Aproveitando a deixa do post passado onde a Fê falou dos nossos amores, quero começar este perguntando uma coisa para vocês: Como seu noivo VÊ o casamento de vocês?

Veja, o que estou querendo saber é o que ele PENSA sobre o andamento do casamento de vocês. E não, se ele é ou não participativo. Pergunto isso por que mesmo que o noivo não goste de se envolver a fundo na organização do casamento, ele provavelmente terá algum tipo de opinião a respeito dos fornecedores, da comida, das roupas (eta, principalmente da roupa!) etc. Pode até ser um “legal” ou um “não gostei e ponto”, mas ele com certeza deve ter uma opinião. Você já perguntou a opinião do seu sobre as coisas que você espera para o casamento?

Talvez não. Talvez por ele não gostar tanto quanto você do assunto, você deu aquela “cansada” de pedir opinião e saiu resolvendo tudo sozinha, não é? Mas o que você não sabe é que mesmo que seja APENAS na hora de assinar os cheques, você precisa perguntar o que ele pensa sobre o serviço que você contratou. Você pode ser surpreendida agradavelmente com uma dúvida dele!

Veja só um caso de um noivo participativo que me escreveu com a seguinte dúvida:

“Vale a pena gastar com cerimonial?

Minha noiva quer por que quer contratar um cerimonial, entretanto não sei se vale a pena desembolsar uma quantia tal para uma pessoa ficar me dando ordens durante a MINHA festa.

Fui a um casamento recentemente e vi tudo que não quero num cerimonial. A cerimonialista parecia a sombra dos noivos, onde eles iam, lá estava ela, dando ordens, dizendo “Faça isso, faça aquilo, vai no banheiro, tira foto com fulano, tira foto com beltrano”. Percebo que com isso os noivos são os que menos aproveitam a festa. Eu gostaria de chegar no salão, tirar meia dúzia de fotos, abrir a pista de dança e me divertir o máximo possível.

Na minha opinião o cerimonial transforma uma festa divertida, numa festa chata e cheia de frufru! Os noivos ficam três horas tirando foto, cumprimentando os 339 convidados que nem aproveitam a festa! Enfim… desabafei! kkkkkkkkkkkkkk”

Hahaha, viu só?

Imagino que já devem ter várias noivas indignadas agora pensando: “A lá, pensa como o meu noivo, aquele chato!” Hahaha. Mas o noivo foi super sincero e fez seu desabafo. Então vou respondê-lo como noiva que sou e como blogueira que “conhece” um pouco o que faz uma assessora…

Noivo, vale a pena SIM =)

O que você precisa saber primeiro é que existem dois tipos de serviço como esse. Existe o Cerimonial e a Assessoria.

Planejando meu Casamento

O Cerimonial, resumindo, é quando os noivos contratam a assessora para cuidar da organização do casamento um tempo antes dele acontecer. Pode ser um mês, três, seis ou até 1 ano antes. É um serviço mais caro por que é mais elaborado e geralmente os casais que contratam são aqueles que realmente não tem tempo de “correr atrás” de fornecedores e da organização em geral do casamento. São também daqueles que podem pagar $$$.

Adendo: Como disse a Ise, as vezes também não. Pode ser a um custo acessível também e eles vão te ajudar a economizar nos outros itens do casamento.

A assessoria do dia, como o próprio nome diz, é feita no dia do casamento por ser mais em conta. Mas o que as pessoas não sabem é que nunca se contrata uma profissional e sua equipe para fazer esse trabalho REALMENTE SÓ no dia. Vocês marcam algumas reuniões com a assessora antes e tem a oportunidade de saber como ela é, como ela trabalha, quanto cobra (obviamente) e principalmente vocês tem a oportunidade de dizer a ela como VOCÊS são e como VOCÊS querem que seja o casamento de vocês. A partir daí você sacará se rolou entre vocês uma “química” e se ela estará disposta e pronta para atender a aquilo que você está pedindo.

O que vocês precisam ter ciência e, como eu sempre falo, é que a partir do momento que vai contratar um serviço e se pagar por ele, você pode e deve fazer suas objeções. Ambos os lados precisam sair felizes com um acordo. Então manifeste-se e diga como quer que seja o dia do seu casamento! Explique como você imagina que será e se ela topar e “pirar” junto nas suas idéias: BINGO! Contrate =)

Porem você precisa entender o outro lado da história. As assessoras tem a missão de organizar o casamento e dizem os entendidos que a melhor assessora é aquela que entra, trabalha e sai com a maior discrição possível. Ela, entre tantas tarefas que tem, vai:

– Garantir que vocês consigam se alimentar sem a interferência dos parentes na mesa a toda hora;

– Que vocês tenham foto com todos ou, pelo menos, com os convidados importantes para vocês antes que eles vão embora da festa ou que você esqueça;

– Vai na cozinha de hora em hora para verificar se o buffet esta servindo a comida direitinho e se não quebraram, esconderam ou subtraíram algo para depois alegarem que foi um dos convidados!

– Vai verificar a limpeza do banheiro;

– Vai repor os docinhos na mesa;

– Vai te mimar quando a pista de dança estiver bombando, levando garrafinhas de àgua pra vocês;

– Etc, etc e etc.

Tudo isso pode parecer super rígido e, pode ser que tenham profissionais que façam da forma mais rigorosa possível, mas na verdade é o contrário. A assessora trabalha para que vocês tenham um dia lindo e com as menores preocupações. Você só precisa encontrar uma profissional com a qual você se identifique, combinar com ela o que quer e pedir para que ela pegue leve =)

Por fim, recomendo as seguintes leituras, à você e a todas as leitoras do blog, que ainda tem dúvida sobre esse item:

Beijos!