licenca-gala
28 Nov

Licença-Gala ou Licença-Casamento

Oi, gente!

Tudo bem? Aqui está tudo bem!

As pessoas me perguntaram bastante a respeito da licença-gala na CLT. Para quem não sabe, licença-gala (ou licença-casamento) é aquela que garante ao trabalhador folgas após o casamento para curtir a lua-de-mel.

O artigo 473, II da CLT informa que são três dias consecutivos de licença-gala, mas não esclarece como se faz a contagem dos dias que o empregado poderá faltar em virtude de casamento, se inclui ou não o próprio dia do evento.

Sérgio Pinto Martins, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, diz que “os três dias consecutivos são os três subsequentes ao do casamento, não incluindo o próprio dia do casamento. Normalmente, o empregador concede o abono da falta do próprio dia do casamento” (Comentários à CLT. Sérgio Pinto Martins. Editora Atlas, 14ª edição, 2010, p. 468). Trocando em miúdos, não se inclui o dia do casamento.

Vamos imaginar o empregado que se casa na sexta-feira à noite e trabalha normalmente nesse dia. Pergunta-se: a contagem se inicia no sábado? A jurisprudência diz que não, salvo se existir normalmente expediente na empresa aos sábados. Caso contrário, a licença somente se inicia no primeiro dia de trabalho que, neste caso, acontece na segunda-feira e transcorre pela terça e quarta-feira, tendo o empregado que retornar na quinta-feira. Se o empregado se casa na sexta-feira e opta por folgar no mesmo dia, os dias de licença serão sexta-feira, sábado e domingo. Os três dias devem se iniciar sempre no dia em que o empregado seria escalado para trabalhar.

É claro que a empresa para qual se trabalha pode “quebrar um galho” e conceder mais dias ao funcionário. É tudo questão de se conversar.

Os funcionários que se casam durante as férias não têm direito à licença porque o objetivo da folga para usufruir da lua-de-mel já foi atingida pelas férias.

Crédito: Mulher de 30

Em relação aos dias serem úteis ou não, Sérgio Pinto Martins diz que “os dias serão também consecutivos e não úteis” (in obra supracitada). Isto porque a palavra “consecutivos” dá a entender que se trata de dias seguidos, contados sem qualquer interrupção.

Quando o trabalhador é servidor público (regido por um estatuto), é necessário dar uma olhada no Estatuto dos Servidores Públicos do local. A licença-gala pode ser de cinco a oito dias úteis, dependendo do Estatuto.

Vale lembrar que o funcionário tem que apresentar a certidão do casamento quando retornar ao trabalho.

A recusa da empresa em conceder licença-gala ao trabalhador, com a justificativa de que ele já tirou os dias antes do casamento, gera indenização. O entendimento, unânime, é da 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho. A relatora do caso no TST, juíza convocada Rosa Maria Weber, esclareceu que a interpretação dada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Rio Grande do Sul) — de que a licença em virtude de casamento é direito do trabalhador e de que o trabalho nesse período deve ser remunerado — está correta e em harmonia com o artigo 473 da CLT (RR 641.948/2000.7).

Bom, é isso… Espero que eu tenha sanado muitas dúvidas em relação à licença-gala. Quem tiver alguma dúvida, pode enviá-la para fe.besagio@casandosemgrana.com.br.

Beijinhos

Comments

comments

Por Fernanda Besagio

Saiba Mais sobre o Autor

É Procuradora Municipal e acabou de se casar com o Elton. Escreve sobre dúvidas jurídicas e eventos relacionados aos casamentos.

Posts Relacionados

Comentários

  1. Assunto interessantíssimo! Eu sou funcionária pública e nós professores temos uma semana de licença-gala, mas o meu marido que trabalha em empresa não sabe ao certo também como é contado a licença dele e nós queremos viajar. Está complicado a situação.

  2. Débora Marcondes diz:

    Oi Fê,
    Quero me casar em uma sexta-feira, então vou ganhar 2ª, 3ª e 4ª, acho que vou pegar alguns dias das minhas férias e aproveitar para relaxar mto…

    Adorei o seu Post me ajudou mto, pois eu trabalho em horário comercial, mas meu noivo trabalha por escala, e nossa dúvida era justamente se deviámos contar dias de folga ou dias de trabalho. Mas vc já esclareceu tudo.
    Obrigada pela ajuda.

