Início » Organize seu 2014 escrevendo uma carta para 2015

Organize seu 2014 escrevendo uma carta para 2015

cartas_para_o_futuro

Feliz 2014!!!

Estamos de volta com todo o gás pois temos muitos planos para esse ano. Mas antes mesmo de concretizar um sonho é necessário planejá-lo e para isso eu te convido a embarcar comigo numa nova fase da minha vida que poderá ser nova na sua também: A fase da Vida Organizada.

Vida Organizada? Como assim?

Assim: antes mesmo de escrever a Retrospectiva 2013, eu já estava sendo paquerada por esse desafio. Eu sou uma pessoa extremamente metódica com as minhas coisas embora não nunca fosse muito organizada com elas. Por exemplo: Eu sou daquele tipo de pessoa que gosta de pegar o mesmo trem, no mesmo vagão, sentar (quando dá! hahaha) nos mesmos bancos, ir no mesmo restaurante, pedir o mesmo prato, fazer os mesmos caminhos e assim vai. Dizem que isso é até perigoso mas eu sou muito conservadora com as minhas práticas e éticas. Só que existe mesmo essa diferença entre ser metódico e ser organizado. Organização não é só manter as coisas nos seus devidos lugares. É também propor metas e dispor de etapas para conclui-las, fazendo com que seus planos não fiquem só no papel.

Como estamos adentrando num novo ano e muitos de vocês vão se casar este ano e o seguinte, está na hora de começarmos a organizar com eficiência nossos projetos para que eles não se frustrem. E quero ensinar como fazer isso de formas fáceis e eficazes.

Preparados? 😀

COMO POSSO ME TORNAR UMA PESSOA ORGANIZADA?

Como estava dizendo na chamada deste post, eu estava relendo o post de Retrospectiva de 2013 e percebi que no final de 2012 e nos primeiros 3 meses de 2013, nós tínhamos altas expectativas para o ano que acabaram “degringolando” um pouco. Culpa disso foi a falta de uma uma Organização Eficaz. Isso significa que você sonha, deseja e até planeja mas acaba perdendo o foco juntamente com o objetivo. Daí lá pro meio do ano você já está dizendo pra sí mesmo: “Se der deu, se não der é por que não tinha que ser mesmo”.

Nem sempre o que não deu é por que não tinha que ser. Ás vezes não deu porque você desanimou e deixou pra lá. Quem plantou a sementinha da organização na minha vida foi a Lili Sartório e eu fui regando pouco a pouco lendo sobre o assunto no blog Vida Organizada e em livros sobre métodos de organização disponíveis por aí. Ainda estou aprendendo muita coisa mas definitivamente dei um chega pra lá na preguiça e nas desculpas e decidi me organizar.

Para se tornar uma pessoa organizada e ter um ano de sucesso, você vai precisar de:

1. Paciência
Não se aprende nada na vida de um dia para o outro e tudo aquilo que nos DESAFIA a mudar um padrão na nossa vida, muitas vezes nos pede um ESFORÇO muito grande. Se você não tiver calma e paciência, você acaba agindo na EMOÇÃO do momento e muitas vezes desistindo. Todas as vezes que você achar que errou ou que está mais longe do que deveria do seu objetivo, pare, respire fundo, se preciso for VÁ DORMIR e no outro dia, com a cabeça mais fresca, retorne ao assunto e provavelmente ele estará mais CLARO em sua mente 🙂

2. Persistência
Como dito no item da paciência, a persistência complementa. Ser organizado é o mesmo que fazer um curso, faculdade ou qualquer outra coisa que demande tempo. Se você parar pela metade não adquire o diploma e o conhecimento pleno. Vai continuar num PRESO num CICLO DE VIDA INACABADO. Vai viver culpando os outros pelas suas derrotas.

3. Objetivo(s)
Por qual motivo você deseja se tornar uma pessoa mais organizada? Responda essa pergunta a você mesmo. Vou listar alguns para te ajudar a clarear as ideias: Para me casar sem gastar com coisas desnecessárias, para conseguir juntar dinheiro para comprar a casa própria, para conseguir terminar os estudos (e estudar corretamente para as provas), para me sentir melhor comigo mesmo e com as minhas obrigações diárias, e por aí vai. Sem OBJETIVOS, perde-se o FOCO e as realizações da vida vão pro brejo.

4. Metas
Ou os “passos” para chegar ao objetivo. Se preciso for, pegue uma folha de caderno ou faça uma anotação em um lugar que fique disponível em um local VISÍVEL e descreva os objetivos juntamente com as metas. Exemplo:

  • Em 2014 quero ME CASAR (Objetivo)
  1. Preciso do(a) noivo(a) – hahahahaha – OK
  2. Preciso saber quanto eu tenho na conta ou quanto de dinheiro podemos investir mensalmente no casamento – OK
  3. Vou precisar de: Igreja, Espaço, Buffet, Vestido, etc etc etc (Vá listando o que você DESEJA ter no casamento) – OK
  4. Definir a igreja que eu quero – Igreja tal – OK
  5. Definir onde será a recepção – Espaço tal – OK

E por aí vai, sempre dando OK quando tiver concluído uma tarefa. Você pode ir acrescentando o tempo destinado a cada tarefa também mas sobre isso vamos falar mais pra frente. É comprovado que todas as vezes que listamos nossos objetivos e metas e deixamos visível aos nossos olhos, nosso cérebro se motiva a trabalhar neles.

