O casamento real e econômico da Maria Luiza e Michel Lucas aconteceu na cidadezinha de Luzerna, em Santa Catarina, e foi um desses casamentos que a gente tem MUITO orgulho de divulgar aqui no CSG pois foi quase que interirinho feito pela noiva e seus familiares. Todos os casamentos que passam por aqui são especiais mas nõs ficamos muito felizes em ver como a cada dia cresce o empoderamento dos casais e como eles tem tido garra para realizarem seus sonhos. Vamos ler essa história linda?
“Olá, meninas. Tudo bem?
Decidi relatar minha história para vocês porque, assim que fiquei noiva, acredito que como vocês, simplesmente li TODOS os posts aqui do CSG e não cansava de procurar detalhes e mais detalhes diferentes para usar no meu casamento e o mais importante: gastando muito pouco!
Bom, eu e meu esposo, Michel, nos conhecemos a partir do grupo de jovens da nossa Igreja. Na verdade eu fui batizada na igreja católica e nela permaneci por um bom tempo. Quando mudei de cidade (cidade vizinha, na verdade) comecei a frequentar o grupo de jovens da Igreja IECLB, em Luzerna/SC. Depois do primeiro encontro, não consegui mais largar o grupo. Já conhecia meu atual esposo porém, a partir dali começamos a conversar mais e mais. Depois de um retiro de jovens, em 2010, começamos a namorar. Em maio 2013 o tão esperado pedido de casamento surgiu, porém, decidimos mesmo marcar a data em janeiro de 2014. Seria dia 20 de setembro de 2014.
NOVE MESES PARA PREPARAR TUDO e SEM GRANA (:
Aí começou a pesquisa e pesquisa e pesquisa.
Primeiro fomos atrás da fotografia. Temos poucos fotógrafos bons no município onde moramos e no município vizinho também. O primeiro que visitamos queria cobrar 5 mil apenas pelas fotos do casamento, álbum pequeno e nós nem gostávamos muito do trabalho deles. Pesquisamos mais um pouco e mina irmã conseguiu o contato de um fotógrafo que estava terminando sua faculdade no município vizinho e, provavelmente se mudaria para o litoral. Fizemos o orçamento e…. tã tã tã tã… conseguimos o valor de 3 mil (e alguns quebrados) para um pacote com as fotos do pré-wedding, dia do noivo, dia da noiva, pôster com uma foto do pré-wedding para o casamento, fotos do casamento e o álbum incluso com impressão em HD (aqueles livros impressos, enooooormes e lindos).
Ótimo! Fotógrafo decidido, partimos para o restante. Como nosso orçamento era pequeno, no máximo uns 15mil, não sabíamos como incluiríamos tudo no valor.
Comecei a procurar uma cerimonialista, mas achei um absurdo pagar 800 reais por este serviço (não quero que pensem que estou desprezando as cerimonialistas mas, para mim, acho que com várias amigas para te ajudar dá-se um jeito bem fácil nisso sem precisar desembolsar valores extras). Aí meu esposo colocou na minha cabeça que poderíamos nos ajudar, fazer lista para entrada dos padrinhos, conversar com o pessoal da banda e tudo se acertaria sem problemas. Assim, minha cunhada (irmã do Michel) organizou a entrada dos pais, padrinhos, e daminhas. Alguns ajudaram daqui e de lá e deu tudo certo!
Partindo para a decoração, nós queríamos algo rústico, nada muito arrumadinho, e tons de azul. Vai em decoradora, floricultura e tudo que é lugar e os orçamentos eram todos acima de 3mil. Como aqui onde moramos é cidade pequena não há uma grande opção de fornecedores para que o preço seja mais acessível. Como sempre gostei de trabalhos manuais, novamente com o incentivo de meu esposo, colocamos a mão na massa e: NÃO CONTRATAMOS DECORADORA (: (podem pensar que somos loucos! Mas foi um máximo fazer tuuuudo).
Abaixo detalho os demais itens que acho bem interessante repassar para vocês:
IGREJA: No chão, havia apenas 2 fitas de cetim de cada lado do corredor. Como as flores eram muito caras (nunca pensei que fosse um dos itens mais caros do casamento) procuramos muuuuito e fizemos todas de papel! Achamos aqueles caixotes de frutas de madeira e colocamos 4 em cada lado do corredor com baldinhos e flores azuis de papel. Para intercalar, algumas garrafas de vidro também com flores. Na entrada do corredor, comprei na floricultura galhos secos e com arame pendurei as flores de papel, ficou um efeito lindo!
