Planejamento

Pimenta nos olhos dos outros | Quem faz o quê?

por Casando Sem Grana

 

Oi gente,

Dizem que começar pedindo desculpas não é bom, mas eu terei de fazê-lo. Peço desculpas por dedicar um post de sexta-feira com a exposição de um problema. Mas por outro lado, este é um problema muito maior do que eu imaginava e atinge a muito mais profissionais do que possamos imaginar. No post de hoje vou contar duas historinhas e espero poder alertá-las para este mal que encontra-se crescendo cada vez mais no meio dos casamentos.

Bom, que casamento é um dia único e que demanda muita preparação você já sabe. Mas o que talvez você não saiba é que atuando nos bastidores estão diversos tipos de pessoas e opiniões diferentes. O que você talvez você não saiba também é que aquele desejo de que “todos deveriam se unir para trabalharem em harmonia pelo casamento daqueles que o contrataram”  pode não passar de uma utopia.

Seria realmente muito bom se fosse assim, só que infelizmente nestas últimas assessorias em que tenho auxiliado a Camila, tenho me deparado com um clima ridículo e sem razão alguma de ser, de uma competição por quem manda mais e quem brilha mais que os noivos (?).

Atuamos em dois casamentos e em ambos tivemos sérios problemas com o ego e carater de alguns espaços/buffets. No primeiro, o maitrê queria ser o responsável por todo o andamento da cerimônia: Queria fazer a entrada dos noivos no salão, ensinar como cortar o bolo, posicionar os fotógrafos….comandar os garçons que é bom, nada! Haviam mesas sem receber alimentação enquanto o querido posava de assessor para os noivos. Tivemos de conversar com os noivos sobre isso e com a autorização deles pedir para que o maitrê voltasse a seu posto de maitrê e nos permitisse cumprir com nosso cronograma. O que se seguiu foi uma série de pequenos absurdos dos quais poupamos os noivos ao máximo. Mesmo assim quantas vezes precisamos recorrer a eles para pedirem que eles parassem de nos barrar em nossas funções?

No último tudo corria muito bem até que a responsável pelo espaço decidiu comandar a festa de acordo com o horário do jantar: Atrapalou as fotos dos noivos com os padrinhos, acelerou o momento do brinde, reclamou de todas as surpresas que o casal preparou um para o outro (pois alegava que tudo “aquilo” atrapalhava a cozinha. Oi?) e ainda fez com que o jantar iniciasse no horário mais adequado a ELA. Falando assim parece que nós fomos duas bananas de pijamas e não intervimos em nada. Mas vocês não fazem idéia do quanto nós enfrentamos aquela mulher descontrolada. E porque descontrolada? Por que ela simplesmente nos BERROU (sim, isso mesmo que você leu) inúmeros vezes no meio da recepção. Ora, se fomos contratadas pelos noivos para que trouxessemos conforto e organização ao casamento DELES, por que raios deveriamos ter que zelar pelas plantas dela? Sim, pois ela berrou a todos pulmões que eu era obrigada a controlar as crianças e impedir que elas destruissem as plantas DELA. Que fique bem claro: Assessoria do dia ATÉ PODE controlar as crianças dos convidados, mas isso se VOCÊ acordar isso com a equipe e a mesma dispor de mais de dois ou três profissionais para atuar no seu casamento. Como poderiamos gerenciar uma festa elegante e linda de 270 pessoas em duas pessoas e ainda correr atrás de crianças? Neste caso isso era de total responsabilidade do espaço pois eles devem ter a disposição em TODAS AS FESTAS seguranças patrimoniais para impedir estes pequenos incidentes.

