Olá, gente linda 😀 Como vocês estão?
Aqui tudo ótimo! Só na contagem regressiva pro casório… Faltam 25 dias pro nosso momento!!!
Enquanto o dia não chega, eu continuo aqui! E, hoje, preparei um post que vai ajudar muitas noivas que me mandaram e-mails pedindo algumas sugestões de cardápio para o casamento com buffet de caldos e sopas.
Nós estamos no mês de abril, em pleno outono, e o clima já deu uma leve mudada. Por isso, os casamentos que se seguem nesse mês, e nos meses de maio, junho e julho, podem inovar um pouco mais no menu. E a minha dica é: saia do convencional! De salgadinhos as pessoas já estão um pouco enjoadas…
Todo casamento é a mesma coisa, não tem muito o que adivinhar – o que vai ser servido é salgadinho + refrigerante + cerveja. A maioria das pessoas não inova por medo de as pessoas não aprovarem, mas o que eu digo pra vocês com propriedade é que não precisa ter medo de servir um jantar diferente: agradar a todos você não vai MESMO! Nem servindo só os tradicionais salgadinhos… Agora, oferecendo um jantar as pessoas ficam mais satisfeitas, além de dar um toque de requinte para o momento 😉
Pensando em tuuuudo isso, o post de hoje é pra você que vai se casar entre o outono e o inverno, e pode ser uma alternativa muito em conta do que servir, uma vez que o rendimento de caldos e sopas é até 3 vezes maior do que uma comida tradicional (arroz, carne e salada, por exemplo). Além de reconfortantes, eles têm a propriedade de saciar muito rápido, já que são ricos em amidos, como batatas, mandiocas, feijões etc. E, utilizando como base esses tubérculos, você obrigatoriamente precisa acrescentar um pouco da água do cozimento pra deixar a textura do caldo ou da sopa no ponto certo, o que já faz com que a economia seja certa!
- Caldo é um preparado que possui consistência líquida e não contém pedaços. Exemplo: caldinho de mandioca, caldinho de feijão, caldinho de milho etc.
- Sopa é um preparado que possui consistência diversa e misturada; em meio ao caldo, possuem pedaços de carne, de legumes, de verduras ou mesmo de algum tipo de macarrão.
E tem ainda a sopa cremosa, que também chamamos de “sopa purê”. Ela fica entre o caldo, que é mais fluido, e a sopa propriamente dita. É uma mistura bem grossa e consistente, geralmente engrossada com amido de milho, creme de leite fresco ou purê de batatas.
Como a consciência dos caldos e das sopas já é naturalmente mais amolecida, eu sugiro que seja servido algo mais crocante na entrada, como grissinis e mini torradinhas com algum tipo de patê. Uma ideia é que eles componham uma cesta no centro de cada mesa, para serem consumidos não só na entrada, mas também acompanhando as sopas e os caldos no decorrer da festa.
Pra acompanhar esse tipo de comida é interessante sempre ter um aparador ao lado da mesa grande do buffet com coisinhas gostosas, como queijo parmesão ralado grosso, salsinha e cebolinha picadas, croutons (que são pequenos cubos de pães crocantes), azeite, sal e um tempero que você goste – pode ser um molhinho de pimenta, que vai muito bem com caldos e sopas 😉
A montagem do serviço pode ser feita em formato de buffet mesmo, com rechauds para manter as sopas e os caldos bem quentinhos. Aliás, essa é uma das pequenas preocupações que você precisa ter nesse tipo de recepção, viu? É melhor deixar a comida saindo fumaça de quente, porque sopa fria é o fim da picada!
Também vamos precisar de conchas. E, pra servir, o mais apropriado é usar cumbucas de louça e pratinhos de sobremesa. Assim, o convidado coloca a cumbuquinha de sopa sobre o prato e serve-se e dos acompanhamentos.
As bebidas podem ser as mesmas de uma recepção tradicional, não há muita variação no caso desse cardápio. Mas seria muito interessante, também, servir um vinho de boa qualidade, que tal? Acredito que um vinho tinto pode harmonizar muito bem com os caldos e as sopas.
Depois de todos esses conceitos técnicos, quero deixar algumas sugestões de tipos de caldos e sopas pra servir na recepção de um casamento. Vocês podem se perguntar:
“Quantas opções eu devo servir?”
Eu respondo dizendo que não há uma variação exata, mas é certo que se você tiver 10 tipos, as pessoas vão querer provar os 10 tipos! rsrsrs Então, eu sugiro: em torno de 5 sabores, sendo 3 tipos de caldos e 2 tipos de sopas. Acho o suficiente pra que o convidado saia satisfeito e pra você tentar agradar a maioria das pessoas.
Aí vão minhas ideias de sabores:
Caldo de feijão preto com calabresa
Creme de milho com calabresa
Sopa cremosa de brócolis
Caldo de abóbora
Sopa cremosa de espinafre
Sopa de legumes com frango ou carne
Sopa com macarrão
Bem, pessoal, espero que vocês tenham gostado e que aproveitem essas dicas!
Um super beijo da Gabi 🙂