Casar sem gastar muito não é impossível – aliás, se fosse assim o Casando Sem Grana provavelmente nem existiria! Fazer um casamento lindo com pouco dinheiro é completamente possível, basta usar as estratégias certas.

Um dos primeiros “mandamentos” para casar sem gastar muito é determinar o que é realmente essencial e o que não é assim tão fundamental para que o seu grande dia seja inesquecível. Há vários itens que muitos casais incluem nos gastos da festa simplesmente por serem “tradições” e não porque são de fato importantes para eles.

Vocês podem, portanto, definir prioridades e ir eliminando aqueles elementos que, no fundo, não têm nada a ver com vocês ou fariam pouca ou nenhuma diferença no casamento. Além disso, há também itens que, em vez de serem cortados dos gastos, podem ser substituídos com ideias criativas e muitas vezes até mais valiosas e interessantes do que as “clássicas”.

Para ajudar você nessa missão, neste artigo listamos 5 itens que você pode cortar para economizar e casar sem gastar muito – e ainda assim fazer um casamento muito lindo e especial. Confira!

1. Presente para os padrinhos e madrinhas

Quem não quer ter como testemunha do grande dia aquelas pessoas especiais que de alguma forma foram importantes na nossa trajetória? Pois é, esse “lugarzinho” é reservado aos padrinhos e madrinhas de casamento. Em função da importância deles na cerimônia e na vida do casal, instituiu-se o hábito de presenteá-los ao fazer o convite. É claro que se trata de uma atitude bonita, mas, o valor pode ficar alto demais para quem precisa casar sem gastar muito.

 

 

casar sem gastar muito convite padrinhos e madrinhas casamento

Foto: Pinterest

 

casar sem gastar muito convite padrinhos e madrinhas casamento doce

Foto: Pinterest

 

Por isso, em vez de investir em uma super cesta com bebidas ou em uma caixa com acessórios, por que não fazer algo mais singelo e personalizado para fazer o convite? Certamente, um pedido escrito à mão e uma foto de vocês pode ser muito mais “fofo” do que algo impessoal e caro. Outra ideia é fazer algo criativo, como colocar um papelzinho com a frase “Quer ser minha madrinha/padrinho” um balão que deve ser estourado e entregar com  com algo que vocês fizeram, como um doce ou um cupcake.

 

 

2. Dia da noiva

O “dia da noiva” é uma tradição há bastante tempo, afinal a noiva merece relaxar, se embelezar e ter toda a atenção nesse dia especial, não é mesmo? Mas, será realmente necessário pagar um mega pacote com cabelo, maquiagem, unhas, massagem, lanche, camarim, etc, etc e etc? Os preços desses “combos” costumam ser elevados e nem sempre a experiência é compensadora – já que o melhor momento vem depois!

Você já pensou que, em vez de passar esse dia em um salão, poderia fazer algo mais íntimo para curtir ao lado das pessoas que gosta – mãe, avós, madrinhas? Muitas noivinhas estão optando por ter um dia tranquilo e bonito em casa ou mesmo em uma sala reservada no próprio local onde será a festa.

casar sem gastar muito dia da noiva madrinhas

Foto: Praise Wedding

3. Chinelos personalizados

É verdade que já virou praticamente uma obrigação aqui no Brasil os noivos oferecerem chinelos para os convidados tirarem os sapatos e aproveitarem a festa de modo mais confortável. No entanto, se você parar para pensar, são poucas as pessoas que realmente aproveitam esse item.

Neste outro artigo, há várias ideias diferentes para deixar os seus convidados à vontade. Além disso, também vale dizer que os chinelos personalizados de casamento já se tornaram algo “manjado” e existem lembrancinhas muito mais bonitinhas, econômicas e criativas.

casar sem gastar muito dança noivos festa convidados

Foto: Unsplash

4. Bolo dos noivos

Sim, ele é uma das grandes tradições da celebração: normalmente alto e imponente, o bolo cumpre também o papel de decoração no casamento antes de ser servido pelos noivos que, juntinhos, cortam e fazem aquela foto segurando a espátula. O problema é que, na imensa maioria das vezes, o bolo é tão grande que inevitavelmente acaba sobrando – o que, além de ser feio, é um verdadeiro desperdício.

No momento de decidir esses detalhes, é preciso ter sensatez: se vai ter sobremesas precisa mesmo de um bolo só porque é tradicional? Hoje em dia, muitos noivos preferem caprichar na mesa de doces ou ter um bolo pequeninho e estiloso em vez de investir em um bolo alto e nem sempre tão gostoso assim.

casar sem gastar muito doces bolo decoração

Foto: Pinterest

 

casar sem gastar muito doce bolo festa casamento

Foto: Pinterest

5. Super decoração

Precisa de uma super decoração caríssima para fazer um casamento lindo? A resposta definitivamente é : não! Você pode casar sem gastar muito fazendo você mesmo a decoração da festa ou optando por algo simples, mas elegante e de bom gosto.

A decoração costuma ser uma das coisas mais caras da festa, portanto, pode ser também um dos itens com os quais se pode economizar mais. A internet é uma ótima fonte de inspiração e está cheia de ideias maravilhosas. Nós aqui no Casando sem Grana já falamos sobre reaproveitar móveis e utilizar objetos da sua casa para decorar o local do casório – dá uma olhadinha neste post. Além disso, já trouxemos várias dicas para economizar na decoração e já publicamos uma série de tutoriais de objetos DIY para o casamento.

casar sem gastar muito decoração rústico casamento na praia mini wedding

Foto: Unsplash

casar sem gastar muito decoração casamento rústico DIY

Foto: Pinterest

Segredo para casar sem gastar muito é não seguir regras

Não é porque a celebração do casamento é um ritual cheio de tradições que você precisa levá-las ao pé da letra. Hoje em dia, existem tantos formatos diferentes de festas de casamento – miniwedding, piquenique, destination wedding… –, e você precisa se sentir livre para manter ou cortar aquilo que achar necessário – e que couber no seu bolso.

O segredo é não se prender ao tradicional e não seguir regras. E muito menos deixar de realizar esse sonho por acreditar que precisa de mais grana do que você tem. Afinal, não existem fórmulas prontas para celebrar o amor: crie a sua do jeitinho de vocês e, com certeza, vai ser incrível!

casar sem gastar muito casal casamento alternativo all star

Foto: Pexels

Está começando a organizar a festa e quer saber mais sobre como economizar no seu casamento? Acesse o Wedding Simplificator, uma ferramenta criada pela marca O Amor é Simples para ajudar a fazer uma cerimônia simples e linda!