Por Bárbara Regina

Atire o primeiro buquê quem nunca ouviu uma música e soube, instantaneamente, que ela tocaria no seu casamento. Muitas vezes, a trilha sonora do grande dia está tão clara na cabeça dos noivos que eles se esquecem de decidir uma coisa: como essas músicas serão tocadas?

            Hoje em dia existe uma variedade incrível de músicos especialistas em transformar o seu casamento em uma data emocionante, e cada um deles pode te oferecer o estilo que mais combina com você: duplas acústicas, bandas instrumentais, corais angelicais, entre outros. Como decidir qual se encaixará melhor com o planejamento final? Primeiro, perguntem um para o outro.

“Qual é o nosso estilo?”

            A música une as pessoas. Por falar tanto com nossos sentimentos, é comum conhecer casais que se apaixonaram através de uma banda, um show ou apenas uma troca de indicações musicais. Hora de pensar então o que une vocês. Um gosto por trilha sonoras épicas, instrumentais; solos de guitarra; a batida de um violão; a voz embargada de um blues; a música da igreja de domingo. O tamanho do casamento, sua localização e período também ajudam nessa escolha! Acertado isso, vamos às opções.

Acústico

            A escolha perfeita para mini weddings e cerimônias íntimas, existem variações de acústico: voz + violão e voz + piano são as mais pedidas. Pela quantidade menor de músicos, as canções ganham mais proximidade e delicadeza, quase como se as músicas tivessem sido criadas justamente para aquele momento. Muitas vezes, você pode adicionar um cajon (instrumento de percussão), um violino ou violoncelo. Eu, que faço casamentos acústicos, adoro incluir o ukulele (violão havaiano) e a escaleta!

Banda

            Formações com mais músicos são ótimas para festas agitadas e casamentos maiores, tanto pelo volume sonoro quanto pela diversão. Tem muito casal por aí entrando ao som de Elvis com uma banda rockabilly, por exemplo, ou um forró típico, com uma banda regional. As bandas conquistam, também, os convidados na hora da comemoração.

Coral

            Um som vindo dos céus. Corais são compostos, em sua maioria, por mais de 2 cantores e uma orquestra reduzida, mas tudo depende do tamanho do investimento, da cerimônia e das opções de cada formação. Por mais clássicos que pareçam, os corais ficam maravilhosos cantando também músicas populares, transformando aquela batida pop que vocês dançaram juntos em uma canção angelical, grandiosa e emocionante.

Instrumental

            Sem voz! Aqui, a variedade se triplica: você encontra bandas instrumentais de cordas (violino, violoncelo e viola), de jazz (típico de New Orleans ou mais moderno), de rock (guitarra, baixo e batera solando do começo ao fim), mini orquestras (instrumentos de sopro e cordas), de acústico (violões, cajon e uma flauta), entre outros. Tudo depende do estilo decidido lá em cima!

            Para você entender melhor essas divisões, criei uma playlist novinha com 15  músicas para casamento tocadas de diferentes formas. Clica aqui para escutar!

            Dúvidas, vontades e um desejo de ouvir música? Você sempre pode me encontrar no CantarOLÁ do Dia