O QUE EU GANHO COM ISSO?

Entre todos os benefícios de se organizar quero destacar três muito importantes:

1. Mais INTELIGÊNCIA FINANCEIRA
Sabe os posts que a gente fez ano passado falando sobre lua-de-mel em outros países? Frequentemente a gente lê: “Mas eu sou SEM GRANA. Não posso ir para este lugar”.

Pode sim!
Nada, absolutamente nada, é impossível com planejamento e metas bem definidas. Quando você se organizar, passará a poupar dinheiro ou até mesmo investi-lo para poder viajar para os lugares mais lindos do mundo e para também concretizar outros sonhos dentro do seu país. Eu e todas as colunistas aqui do CSG somos a prova viva que ganhando pouco, podemos fazer muito com planejamento.

2. Mais INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Você já passou por uma situação na vida onde disse: “Não deveria ter feito tal coisa. Agi com a cabeça quente” ?
Acredite: Com os exercícios de planejamento até suas emoções se tornarão mais temperadas. Antes de brigar, gritar, xingar muito e perder a cabeça, você vai respirar fundo e passar a listar, mesmo mentalmente, todos os prós e contras de uma ação. Depois, vai procurar resolver calma e racionalmente tudo o que precisa ser resolvido e perceber, gradualmente, que o problemão era na verdade um problema bem menor. E bem provavelmente a calma e racionalidade que você adquiriu, te levaram a tomar o caminho certo para a resolução 🙂

3. Mais SONHOS REALIZADOS
Quem nunca começou um ano ou uma segunda-feira cheio de promessas de mudanças e as abandonou? Quem nunca sonhou com nada na vida e lamenta até hoje por não ter realizado? Seja uma viagem pelo mundo ou simplesmente a vontade de ter um filho, com planejamento você vai poder fazer tudo o que sempre quis, sem dívidas, sem pendências e sem correrias desnecessárias. Mesmo quando vierem os imprevistos como as doenças, por exemplo, você estará preparado emocionalmente e financeiramente para passar por eles.

ESCREVA UMA CARTA PARA O FUTURO

Essa ideia é genial e será nosso PRIMEIRO PASSO na jornada por uma vida mais organizada. Não pense que eu sei tudo sobre o assunto e estou aqui para ser sua mestre. Pelo contrário: estou fazendo um compromisso hoje, com vocês, de que vamos JUNTOS aprender a como nos organizar melhor e conquistar.

Para isso, vamos escrever uma CARTA para lermos no FUTURO. Nesta carta você vai escrever o que quiser ler daqui a um ano. Se desejar lê-la mais pra frente, sugiro que escreva outra carta mais pra frente. Por enquanto escreva essa carta para ser aberta no dia 06 de janeiro de 2015. E porque nesta data? Por que UM ANO é um prazo bacana para testar se você caminhou bem pelos caminhos da organização e se atingiu seus PRIMEIROS RESULTADOS.

Para escrever esta carta e recebê-la na data certa – sem correr o risco de trapacear e lê-la antes – sugiro o site FutureMe.

FutureMe

www.futureme.org

Depois de escrever esta carta, deixo mais uma ideia para fazermos juntos: Vamos escrever nesse post nossos desejos para este ano? Assim, no dia 06 de janeiro de 2015, eu faço um compilado e publico aqui. Mas atenção: Só escreva SE VOCÊ QUISER (e automaticamente você concorda que eu publique ano que vem) e escreva coisas que você não se importa que outras pessoas leiam. Veja alguns exemplos:

  • Em 2014 espero atingir meu peso ideal e manter uma alimentação mais saudável;
  • Em 2014 quero me casar com economia mas com tudo o que sempre sonhei;
  • Em 2014 quero ganhar mais e adquirir liberdade financeira;
  • Em 2014 quero ter meu primeiro bebê;
  • Em 2014 quero ser mais amigo(a) de Deus;
  • E assim por diante 🙂

Vamos? Para te incentivar vou escrever os meus desejos para esse ano e conferir junto com vocês se consegui realizá-los em 2015.

Materiais: Em 2014 desejo me formar e terminar meus estudos de inglês (estudo por conta). Quero cuidar mais da minha saúde e manter todos os exames em dia. Quero tirar minha CNH e aprender a andar de bicicleta! Hahahaha. E quero, principalmente, que o CSG e o MSG virem projetos de ajuda mais eficientes para os nossos leitores.

Pessoais: Quero estar ainda mais no centro da vontade de Deus este ano e crescer em meus ministérios. Também quero me tornar uma pessoa menos ansiosa e medrosa. Quero ser boa esposa, filha, nora, cunhada e amiga. Quero amar e cuidar melhor dos meus amados e perdoar quem partiu da minha vida.

 

Bora?!
Até o próximo passo 🙂

assinatura_sammia

Sobre o Autor

Sammia

Rede Casando sem Grana

Buscar Fornecedor

Todo os dias vamos enviar um e-mail com o melhor do nosso conteúdo

Não se preocupe, não vamos enviar spam.