AlÔ queridíssimas(os), como é que vai? Aqui tudo na Paz :D!

O post de hoje é muito especial, pois foi a nossa amada Dona Sammia que me sugeriu a pauta: – Gabi, você poderia falar dos alimentos que nos ajudam a levar uma vida mais saudável!, E não é só porque foi ela que pediu, mas acredito que seja um assunto muito pertinente a todas nós, mesmo porque para amar, trabalhar, cuidar da casa, cuidar do marido, cuidar de nós … Para fazer tudo isso, precisamos ter saúde, às vezes agente esquece de cuidar do nosso bem mais precioso e só lembra a hora que aparece algum tipo de “sinal” que pode vir no formato de uma doença, para nos alertar que nosso corpinho está pedindo SOCORRO.

***

A verdade é que existe uma forte tendência da gente “relaxar” depois do casamento, é aquela coisa né: Já casei mesmo, não preciso provar mais nada para ninguém, já tenho um parceiro fixo, ele me ama do jeito que eu sou … ai agente relaxa geral, e deixa para segundo plano muitas coisas: cabelo, unha, depilação, maquiagem, roupas e etc.  Soma-se a isso, a falta de tempo, estilo de vida sedentário e aquela vontade de agradar o maridinho nas refeições, fazer os pratos que ele mais gosta (que com toda certeza não é salada de alface), reuniões com amigos em casa, churrascadas, rodadas de pizza, aperitivos … hum … Aí o negócio vai ficando feio. O resultado de tudo isso é que com o passar dos anos, nosso corpo vai ficando fragilizado de tantos maus tratos e acabamos adoecendo. O que fazer para que isso não aconteça? A palavrinha mágica é PREVENÇÃO, para tudo e para todos, não é ser NEURÓTICA, ficar contando as calorias de tudo o que se come, pois na minha concepção isso não é vida que se leve! Mas é ter um pensamento de antecipação com relação a nossa saúde, alimentação e estilo de vida.

Vamos começar pelo o que não é BOM?: As Drogas da nossa alimentação.

  • Açúcar: presente na forma in natura e em todos os alimentos industrializados, até os alimentos salgados contem quantidades relevantes de açúcares, quando adentram nosso organismo são metabolizados pelo Pâncreas através do famoso hormônio insulina, quando consumimos muito doce, muito açúcar, não há insulina suficiente para metabolizar tudo isso, ai o indivíduo se encontra em estado metabólico de Diabetes, que não é curável, mas pode ser controlada com injeções de insulina e dieta com redução de carboidratos.
  • Sal e o Sódio: Composto de sabor para os alimentos, o sal retirado das salinas marinhas, o sódio que é feito de sal e condimentos, ambos estão presentes em todos os alimentos, inclusive os doces, refrigerantes e são os vilões da nossa alimentação atual. O Sal em excesso também não é metabolizado pelo organismo e causa aumento nos níveis de pressão arterial, doenças cardiovasculares, aumenta riscos de infarto, derrames e cardiopatias em geral.
  • Frituras e Gorduras Amarelas: Bom, nem preciso dizer né? O quanto elas são terríveis para o nosso organismo, causam entupimento das artérias, redução da nossa capacidade venosa, ou seja o retorno do sangue ao nosso coração fica lento, sem contar as calorias que um alimento frito passa a ter, uma batata assada pode ter metade das calorias de uma mesma batata frita, as gorduras amarelas também incluem manteiga, creme de leite, queijos amarelos e etc.
  • Bebidas Gaseificadas: Desde que foram inventados os “refrigerantes”, agora até água tem gás, refrigerantes são bebidas vazias, não possuem nenhum nutriente, sem contar a quantidade de açúcar que essas bebidas possuem, será que um copo de refrigerante refresca mais do que um copo de suco natural? Ou é mais psicológico? O marketing desses produtos é que mata …
  • Alimentos Industrializados: Eles possuem todos esses veneninhos que eu citei acima e tantas outras coisinhas: Gorduras hidrogenadas, corantes, estabilizantes, acidulantes, conservantes. Como dizia uma professora minha: Eu tenho medo de produtos que tenham mais de 3 palavras que terminem com “Antes”. Fica parecendo que é ANTI-saúde…. e na verdade é mesmo!

