Gente… Esse casamento real de hoje tá demais!

A Tábata e o Carlos moram em Barcelona (acho chique!), mas quiseram fazer um casamento na praia aqui no Brasil, mais precisamente no litoral norte de São Paulo. Eles receberam convidados de vários países e, por isso, foi uma festa super original e com uma mistura de culturas e estilos.

E não me venham com frases do tipo “nossa, mas o que esse casamento está fazendo aqui no Casando Sem Grana?”, porque os noivos economizaram MUITO nos gastos do dia a dia pra poder fazer esse casório do jeitinho que eles sonhavam. Eles organizaram quase tudo pela Internet, vieram pro Brasil só umas 2 vezes pra conseguir fechar com os fornecedores. E, no fim, deu tudo super certo!

Vejam só como foi:

“Olá,
meu nome é Tábata, sou brasileira e meu marido Carlos é catalão.

Depois de vivermos juntos três anos em Barcelona, ele me pediu em casamento, em uma linda viagem de balão pela Capadócia (isso porque nem vimos a novela! hehehe).

Como eu sou brasileira, nossa primeira tarefa foi decidir onde casar. Fizemos muitos orçamentos, destinations weddings, reduzimos a lista de convidados. Não teve jeito, colocamos acima de tudo os convidados, comodidade, finanças… Como o euro é mais caro do que o real, decidimos que seria mais fácil levar os convidados dele (já que a lista dele era menor) para o Brasil, mesmo que isso resultasse em um gasto maior para nós.

Casar no Brasil e fazer tudo com um oceano de distância mais as horas do fuso horário realmente foi uma missão!

Fizemos primeiro um ímã de geladeira e enviamos por correio para todos os estrangeiros que convidamos, assim eles já poderiam olhar orçamento e organizar as férias.

A data foi escolhida por conta de preços de passagens, não era semana santa nem Copa do Mundo. Pensamos muito na comodidade dos nossos convidados e como melhor acolher a todos. Foi um ano e meio de muitas horas no skype, no email, na internet…

Primeiro fomos ao Brasil decidir onde seria o casamento. Como vivíamos na praia, nos conhecemos na praia e adoramos praia, o primeiro requisito era ser pé na areia. Eu sou de São Paulo e, por isso, fechamos no Barracuda Beach Bar, um local rústico no litoral norte.

Decidimos que seria um casamento íntimo, com 100 convidados, e o mais importante: seria a perfeita mistura das duas culturas. Desde o embrulho dos bem-casados, metade vermelho e amarelo e metade azul e verde, até as músicas, bebidas e comidas.

Como nossos convidados vinham de todas as partes – mexicanos, russos, argentinos, espanhóis, norte americanos e muitos brasileiros – decidimos fazer um livrinho guia para os convidados (colocamos junto com o convite e enviamos por correio). Nele tinha hotel, bares, o que fazer, aluguel de carro, táxi, mapa, como chegar, além de um programa que preparamos especialmente para os convidados.

Para os convidados brasileiros, o livro foi feito em português, para os estrangeiros em espanhol. Tudo estava em dois idiomas e em tudo que pudemos colocamos nossa identidade visual (desde convite, kit toilette, menu, imã, chinelos, bolsinha do chinelo): um skyline de São Paulo e Barcelona desenhado por nós.

Na quinta-feira antes do casamento, todos chegaram ao aeroporto, e com um ônibus que alugamos levamos todos para o litoral. Na sexta-feira, preparamos um churrasco bem brasileiro no próprio local e passamos a tarde lá, quando os convidados brasileiros já começavam a chegar. No domingo preparamos uma saborosa pizzada bem típica e segunda-feira subimos a serra com o mesmo ônibus. Isso possibilitou que todos pudessem se conhecer. E no sábado do casamento foi demais, pareciam todos melhores amigos, uma grande família!

Como a maioria dos convidados já estava na praia no sábado, antes da cerimônia oferecemos um welcome drink, com sangria, sucos, água aromatizada e petiscos. Dessa maneira ninguém viu a hora passar. Claro que a noiva só escutou falar que estava uma delícia, uma vez que passei o dia me preparando.

Para o casamento separamos um cardápio volante com entradas como mini paella, gaspacho, salada, tudo bem espanhol. Durante todo o jantar fizemos duas ilhas fixas e, ao lado de uma delas, colocamos uma mesa com jamón e molho de tomate típico da Cataluña.