Mantemos o máximo possível da nossa pose neste último casamento. Mesmo sendo impedidas de comer (Oi? Preciso mesmo dizer que TODOS que atuarem no seu casamento precisam se alimentar?), tomar àgua e fazer nossa parte. A gota d’água se deu quando a Camila foi fazer a contagem das bebidas que o casal trouxe (Prática que evita furtos de garrafas e desperdícios do que foi trazido pelos noivos) e foi agredida verbalmente e impedida de entrar na cozinha! Resultado: Tivemos que sair as pressas do local para levá-la ao hospital tamanho o nervoso e a consequencia disso a saúde dela. Infelizmente neste momento eu precisei explicar o motivo do que aconteceu a noiva e foi confirmado pela família dela tudo o que eu disse.

Agora, quer saber qual o real motivo disso tudo? Simples: O espaço dispunha de vários serviços, dentre eles, assessoria. Como o casal já nos havia contratado e esquecido de comentar isso com o espaço, eles foram surpreendidos pela nossa presença e resolveram nos tratar assim.

Quedizê…

Quero que com este texto vocês vejam o quão importante são diversas coisas. Vamos listá-las:

  • O papel e valor do seu serviço de assessoria. Estas moças não estarão lá para um desfile de figurino, serem “enfermeiras” ou “costureiras” ou ainda ficarem destilarem um monte de broncas desnecessárias em vocês ou em seus convidados (Tudo bem que tem algumas que exageram na dose da autoridade e vão um pouco além do seu trabalho, né? Mas…). Muito mais que tudo isso, sua assessora está lá para cumprir com o máximo de fidelidade aquilo que você sonhou durante anos! Está lá para garantir que tudo corra bem, que você saia plenamente feliz e realizada e que pequenos incidentes não destruam seu sorriso e um pedaço deste dia tão especial. Costurar, remediar, olhar os pequenos e até mesmo ajudar em uma limpeza são apenas funções. O cargo em si é algo muito mais nobre.
  • Peça encarecidamente em suas reuniões com outros fornecedores para que aja um respeito por esta figura e peça também que TODOS, inclusive a equipe de assessoria, lhe enviem feedback ao final de sua lua de mel de como foi tudo e de como cada um colaborou ou atrapalhou em algo o trabalho do outro. Isso servirá como base para uma futura recomendação (ou não) daquele profissional para outras noivas.
  • Analise com a razão e a emoção o trabalho de um fornecedor antes de contratá-lo. Veja como ele reage a uma oposição, surpresa ou sugestão sua. Se naquele momento não houver uma sintonia entre vocês, abandone a ideia de que “depois nos vemos isso”.  Depois você vai gostar de ver ou saber de coisas terríveis assim? Feitas no seu grande dia?
  • Entenda de uma vez por todas: Se você PAGOU, você tem DIREITO! Não o direito de humilhar ninguém, mas o de cobrar, educadamente, que as coisas sigam o curso de acordo com o que já foi combinado anteriormente. Não se deixe abater ou se negue algo por imposição de alguém. Se preciso for, chame sua assessora, algum familiar que esteja calmo e saiba tomar decisões rápidas e peça ajuda. No calor das emoções podem acontecer coisas terríveis por decisões tomadas por um carrossel de sentimentos.
  • Cada um no seu quadrado. Naquela reuniãozinha, na hora de assinar os 10 cheques, exija se preciso for em contrato, saber até onde vai o serviço de cada um.  Sei que não é nossa obrigação dizer isso a eles mas às vezes é bom frisar que é bom cada um cuidar da sua área. Já pensou no dia que você for ter seu primeiro filho o padeiro da esquina adentrar a sala do parto e sugerir ao médico cesária ou normal? Sim, é um exemplo bem grotesco, mas tente imaginar seu DJ interferindo no momento de servir as refeições lá na porta da cozinha ou então do segurança opinando na sua decoração?

E como eu sempre digo, mesmo com todas estas preocupações antecipadas podem vir problemas? CLARO! Nem sempre estaremos livres deles, mesmo com o maior rigor possível. Entretanto, tentar manter a calma e prezar por essa organização antecedente, é muito importante.

 

Opinem!

 

Beijos!