    Bjs

    1. Oi, Débora!

      Fico feliz por ter lhe ajudado!

      Beijinhos

      1. thiago diz:

        vou me casar no civil na sexta e no religioso sabado quando começa a valer minhas folgas

  3. fUI DEMITIDA …iSSO SIM !!

  4. Raysa Soares diz:

    Algumas empresas também permitem descontar a licença de casamento nas férias. Vou fazer isso, pegar uns 5 dias depois de casar e tirar menos dias de férias para pagar!

    1. Bom saber isso, Raysa!

      Beijinhos

  5. Oi, Poliana!

    Se ele for CLT, a empresa deve seguir o que consta no art. 473, II e as orientações jurisprudenciais como demonstrei acima!

    Beijinhos

  6. Nossa, por que, Cintya???

  7. [...] honesta e detalhada para que todos pudessem entender… e graças a Deus a Fernanda Ruiz do Casando sem Grana postou isso lá, e era tudo o que eu precisava saber pra poder informar a vocês, então, agora [...]

  8. Juliana diz:

    Me caso na quarta-feira no civil em dezembro e no religioso somente em abril de 2013 numa sexta-feira.

    Primeira pergunta. No dia do casamento civil (que acontece no horario comercial) a empresa é obrigada a dar o dia ou não? Caso não seja obrigada, será contado a partir de quinta- feira?

    Segunda pergunta. Os dias são dados no religioso também? (É só uma duvida mesmo pois meu noivo entrará de férias 2 dias após o casamento religioso)

    Obrigada Juliana

    1. Oi, Juliana!

      O que vale para os efeitos da licença-gala é o casamento civil. Sim, a empresa tem que dar o dia do casamento…

      Os dias do religioso não são contados para a licença-gala!

      Beijinhos

  9. Adorei FÊ!!! Mta gente tava precisando saber disso, inclusive EU e meu NOIVORIDO!!!! TKS! O/

  10. Talita diz:

    Olá, Fernanda!

    A Lei prevê algo diferente para professores?

    1. Oi, Talita!

      Acredito que só para professores que são funcionários públicos. Neste caso, tem que ver o que diz o Estatuto…

      Beijinhos

  11. Fico feliz em poder ajudar, Betania!

  12. Maria Betania diz:

    Fê, eu e meu marido já nos casamos no civil há quase 4 anos, e na época, a única licença q ele tirou foi qdo nossa filha nasceu. Agora em março nos casamos no religioso, e vai a questão: podemos tirar licença-gala mesmo assim?
    Ou só pode tirar essa licença qdo casa no civil??? bj

    1. Oi, Betania!

      Hum, ele só teria esse direito na época do casamento civil mesmo… O religioso não entra na licença-gala…

      Beijinhos

      1. Maria Betania diz:

        Brigada mesmo, Fernanda. Absurdo não contar o religioso nisso. vamos ter q esperar pelas férias dele mesmo. :(

        1. Infelizmente, o que vale é sempre a Certidão de Casamento…

          Beijinhos

  13. Agora não tem mais desculpas kkkkkk

  14. Se foi por causa do casamento, você tem direito à indenização! Procure um advogado porque você tem direito!

  15. Gabriela Gasparin Cardoso diz:

    Fernanda! òtimo o seu post! Eu estava pesquisando sobre isso! Adorei!

    1. Obrigada, Gabi!!!

      Beijinhos

  16. josisimplicio diz:

    Tem que ser visto em cada convenção, a minha por exemplo só da 3 dias e do meu namorado dão 5, geralmente as licenças são contadas a partir do dia do ocorrido e são dias corridos, isso é, conta-se o sabado e o domingo como é feito em licença por morte que para cada grau de parentesco é uma quantidade de dias diferentes e já conta a partir do dia da morte.

    1. Isso mesmo, Josi…

      Só uma coisa: o dia do casamento não é contado, só os próximos que são…

      Beijinhos

      1. maysa diz:

        oi vou casar no sabado dia em que normalmente trabalho entao minha licença seara sanbaso domingo e segunda?

