Mamma mia! Como o CSG está cada dia mais belo!
Queridas (os), com essa vontade imensa se realizar o sonho de se juntar ao ser amado, nós vamos dominar o mundo! Brincadeiras a parte! Mesmo sendo suspeita para falar, o blog está cada dia mais funcional e lindo.
Hoje, para dar uma variada nos assuntos relacionados a comida, preparei um cardápio italiano que pode ser utilizado como sugestão de almoço ou jantar de um casamento econômico. Escolhi escrever sobre isso, pois fica MUITO BARATO e eu bem sei que essa é uma dúvida de muitos casais que decidem fazer esses dois tipos de recepção, temerosos quanto ao tipo de comida a servir, o que colocar no cardápio, a quantidade e como irão servi-la.
Pois bem, me acompanhe nas linhas que se seguem.
***
Comida italiana é muito tradicional e singular, logo, precisa de elementos que a caracterize exatamente como ela é, gosto de trabalhar com esquemas de referência quando monto um cardápio, e para esse menu, usaremos 4 parâmetros:
- Antepastos (Traduzindo: é o que vem antes da pasta)
- Massas e molhos
- Queijos e azeites
- Bebidas e doces – Só um complemento!
Grissinis – Palitos crocantes feitos com a massa de pizza (Dica: Fica SUPER BACANA espetar eles em um copo com sal grosso e deixar na mesa para os convidados irem beliscando).
Bruschettas – Pão Italiano com recheios diversos de queijos e legumes.
Caponata – Antepasto de legumes servida com torradas ou pão italiano.
Fonte: Arquivo Pessoal
Massas e Molhos
Curtas: Penne, Gravatinha, Fusilli (Parafuso)
Longas: Linguini, Talharim e Spaghetti
Recheadas: Tortellini, Capeletti e Rávioli
Elaboradas: Lasagna, Rondelli, Gnocchi e Risotto
Fonte: Arquivo Pessoal
Queijos e Azeites
Os queijos podem ser utilizados ralados para serem consumidos junto com as massas, em cubinhos para petiscos ou em rolinhos para acompanhar as saladas (Já vou dar sugestões de saladas para esse cardápio). Para economizar use: Parmesão, Mozarela e Ricota temperada.
Os azeites aromatizados dão um toque todo especial para as saladas e massas, e a boa nova é que conseguimos fazer em casa sem precisar gastar uma fortuna:
Receita de azeite aromatizado: 500 ml de azeite extravirgem + 2 colheres de sopa de ervas secas a sua escolha, ou use os galhos secos de: louro, manjericão, alecrim, orégano ou 2 dentes de alho, ou 1 pimenta dedo de moça aberta ou 2 colheres de sopa de pimenta calabresa.
Preparo: Em uma frigideira rasa leve os ingredientes ao fogo mais brando do seu fogão, aquele foguinho super baixo quase apagando, e vigie por 20 minutos, não é para chegar nem a soltar bolhas, é bem baixo mesmo! Passado esse tempo, guarde toda a mistura em vidros próprios para azeite, que estejam esterilizados e secos, por um período de uma semana, depois utilize em saladas, molhos e para fins diversos.
Dica: Neste caso os azeites servem até de lembrança do casamento, que tal fazer umas mini garrafinhas personalizadas para dar aos seus convidados? Fica a dica!
Fonte: www.hojeparajantar.blogspot.com.br
Sugestões de Saladas:
- Folhas Verdes: alface americana, alface crespa, rúcula e agrião.
- Folhas Mistas: alface roxa, repolho branco ou roxo.
- Legumes Grelhados: abobrinha, berinjela, mini cenouras ou mini cebolas.
Dica: Evite salada de tomate, pois ele já fará parte da maioria das preparações.
Bebidas e Doces
Sugestões de bebidas: Suco de uva, Limonada siciliana, vinhos: branco, rose ou tinto, de acordo com o seu bolso e gosto: “O melhor vinho é o que você gosta”!
Para fechar esse menu, você pode servir doces típicos, tais como:
- Pannacotta com calda de Frutas vermelhas – no prato ou em copinhos
- Palha italiana – que não é bem italiana, mas pode ser usada até no lugar do bem casado.
- Tiramissú – Pavê com bolacha champagne com chocolate, café e queijo mascarpone.
- Cannolli – Massa frita, recheada com doces pastosos ou cremes doces.
Quanto servir?
Antepastos: 5 porções ou rodadas para cada mesa com 5 pessoas.
Massa por pessoa: 150 g para crianças, 250 g para mulheres e 300 g para homens
Saladas: 150 g para mulheres e 100 g para homens
Como servir?
A melhor maneira de servir massas para que elas não fiquem ressecadas é com a ajuda de um Rechaud, utensílio de inox ou louça que mantém a temperatura do alimento, você pode alugar em buffets, sae muito mais em conta, em último caso um recipiente em banho maria também resolver, mas nesse caso, alguém vai precisar trocar a água constantemente!
Outra dica importante, é manter sempre um pouco de molho a parte para repor caso as massas venham a ressecar.
Fonte: Google Imagens
Bem, essa é mais uma sugestão de cardápio para a recepção do grande dia, espero que vocês tenham gostado e que tenham mais essa opção.
Vou terminar esse post com uma frase que sempre digo nas minhas aulas: “A melhor comida que podemos fazer ou oferecer, não é a mais cara, e sim a mais simples, desde que seja muito bem feita”.
Um beijo no coração!