  • Que festival da “boa” educação nos bastidores de casamento… cada vez eu chego mesmo a conclusão que esse comércio do casamento está chegando longe demais…
    Onde já se viu fazer isso com outra pessoa, humilhar, passar por cima de funções, enfim esquecer a boa educação em casa! E ainda por cima dar uma apressadinha naquele casalzinho ali, por sinal os noivos , que se esforçaram pra pagar um valor absurdo no espaço e no buffet contratado….
    Talvez o melhor a fazer quando se tratar de festas grandes seria contratar uma assessoria completa, assim pelo menos a assessoria fica a par de todos os fornecedores antes.Ta ai os limões de ser assessora de casamento..
    Mas nada justifica pessoas mal educadas!
    Bjos

  • Fernanda

    7 anos ago

    Concordo em tudo o que você falou! Tem que haver respeito entre as pessoas que estejam trabalhando na festa e não uma competição entre elas!

    Até hoje, só vi um problema em um casamento: a questão do horário… Os noivos contrataram o buffet até à 1 h da manhã e foram surpresos com as luzes se acendendo às 0 h… Foi muito feio o que o buffet fez! Foi um bate-boca entre a noiva e o buffet no meio do salão!

    Por isso, temos que saber direitinho sobre todas as pessoas que estamos contratando para evitar problemas!

    Beijinhos

  • Daniela

    7 anos ago

    Meninas,
    Amei esse post!Isso é a mais pura realidade!
    Todos os profissionais que contratei deixei bem claro, tenho assessora tratem a mesma muito bem!
    Não é fácil esse serviço, sei o que quanto vocês se dedicam na realização de nosso sonho e não é justo que os outros profissionais que não são responsáveis por assessorar os noivos interfiram no trabalho de vocês!
    Estou a menos de um mês do BIG DAY e tenho diversas reuniões , pode deixar que mais uma vez falarei do respeito com a minha querida assessora!
    Beijos

  • Mirlene

    7 anos ago

    Desejo do fundo do meu coração, que NADA disso aconteça no nosso casamento!
    Não quero que vcs tenham coisas assim para falar dele Espero de verdade que que vcs tenham muitas coisas positivas para comentar depois!
    Meninas, eu fiquei nervosa agora…
    To com medo!

    Mirlene

  • MEEEEDOOOO

    Sam, eu ainda tenho que fechar com uma série de fornecedores. Como vc sugere que eu peça a eles para colocar essas clausulas em contrato?
    Mew, se eu passar um nervoso desses no dia do meu casamento, de boa, eu mato um ali com os grampos do meu cabelo.

    • Calma, flor.
      É só expor tudo isso a cada fornecedor e cobrar respeito aos demais. A questão do contrato é ver se cada um especificou seus serviços, horários e àrea de atuação no contrato. Por exemplo: Buffet é responsável pela alimentação, servir, arrumar a mesa do bolo, as mesas dos convidados, tal e tal coisa e ponto. Depois de ler, converse com eles dizendo que pra todas as outras coisas vc terá assessoria e veja como eles reagem a isso. Se pra eles for tudo bem, então TUDO BEM =) Assim deve ser feito com todos pois é preciso saber o limite de atuação de cada um.

      • Obrigada!!!
        vou marcar visita ao buffet que fechei e deixar essas coisinhas claras.
        antes de fechar com os demais, vou fazer o mesmo com cada um deles.

        Bjos!!!!

  • ai eu to sofrendo
    angustiei…

  • Ju Neves

    7 anos ago

    Nossa, me deu medo agora….mas é bom saber disso tudo sabe!
    Preciso ficar bem atenta à coisas mesmo!
    obrigada!!!
    bjoo

  • Melhor ainda é tomarem conhecimento do nome desses espaços para que não realizem seu casamento jamais num lugar como esses.
    Sem respeito não existe nada.
    beijos
    Bia Malfatti

  • Renato Oliveira

    7 anos ago

    quanto absurdo! eu acho que vocês deveriam divulgar os nomes dos lugares/pessoas que fizeram esses absurdos para que as pessoas saibam exatamente quem não está preparado para encarar os imprevistos com naturalidade e jogo de cintura!