  17. Daiane diz:

    Esclarecedora! Tinha duvidas sobre isso, e agora to por dentro do assunto…

    Parabéns, os posts nos ajudam muito

    :)

    1. Obrigada mesmo, Daiane!!

      Beijinhos

  18. Ana Paula diz:

    Casei no sabado e contou o sabado normalmente e pior que nem trabalho aos sabados, na terça feira estava de volta na empresa.

    1. Sério, Ana?? Que chato! Cada empresa interpreta esse artigo de uma forma… Absurdo!

      Beijinhos

  19. Tamyris diz:

    Oi Fernanda!
    Eu tive uma encrenca com minha empresa quando casei, justamente por conta de interpretação da CLT. O que acontece é que casei num sábado e eles me abonaram sábado (que eu não trabalhava), domingo e segunda. Quando eu li a CLT eu vi escrito claramente que são “3 faltas consecutivas sem prejuízo de salário”, ou seja, segunda, terça e quarta. Mesmo para quem pede o abono a partir de sábado, se o domingo não é um dia de trabalho não conta como falta, certo? Por isso deveria ser sábado, segunda e terça. São faltas consecutivas e não dias consecutivos, se não me engano. Eu li e reli mil vezes a CLT e foi isso que eu vi por lá. Levei o caso à minha empresa e o advogado deles me deu razão =]
    Beijos!!

    1. Oi, Tamyris!

      Bom, eu entendo diferente… Quem trabalha sábado, os dias corridos são domingo, segunda e terça…

      Você já casou ou está conversando com a empresa ainda?

      Beijinhos…

      1. Tamyris diz:

        É que na CLT diz que são 3 faltas corridas sem prejuízo de salário, por isso o advogado deles me deu razão. Não tem como ser considerado falta se aquele não é um dia de trabalho. Mas toda legislação é passível de interpretação, vai ver eu dei sorte!
        Eu já me casei, já tive o contratempo com a empresa e já me separei também =P
        hehehehehe
        Beijão!!

  20. Oi boa tarde! Me casei no civil no dia 24/11, minha dúvida é porque caiu sábado, e deveria ganhar mesmo assim 2ª, 3ª e 4ª feiras? Ou só a 2ª Feira por o meu casamento ter caído no sábado? Obrigada!

  21. Tá certinha a sua contagem!

    Beijinhos

  22. Fernanda Lopes diz:

    Ihuuuuuuuuuul… Bom saber que meu casamento vai virar um feriadão. Sexta e feriado, caso sábado e só volto na quinta. É isso mesmo produção?! \o/

    1. KKKKK… Aí sim, hein, Fê!!

      Beijinhos

  23. ola! Fernanda , eu não vou me casar , pois já casei faz quase 13 anos., completo no 15/01/2013. Quando me casei peguei 8 dias de gala, trabalho no tribunal de justiça ,então a gala contou do dia do casamento mais sete dias totalizando oito. Na época foi bom , tirei quatro dias de horas credoras, gala e férias só assim descansei de tanta correria, tive que fazer tudo sozinha no meu casamento, valeu! beijos pra voce.

    1. Obrigada pelas informações, Ana!!

      Beijinhos

  24. Ana Priscilla diz:

    Muito bom o post! Aliás, muito bom o blog! Venho acompanhando à um tempo e estou simplesmente amando! Tem de tudo aqui! Agradeço de coração a vcs meninas que esclarecem nossas dúvidas! Vcs são ótimassssss! Não perco um post sequer! Rsrs
    Me caso dia 18 de maio de 2013 e com certeza vou mandar meu relato pra vcs… Se tiver outra Maratona de Casamentos Reais e Econômicos em 2013, espero q o meu sirva de inspiração! Rs

    Bjs

    1. Muito obrigada pelo carinho, Ana!

      Beijinhos

  25. Sarah diz:

    O meu caso é tão, tão complicado que acho que vou é mandar um email para a Fernanda!

    1. Pode mandar, Sarah! Respondo sempre!

      Beijinhos

  26. Maristella Santos diz:

    Mais um assunto que habita nossas mentes!

