Oi, meninas! 😀
Hoje venho falar de uma coisa que está ajudando muito na minha bagunça: o caderninho de organização.
“Mas Camille, pra que um caderno de organização?”
Tudo começou quando eu ainda estava na faculdade. Com tantos trabalhos, apresentações e matérias pra estudar, eu já fazia na minha agenda uma rotina detalha do que tinha que fazer em cada dia; assim, não tinha como procrastinar e nem como esquecer algo.
Fui abandonando a ideia da rotina detalha aos poucos, até que passei por um momento de minha vida em que percebi que precisava me organizar – e urgente!
Pesquisei, li alguns livros, até que achei a dica da Fran Guarnieri (uma fofa!) do blog Morando Sozinha. Ela conseguiu materializar as ideias de organização do blog Vida Organizada.
Vem que eu conto mais!
Nossa vida está cada vez mais corrida, mais bagunçada; são muitos afazeres e poucas horas pra resolver. Com isso, delegamos muitas tarefas à nossa mente. E o que acontece? Esquecemos onde colocamos as chaves! Com esse esquecimento temos a sensação de que nossa cabeça não está funcionando bem. Mas, gente, temos que ajudá-la!
A organização não deve ser algo difícil, tem que ser natural. Exemplo básico disso: quantas e quantas vezes tentamos organizar o guarda roupa, a estante de livro, o desktop? Nos primeiros meses é a coisa mais linda que você já viu, dá até orgulho de si mesma! Mas com o passar dos dias, aquilo começa a bagunçar. Daí… Você vai e arruma do mesmo jeito que arrumou antes, e depois a bagunça volta. Parece um ciclo sem fim!
Duas coisas de errado estão acontecendo:
- Primeiro: não temos que nos prender a um método. Temos que testar qual método será o melhor para a nossa vida.
- Segundo: não temos que ter a organização como mudança de vida, e sim algo que agregue. Logo, a melhora não vem como uma transformação rápida, mas como algo progressivo.
Como utilizá-lo
Eu usei um caderno pequeno de 200 folhas – assim fica fácil de carregar na bolsa. Mas nada impede de usar um caderno grande, o ideal é que tenha muitas folhas.
Minhas abas são:
- Caixa de entrada: coloco tudo o que tenho que fazer no dia. Depois, vou à aba “rotina” e coloco quando devo realiza-la.
- Rotina: descrevo detalhadamente o que devo fazer em cada dia. Até hora de tomar banho entra!
- Finanças: nessa aba coloco todos os gastos que tenho. Primeiro faço o balancete mensal de entrada e saída do dinheiro e o quanto devo economizar. Depois, diariamente, coloco os gastos com passagem, lanche, alguma coisa que comprei. Descrever os nossos gastos ajuda muito a eliminar os gastos supérfluos. Por isso, é bom escrever até aquela balinha depois do almoço.
Obs. Gente, eu não estou deixando a planilha de lado não, viu? Ela é muito importante! Eu segui a ideia da Raquel e fiz uma pro casamento, mas como não dá pra levar o computador pra todos os lados, imprimi uma folha com a planinha e a levo pra todos os cantos #ficaadica
- Casamento ♥: coloco todas as coisas que tenho que resolver ou fazer relacionado ao casamento – mandar e-mails pedindo orçamentos, reuniões com fornecedores, lista de compras para o DIY…
- Supermercado: separo em duas listas – lista mensal e lista semanal. Na mensal coloco as compras essências e pesadas, na semanal entram frutas, verduras, pão, frios etc.
- Blog: aqui coloco os posts que devo escrever, prazos de entrega, e-mails que devem ser respondidos…
- Projetos: essa aba é muito importante! Aqui, coloco os meus projetos de longo e curto prazo, como economizar dinheiro, mestrado, trabalhar a paciência… hahaha
- Wishlist: aqui separo em duas colunas: “O que desejo” e “O que preciso” (já que às vezes confundimos o que queremos com a necessidade)
É claro que essas abas dizem respeito à minha rotina, mas Caixa de Entrada, Rotina, Finanças, Projeto e Wishlist são as que acho que não deveriam faltar no seu caderninho também. Já as outras podem ser conforme a rotina de cada um. Podem entrar também abas como Saúde, Faculdade, Trabalho, Apartamento/Casa…
O caderninho tem me ajudado bastante na organização diária de tarefas, no controle de gastos, no supermercado e nos meus projetos. E oh: o meu esquecimento tem diminuído bastante!
Espero que essa dica possa ser útil pra vida de vocês também 🙂
Ah! Olha só o antes e o depois da minha mesa quando resolvi organizar o caderninho:
HAHAHAHA
Depois me contam se vocês fizeram e me enviem o caderno de vocês (meu e-mail é camille.casandosemgrana@gamil.com)
Até a próxima,