Noivinhos e noivinhas, hoje o post é dedicado a um pedido de ajuda que veio pelo Instagram do nosso blog. A @nathaliajp, de Presidente Dutra/MA, escreveu para a gente o seguinte:

Bom dia. Quero a ajuda de vocês, pois estamos sem grana para fazer um casamento, porém iremos celebrar com a missa apenas. Queria ideias para decorar a igreja eu mesmo com as madrinhas.

Então resolvemos fazer um post de ideias para decorar a Igreja com baixo orçamento e assim ajudar outras noivas com essa mesma dúvida. Vem ver:

1. Flores:

Flores podem tomar grande parte do seu orçamento e geralmente são muito utilizadas para decorar Igrejas. Porém, não é necessário grande quantidade delas para fazer bonito da hora de decorar. Além disso, existem as bem mais baratas, como os famosos mosquitinhos que já comentamos aqui.

Aposte nas folhagens para preencher mais o salão e deixe as flores para os detalhes. Cuidado também com a durabilidade: mosquitinhos duram muito mais que rosas, por exemplo. Para as flores que precisam de mais água, você pode fazer pequenos arranjos com garrafas ou vidros de conserva. Outra solução pode ser folhas e flores secas.

Mosquitinhos, as flores queridinhas dos casamentos simples e econômicos.
Foto: bridesofadelaide

Foto: majestic wedding

Pétalas secas e velas: combinação linda! Foto: Casamentos.com.br

Foto: Here Comes The Guide

2. Velas:

Velas criam um efeito lindo, principalmente em casamentos durante a noite. Elas podem ser usadas sozinhas e em tamanhos diferentes, que já criam uma decoração que preenche bastante o espaço. O único cuidado ao utilizar é garantir a segurança dos convidados, preferencialmente colocando as velas dentro de suportes como vasos compridos. Cuidado também para não sujar o chão com a cera da vela.

Foto: Tati Tagliari

3. Guirlandas:

As guirlandas são super fáceis de fazer: é só usar folhagens e um arame para fazer o circulo e trançar as plantas. Sabe aqueles ramos e plantas trepadeiras? Eles são ideias para fazer a guirlanda.  Depois é só amarrar com uma fita ou barbante as guirlandas nos bancos. Se o espaço da Igreja ou salão for bem grande, tente fazer guirlandas maiores para preenchê-lo.

Foto: KJ and Co.

4. Placas:

As placas podem parecer trabalhosas e caras, mas você pode usar materiais que estão sobrando em sua casa e decorá-los, como molduras de quadro. Pedacinhos de madeira e MDF podem virar quadrinhos para se pendurar nas cadeiras. Procure sempre uma tinta própria para o material que você está usando para garantir que terá boa cobertura. Se você pintar de preto, pode usar giz branco para fazer frases nos quadros. Quadros grandes com mensagens ficam lindos na entrada e perto do altar na Igreja. Você ainda pode aproveitar e levá-los para a cerimônia, usando como quadro de mensagem pros noivos.

Foto: etsy.com

Foto: Bridget Borden Events

Foto: Style Me Pretty

5. Tecidos:

O tule é uma aposta certeira de quem quer gastar pouco e criar decorações com volume. Você pode usá-lo para amarrar as flores nos bancos ou até mesmo usar ele sozinho em laços ou amarrando todos os bancos juntos e criando um cordão de tule.

Para quem vai usar objetos como garrafas, placas, guirlandas entre outros, o barbante e as fitas de cetim ficam super bonitos. Cuidado na hora de escolher: teste para ver se o material é resistente e não muito duro para conseguir dar laços e nós.

Casamento Renata e João em São Luiz do Paraitinga – SP. A Igreja super bonitinha já contribuía com a decoração. Só foram acrescentados os buquês de mosquitinhos amarrados com tule. Confira aqui mais fotos do casamento!

Foto: The Knot

Gostaram das dicas? Tem mais alguma que não falamos aqui? Conta pra gente.