    Em meu antigo emprego a convenção coletiva estabelecia nove dias corridos (beleza, né).

    Agora, no setor público, só 3 dias = ]

    Vou tentar um bem-bolado pra poder emendar os dois dias, pq na semana seguinte já inicia o recesso para Natal/Ano Novo…

    Ninguém merece voltar só por dois dias rsrs

    Beijinhos
    Parabéns pelo conteúdo partilhado!

    1. Oi, Mari!

      Que chato, hein? É complicado! No meu caso, por ser funcionária pública, são 5 dias…

      Beijinhos

  27. Oi não entendi, ta certinha, mas eu ganho de segunda a quarta ou so a segunda???

  28. O acordo coletivo do meu sindicato dá o direito de licença de 5 dias úteis após o casamento.
    Mas, como caso na sexta acho que a sexta já conta como um dos dias…..
    E depois emendarei nas férias…. :D

    1. Oi, Fernanda!

      Aí é bom, hein? hehehehe…

      Beijinhos

  29. Que ótimo, Fer! Eu e o noivo somos servidores públicos, eu sou federal e ele estadual… No caso dos servidores federais regidos pela 8112 (RJU), são 8 dias consecutivos (não apenas úteis como consta no texto) e iniciam no dia do casamento… Por sorte, o estatuto que rege a carreira do noivo também estabelece 8 dias consecutivos a partir da data do casamento!

  30. May diz:

    Oi Fernanda,

    Eu vou fazer o seguinte, me casar na segunda-feira no civil para conseguir a licença gala antes do casamento no religioso.. Ai me caso no sabado no religioso e inicio minhas férias a partir da segunda-feira.
    Ao todo ficarei uns 25 dias em casa.

    Achei uma boa idéia para conseguir uns diazinhos em casa antes do casório no salão, assim consigo organizar as coisas.

    PS. Adoro o site!!

    1. Ai, que delícia, May! Vale muito a pena!

      Beijinhos

  31. INformação importantissima!!!!!! ;)

  32. Amanda diz:

    Olá Fernanda!!! me tira uma duvida eu trabalho apenas 4 horas diárias hehehehehe ( do 12:30 ás 16:30) tenho direito a licença??? meu noivorido trabalha de madrugada ( das 19:00 ás 04:00) nesse caso entra na sexta e sai no sábado, como que contamos a licença dele já que iremos nos casar no sábado ????
    beijos
    adoro seus posts!

    1. Oi, Amanda!

      Tem sim! Fica sossegada!

      O seu “noivorido” tem direito à licença a partir do sábado mesmo… É o exemplo que dei lá em cima: segunda, terça e quarta…

      Beijinhos

  33. Bruna diz:

    Muito boas as informações! Eu consegui conciliar meu pedido de férias com o casamento!!! Ficarei o mês do casamento de “folga”, hehehe!!! Mas meu noivo não vai ter férias, então vou mostrar o post pra ele saber o que fazer =)

    1. Muito bom, Bruna! Conciliar com as férias é ótimo!

      Beijinhos

  34. Michelle diz:

    Ótima informação tinha dúvidas sobre os dias e de quando começava a contar…Muito Obrigada Fee!!

    1. Eu que agradeço, Mi!

      Beijinhos

  35. Rebeca Rolim diz:

    Puxa vida que post útil! Eu estava mesmo me perguntando como ia fazer pra folgar aqui no trabalho. Aqui é um órgão público do Governo do Estado, mas sou terceirizada. Caso em 7 de Setembro de 2013 (feriado) e já pretendo agendar minhas férias para o casamento. Mas queria que fosse uma semana antes do religioso. Pretendia casar no civil uma semana antes pra poder usar a licença de gala nos últimos preparativos e descanso também né? Você acha que dá certo, Fê? Obrigada pelo post esclarecedor!