Também no chão, fizemos bolas de cisal, aquelas que você pega um balão cheio, molha o cisal na cola branca e enrola no balão. Quando secar a cola basta estourar o balão. Fica lindo. Veja o tutorial do CSG.
BOLO: Comprei as lâminas de isopor, montei a estrutura pois queria quadrado e encapei com tecido e laços channel de cetim.
PAPELARIA: Acho que foi o mais difícil de decidir. Como eu ia fazer nossos convites, fiz muitos modelos até chegar no ideal. Ficou exatamente como imaginávamos, rústico e delicado. Nas fotos dá para ver bem os detalhes. Partindo dos convites, fizemos todos os itens de papelaria com a mesma estampa. Os lenços para os bancos da igreja (lágrimas de alegria), os TAG’s para as colheres dos docinhos, TAG’s para lembrancinhas, TAG’s para árvore de recados, placas das cadeiras dos noivos… TUDO!
MESA DE DOCES: Queria muito fazer uma ideia que vi aqui no CSG que eram as mesas de palets. Assim, fui até uma transportadora que emprestou os palets e levamos no clube um dia antes. Montamos um em cima do outro e ficou ótimo!
DOCES: Achava, e ainda acho, muito caro o cento dos doces nas doceiras. Assim, achei que seria mais prático comprar aqueles copinhos de plástico e fazer mousses e brigadeiros de colher. Na sexta-feira, véspera do casório, nos juntamos em umas 10 (tias, madrinhas, amigas, cunhadas…) e fizemos 1000 e poucos docinhos. Ficaram deliciosos!
ALIANÇAS: Fiz uma almofadinha com o mesmo tecido dos trilhos de mesa e no meio costurei uma fitinha de cetim. Bastava dar um lacinho e ficava lindo! A Stefanie, irmã do meu esposo, que entrou com as alianças!
VESTIDO: Mandei fazer em uma costureira e paguei o 1º aluguel.
MESA DOS CONVIDADOS: Eu queria que cada mesa tivesse um detalhe diferente. Desta forma, comprei os tecidos para os trilhos, com estampa floral, e uma amiga muito querida fez as barras para mim. Colocamos trilhos somente na metade das mesas. Pintamos vidros e garrafas diferentes e colocamos em algumas galhos secos com flores de papel e em outras somente os cravos de papel. Em todas as mesas colocamos os porta-talheres (saquinhos de juta com cisal) e as lembrancinhas em cada lugar (latinhas com balinhas e TAG de agradecimento com arremate em laço de cetim). Também, no centro de cada mesa, colocamos vidros de conserva (ideia aqui do CSG) com uma foto nossa e mensagem dentro. Para organizar o buffet, em cada vidro tinha uma palavra diferente pela qual os convidados eram chamados a se servir. (detalhei bastante porque, infelizmente, não lembramos de tirar fotos dos detalhes das mesas! =O)
MESA DOS NOIVOS: A nossa mesa foi redonda igual à dos convidados. A diferença é que tinham 2 garrafas maiores com galhos e flores e nas nossas cadeiras fiz as plaquinhas de papel com o nome Sr. E Sra. Zamoner.
FILMAGEM: Um amigo que estava abrindo a empresa dele de filmagem fez um preço bem camarada e fechamos com ele.
COMIDA: Como era em um clube do interior, nossas famílias compraram a carne, saladas e mais algumas coisas e a equipe de lá mesmo preparou sem cobrar nada!
Enfim, acho que deu para ter uma noção de que economizamos MUUUUITO! Basta colocar a mão na massa que tudo acontece.Também, gostaria de salientar que foi a partir do nosso casamento que nos encorajamos e abrimos nossa própria empresa de convites de casamento, a “Papel de Seda Convites” e hoje somos parceiros do CSG!
Desejo muitas felicidades as noivas que passam noites em claro pensando no seu grande dia e, realmente, será o dia mais feliz da sua vida!
Beijos!”