Olás! Como estão?

Hoje vim falar de um tema que, particularmente, eu AMO: a música do casamento!

Seja aquela canção que marcou o relacionamento de vocês, seja a que embalou os sonhos e desejos do casal, certamente a música é parte fundamental para compor o clima que os noivos desejam nesse momento especial, tanto se a cerimônia for religiosa como se não for.

Mas, será mesmo que determinada música é a melhor escolha? E a quais detalhes devemos nos atentar pra não dar bola fora? Vou tentar passar algumas dicas (que peguei do noivo, que é musico 😉 ) e espero que sejam úteis.

Vem comigo!

Grupos musicais especializados em casamento existem aos montes, né? Tanto para a cerimônia como para a festa. E grande parte deles já inclui em seus orçamentos a estrutura de som, própria ou sublocada (o que, para fins práticos, não faz diferença para os noivos). Isso significa que você pode contratar o serviço de música e não precisa se preocupar com mais nada.

Então, a dica aqui é: feche com o som incluso! A responsabilidade de checar se o ambiente necessita de uma ou mil caixas de som, cabos, etc. e tal, será do grupo contratado, não sua. Algumas Igrejas e salões também já oferecem a estrutura de som que pode, muitas vezes, ser utilizada. Atente-se a isso e peça para o grupo musical entrar em contato, pois isso pode gerar uma queda boa no seu custo final 😉

casamento-economico-casando-com-pouco-dinheiro (42)

Bom, passando a parte chata, vamos falar do que mais importa, rsrsquais músicas colocar na celebração e na festa?

Na celebração

Acredito ser importante considerar, primeiramente, se estará fundamentada em alguma religião ou crença específica. Não tenho conhecimento de todas as religiões, então fico devendo essa dica de um modo mais amplo. Mas, de modo geral, é importante, acima de tudo, compreender o sentido de cada rito dentro da celebração.

Vou usar como exemplo a celebração do casamento católico:

musica_casamento12 httpjardimsecretomusica.files.wordpress.com201101musica_casamento12.jpg

  • Entradas do noivo, padrinhos, damas e pagens – Podem seguir preferências musicais do casal. Mas cuidado: ter uma melodia linda e emocionante não significa que determinada música em inglês (ou qualquer outro idioma) trata de sentimentos bons. E, provavelmente, você deseja relacionar tudo em seu casamento a coisas boas, não é? Então, aquela música que marcou a história de vocês, mas fala de um sobrevivente de guerra que lutou com seu filho até a morte, pode ficar para outra ocasião, rsrs. Ah! E fazer a versão instrumental da mesma música não elimina este quesito. A música foi feita pra falar sobre aquilo que a letra retrata, com ou sem a letra.
  • Entrada da noiva – Você pode escolher qualquer uma (inclusive a Marcha Nupcial… rs). Valem as mesmas observações anteriores quanto ao significado (não entrarei no mérito do sentido da tradicionalíssima marcha, ok?), e fica a dica quanto à extensão da Igreja, salão, sítio ou praia: a noiva deve entrar sem pressa e a música deve durar tempo suficiente para isso.
  • Músicas para aclamação ao evangelho e comunhão – Devem respeitar a liturgia, assim como a benção das alianças.

Copyright

Assinaturas e saída podem seguir uma linha mais alegre, pois neste momento vocês já estarão casados \o/

Na festa

  • Esta é a melhor hora! Para quem for festejar após a cerimonia, a escolha das músicas também é peça FUN-DA-MEN-TAL para deixar a recepção no clima que vocês desejam. Então, se vocês querem criar uma clima mais ameno, agradável (ideal para recepções durante o dia ou final de tarde), opte por músicas mais tranquilas, como Jazz, MPB, Black Music e outras, vale até só instrumental.
  • Se vocês querem “quebrar tudo” na recepção – Então, usem e abusem do DJ ou da banda! Escolham músicas das quais vocês gostem, claro, mas não se esqueçam dos convidados. Mesmo que algum estilo não seja o seu predileto, é importante escolher um repertório que faça os convidados quererem sair das mesas e ir para a pista dançar!

musica-do-casamento

  • Não indico músicas “polêmicas” – Funk Proibidão, Rap com temas “pesados” e músicas que podem constranger convidados eu deixaria de lado… Se querem aquele clima descontraído, optem por músicas Bregas, Anos 80, Infantis e outras que não causarão embaraços em ninguém (especialmente quando, no mesmo ambiente, tiverem crianças e idosos).

casamento-real-economico-31

Ah! E a dica sobre a escolha do profissional que já tem o som incluso também é super válida aqui na festa, ok? 😉

No mais, pessoal, é se jogar! Música é festa e alegria!!!

httpwww.figurinonoivas.com.brnoivasuploadnoticiapistadedanca_600_20-05-13.jpg

E aí, será que as dicas do noivo-músico ajudaram? Conta aqui embaixo pra mim 🙂

Beijos,

assinatura_raquel-garcia