    1. Bom, Rebeca, eu acredito que não pode, mas tente conversar com o seu chefe…

      Beijinhos

  36. Bom saber isso, Daniele! No meu caso, contam-se 5 dias depois do casamento… Beijinhos

  37. Isabella Rabello diz:

    Só uma correção: no serviço público geralmente são dias corridos também, não úteis. Úteis costuma ser só em alguns municípios (estados e União geralmente são dias corridos, segundo meus colegas tb servidores públicos)
    No meu caso, como servidora pública federal, são 8 dias. Na lei 8112/90:

    “Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:
    III – por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :
    a) casamento;”

    Queria tanto que fossem dias úteis!!! Mas já tá tudo pensado: vou tirar 10 dias de férias antes do casório pra terminar de arrumar tudo, depois os 8 dias a que tenho direito, e depois 10 dias de novo, pra terminar de arrumar a casa, Se tudo der certo, esses 8 dias vão render muito!

    Bjs

    1. Isabella, muito obrigada pelas suas informações!

      Beijinhos

  38. Olha aí, Simone Martins e Geraldo Cavalari!

  39. Segunda a quarta!

  40. Douglas Torres, confere aí…

  41. Ana diz:

    Oi Fernanda!
    Tenho uma dúvida, esses 3 dias consecutivos conta feriado?

    Pois me caso dia 22/12, então minha licença será de 24 a 26/12(não trabalho sábado e domingo) ou será de 24 a 27/12 por ter um feriado no meio??

    bjos

    1. Oi, Ana!

      Bom, eu entendo que sim, pois a jurisprudência diz consecutivos e não úteis…

      Beijinhos

  42. Talita diz:

    Oi Fê!
    Mas ainda tenho uma dúvida…. trabalho no comercio e é de domingo a domingo, minhas folgas são escaladas se eu casasse no sábado como ficaria???

    1. Oi, Talita!

      Você pegaria domingo, segunda e terça…

      Beijinhos

  43. Talita diz:

    Dúvida parte 2……
    Se eu folgar no sábado e domingo conta a partir de segunda feira? Pois tenho direito a folgas 1 final de semana por mês… além das folga escaladas!

    1. Sobre essa dúvida, somente contaria se você se casasse no domingo… Se você estiver de folga, começa a contar na segunda-feira…

      Beijinhos

      1. Talita diz:

        Nossa! legal…. obrigada linda!
        bjus

  44. Adorei as informações, mas sou estagiária e gostaria de saber se existe alguma legislação específica.

  45. Oi Fernanda , estou com duvida sobre a contagem .Eu vou me casar dia 26/01 e de acordo com a CLT , eu tenho como direito 3 dias uteis , que seria de segunda a quarta feira , tendo que retorna somente na quinta – feira , mais a empresa que eu trabalho alega que eu só tenho direito a segunda feira , porque caso no sábado e são três dias consecutivos , contando sábado e domingo , só que eu não trabalho nesses dias , tendo eles como descanso .
    Gostaria de saber se há alguma lei específica para prestadores de serviços terceirizados ? ! Pois eles estão alegando que há uma lei diferente para empresas terceirizadas .

  46. Ana Carolina diz:

    Fernanda, bom dia, me ajuda?

    Casei dia 22/12 um sábado…

    A empresa que trabalho, entrou em recesso de 22/12 a 01/01.

    Hoje, são 02/01 primeiro dia útil após o recesso da empresa, eu entendo que de hj a sexta contam meus 3 dias de lincença de gala. Vc ja viu algo assim?

    Bjs

    1. Oi, Ana Carolina!

      Os 3 dias são corridos… No seu caso, contou 23, 24 e 25…

      Beijinhos

  47. Giselle diz:

    Muito legal o post!! Uma coisa que vocês devem olhar também, é a convenção trabalhista de vocês. No meu caso, trabalho em uma empresa particular e a convenção diz que temos 5 dias úteis seguintes ao casamento. No meu caso, o sindicato é o de TI de Pernambuco.

    “CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2012/2013
    (…)
    CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA SEXTA – LICENÇA-CASAMENTO

    O empregado poderá faltar ao serviço, sem prejuízo de sua remuneração, durante os 05 (cinco) dias úteis seguintes ao seu casamento.”

    Segue link para quem trabalha em empresa que usa essa convenção: http://www3.mte.gov.br/internet/mediador/relatorios/ImprimirICXML.asp?NRRequerimento=MR061708/2012

  48. Casei quando estava de licença maternidade, teria direito de tirar minha licença casamento quando voltar ao trabalho?

