por Évelin Bordin, estilista d’O Amor é Simples
Já chegamos no final do ano e muitas noivinhas estão planejando casórios que irão acontecer no ano que vem. E, é claro que, além de lindas, elas querem estar “na moda” no grande dia. Então, nada mais justos do que começarmos a falar sobre as tendências de vestidos de noiva para 2019, não é mesmo?
É lógico que minha ideia aqui não é impor regras, afinal acredito que cada noiva deve se casar vestindo o que se sente bem e acredita ser adequado. Mas nunca é demais trazer inspirações! São alguns modelos, itens ou características que incluem todos os estilos e que vão estar em alta na próxima temporada.
O objetivo deste post é, portanto, compartilhar tendências de vestidos de noivas que possam inspirar a sua escolha e ajudar você a decidir pelo modelo que mais gosta. Uma das boas notícias é que os grandes desfiles têm mostrado que, além dos tradicionais “vestidões princesa”, modelagens minimalistas e despojadas estão cada vez mais presentes.
Isso significa que
(1) casar não precisa mais ser sinônimo de gastos exorbitantes com o vestido e
(2) você não precisa se sentir na obrigação de vestir algo muito pomposo e que não tem nada a ver com você.
Bem melhor assim, né? Agora vamos ao que interessa: as tendências de vestidos de noiva para 2019!
1. Bridal capes
Já faz algum tempo que os vestidos com capa começaram a aparecer. No próximo ano, eles vêm com tudo também no look noiva. As “bridal capes” podem ser de diferentes modelos e usadas não apenas nas estações mais frias.
Elas podem cobrir as costas ou toda a região dos ombros, podem sair do próprio vestido ou ser presas ao pescoço. Contudo, vale lembrar que a capa anula o efeito do véu, portanto, ele torna-se dispensável para não pesar o visual.
2. Decote ombro a ombro
O decote ombro a ombro também não é novidade no mundo fashion. Há algumas temporadas, ele faz sucesso também entre as noivas mais ousadas.
O bom é que ele se adapta a diferentes modelagens e tecidos, podendo ser aplicado tanto em looks mais informais, como o boho, quanto nos mais tradicionais e armados. Sem dúvida, esse tipo de decote é uma das tendências de vestidos de noiva para 2019 pelo toque de elegância que confere ao visual.
3. Transparências
As transparências já invadiram as passarelas, as ruas e os altares mundo afora e continuam sendo febre entre as tendências de vestidos de noiva. Há vários tecidos com efeito de transparência, como o tule, os crepes e as rendas trabalhadas.
Elas combinam com looks mais românticos ou mais ousados, dependendo também do local onde são aplicadas – costas, mangas, ombro, busto. Os modelos que se ajustam ao corpo e criam o efeito tatuagem, por exemplo, criam uma segunda pele e dão um toque de sensualidade.
4. Manga longa
Não é por acaso que elas aparecem frequentemente nos vestidos usados nos casamentos reais: as mangas longas são sinônimo de elegância e sofisticação. Além disso, elas são, claramente, indicadas para festas com baixas temperaturas para proteger a noiva do frio.
No entanto, elas não precisam ser usadas apenas no inverno. Quem gosta de modelos com mangas longas – e não sente tanto calor – pode usá-las também em outras estações. Nesses casos, é interessante investir em tecidos leves, com rendas abertas ou tule com trama espaçada.
5. Renda e tule
Quando o assunto são os materiais que estão em evidência nas tendências de vestidos de noiva para 2019, a renda e o tule são os grandes protagonistas. Saias de tule com volume discreto ou com várias camadas estão em alta também nessa estação. O tule costuma ser um tecido fino que garante pouco ou bastante volume ao look. Além de ser utilizado em sobreposições de saias, ele também pode estar presente em detalhes e babados.
As rendas costumam ser o charme dos vestidos de noiva. Algumas famosas que costumam ser utilizadas nesses casos são Chantilly, a Richelieu, a Soutache, a Guipure e a Renaissance.
6. Desenhos florais nas rendas
Por falar nisso, as rendas com desenhos florais serão tendência no próximo ano. A Alençon, por exemplo, mistura fios finos e delicados e cria desenhos de flores detalhados sob uma tela fina. Já a Richelieu é mais estruturada e mais rústica e pode ser misturada com rendas de outros tipos para criar um visual moderno.
7. Vestidos minimalistas
Você certamente já ouviu a frase “menos é mais”: essa também é uma das tendências dos vestidos de noiva para 2019. O minimalismo invadiu as passarelas há algumas estações e vêm para invadir também o coração das noivinhas.
Modelos mais secos, sóbrios e com pouco volume combinam perfeitamente com os formatos de casamento que estão na moda atualmente. Cerimônias diurnas, no campo ou na praia e decoração rústica pedem vestidos minimalistas e um visual mais natural. Quem opta por um desses, pode abusar nos acessórios ou escolher um buquê mais trabalhado.