Durante a noite servimos carne, massa e peixe. Para o lanche da madrugada optamos por mini pão de queijo e tostadas com salmão defumado. Investimos muito nos docinhos bem brasileiros, como brigadeiro de paçoca e de cocada e Romeu e Julieta. Tudo de uma maneira bem gourmet e delicioso. Com isso conseguimos unir as duas culturas e estilos.

Para a lembrancinha, na Espanha é típico presentear homens e mulheres, então fizemos chinelos para todos. Como sabíamos que todos tinham ido até o Brasil por nós, não queríamos que a festa acabasse cedo. Como não se pode fazer barulho depois da meia noite, contratamos um músico e fizemos um luau. Foram 12 horas de festa no total, tocamos até as 5 horas da manhã!

Nossa decoração foi em tons pastel e foi muito bacana poder decidir tudo com o Carlos, ele participou literalmente de tudo. Para confessar, quando tínhamos que decidir contratos ele colocava a mão na massa. Com a decoração não foi diferente. Ele deu opiniões, participou, lutou para ter o toque dele em tudo. Na praia, ele quis colocar velas depois da cerimônia e foi a sensação da festa.

Os votos foram personalizados, o Carlos leu em português e eu em espanhol. Chamamos um Reverendo Presbiteriano que não teve nenhum problema em nos casar na praia. Para quem quer se casar em outra cidade ou país, nós somos a prova que SIM, é possível! Claro que tivemos muitos problemas, mas não faria nada diferente.

Casar na praia tem o problema da chuva. A semana inteira antes do casamento choveu, no dia minha mãe colocou uma clara para Santa Clara e funcionou, hahaha. Fomos abençoados com um pôr do sol maravilhoso, digno de cinema.

Para conseguir agendar com todos os fornecedores, fomos 2 vezes para o Brasil durante o ano, e no mês do casamento fomos com 12 dias de antecedência.

O Casando Sem Grana ajudou muito. Li muitos artigos de como economizar, como não gastar com coisas do dia a dia e guardar para o casamento. Os dois salários guardamos o máximo possível e íamos ajustando os pagamentos conforme recebíamos, colocando o pagamento no meio ou final do mês. Conseguimos ir fazendo ajustes e, na verdade, nem nós mesmos acreditamos o tanto que guardamos! Hoje em dia brincamos que “se na época do casamento guardamos quase um salário inteiro, podemos fazer mais coisas hoje em dia” hehehehe.

Foi questão de saber onde gastar mesmo. Não sair sempre nem fazer aquela viagem, comer em casa antes de um jantar, tudo isso ajuda a gastar menos.

No fim tudo funciona. Nosso casamento foi elogiado por todos e agradecemos todos os envolvidos 🙂

Um beijão,
Tábata”

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (1)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (2)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (3)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (4)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (5)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (6)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (7)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (27)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (22)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (17)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (19)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (21)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (20)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (18)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (16)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (14)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (15)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (13)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (12)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (8)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (38)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (36)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (35)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (34)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (33)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (32)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (23)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (25)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (26)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (24)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (39)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (37)

 

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (29)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (30)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (28)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (31)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (42)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (41)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (40)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (43)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (10)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (9)

casamento-economico-praia-sao-paulo-ao-ar-livre-personalizado (11)

 fornecedores

Local: Barracuda Beach Bar – Email: [email protected] (Renato Krunfli) | Cerimonial: Wonderweds Casamentos – Email: [email protected] (Maria Tereza Moraes Silvério) | Fotografia: André Pinnola / Segunda câmera: Anderson Nascimento / Terceira câmera: Thito Strambi | Vídeo: Edu Corrêa – Email: [email protected] / Segunda câmera: Wagner Zaniratt | Buffet: Marakuthai | Decoração: Beach Flowers | Kit toilet + cardápio + água: Nathália Murata – Email: [email protected] | Sandálias personalizadas: JR Sándalias | Bem-casados: Oficina do Açúcar | Vestido de Noiva: Jordi Anguera (vestido feito sob medida, a noiva desenhou) | Ímãs: Talita Mancini – Email: [email protected] | DJ: Thiago – Email: [email protected]