  49. MARCO AURÉLIO diz:

    PARABÉNS CARÍSSIMA FERNANDA PELOS ESCLARECIMENTOS AO PÚBLICO !

    1. Obrigada, Dr!!

  50. E no caso de quem trabalha no Sábado, e casou nesse mesmo dia, a licença vai até Segunda??

  51. A licença para casamento pode ser tirada após o casamento religioso ou só civil mesmo? Isso é negociável? Passei num concurso e provavelmente começarei a trabalhar 2 meses antes de me casar! terei 5 dias, me caso em junho e marquei a lua de mel para a semana seguinte ao religioso mas não sei como farei! queria casar no civil uma semana antes!

  52. Viiiu amoooor ?? o/ Julio Bertazzoni

  53. Rafa diz:

    Fer, seguinte:
    Em 13 de dezembro o TJ normatizou que os cartórios do estado de SP registrassem a união CIVIL de pessoas do mesmo sexo. Como minha empresa esta cediada no estado de SP e minha situação civil é casado no estado de São Paulo, você acha que conseguiria esta licença na empresa em que trabalho!? Posso argumentar judicialmente na empresa ou depende de interpretação?
    Muito obrigado pela ajuda!!
    Beijos.
    Rafa.

  54. Muito bem explicado. Me ajudou !!

  55. Priscila Oliveira, olha isso!!

  56. Oii… pelo estatuto dos estagiários, tbm funciona assim?

  57. "…Vamos imaginar o empregado que se casa na sexta-feira à noite e trabalha normalmente nesse dia. Pergunta-se: a contagem se inicia no sábado? A jurisprudência diz que não…"
    qual é a jurisprudência? onde eu posso encontrá-la?

  58. Honorina diz:

    BOA NOITE VOU ME CASAR NO DIA 4 DE ABRIL TRABALHO DE PLANTAÕ 12 POR 36.Meus dias são contados pelos plantões ou consecultivos?

  59. Pretendo me casar em julho , só que a minha colega de trabalho vai entra de licença maternidade em maio e só vai voltar em novembro , e eu estou com medo de deixa a moça que vai subistituir ela sozinha e ela fazer as coisas certas no escritorio , o que , pego os dias de licença ou não? ho duvida cruel ….

  60. Lisiane diz:

    Oi!
    Gostaria de uma informação.. Vou me casar dia 27/04/2013 e naquela semana tem o feriado de 01/05/2013. Nesse caso conto o feriado ou não? (segunda, terça, quarta ou segunda terça, quarta e quinta?)

    Obrigada!

  61. Vivi diz:

    Tenho a mesma duvida da Honorina. Uma colega de trabalho folgou 3 plantões e só querem me dar 3 dias consecutivos,o que seria só 1 plantão de folga.

  62. Mari diz:

    Boa tarde Fernanda, adorei esse Blog, é bem esclarecedor!

    Surgiu uma dúvida, e eu não tenho certeza se a mesma já foi esclarecida antes, caso vc já a tenha esclarecido me desculpe ok?

    Seguinte, eu estou planejando o meu casamento civil para final de maio de 2014 prevendo a possibilidade de emendar minhas possíveis férias de Junho com a licença gala, porém o cartório próximo da minha residência só realiza as cerimônias às quintas com exceção da ultima quinta de cada mês.

    Ai entra a minha dúvida, nesse caso, vc saberia me dizer se eu teria que mudar a data desejada para me adequar a este cartório ou é possível que eu dê entrada no mesmo, porém realize a cerimônia em outro, como diz esta informação coletada no site “Revista da Noiva” ?

    “Os Noivos podem escolher livremente o local de realização do casamento civil, isto é, em Cartório ou fora dele (diligência). Para tanto, é preciso que compareçam ao Cartório mais próximo da residência de um dos noivos e dêem entrada no processo de habilitação ao casamento civil. Após confirmada a habilitação que demora cerca de 20 a 30 dias, os noivos deverão encaminhá-la pessoalmente ao Cartório de sua preferência para agendar a realização da cerimônia, seja ela em Cartório ou em diligência (Buffet, Residência, etc.).”

    Esta informação procede ou varia de cartório para cartório?