Você deve estar pensando ai do outro lado: – Nossa, mais daí o que é que eu vou comer? Se quase tudo faz mal para a saúde! Daí é que eu entro com uma boa nova: Dá para substituir muita coisa da nossa alimentação e assim trazer mais saúde para dentro da nossa casa:

Você pode substituir esse alimentos …

E obter mais saúde consumindo esses …

Açúcar branco refinado

Açúcar Demerara e Mascavo

Farinha de Trigo Branca

Farinha de Trigo Integral

Arroz Branco

Arroz Integral

Fritar

Assar

Sal refinado

Sal de Ervas (Vai ter receita)

Legumes cozidos demais

Dar preferência para verduras cruas

Frutas com leite condensado

Saladas de frutas com Mel

Frutas fáceis de comer (Banana e Maçã)

Inserir sucos de frutas da estação

Carnes Vermelhas

Carnes Brancas e Peixes

E depois dessas dicas vou passar receitas fáceis para um dia a dia mais Feliz 😀

 

Petisco Crocante de Grão-de-Bico

1 k de grão de bico

4 colheres de sopa de azeite

2 colheres de chá de páprica picante

2 colheres de chá de açafrão ou curry

2 colheres de chá de sal

Preparo: Cozinhe o grão de bico na panela de pressão por 20 minutos após o início da fervura. Escorra a água e espalhe sobre uma assadeira. Junte o azeite, a páprica, o açafrão e o sal. Misture bem para envolver todos os grãos. Leve ao forno baixo por aproximadamente 50 min. ou até que fique bem dourado. Espere esfriar e guarde em potes de vidro bem fechados para não perder a crocancia.

Salada Agridoce de Banana

1 pé de alface crespa

1 dúzia de banana nanica

Molho de Mostarda

½ Vidro pequeno de Mostarda

100 ml de Azeite extravirgem

250 g de Castanha do Pará picada

Sal (q.n)

Preparo: Higienize as folhas, corte as bananas e disponha em um refratário. Bata todos os ingredientes do molho no liquidificador, disponha sobre a salada, sirva com castanha do Pará picadas.

 

Flan Tropical

1 litro de leite de soja

200 ml de mel

1 envelope de gelatina sem sabor

Mix de frutas tropicais: Kiwi, Abacaxi e Manga

Hortelã picadinha

Preparo: Dissolva a gelatina conforme as instruções do pacotinho, e bata no liquidificador com o leite e com o mel. Disponha em potinhos de sobremesa, e leve para a geladeira até endurecer, depois que estiver firme, pique todas as frutas, misture com a hortelã e arrume sobre o flan. Gente fica DIVINO e super saudável.

Sal de Ervas

Ele tempera duas vezes mais a comida e você diminui a ingestão de sal quase pela metade.

Especiarias Contra Males do Dia-a-dia.

Elas são realmente especiais, com suas propriedades fitoterápicas, ajudam a equilibrar o organismo, além de agregarem sabor aos nossos pratos mais simples do dia-a-dia.

  • Gripes & Resfriados: Em forma de Chá: Gengibre, Laranja, Limão, Canela, Cravo e Alho.
  • Diarréia: Em forma de Chá: Camomila, Erva-Doce e Hortelã, ajudam a regular o trato intestinal.
  • Gastrite atacada e queimações: Em forma de Chá: Espinheira Santa, Melissa e Boldo.

As receitas de chá são assim 4 partes de água para 1 parte de ervas, ferver por 5 minutos e deixar em infusão (abafando) por mais 5 minutos e tomar SEM AÇÚCAR … se não meu bem, não faz efeito mesmo.

Para Terminar, gostaria de dizer que realmente somos o que comemos, não tem como escapar, e que nem sempre magreza é sinônimo de saúde, existem muitas pessoas magras cheias de enfermidades, e existem muitos gordinhos e gordinhas saudáveis, obviamente é muito melhor estar dentro do seu peso ideal, assim fica mais fácil de controlar todos esses indicativos que citei. Outra informação preciosa é que saúde é o resultado de um equilibro físico, emocional, afetivo e espiritual, precisamos equilibrar a nossa vida e imaginar ela como uma engrenagem com vários dentes, se um dente estiver quebrado, todo o processo é prejudicado e nada funciona.

E por fim nunca se esqueça de um Deus que está olhando e guiando a sua vida, sem fé o homem não é nada, nem mesmo sendo a pessoa mais rica e saudável desse mundo, não somos nada sem Deus! Agradeça todos os dias pelo dom da sua vida, pelas pessoas, pela sua casa, comida e roupas, por mais simples que elas sejam.

Espero que todas essas dicas possam nos ajudar a viver melhor, e sermos mais felizes dia após dia. Escreva para mim no [email protected] vou esperar heim!

 

Beijos da Gabi!