adorei o porta guardanapos!

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Belezinha mesmo, um charme! :)

  27. Bruna Santos diz:

    Gabi, arrasou no post!
    Adoro essas coisas, sou geógrafa, logo mega defensora da natureza. Você tem sorte de morar numa cidade como Pinda, pois aqui em São Paulo são coletados apenas 20% do total do lixo reciclável produzido no município. Moro num bairro onde não há coleta (pela prefeitura, os catadores que se encarregam de pegar o material e vender. Aqui em casa foi uma luta convencer meus pais a aderir a separação de resíduos, e como você disse, tem um sacão gigante de reciclável e um pequeno com lixo orgânico.

    Ótimo post, pois assim quem sabe mais pessoas não aderem e passam a fazer o bem pro planeta. ;)

    Beijoss

    1. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

      Oi Bruna, penso tanto na história de reciclar, chega a ser uma neura sabe …. hauhauhauha …. odeio gerar resíduos, tenho pavor!!! já que não tem como acabar com isso, o negócio é fazer um lixo mínino … ( isso é até nome de livro) … uhauhahua … Obrigada pelo seu comentário!

      1. Bruna Santos diz:

        É isso aí, cada um fazendo sua parte o mundo é capaz de mudar! Ótima iniciativa a sua!!!!

        Beijos

  28. Gente to boba até agora com as lindezas que sairam daí… que coisa incrível gente!!! \o/

    Adorei a ideia da caixa de ovos para mini cupcakes! :)

    Bjs

  29. Elisa diz:

    A minha cidade (na Alemanha) é super verde, temos 5 tipos de lixo (papel, vidro, organico – só resto de comida, plásticos/latas e o lixo resto). O único que nao é reciclado (embora plástico é naquelas, se recicla só até um certo ponto) ou vira adubo é o lixo resto que é pouquíssimo.
    Aqui as coisas sao embaladas de modo geral com menos plástico. Pra bebida se usa garrafas reutilizável. Tb existe leite e iogurte em garrafas de vidro (ainda quero chegar nesse nível!).

    Muito boa a idéia dos porta-guardanapos, tenho resto de tecido e vou fazer.

  30. Isabella Rabello diz:

    Cadê o botãozinho pra curtir o post? Pq eu amei!!!

  31. Oi…eu gostaria de saber se vc tem o passo a passo para fazer os vidros com a torneirinha?…Aproveita para te parabenizar pelas idéias, são todas brilhantes!!!

  32. Oi Gabriela eu amei esses trabalhos de artesanato com reciclagem, sabe… estou começando a mexer com artesanato, e reaproveitando essas embalagens, sou iniciante, aprendo vendo video-aulas no youtube , e digo pra consciencia não pesar vamos o lixo reciclar rsrs , parabéns pelo seu trabalho!

  33. dorei

  34. olá, gostaria de saber com q tinta posso pintar as latas de leite? parabéns pelo trabalho , saõ lindos.

  35. Paula Jacob diz:

    Olá Gabi, amei seus trabalhos. Gostaria de saber se vc oferece cursos? Quero fazer as lembrançinhas de aniversário do meu filho com latas de leite e decorar algumas para o dia das mães.

  36. Silvia Helena diz:

    amo muito tudo isso estou montando uma casa inteira de coisas recicladas, inclusivel os moveis

  37. lindo trabalho!

  38. Si_Stier diz:

    Olá Gabriela
    amei a ideia, principalmente no mundo descartável onde vivemos, gostaria de saber como faço pra colocar a torneira,
    ou melhor como corto o vidro de conserva pra por a torneira, vou adicionar um link no meu blog referente ao teu site ele é show. bjs
    Si

  39. por favor nos mande videos de passo
    a passo

  40. Maria Elisa Braga Rosa diz:

    Tudo muito lindo e concordo com tudo que disse,estou fazendo um trabalho com meus alunos sobre isso,e venho fazendo muitas coisas lindas com garrafas pet,mas estou atras de uma cola para colas as flores que fizemos,a cola quente fica feio,tu saberias me dizer qual a cola indicada para colar pet????bjos que Deus te proteja kikavovo@live.com obrigada

  41. marluce S. Quintaõ diz:

    sou da paraiba meu nome e Marluce S. Quintão.Adorei suas dicas em reciclagem,eu já aproveito muitas coisas,porque me preocupo com as condições em que está nosso planeta.
    beijos MARLUCE

  42. patricia diz:

    ameiiiiiiiiiiii

  43. lindas peças querida! amei; parabéns por esse talento e por ajudar o meio ambiente!

  44. gabi minha mae ama flores e eu queria uma ideia para um potinho de flores bem bonito eu nao fazer igaul está aqui mas vc me deu uma ideia obrigado

  45. Oi eu amei as maça e quero fazer onde posso encontrar o passo a passo delas vc tem…

  46. Boa noite meu amor, amei o morango com garrafa de pet, vou me casar ano que vem, mas sabe como é com pouca grana, gostaria de saber se tem passo-apasso do morango ou se tem outras lembranças bonitas e charmosas como sa suas, e o principal que da pra fazer com recicláveis.Desde já obrigado e perabéns!

  47. melissa diz:

    adorei amei de paixao

  48. ei fiquei encantada com tudo que vi mas nao quero aprender fazer meu dom e vender vc tem enterce de passar para revender

  49. valdirene rossi diz:

    adorei seu blog traballho muito com reciclágem na minha escola gostaria de saber se não tinha algo interessante bem antigo pra fazer pro dia dos pais ou dia das crianças

  50. sem comentarios lindo os seus trabalhos e ecologicamente correto

  51. Thays gleyce diz:

    Amei tudo, muito bonito, amei, amei!!!!!!

  52. tania amaro. diz:

    adorei esses seus trabalhos…….maravilhosos.

  53. oiii meu nome jessica gostaria de saber o que vc usou na vasilia d esorvete para cubri la

  54. eliana diz:

    Olá, amei as latas de leite condensado e achocolatado. Será que poderia enviar o passo-a-passo para meu email? elilad@hotmail.com. Gratas e bjssssss

  55. livia diz:

    otimas

  56. Luciana diz:

    Boa tarde!!!
    Fiquei MARAVILHADA com seu trabalho e gostaria de aprender a fazer coisas linda como você faz, então se não for pedir demais me mande a receitinha de alguns trabalho seu para copiar!!!! Se você tiver uma revista ou curso e for comprado tudo bem pago pela dica quero reciclar pra mim!!! (já que separo tudo pra ser reciclado pelos outros)!!!

  57. Tatiana diz:

    Olá boa tarde,

    Teria como enviar o passo a passo da maça do amor e do porta guardanapo com rolo de papel? idealeeventos@hotmail.com

    Amei as ideias!!

    Taty

  58. Tatiana Alves diz:

    Olá, amei as idéias, estou em busca de informações para reciclar as latas de leite,pode me mandar o passo a passo? tatimoretti05@yahoo.com.br
    Parabéns por tudo!!!!

  59. jaqueline diz:

    Eu adorei as maçãs e quero saber como eu faço ou se voce faz por encomenda, e quanto custa.
    Elas são lindas!

  60. Thaís diz:

    Boa Noite Gabi…

    Como vc fez para furar o vidro de palmito…???

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Gabi Gasparin
98 Comentários