  63. Wolber diz:

    BOm Dia

    li algumas coisas na internet sobre licença gala de casamento de 15 dias, sabe algo sobre isso ? sabe a base legal? , na clt apenas nos fala sobre os três dias consecutivos.

    Atenciosamente

  64. keren diz:

    Bom dia Fernanda.Gostaria de saber o seguinte eu me caso em julho agora,meu noiva trabalha como instalador de insulfilm quantos dias ele teria sendo que meu casamento é no dia 06/07 caindo no sábado. E eu como trabalho de segunda a sexta meus dias de 2ª há 4ª feira?E meu noivo trabalha aos sábados há licença dele começaria a contar sábado segunda e terça?

  65. Elyara diz:

    Boa noite Fernanda, vamos casar num sabado, justamente na folga do meu noivo, sendo estas a cada 15dias sab e domingo…. esses dias contam ou so apartir de segunda retornando na quinta?

    Obrigada
    Elyara

  66. Anónimo diz:

    Vou casar nas minhas férias. Tenho direito a licença matrimônio?

  67. Rosane Reis Lago diz:

    Eu trabalho no seguinte regime, trabalho das 7:00 ás 19:00 em um dia, das 19:00 ás 7:00 no dia subsequente e depois folgo por tres dias consecutivos. No dia do meu casamento estarei trabalhando, como funcionaria a licença no meu caso.

  68. Minha colega trabalha em uma escola estadual, mas é terceirizado, e a empresa disse que ela tem apenas 2 dias de licença-gala; estar correto?

  69. Priscilla diz:

    Oi!
    Minha empresa se recusou a dar a licenca gala pois uma colega estara de ferias na epoca!
    De acordo com eles nao havera nenhum problema em eu tirar em outra data.
    Acontece que outra data nao tenho interesse pois meu noivo estara trabalhando!!! E a empresa DELE cedeu os dias conforme certidão.
    Eu avisei com mais de um mes de antecedencia e estou extremamente chateada com a postura da empresa a qual trabalho a 7 anos.

    O que posso fazer?

    Se eu faltar posso ser demitida por justa causa?

  70. Leandro Ilek diz:

    Eu nem sabia desse direito. Casei no cartório num sábado e na segunda fui trabalhar normalmente. Só fiquei sabendo do direito porque busquei informações sobre faltas abonadas na legislação do meu contrato de trabalho (L.C. 1093/2009 Alesp) e estava lá.

  71. Queiroz diz:

    Olá Fernanda , estou com o problema, e preciso da sua opinião. Me caso no dia 06 de julho de 2013, mas só irei viajar para a lua-de-mel a partir do dia 30 de julho, época em que pretendo tirar os 8 dias. Sou servidor público estadual. E agora? Posso? Obrigado

  72. Milena Gomes diz:

    Olá …sou estudante ! quantos dias de licença posso pegar?

  73. Valcilene diz:

    Olá Fernanda! Trabalho de segunda a sexta e minha dúvida é: se eu casar na sexta quais os dias que tenho direito? Sexta, sábado e domingo ou sexta, segunda e terça? Obrigada, bjos!

  74. Para professores vale o art 320 da CLT, né? Nove dias de licença gala então.

  75. Josiane diz:

    Olá Fernanda!
    Fui conversar com o meu empregador sobre a minha licença gala ( 9 dias). Após meu casamento vou viajar e precisaria de mais dias pois a viagem durará 10 dias, bom, a minha intenção era conciliar a gala e mais alguns dias de férias, mas o meu empregador disse que eu teria que escolher entre a licença e as férias??? Isso pode ocorrer? No caso eu perderia meu direito de licença :(

  76. oi ja me casei no cartorio e tirei os meu 3 dias e caso no religioso so em novembro tenho direito a mais treis dias ou nao ?????

  77. Marcia diz:

    Oi Fernanda!
    Vou me casar em agosto no Hawaii e queria saber como funciona a licença gala nesse caso, já que estaremos nos casando em outro país.
    A licença gala se aplica nesse caso ou ela só será aplicada quando nos casarmos aqui no Brasil no cartório civil?
    Ou, como essa certidão de casamento também é válida no Brasil (sujeita a alguns trâmites de burocracia, tradução…), a licença seria concedida após a certidão regularizada no Brasil?
    Por favor, nos auxilie, Nosso tempo está curto!
    Obrigada pela atenção.

