Olá, pessoal. Tudo bem?

Entrar na igreja é um dos momentos mais aguardados pela noiva, justamente por ser o ápice da cerimônia e, causar aquelas borboletas terríveis que nos consomem só de pensar. No entanto, geralmente pensamos em entrar na igreja acompanhada por nosso pai, aquele homem que nos viu crescer, ajudou nas primeiras caminhadas e, principalmente, aquele que está sempre presente nos momentos mais felizes da nossa vida.

Todavia, muitas noivas por algum motivo não têm esse herói para caminhar nesse percurso tão especial e inesquecível: a entrada em um novo ciclo de vida. O que fazer? Entrar sozinha? Com um tio, irmão, amigo, cunhado?

Opções não faltam essa é a verdade, mas o que é preciso analisar é se alguma dessas opções vai valorizar o seu momento, ou seja, na falta do pai, quem é a melhor pessoa para ocupar esse papel? Se, por exemplo, você foi criada por seu avô, tio ou até mesmo um ótimo padrasto, eles são a melhor indicação para acompanhá-la. Agora, se você foi criada por sua mãe, avó, tia ou qualquer outra mulher que deu carinho, criou como uma filha querida, por que não convidá-la para esse momento sublime?

Pode entrar na igreja com a mãe? Sim, não há nenhuma regra que diga que não possa. O ideal é que você convide uma pessoa especial, que tenha substituído a figura paterna de modo carinhoso e verdadeiro.

As mães são flores cheias de vida, que por mais difícil que a vida possa parecer, estão sempre ali de braços abertos, com força para enfrentar toda e qualquer situação. Por isso, entrar com a mãe no altar é algo extremamente emocionante, além de uma excelente maneira de homenagear aquela pessoa que tanto fez por você durante toda a sua vida.

Outra opção é entrar com o pai e a mãe. É uma forma de homenagear os dois ao mesmo tempo, mas a única questão é o espaço. Sim, vai ser preciso verificar a largura da nave da igreja, já que algumas possuem um espaço pequeno para três pessoas caminharem. Um caminho apertado, além de ser desconfortável, deixa a entrada da noiva “embolada”. Por isso, verifique com a igreja, ou o lugar que você fará sua cerimônia para questionar se pode modificar a disposição dos bancos.

Foto: Felipe Luz

Foto: Felipe Luz

No caso de você apenas querer entrar com a sua mãe,  por não ter tido muito contato com seu pai durante toda sua vida, o ideal é comunicá-lo antes do grande dia, assim ele fica ciente e com tempo para digerir a sua decisão, que muitas vezes para você e seus convidados mais próximos pode ser normal, mas para ele como pai, pode ser uma surpresa. Então, para evitar esse desconforto avise-o com antecedência.

Ah, e para você que vai ter que entrar sozinha ou prefere desde o início caminhar solo. No primeiro caso, pense se não tem alguém que possa entrar com você. Um irmão, aquele tio que sempre foi perfeito, aquele amigo da sua mãe que esteve presente em toda sua vida ou o seu amigão, que você poderia chamar para ser padrinho, mas será tão mais interessante se ele direcioná-la naquela caminhada linda, de um jeito carinhoso e cúmplice, que só o nosso melhor amigo sabe fazer. É uma ideia, não?

Foto: Paulo Heredia

Foto: Paulo Heredia

No segundo e último caso das várias ideias apresentadas, prefere andar sozinha? Já pensou, todos falam que é sem graça etc. e tal, mas você já bateu o martelo. Então, escolha a melhor a música e flutue. Não é feio, é corajoso, emocionante e deslumbrante.

Vivian, você não falou de uma trigésima opção… =\ Não falei? Manda para mim lá no vivian@casandosemgrana.com.br.

Beijos, bom final de semana para vocês! Divirtam-se!

assinatura_vivian