  • Melanie Oliveira

    7 anos ago

    Pois é, no casamento da minha prima, do qual fui madrinha, aconteceu mais ou menos isso. E, ainda, não tínhamos cerimonialista para controlar a dona do local onde foi realizada a cerimônia e a festa.
    No início ela disse que tudo podia. Foi só pagar que ela começou com um show de “aah não, meus livros, como vais tirá-los daqui?!”
    No final, foi. Teve o casamento, dançamos e tudo mais.
    Mas apenas para terminar com “chave de ouro”, ela interviu no final do casamento. Minha prima tinha combinado até a 1h e deu 23h30min e a mulher começou a desfazer a decoração.
    Tem cabimento uma coisa dessas?????

    Lidar com essas situações deve ser, no mínimo, desesperador. Tem que ter muita coragem e postura firme para enfrentar.

    Abraços,
    Melanie
    Rio Grande/RS

  • Senhorrrrrrrr..esse post foi o terror… MEDO..
    Mas foi bom,pra gente ficar esperta.!!!!

  • Respeito foi zero com vocês né,mto chato isso.
    Nossa fico pasma como existem pessoas que querem tanto aparecer mais que os noivos,por isso é melhor a noiva fechar primeiro com a cerimonialista e ai com auxilio e orientação ir fechando os demais serviços e com tudo discriminado em contrato.
    bjs

    Sara

  • Mto medo disso tudo!!! Fiquei chocada com o esse post, pois parto do princípio que TODOS devem se respeitam, ainda mais se estão em ambiente de TRABALHO! Será que essas pessoas ñ se preocupam com o famoso “boca a boca” que também é uma forma de propaganda?! Tô passada demais!! 🙁

  • Flaviane

    7 anos ago

    Infelizmente existem bons e maus profissionais em todos os ramos. Espero que esta noiva tenha ficado bem e conseguido aproveitar a festa, pois esse dia não volta mais!

  • Itamara

    7 anos ago

    Olá meninas…é de dar medo mesmo mas ético ou não esse tipo de serviço deveria ser denunciado acredito que deveria existir um canal para esse tipo de reclamação onde deveriam ser citados nomes,telefone,endereço e CNPJ desse pessoal que não trabalha de forma como se deveria se os mesmos tiverem um CNPJ né!Quando noivas começarem a se unir contra essa mafia casamenteira de plantão gostaria de ver onde é que a pimenta vai arder sera nos olhos deles ou das noivas que unidas dizem não a esse tipo de absurdo.Eu quase entrei em uma roubada dessas ainda bem que voltei para trás e resolvi fazer meu casamento longe desses lugares da moda.

  • Daniela

    7 anos ago

    Acompanho aqui todos os dias cada post e a.d.o.r.o, mas esse me deixou apreensiva …por que estava pensando seriamente em nao contratar uma assessora para o meu casamento, mas to vendo aqui e a cada dia que se passa que é fundamental este profissional, ate por que eu nao terei cabeça nenhuma de estar me preocupando com estes por menores do evento… Obrigada Sam adoro o site e saiba que vc estar me orientando muito nesta tarefa sonhadora rs…Minha vida mudou muito depois que descobri este site! bjs

  • EU TÔ TRÊMULA TB!! JÁ TÔ SONDANDO UNS FORNECEDORES… SE ISSO ACONTECEU COM AS CERIMONIALISTAS IMAGINA NÓS NOIVAS COMO NOS SENTIREMOS!