  78. Tamara diz:

    Queria saber vou me casar no próximo ano e irei estar no internato da faculdade quantos dias eu tenho direito?

  79. Maressa Magão diz:

    Oi, Fernanda! Tudo bem?
    Me caso no próximo dia 21 (sábado), e na minha empresa não tem expediente no final de semana, mesmo assim eles podem contar a partir de sábado os dias de abono?

    Obrigada.

  80. Carla diz:

    Bom dia Fe, estava procurando na internet sobre licença casamento, até que achei um post seu e gostaria de tiraruma dúvida. Falei com o meu chefe e ele me disse q tenho direito a 3 dias consecutivos. Só q lendo o seu post fiquei confusa. Eu caso no dia 15 de novembro (sexta e feriado), tenho direito a sexta, sábado e domingo? ou a segunda, terça e quarta?

  81. Eliel diz:

    Gostei muito de saber esse direito do trabalhador.

    tenho uma pergunta!!! Se eu falar com meu patrão e ele não me der a licença gala,oque eu faço?

  82. Dexter diz:

    Vou me casar no civil e no religioso, mas em dias diferentes, é possível postergar esta licença até o dia do casamento religioso?

  83. viviane diz:

    Vou me casar dia 15/11/2013, será na sexta feira feriado trabalho em uma empresa privada tenho direito a quantos dias depois do meu casamento.
    a empresa é comercio.

  84. Andreia diz:

    olá Fernanda,

    Por favor me tire uma dúvida, vou casar no civil em 20/12/13, ( sexta-feira) a empresa que trabalho não terá expediente nos dias 23,24, 25/12 ( segunda, terça e quarta), em virtude do Natal, como conto os meus dias?

  85. Lídia Nogueira diz:

    Oi Fernanda..tudo bem?
    Então,me caso dia 20 desse mês e a escola em que trabalho (escola particular),entra de ferias coletivas no dia 20 também.
    Queria saber realmente se eu tenho direito aos 3 dias consecutivos ou não.Minha patroa diz que não,minha irma que é contadora diz que sim..então estou super confusa…não sei o que fazer…sera que alguém pode me ajudar?

  86. Carlos Alberto diz:

    Olá!
    E no caso em que a data do civil é diferente da data do religioso?
    Por exemplo: Vou me casar no civil no dia 08/02/2014, mas o casamento religioso será em 15/02/2014. Posso escolher minha folga após o casamento religioso?

  87. […] mencionei neste post, a licença-gala é de 3 dias consecutivos. Muitas pessoas entendem que se os noivos se casarem no […]

  88. caike diz:

    E se eu me casar so no civil tenho direito as folgas ?

  89. Patrícia diz:

    Olá!
    Vou me casar e solicitei 20 dias de férias que já me foram concedidos. Pelo texto, “os dias não são concedidos se o funcionários casar no meio das férias” eu não entendi se os 3 dias se aplicam no meu caso, uma vez que trabalho normal na sexta, me caso no sábado e minhas férias começam a contar a partir da segunda feira… Vcs poderiam me tirar essa dúvida para que eu possa conversar com a minha chefe a respeito? Pq “ganhar” mais 3 dias seria ESSENCIAL para nossa lua de mel!!

    OBRIGADA!! :)

  90. […] mencionei neste post, a licença-gala é de 3 dias consecutivos. Muitas pessoas entendem que se os noivos se casarem no […]

  91. dayane diz:

    bom vou me casar na sexta dia 9 de maio de 2014 trabalho 12/36 minha escala ficou 7 folga 9 licenca 11 licenca 13 licenca 15 folga a empressa pode descontrar do meu pagamento

  92. monique diz:

    Boa tarde,vou me casar no sabado e este e feriado,no domingo nao trabalho,gostaria de saber quando volto a trabalhar?
    obrigada…

  93. joana diz:

    Olá sou estagiaria, e vou me casar dia 26/09 no civil será que tenho essa licença ??

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Fernanda Besagio
126 Comentários