O post de hoje não é só sobre economia. É também sobre amizade.
Amizade que surgiu por aqui mesmo, via blogs e cresceu ao ponto de me dar a honra de estar presente no grande dia dessa minha amiga: A Fernanda, que muitas de vocês já devem conhecer.
A Fernanda chegou na minha vida para ficar. Trouxe com ela o Chris e hoje já não me imagino sem a presença deles no meu dia a dia. Quando nos conhecemos a Fê estava organizando o seu casamento…queria algo simples, charmoso e econômico e CONSEGUIU!
Aperta daqui, resolve dalí e estava feito. O dia do casamento chegou e lá fui eu prestigiá-los.
Na semana do casório apareceram contratempos GIGANTESCOS, desses de fazer qualquer noivas desmaiar só de imaginar. Mas mesmo a mercê de grandes riscos de dar tudo errado, a ví respirar fundo e com muitas lágrimas nos olhos encarar tudo de frente. Talvez a Fernanda tenha sido uma das noivas mais corajosas a entrar para a história e eu tenho o maior orgulho de encher a boca e dizer: É minha amiga!
A parte da economia eu compartilho nesse relato exclusivo dela aqui no blog. Agora, se você quer saber mais sobre o que aconteceu a Fernanda e ao Christian no grande dia; eu não deixaria de ler o relato dela no Sushi Com Macarrão. Vale como uma lição de vida de uma noiva de muuuuita fibra pra você =)
***
” Olá, noivas econômicas do meu Brasil varonil!
Eu sou a Fê, amiga da Sam, e uma noiva bem duranguinha! hahaha…
Mas a questão aqui nem é a falta de grana, e sim a falta de disposição em ficar gastando rios de dinheiro.
Vou contar um pouquinho do processo.
Quando marcamos a data, meu noivo simplesmente não concebia a idéia de ter um casamento sem festa. Achava isso a coisa mais horrível do mundo!
Tudo bem, até entendo. Eu disse “entendo” e não “concordo”.
Então depois de meeeeeses de discussão (porque eu me recusei a dormir em colchão no chão e não ter sofá só pra poder bancar uma mega festa!), concordamos em fazer uma pequena recepção num restaurante ao lado da igreja.
Fechamos o jantar com buffet à vontade, comida de fazenda, uma mesa enorme de sobremesas, eles arrumaram as mesas do jeitinho que pedi e tudo isso sem pagar o aluguel do salão. Valeu muito a pena!!
Bom, o vestido. Vestido é um item que deixa a gente de cabelo em pé, né? Os alugueis são caríssimos, e quem é que não quer casar com um vestido feito só pra você, com seu jeitinho?
Eu dei muita sorte, mas aproveito e passo minha sorte pra vocês. Achei na net um atelier no Tatuapé (atenção noivinhas de SP), e marquei um horário. Peguei minha referência na internet e lá fui eu ver a carinha da estilista.
Olha, gostei das meninas! Fui suuuuuper bem atendida em todas as vezes, a Sarah (dona do atelier) fez algumas mudancinhas necessárias e voilá! Meu vestidinho ficou do jeitinho que eu queria e pela bagatela de… de… não vou divulgar o valor exato, mas foi menos que 1.700 dinheiros.
O buquê, as lapelas e os corsages foram presente da tia do noivo, então não entram na conta. Mas foram lindos! E carinhosamente feitos pela Susana, uma florista super talentosa, que trabalha com a Helena Lunardelli, a famosa! O buquê tinha pimentinhas e alecrim, por que proteção nunca é demais, né? hahaha…
O bolo não foi bolo cenográfico, foi de verdade. E inteirinho de trufas! Pra dois chocólatras, nada melhor, não?
Quem fez foi uma doceira de Limeira, a Lila, um amor de pessoa! E o valor ficou quase o mesmo do aluguel do bolo cenográfico, acreditem! Valeu super a pena, ainda mais pelo impacto visual, né?
As lembrancinhas foram 5 amêndoas, de acordo com a tradição italiana, e foram colocadas dentro de caixinhas de papel-semente, que encomendei de um artesão de MG. Sou meio eco-chata, então não queria essas lembrancinhas que viram bagulho na casa, sabe? E também queria fugir um pouco dos bem casados (apesar de ser super a favor). A lembrancinha acabou saindo pelo mesmo preço dos bem casados, só é mais trabalhosa, porque fomos nós que montamos tudo! Mas acho que valeu a pena, foi nosso xodó!
O topo do bolo foi feito também por uma artesã do Distrito Federal, a Débora, uma graça!! Captou certinho os passarinhos do nosso convite e os fez virarem bonequinhos lindos!
Os macarons foram caros, lógico. Mas é que nós fazíamos questão deles. Foi a nossa extravagância.
O voilette fui eu que fiz. Fiquei injuriada com os preços que achava por aí! Teve uma moça não lembro de onde, que me pediu 400 reais por um voilette!! Um roubo!! Então achei uma moça no sul que faz flores de tecido, paguei 30,00. Comprei o tule na 25 de março e me aventurei a fazer. Sam acompanhou a saga de perto! hahaha…E não é que ficou pintoso?!
Dia da Noiva também não fiz. Me recusei a pagar! Mas, meninas… quem puder, é bom fazer uma massagenzinha, tá? Fiz penteado e maquiagem no salão que vou desde pequena, que já conhecem meu cabelo e não meteram a faca. Fiquei super contente com o resultado! E a prova de cabelo e maquiagem não foi cobrada!
Os convites e toda a identidade visual eu fiz com uma empresa pequena e nova, a Duoo. Querem saber? Ganhei uma amigona!! A Ale, da Duoo, é uma pessoa incrível!! Fez tudo na maior animação, mandou amostras de tudo, e olha que sou mega chata com cores e detalhes! Mudei a papelaria umas 20x e ela sempre de bom humor respondia meus emails na maior animação! Não foi nada daqueles papéis mega cheios de glitter, mas, como já disse, sou eco chata, e me recusei também a gastar num item que iria pro lixo. Não me arrependo de nada! Aliás, Ale virou minha gráfica oficial de eventos da família Passos Ruggiero! hahaha…
A decoração do restaurante foi toda feita por mim e pelo Chris. Ceasa às 5h da matina, compramos vasos, musgos, flores e tudo mais pra decoração. Gastamos beeeeeeeeem menos que contratar decoradora!!
Lista de presentes? Fizemos na ListaPerfeita. Mas ficamos meio receosos de muita gente não conseguir usar e acabamos fazendo no PontoFrio.com também. Ai, ledo engano. A ListaPerfeita foi perfeita MESMO! As meninas são super solícitas, te ajudam em tudo, tiram dúvidas, uns amores! Já o PontoFrio.com… horrível!!! Já encerrei a lista e tô até agora tentando receber os créditos de produtos que ELES não tem mais no estoque. Um sac
o!!
Garotas, em suma, é isso. Pra nós valeu super a pena, foi tudo lindo, aconchegante e simples. Foi a nossa proposta pro casamento.
Claro que cada uma tem que adequar à sua realidade e ao seu bolso, mas eu garanto a vocês: vale muito a pena economizar em alguns itens no casamento, independente de ter ou não grana. porque decorar a casinha nova é miiiiiiiiiiiiiiil vezes mais gostoso que só uma noite de festa!! Eu agarântio!! hahaha…”
Ficha Técnica
Nota da Sammia: Chris e Batata, amamos vocês :’)
Beijos!
Leia Também