  • Uma pena que estes absurdos ocorram. Eu não tive o menor problema quanto a isso. Procurei o tempo todo ao montar a equipe de profissionais deixar claro quem iria organizar e se responsabiliazar por tudo no dia, ou seja quem era minha cerimonialista e que ela é que daria as ordens. Uma dica para as meninas que ainda vào escolher cerimonialista, acho que o ideal é escolher o mais cedo possivel, mesmo que ela atenda apenas para o dia, é importante ao fechar os serviços deixar claro quem ela é e que ela será seus olhos nesse dia. A minha era ótima, superprofissional e uma das mais antigas da minha cidade ( não há mais cara!), então todo mundo meio que já conhecia a fama, já sabia que ela era exigente e que ela mandava. As vezes as noivas não deixam também isso claro, e esquecem de avisar aos profissionais com quem eles irão trabalhar.
    Ela tinha uma planilha com todos os contatos dos profissionais que contratem, grande parte ela já conhecia o que facilitou, deixei junto tudo o que combinei com cada profissional e TODOS sabiam que ela estava no comando e deviam respeitar ela. Imagina não tratar bem alguém que vc contratou e confia para te assessorar.
    E deixar sem comer tb é o fim da picada.
    Acho importante conversar e combinar tudo bem direitinho nào só com a sua assessora mas principalmente tb com todos os envolvidos neste processo para tentar assim evitar o máximo estas atitudes não legais.
    Beijos

    • bianca

      7 anos ago

      Evelyn que bom que a sua profissional foi assim! Tem como me passar a indicação dela?
      beijos e obrigada!

      • Bianca a minha cerimonialista é de Niterói, sra. Delair Monnerat. Ela é muito séria e competente.
        Não sei dá onde vc é, mas se for ajudar depois te passo o tel.
        Beijos

        • bianca

          7 anos ago

          eu moro em sã paulo e dica muito fora de mão… mas de qualquer forma, obrigada pela dica que fica para as noivinhas cariocas ;D

  • Silvana

    7 anos ago

    Apesar de aterrorizante, esse post foi de uma importancia sem igual! Estou há 8 dias do casamento e tive que contratar cada profissional separado por causa dos custos e das afinidades. Mas eu acho que vai dar certo, pois dei muita sorte…e a maioria deles saiu daqui viu? Mirandella, Gabriela Quinália, Maestro Rubens (não tocará no dia mas deu uma super mão com os arranjos que faltavam). Mas voltando ao post, com tantas brigas de ego, reforço meu alerta às noivinhas: não basta bom preço, tem que visitar, olhar nos olhos, prestar atenção em cada detalhe do atendimento, perceber que valores norteiam o trabalho daquele profissional.
    Um beijo e boa sorte à todos.

  • é ruim trabalho ser feito assim…mas valeu pelas dicas…bjos

    http://respireecase.blogspot.com/

  • bianca

    7 anos ago

    gente que medo de tudo isso! você se planeja, organiza o seu sonho e vem uma pessoa como essas achando – se dona de tudo, podendo mandar e desmandar onde quer, onde já se viu isso? Tudo bem ela ser a responsável pelo local, mas antes de mais nada, ela tem sim que tratar e se portar com respeito com TODOS os profissionais envolvidos na produção do evento, e com todos os convidados…

  • Alessandra

    7 anos ago

    Bom dia!! Nunca comento mas hj achei necessário.
    Quanto aos fornecedores loucos/birutas/com o rei na barriga, se os clientes não fizerem a sua parte, por exemplo, com reclamações (fundamentadas, lógico) nos meios de comunicação, nos sites direcionados ao consumidor (Procon, Reclame Aqui, IDEC) e fóruns relacionados a casamento, esse tipo de coisa não vai parar de acontecer. E sério, não precisa ngn ter medo de processo judicial, basta narrar os fatos e o resultado, sem usar palavras ofensivas e etc (parece bobo falar isso mas no calor da raiva, as pessoas às vezes exageram). Na medida em que esses fornecedores forem sendo deixados de lado, essa postura muda (ou eles vão falir!). Nós, consumidores pagantes não podemos admitir esse tipo de comportamento.

  • nossa to passada!!! que desrespeito!!!

    eu acho que se sou eu a noiva, eu paro o que eu to fazendo, junto todo mundo e baixo o esporro! kkkk

    odeio bagunca, e tenho mania de simetria…com certeza eu iria reparar um negocio desses!!!

    bom que a gente ja fica esperta!

    bjuss

  • Elis Marques

    7 anos ago

    Se eu tinha alguma dúvida em contratar ou não uma assessoria / cerimonialista, lendo esse post essa minha dúvida acabou.
    Quanto ao perrengue que vocês passaram, é realmente lamentável, e talvez a culpa tenha sido dos noivos, os quais não deixaram claro quem deveria assessorar o casamento. E quanto ao espaço ter todos os serviços a disposição dos noivos, precisa ver o que eles acordaram em contrato, se fecharam o pacote completo ou só o aluguel do espaço e buffet.
    Nem de menos e nem demais.
    Em muitos lugares tem gente que quer mandar e fazer do próprio jeito, passando por cima até sobre os próprios contratanes.
    É de suma importância essas dicas, esses alertas que você, Sam, posta aqui, pois sempre achamos que ao contratarmos um serviço e por estarmos pagando (muitas vezes bem caro), estamos mais seguros.
    Já dizia aquele ditado “o olho do dono é que engorda o gado”, ou seja, precisamos nos atentar aos mínimos detalhes, lermos e relermos os contratos com prestadores de serviços, fornecedores e afins, evidenciando tudo o que queremos detalhadamente e especificando cada coisa, visitarmos os locais, conferirmos a qualidade dos produtos e serviços, estarmos em sintonia com quem vai cuidar do nosso grande dia, para que não haja dúvidas e evite maiores conflitos.
    Assim como já disseram, concordo que tem que mostrar quem está responsável por tudo, e que todos têm que seguir a risca o combinado, já que estão sendo pagos.
    Já li também em outros blogs noivas insatisfeitas com assesorias, lojas de confecções e aluguéis de vestidos de noivas, e outros serviços.
    Na minha humilde opinião, acho que temos que fazer várias cotações, e no caso de ocorrer problemas e tendo tempo hábil para trocar, troque sem dó. Se ocorrer durante a cerimônia/festa, reúna provas e denuncie, abra até um processo se julgar necessário. Cada um tem que saber o seu lugar e sua função, logo, se não cumprirem com suas obrigações, contratantes não se calem! Exijam seus direitos.

  • Meu Deus!! Que situação heim!
    Dá até medo de casar!!! rs.
    Coisas assim é que fazem a gente pensar!
    Maravilhosa sua explicação!
    Amo teu site!
    Parabéns!
    beijos

  • Vivian

    7 anos ago

    Que horror.

    Sei que é anti-etico, mas de alguma maneira, deveria ser dito estes lugares. Não dando nomes, mas algo do tipo: fica perto do tal lugar, em tal região. Assim quem tiver procurando por lugares para festas evitaria este tipo lugar.

    Ninguém tem o direito de humilhar/gritar com vocês! Cobrar com educação é uma coisa bem diferente de humilhar!

  • Nossa! Que medo. Confesso que até pensei em não contratar consultoria, mas agora estou vendo como é importante!

    Será que alguém pode me dar uma dica de contato de consultoras, ou será que o pessoal do blog poderia me acessorar? (aceito orçamentos por e-mail!).

    To super perdida, e tem hora que dá mto medo!

    Muito obrigada, gente!

    Especialmente pelos alertas!!

    Bjs!!!!

  • amanda

    6 anos ago

    consultoria e uma das coisas que pensei em meu casamento , mas , agora virou prioridade não quero vi em outros casamentos,porem vou colocar tudo isso em contrato,assim cada um faz o seu .

  • Tamara Pauline

    5 anos ago

    Gente o CSG é um site de utilidade pública!!! Precisa nem pedir desculpas, é bom saber que vocês dão dicas sobre coisas boas (fantásticas na verdade) e também alertam sobre coisas ruins. Me decepcionei muito com grande parte do mercado casamentício, o respeito ao sentimento que esta sendo celebrado tem passado longe. Assessoria realmente é muito importante, imagina essa noiva enfrentando o buffet sozinha!!!

  • Deixe uma Resposta

    Seu endereço de e-mail não será publicado.

    Você Pode Gostar Também